sexta-feira, 30 de maio de 2014

Maleficent, por que eles não fazem filmes de vilões?!


Acompanhando todas essas histórias antiquíssimas que estão sendo refeitas no cinema, como Star Wars, Batman Vs. Superman, Godzilla e Capitão América, Maleficent deve ser a mais antiga. Afinal, antes da Disney e dos próprios irmãos Grimm existirem, a história da Bela Adormecida já era contada, ainda que em uma versão extremamente diferente da que ficou mais popular. Como tornar isso interessante mais uma vez? Mudar o ponto de vista. Agora mostram o lado da vilã. Ou ao menos deveriam. Eis que eles mudaram a história de novo.


O filme passa completamente em ordem cronológica, não há retornos ao passado ou vislumbres do futuro. Sendo assim, você já começa vendo a origem do reino e da própria bruxa, até chegar no nascimento da princesa Aurora, onde se iniciava o antigo desenho da Disney.


Na introdução você já nota a habilidade cada vez maior da Disney de te ambientar em cenários mágicos e incríveis. De Piratas do Caribe à Nárnia e agora passando por Vingadores e Maleficent, eles não perdem o jeito. Logo no início eu já estava simplesmente sorrindo pela qualidade da produção, não tinha com o que se desapontar. Há uma grande variedade de criaturas da floresta e o visual de Malévola quando ainda era uma fada ficou bem interessante.


Não deixa de ser um universo de conto de fadas, então é claro que você não vê a suposta vilã mal-tratando Bambi e Dumbo na floresta, havendo nos intervalos entre introdução e clímax várias cenas de alívio cômico envolvendo a bruxa, a princesa e aquelas fadas que tem que cuidar dela. Apesar da produção e até a direção serem muito boas até o fim do filme, o desapontamento chega quando a história se aproxima do clímax. Indo direto ao assunto, a Malévola do filme não é uma vilã. Ela é uma heroína mal-compreendida, não sei se eu chegaria a classificá-la como anti-heroína, e essa classificação é muito importante nesse caso.


Se o conceito do filme era mostrar o ponto de vista da vilã, você pode dar 0 pra ele, já que a personagem simplesmente não é uma. E isso foi uma grande decepção já que enquanto o Hades levava um soco e caía na descarga e a bruxa da Branca de Neve perdia pra um bando de anõezinhos, Malévola era uma bruxa que pra matar um príncipe virava um dragão. A porra de um dragão. Ela não era engraçada e nem atrapalhada que nem outros vilões de desenho como o Capitão Gancho. Isso trazia um toque de frieza especial que a distingue dos outros vilões da Disney se você parar pra pensar. Os seus únicos sorrisos eram sádicos.


Eu até entendo mostrar que a personagem não é 100% má e tem o seu lado sentimental, afinal, é o filme dela, mas trocar o papel dela de vilã pra heroína quebra a ideia que era ver um filme protagonizado por uma v-i-l-ã da Disney. A partir do momento que isso ficou claro eu comecei a achar tão decepcionante que todas as belas cenas que vieram depois (onde a história simplesmente toma um rumo diferente do desenho) se irrelevaram, assim como a ótima interpretação da Angelina Jolie. É um filme muito bem feito, mas os trailer e pôsteres são sinistros e sombrios, chegam a ser góticos, não coincidindo com o que você vai assistir na tela. Se essa fosse a primeira versão da historia seria mais capaz a Malévola entrar pro grupo de princesas Disney do que vilãs.

Nunca vou cansar disso

E isso ficou me perturbando como já aconteceu com outros filmes. Por que eles fingem que vão usar novas ideias se não usam?! A ideia da protagonista ser a vilã estava me deixando muito curioso. O final teria que ser um final triste, afinal, ela é a vilã! Eu queria ver como tudo isso ia ser mostrado. Mas não! Ha! Seu babaca! Na verdade ela é boazinha pra chuchu! Você vê uma boa história mas nada de muito diferente.


No final você tem um final feliz pra uma heroína feliz que passou por umas dificuldades na vida, com o papel de vilania caindo pra outro personagem. Quando chega o ponto que SPOILER#SPOILER#SPOILER ela leva o príncipe pra ir beijar a princesa, aí já é sacanagem! Muita sacanagem! FIM#DO#SPOILER. Talvez eu esteja errado porque o filme simplesmente não seja pra mim, seja pra uma geração mais nova que não quer ter uma experiência mais triste e dramática vendo o filme. Talvez quem viu o desenho quando era criança já esteja ficando velho e fora dos planos dos executivos, é bem provável. Bem, decepções em sequência contando com o X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido que avaliei semana passada. Dois claros exemplos do monny monny passando por cima da arte (no último X-Men eles desastrosamente trazem todo o elenco antigo de volta a vida pra fazer mais filmes com eles), o que é sempre triste de identificar. Mas a vida não é só filmes! Podemos ficar lendo livros, gibis e jogando videogames até a estreia de Planeta dos Macacos 2 no final de julho! Agora vou dormir e rezar pra que nunca façam um filme em que o Coringa salve o dia no final.


