segunda-feira, 29 de julho de 2013

10 pontos fracos de Iron Man 3 vs 10 pontos fortes de The Man of Steel


Bem, achei que já era hora. Apesar de Thor: Dark World ainda estar por vir, eu espero que ele não seja pior que Homem de Ferro 3 e duvido um pouco que supere Man of Steel. É claro que qualquer coisa pode acontecer, mas é meio seguro afirmar que Superman foi o melhor filme de heróis do ano e Homem de Ferro 3 o pior (assim espero). Eu já arrastei bastante de fazer um post contando cada ponto ridículo do Homem de Ferro 3, que não é fácil esquecer, mas melhor que isso, vou fazer um post com o dobro do tamanho o comparando com Man of Steel, and here we go!

A triste história de Tony Stark

10-Bye, bye rock and roll!


O Homem de Ferro era chamado em alguns lugares até de herói rock 'n roll pelo sucesso que a trilha sonora que incluía AC/DC, Queen e Black Sabbath tinha feito. Bem, em Homem de Ferro 3 resolveram trocar por umas músicas completamente nada a ver. Não tem pra que mexer em time que tá ganhando na minha opinião...

9-O filme de comédia


Ao ir assistir Homem de Ferro, você no mínimo quer um filme de super-herói, isso inclui uma certa dose de ação e drama, algo que acompanha todos os heróis. Tony Stark tem problemas com álcool (como mostrado no segundo filme), mas deixaram isso de lado no terceiro. Ainda tinha a outra ideia legal, dele estar preocupado depois de Vingadores por não ter poderes e ser muito vulnerável, super legal essa ideia dele ter ficado paranoico. Mas pra que levar essas coisas a sério?! Só porque algumas piadas dos Vingadores fizeram sucesso, resolveram transformar Homem de Ferro 3 em um filme de comédia. É uma piadinha atrás da outra, a maior parte das vezes não fazendo sentido e muitas vezes mesmo, passando os limites. Em prol das piadas chegaram a descaracterizar os personagens, o herói dizendo que vai atropelar o moleque, voltando a ser aquele cara egocêntrico que tá nem aí pra ninguém. A ideia do primeiro filme é que chocado em ver o resultado das suas armas, ele aproveita a oportunidade que tem com o milagre de ter sobrevivido e vai tonar o mundo um lugar melhor, qual é a graça dele sempre voltar a ser um idiota só pra ficar engraçadinho?!

8-Desperdiçando os personagens


Eles montaram uma linhagem interessante para personagens que são apenas empresários e militares. Mas... em Homem de Ferro 3, com o foco nas piadas pastelão, o Patriota de Ferro faz nada da vida o filme todo, o vilão então... Depois de Monge de Ferro e Chicote Negro resolvem colocar um cara que pega fogo... PEGA FOGO! Ele desliga a armadura do Tony, mas cara! Quem se sentiu convencido por aquilo?! A armadura é de altíssima tecnologia um cara de fogo toca nela e ela desliga?! Era só usar um extintor... não precisava de tantas armaduras, era só chamar o Jarvis e apagava aquele cara, pronto, depois dava uns socos nele, deixava isso com o Happy.


7-O medo de ousar


O filme aparenta avançar para um campo diferente do Homem de Ferro, mas logo, logo mostra que ninguém na produção teve culhão pra isso e preferiram optar por um grande clichezão de Sessão da Tarde, só sendo salvo dessa imagem mesmo pelos efeitos especiais.

6-Tony Stark, o cientista atrapalhado


O Universo Marvel dos cinemas está montado e há vários heróis OP, Homem de Ferro entre eles. Em Vingadores ele enfrenta até o Thor que é um deus e sai com a armadura inteirinha, aliás, usa só duas o filme inteiro. Já em Homem de Ferro 3 elas quebram caso bata um caminhhão, bata em uma pedra, foram todas moldadas com tecnologia playmobil. Há um ataque de dois helicópteros contra a casa dele e... ele perde! Do que vale um Homem de Ferro incapaz de vencer dois helicópteros? Esse Homem de Ferro não tá com nada, faz uma tecnologia pra chamar a armadura mas as peças saem batendo na cara e na bunda dele, o que houve?! Ele ficou burro?

Vale lembrar de uma grande sequência de Vingadores em que Loki taca Tony Stark pela janela e uma armadura desce empacotada em alta velocidade, o deixando armado segundos antes de cair no chão, previsível, porém muito bem bolado e com bastante adrenalina, uma das minhas sequências preferidas do filme. Então... o que aconteceu? A tecnologia dele regrediu?!

