Eu poderia dizer que Morrison destruiu, mas na verdade ele tornou algo da minha infância ainda mais genial. |
Já faz 27 anos que Batman: A Piada Mortal marcou o universo dos super-heróis, mas mesmo assim a história continua misteriosa e cheia de pontos de vista diferentes. Agora Grant Morrison (roteirista de histórias de super-heróis) afirmou em um podcast com Kevin Smith (outro cara que trabalha com quadrinhos, também é diretor de uns filmes) que é evidente que no final da Piada Mortal, Batman quando estende a sua mão contra o pescoço do Coringa, o mata. Alan Moore e Brian Bolland nunca explicaram decentemente o final da história ao público, mas Morrison faz com que você se sinta estúpido (ou melhor, mostra que A Piada Mortal é ainda mais genial do que imaginávamos) explicando o final da história (que é a página acima).
"O que eu amo na HQ é que ninguém percebe, 20 anos depois, que Batman matou o Coringa. É por isso que se chama The Killing Joke! Quando o Batman chega no pescoço do Coringa e o quebra, a risada para, simplesmente para. É realmente óbvio, se você prestar atenção. Esta é a última piada, este é o fim inevitável, esta é a piada mortal - está no título! É a história definitiva, qualquer coisa que veio depois é um eco dessa HQ. Brian Bolland mesmo diz: 'Ele vai direto no pescoço e quebra!'"
Bem, isso traça um paralelo, claramente Moore e Bolland não deixaram a morte do Coringa clara pois não publicariam uma história em que ele morresse, não é por nada que A Piada Mortal consta na cronologia do Batman, não é por nada que a Batgirl continuou sendo a Oráculo e o Coringa continuou vivinho da silva e dando bastante risada. Com isso, dá pra afirmar que a história tem duas interpretações, e na visão de seus criadores foi o último encontro entre o Batman e o Coringa (calafrios...)... e só fomos notar isso hoje! Você pode ouvir o áudio da conversa entre Morrison e Kevin Smith no vídeo abaixo.
Imagino o sorrisinho do Alan Moore ao deixar o verdadeiro significado da história escondido de todos.
Esta imagem atormentará meus sonhos por muitos anos...
ResponderExcluir