Ah é, como já ficava suspeito no trailer, ela não vira dragão no final.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

LEGO Batman 3: Beyond Gotham


LEGO Batman 2 ficou bem fraquinho ao lado do LEGO Marvel. Ao menos é a impressão que eu tive pelos trailers, já que eu não joguei. Agora pelo visto eles terão uma chance de revidar. O título continua sendo "Batman", mas 150 personagens já foram confirmados de serem controláveis. O Marvel tinha 155, quase a mesma coisa. O vilão será o perigoso alienígena Brainiac.


O Brainiac ser o vilão é muito bom, primeiro por ele ser o Brainiac, segundo porque é sinal de que deve ter outros vilões da DC além dos do Batman. Porra, LEGO 2 tinha Chapeleiro Louco e Mariposa mas não tinha Metallo ou Slade. Agora deve ser a turma toda. E mais... DC no espaço? Hummmm... Prison Planet. A previsão de lançamento é pro próximo semestre.

Novo filme de Tarantino realmente vai rolar!


De acordo com o Showbiz411, Tarantino estaria reescrevendo o roteiro mais uma vez, com a ideia de começar as filmagens no final do ano, em novembro. A sinopse é a seguinte:

"Em The Hateful Eight, depois que uma diligência desvia da sua rota por conta de uma tempestade de neve, um grupo de estranhos - formado por uma dupla de caçadores de recompensa, um ex-soldado e uma presidiária, entre outros - fica preso em um saloon no meio do nada"

Tarantino fez a leitura do roteiro com alguns atores que já trabalharam com ele antes: Kurt Russel, Zoe Bell, Samuel L. Jackson. Fico feliz que ele não esteja mais deprimido pelo roteiro ter vazado. Creio que com as filmagens começando em novembro é capaz que o filme lance no final de 2015, próximo a Star Wars VII. Relembrando que será um novo western(faroeste), como Django Livre.

Electricomics: novo projeto de Alan Moore


Parece que o artista Alan Moore está voltando para o universo dos quadrinhos. Electricomics se trata de uma ideia que o velho Alan teve há três anos atrás, e se tratando de uma ideia dele, parece que o escritor está prestes a reinventar as histórias em quadrinhos... de novo.


As última vezes que ele fez isso foi com a desconstrução do universo super-heroico em "Watchmen" da DC Comics, e depois de se demitir de lá fez vários trabalhos com a Image e fundou a ABC(America Best Comics). Ano passado ele fez 60 anos e seus últimos trabalhos foram "Neocomicon" e "Fashion Beast", ou seja, andou escrevendo uma coisa ou outra. Enquanto trabalhava no seu projeto cinematográfico "The Show" (você pode acompanhar as novidades ligadas ao Alan Moore por aqui) a sua imaginação bestial continuou atacando incansavelmente as grades cranianas da sua mente fazendo com que o velho imaginasse "as crianças no fundo de uma cena lendo os quadrinhos em rolos transparentes flexíveis chamados 'Spindles'. Os quadrinhos, ele vagamente pensou, seriam outra nuance do multi-facetado mundo de 'The Show'."

A ideia deu uma escapadinha e agora depois desses três anos está sendo levada a sério como um projeto: Electricomics. A equipe conta com além de Moore e alguns membros criativos da família dele, Mitch Jenkins que estava co-produzindo o "The Show", Peter Hogan, que já trabalhou com a Marvel, Vertigo, Dark Horse e o próprio Alan Moore na ABC, entre vários outros que você pode ver na foto acima. O objetivo desse time é produzir novas histórias para a era digital. Para isso eles garantem que procurarão novas técnicas de narrativa, novas ferramentas para produzir quadrinhos que serão disponibilizadas para todos. A ideia é não só mostrar que isso é possível, mas também inspirar outros a fazê-lo.