5-Dane-se os fãs, esse filme é pros funkeiros


Quando você assiste por exemplo Batman: The Dark Knight Rises, você nota diversos fatores que estão lá no filme porque os fãs estavam pedindo, aí você nota que o diretor está se importando com os fãs. Pra uma relação tão distante é sempre legal ver uma reação da produção em relação a opinião dos fãs. Mas em Homem de Ferro 3 rolou algo que eu nunca tinha visto antes... cuspiram para o que os fãs queriam e colocaram tudo que iria satisfazer a galera que entrou na modinha dos Vingadores. "Ah, mas você quer tratamento especial só porque é fã?". Bem, a diferença é que os fãs são quem independentemente de modinha ou não dão uma parcela bem pequena do seu dinheiro que permite a produção de mais coisas parecidas com aquela, o que trás diversão por parte de todos, bonitinho, né? Pois bem, não é muito legal você zuar essas pessoas que estão permitindo que o bagulho exista...

4-Grandes ideias, desperdiçadas


O filme coloca Mandarim, a possibilidade do Homem de Ferro usar a tecnologia Extremis, o Patriota de Ferro, o estado do Tony após os eventos de Vingadores. Agora me diga, quando farão um filme usando as mesmas ideias? Capaz que nunca, agora elas já foram todas desperdiçadas, infelizmente...

3-As armaduras


Coisa mais ridículas toda a propaganda das armaduras terem servido só pra Marvel vender bonequinho. Uma das coisas que mais animavam quanto ao filme só aparece no final e ainda por cima é tosco pra caramba, as armaduras quase não tem as suas habilidades exploradas direito, só ocuparam espaço mesmo. E como eu já disse, são menos resistentes que a armadura do... Batman.

2-O Mandarim


Bem, resolveram dizer que ia ter um vilão legal, mas simplesmente estavam de zuera. Uma das coisas mais ridículas que eu vi em um filme de heróis nos últimos tempos, medo do que podem fazer com Thanos e Ultron depois de mostrarem estar pouco se ferrando com o PRINCIPAL antagonista do Homem de Ferro. Se era pra zuar, colocava o Modok pô, agora não poderemos ver o Mandarim em grandes combates quem sabe até mesmo contra outros heróis em filmes que os unem como Vingadores. Se você tira o principal vilão de um herói que não tem universo tãããão grande, ele fica com praticamente nada que seja o suficiente para outro filme.

1-Não há futuro para você


Bem, estragaram o melhor vilão (e o Homem de Ferro já não tem muitos vilões legais, o próprio Mandarim não é tão famoso assim), tiraram o bagulho do peito dele, não me surpreende os atores terem começado a dizer que talvez não voltem pra uma continuação. É lógico né! Olha a cagada. Foi como Resident Evil 5, além de ser um capítulo ruim ainda deixou obstruído o caminho para histórias melhores.

O Homem de Aço

10-Uma nova tentativa


Há os filmes antigos do Superman (os primeiros até que são bons) e teve Superman: O Retorno, de 2006. 7 anos depois, hora de um novo filme do Superman. O Superman dos cinemas é resumido a poucos elementos, o vilão mais usado é o Lex Luthor, então dava sim para fazer algo novo. Por que não? Com tantos filmes estúpidos de super-heróis (Quarteto Fantástico) e outros surpreendentemente geniais (O Cavaleiro das Trevas), chegou a hora do Superman ter mais uma chance.

9-Mais sério do que se esperaria


Christopher Nolan e David S. Goyer fizeram o roteiro do filme, portanto não havia Super Cão, pegar o globo do Planeta Diário que foi derrubado por algum vilão ou sair rapidinho pra salvar a moça que tá caindo do prédio. A história do filme faz paralelo entre  o planeta Krypton e a Terra, sendo Krypton um planeta evoluído de forma desumana, sem sentimentos ou liberdade, enquanto a Terra ainda está alguns passos atrás da evolução. Uma história desse tipo é desnecessária em um filme do Superman que pode ser bem mais simples, mas tudo bem, fica até melhor.