Eles estão garantindo histórias completamente novas. Com o responsável de Watchmen e Monstro do Pântano dentro eu duvido de nada. Lembrando que só ano passado depois de 27 anos descobrimos o verdadeiro final da Piada Mortal. WOW! Por enquanto é só um projeto, mas já tendo essa turma colocando a mão na massa, não deve demorar para termos essas "histórias inéditas". Você pode conferir o site deles no link abaixo. Eles também já estão presentes nas redes sociais.

http://electricomics.net/about-us/

Maior parte das vezes quando vejo essas coisas do Alan Moore tudo que consigo pensar é: "Caralho...". Um monte de velho chato amaldiçoando tudo que é moderno e ele com 60 anos vem iniciar um projeto usando as mídias digitais pra contar histórias. Esse tipo de coisa me deixa feliz XD

domingo, 25 de maio de 2014

Cagadas demais não dá pra limpar


Das séries cinematográficas que eu vi nenhuma tem tantos buracos quanto X-Men. A primeira trilogia foi divertida apesar de passar bem longe do que os fãs gostariam de ver. Foram três filmes feitos sem qualquer preocupação gigantesca como os filmes atuais da Marvel, o que é compreensível já que foi um dos primeiros filmes de herói da sua leva. Aí veio o filme solo (e triste) do Wolverine e Primeira Classe. Esse último era independente de tudo o que houve antes, já que se passa antes. Foi surpreendente e o meu preferido, apesar de não ser um reboot, se encaixaria muito bem como o tal. Passei a aguardar a continuação para ver aquele Magneto foda como vilão principal do filme.


Mas eu gosto que me surpreendam e foi o que aconteceu com o anúncio de "Dias de um Futuro Esquecido". Seria o primeiro filme de heróis a trabalhar com viagem no tempo, mostrando as duas gerações de personagens que apareceram nas telas. Agora já explico logo o título, "cagada demais não dá pra limpar". É pra isso que deviam servir os reboots na minha opinião, recomeça tudo de uma vez. Mas no lugar disso juntaram os dois filmes.


Na história os Sentinelas finalmente enfrentam os heróis, mas apesar de receberem atenção, não impressionam tanto quanto fazem nas outras mídias. As lutas são medianas, mas depois de "Superman: Man of Steel" acaba não impressionando de forma alguma. O que acontece na história é que nos anos 70 a Mística matou Bolivar Trask o que acarretou na ativação dos Sentinelas para exterminar os mutantes no futuro, um extermínio o qual eles já não estão mais conseguindo escapar. É nessa que Wolverine é mandado ao passado para impedir que o assassinato de Trask leve a esse X-armaggedon.


Há nada de absurdo na história, ela seria óbvia, mas o bom é que os personagens são instáveis e apesar de terem um inimigo em comum, os ideais de Xavier e Magneto continuam sendo uma violenta diferença. Essa instabilidade leva a uma trama mais surpreendente. Como o título do post é negativo, deixa eu explicar logo. O único problema do filme está diretamente ligado a esburacada trilogia original. O filme é muito divertido, mas as tentativas do diretor Bryan Singer de salvar os filmes originais (ele dirigiu o 1 e o 2) deixam algumas cenas bem feias. Apesar de estarem ligadas, a trama do passado é 1.000x mais interessante cumprindo a tarefa de dar continuidade aos eventos de "X-Men: Primeira Classe".


Após perder os seus alunos Xavier está acabado e deprimido, sem sequer ser um professor mais. Ele vive junto com Fera enquanto Magneto está preso em uma penitenciária de segurança máxima. Wolverine vai pedir ajuda a eles e a grande curinga do elenco é a Mística, balançando entre os ideais do Magneto e os do Professor X. Essa turma ficou legal e foi muito bem explorada, junto ao inédito Mercúrio que faz a sua estreia como um personagem divertido de alívio cômico. Nada há ver com os quadrinhos, mas ficou bacana. Isso tudo avançaria muito bem, mas a história do futuro com o apocalipse mutante é má introduzida logo no início do filme de forma que você não consegue se ambientar direito na situação deles levando em conta que após a derrota de Magneto e da Fênix Negra tudo parecia estar em paz.


Eis que todos esses personagens da outra trilogia são colocados de qualquer jeito. Tempestade e até Magneto ficariam parecendo quase figurantes se não fosse as poucas cenas de luta (desnecessárias) que foram colocadas só pra justificar a presença deles no filme. E o problema... é o futuro. O próprio retorno do Professor X que havia sido feito em pedacinhos em X-Men 3 não é explicado, a cena pós-créditos em que ele aparecia barbudo em uma cama é completamente ignorada. Ou seja, se o elenco do futuro tinha como objetivo corrigir e dar nova vida ao elenco antigo dos X-Men, ele o faz muito mal. Como eu disse, tudo se resume a: cagadas muito grandes não dá pra limpar. E o futuro é ainda pior.


Como eu disse e reafirmo, me diverti bastante com o filme e a sua trama, mas por fim voltei pra casa decepcionado, e eu acho que esse é o fator definitivo quanto a um filme. Como eu fico antes e depois de ver o filme? Eu fiquei irritado, por causa do final. O futuro agora com a continuação que colocará Apocalypse como inimigo vai usar a maldita série antiga que eles se recusam a aposentar. A solução encontrada pra isso no final do filme é péssima, simplesmente péssima. Uma pena. Não me faltou certeza que se eles tivessem apenas sequenciado o "Primeira Classe" seria muito melhor. Poderiam por exemplo ter explorado melhor o Magneto como pai do Mercúrio (nem vem falar de spoiler que todo mundo sabe disso), algo que fica muito porcamente mencionado, nem sequer dão atenção a irmã bebê dele, que seria a Feiticeira Escarlate. Elementos esses que seriam muito mais interessantes de serem explorados do que a galera da antiga que nem devia tá lá, não tem mais o que contar.

Pra fechar a cena pós-créditos é ruim e o Stan Lee não aparece no filme. O melhor que eu posso esperar é que não deixem de fazer mais um filme com os jovens Xavier, Magneto e Mística, porque já não coloco muita fé nesse filme do Apocalypse. Falando em cagada, eu até comecei a escrever uma continuação da minha profunda e excitante história, a "Cagada das Galáxias", mas o processo tá meio devagar, vou ver no que dá. Acho impossível superar a última, mas dá pra fazer um epílogo praqueles personagens (os que sobreviveram...).

sábado, 24 de maio de 2014

Half-Life 3 confirmado


Depois de Kingdom Hearts III, mas chegou. Confirmado da melhor forma que poderia, com o mínimo de palavras possível. A sequência chegou a se tornar um meme o qual nem precisava fazer sentido para ser usado. Quem confirmou foi Mihn Lee, criador do Counter-Strike. Veja o que ele disse em entrevista:

"É como se tivesse um laser mirando minha cabeça agora! Não acho que posso falar sobre isso, para ser honesto, mas considero quase conhecimento público que estão trabalhando nisso. Se eu dissesse que, sim, vi algumas imagens e artes conceituais, não seria uma grande notícia. Mas sim, eu acho que poderia dizer que vi algo que parecia ser do universo Half-Life. E não surpreenderia ninguém se eu dissesse que estão trabalhando nisso. Então eu diria que vi arte conceitual de Half-Life 3."

Ele também disse que já viu Left 4 Dead 3 e "está lindo". Assim como na confirmação de Kingdom Hearts III... não tenho o que dizer. É como se a espera e a falta de confirmação dos títulos fossem mais divertidas pelo ar lendário...

Filme derivado de Star Wars não demorará


Para se defender das pedras e conquistar o sorriso dos fanboys, a Disney havia soltado ano retrasado que pretendia fazer mais filmes além da nova-nova trilogia. Sugeriram filmes solo de personagens secundários. Apesar de não terem mais tocado no assunto, ele não foi esquecido. O diretor do novo Godzilla, Gareth Edwards, foi contratado para assumir a direção do primeiro filme derivado da série. O tema permanece em sigilo, mas confirmaram que já deve sair em 2016, após Star Wars VII. Eu aposto no filme solo do Mestre Yoda, é a ideia que mais interessa pelo menos 90% dos fãs. O cara também tá contratado pra Godzilla 2 e 3, mas esses ainda não tem data confirmada.

Tarantino quer fazer série do Django


Django Livre é um filme que teve várias cenas cortadas. É o que dizem as pessoas que leram o roteiro original e até os atores em algumas entrevistas. Houveram até personagens que acabaram perdendo a relevância. Durante uma celebração dos 20 anos de Pulp Fiction no Cannes, o diretor admitiu ter vontade de dividir quatro episódios de uma série com os 180 minutos de filme que sobraram de Django Livre. Por enquanto não há mais detalhes.


Dr Estranho + Justiceiro :O


A nova série dos quadrinhos da Marvel, Original Sin, mostra heróis investigando o misterioso assassinato do famoso Vigia. A série trará uma união muito da inesperada entre o Mago Supremo Dr. Estranho e o anti-herói Justiceiro. Como disse a própria Marvel na sinopse da história:

"A dupla mais improvável do universo Marvel, Justiceiro e Doutor Estranho, une forças para uma invasão que pode ajudar a salvar o universo - ou destruí-lo. À medida que mais corpos aparecem, os Vingadores, os X-Men, o Homem-Aranha, o Quarteto Fantástico e mais heróis se perguntam: quem é o próximo?"