8-Uma mensagem maior


Assim como a última trilogia Batman o filme procurou passar a mensagem de um herói, uma pessoa que se destaca e faz a diferença. Há diversas frases do filme relacionadas a isso, Jor-El dizendo que seu pai acreditava no potencial de cada pessoa para ser uma força do bem, criticando o sistema de Krypton caso uma criança esteja pronta para se tornar algo mais do que a sociedade espera. Aí o filme vai lidando com o fardo do Superman ser a luz que iluminaria o caminho da humanidade para alcançar a "evolução correta". É algo que diverte pensar enquanto passa o filme.

7-Personagens bem usados


Houve bastante liberdade criativa para moldar o universo do Superman do jeito que Snyder queria. Pra nossa sorte não tem versões nada a ver como o Espantalho e o Ras al Ghul de Batman Begins, que acabam não tendo os seus momentos. Cada personagem tem sua função clara, seja como pai do Superman o explicando o caminho que ele deve seguir, da Lois Lane como uma jornalista, os cientistas, os militares, até os vilões. Apesar deles não deixarem de ser bem maus, mostra que todos não são quem são simplesmente porque sim, há momentos que explicam porque os vilões são assim, afinal o vilão muitas vezes é uma vítima de uma situação com a qual ele não pôde ou não quis lidar com bondade. No final o filme não tem vários personagens pretos e brancos, mas bem acinzentados em diferentes tons (do jeito que tem que ser xD).

6-Grandes interpretações


É sempre interessante quando conseguem pegar personagens tão antigos e ainda reutilizá-los de uma forma melhor. Michael Shannon me surpreendeu MUITO como General Zod, Cavill ficou perfeito como Superman, a Lois Lane é uma personagem que eu nunca gostei, acabei preferindo ela assim nada a ver com a original, ou ao menos mais séria, sendo interpretada pela Amy Adams. Em Homem de Ferro 3 os atores também são muito bons, mas com aquele roteirinho não adianta muito...

5-Experimentando sem medo


No filme Snyder montou diversas cenas diferentes que são interessantes, alguns conceitos mais abstratos, coisas inesperadas, surpresas sempre tornam um filme mais interessante.

4-Sci-fi


Pela primeira vez vi o Superman sendo tratado como um alienígena, uma criatura de outro planeta. Isso trouxe uma ambientação completamente nova pro filme, que até lembra ficção científica, afinal os heróis são legais por apesar de serem todos heróis, um é um mago, outro um detetive, outro um robô, alienígena, cientista, soldado e etc, o filme soube explorar essa diferença que impede que seja apenas mais um filme de super-herói que têm estreado todos os anos.

3-Ajoelhe-se perante de Zod


Enquanto no Homem de Ferro 3 acharam uma boa ideia fazer do vilão a "melhor" piada do filme (afinal... o que mais importante do que as piadas em um filme de super-heróis?), em Superman fizeram um cara cruel e profundo, ele não é pura maldade, pois em Krypton as crianças já eram feitas para seguir um certo objetivo, no caso dele que é um general, salvar Krypton de qualquer maneira. Essa versão do General Zod não será esquecida ele... ele tem CARA de mal! Por mais que algumas cenas fiquem forçadíssimas pra mostrar o jeito malvadão dele, sendo o grande foco o momento em que ele vai dizer as suas crueldades, ficou muito bem feito. Já imaginou se ele aparecesse por uma cena e a gente desse umas risadas? Seria... idiota.

2-Super combates


Se você promete várias coisas em um filme e depois não coloca você consegue muito bem fazer o público de otário e sair com os seus milhões de dólares, como fez a Marvel em Homem de Ferro 3. Agora se você resolve se esforçar a mais para trazer coisas impressionantes a tela, você consegue os seus milhões e uma boa dose de respeito artístico e admiração por ter agradado ao público. Não preciso explicar as lutas do filme... é só vendo mesmo. Tiro o meu chapéu coco roxo.

1-Futuro rico


E o que o filme guarda para o futuro? Os melhores do mundo, Superman e Batman, um abraço, espero que tenha gostado. Lembrando que tenho nada contra o Homem de Ferro, é justamente por gostar da história que fiquei com tanta raiva do último filme.

2 comentários:

  1. E Superman matando o Zed foi algo muito fiel aos quadrinhos, eu estou certo disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem é Zed? Bem,a cena que mais me surpreendeu foi a dele matando o General Zod, achava que mais ninguém lembrasse disso

      http://oyster.ignimgs.com/wordpress/stg.ign.com/2013/06/2932470-Superman_kills_01-610x649.jpg

      Às vezes é preciso fazer escolhas difíceis, nem todos podem ser o Batman, hehe.

      Excluir