A série já se iniciou em maio, com roteiro de Jason Aaron. A Marvel liberou algumas páginas de preview.



Top 10 Mulheres Mais Legais dos Quadrinhos


Hoje vou assistir o novo filme dos X-Men então fiquei com vontade de escrever alguma coisa sobre quadrinhos. Como eu ainda não tinha feito um top assim, vamos lá. Fiz bem usando a minha opinião pessoal, são as personagens que eu acho mais interessantes.

10-Arlequina


Única capanga do Coringa que conseguiu se estabelecer por mais de uma década como personagem oficial, afinal, se apaixonou pelo vilão. É uma tolinha, mas é engraçada. Gosto de histórias protagonizadas por ela, mas aquelas do "Sirens", essas do Novos 52 tão meio tediosas (e tentando seguir o clima dos gibis do Deadpool...). Mas é engraçado, ela é uma personagem muito boa de existir. Meio que todo mundo gosta do Coringa, então ter uma personagem que é fanática por ele cai muito bem.


9-Mary Jane Watson


Acho que ela é a namorada definitiva de super-herói. Ao menos desde quando eu era criança, se alguma representação da Mary Jane não é bonita e divertida, não é a Mary Jane, não é aprovada, hehe. Responsável pela clássica cena "Face it, tiger... you just hit the jackpot" que o Stan Lee menciona até hoje em entrevistas.


8-Elektra Natchios


Foi criada pelo Frank Miller, que salvou o Demolidor quando assumiu o título, natural que seja a melhor namorada do personagem. A ninja assassina vai bem ao contrário das comuns mocinhas que esbanjam felicidade e inocência. E sendo histórias do Miller... é claro que tem bastante sangue na fórmula.


7-Hera Venenosa


A maior parte das mulheres nos quadrinhos ficam acima da média de beleza. A Hera Venenosa é justamente uma vilã que lida com a sedução! Esse é o poder dela! Além de controlar plantas! Não é por nada que bons autores parecem sempre procurar uma forma de coloca-la nas histórias maiores fazendo algo significativo, como em "Arkham Asylum", "O Longo Dia das Bruxas" e "Silêncio", histórias em que ela não é a antagonista principal, mas ocupa pontas que outras vilãs não conseguiriam.


6-Nancy Callahan


Direto de Sin City. É uma cidade perigosa, onde as prostitutas sabem atirar e dar golpes ninjas. Não surpreende que a pacata Nancy Callahan tenha escolhido virar uma stripper quando cresceu.


5-Mulher-Gato


Começou como uma simples personagem que juntava a ideia do ser humano com a de um animal. Ela foi ficando mais interessante até se fixar como a Mulher-Gato que conhecemos hoje. Pra mim Selina é a parceira definitiva do Batman, a única que realmente pode dividir com ele a vida de milionária e sair pulando de prédio em prédio de noite. Uma ótima história com ela é "Mulher Gato: Cidade Eterna" da dupla dinâmica Jeph Loeb e Tim Sale. Nessa a a trama pessoal de Selina Kyle fica muito mais interessante do que eu imaginava, me surpreendeu.


4-Mother Russia


Nada mais bizarro do que isso aí. Me lembro que no filme mostra ela comendo a parceira de cela quando dá fome... Criaçãozinha do Mark Millar para "Kick Ass". É provavelmente a personagem mais estranha e ficou bem legal no filme.


3-Hit-Girl


No filme ela pode ser aquela adolescente, mas nos gibis ela é bem pequenininha, o que torna a personagem ainda mais loca. Ela mata todo mundo! Todo mundo gosta da Hit-Girl! O que é meio difícil de acontecer com personagens novos.


2-Mística


Ruiva azul com uma "trança" de caveira no cabelo. Os seus argumentos... eles choram, eles apenas choram. Uma das vilãs mais OPs dos X-Men.


1-Ravena


A Ravena é MUITO perturbada por guardar o poder de libertar o seu pai de dentro si. E isso leva ao seu jeito meio fechado. A forma mais gótica que ela foi representada no anime serviu como uma luva. Gostaria de vê-la mais vezes, não gostei muito de terem rebootado os Jovens Titãs com os Novos 52 da DC, podiam ter feito que nem o Batman e o Lanterna Verde e fingido que nada aconteceu, tchururu... Cadê a Mulher-Maravilha?! Cadê a Mônica e a Magali?! Personagens mainstream são para listas mainstream, my friend! Boo-yah!


Menção honrosa

Tia May