domingo, 1 de março de 2015

10 passos para destruir o Coringa com DC Comics e Scott Snyder


Tudo nesse Universo precisa ser reinventado, senão se torna ultrapassado e acaba sendo esquecido em algum momento. É justamente sendo reinventados que os personagens de HQs sobrevivem tantas décadas. O Coringa tá pra fazer 75 anos em 2015, e sinceramente não tenho muito a comemorar no momento. O novo filme do Batman foi adiado em 10 meses, resolveram deixar ele morto no novo game e nas HQs... Scott Snyder. Muita gente A-M-O-U o Coringa dos Novos 52, mas eu não. Definitivamente não. Então vou falar sobre isso já que esse blog é meeeeeeeeeeeeeeu, meeeeeeeeeu e ninguém tasca. Pra não dizerem que eu só esculhambei, vou dizer a única coisa que eu gostei: há um momento que ele captura o Alfred, e fica no ar o perigo de ser inevitável ele saber a identidade secreta do Bruce Wayne e o real perigo que isso representa para todos os seus aliados. Adorei a premissa. Infelizmente, se eu tivesse comprado a execução teria usado de papel higiênico. Então vamos aos 10 passos para destruir o Coringa (o que não é facil) com DC Comics e Scott Snyder!




1-Arranque a cara dele!


Termine logo a primeira edição do reboot com o rosto do personagem arrancado fora sem uma desculpa plausível pra isso. Depois ele se justifica dizendo que agora é 100% um monstro, tendo sido seu rosto o último resquício de humanidade que ele tinha. Bem, seguindo esse raciocínio, daqui a pouco ele estará cortando fora o...



2-Apague o Silêncio da cronologia


O Coringa é um dos personagens mais icônicos e carismáticos da História. O Silêncio também era um vilão muito bom do Batman, famoso por ter as faixas cobrindo seu rosto. Originalmente ele fazia isso pra esconder sua identidade. Posteriormente, ele voltou em estórias do Paul Dini onde realmente tirava o próprio rosto pra se transformar em Bruce Wayne e completar o objetivo de vida mais popular dos habitantes de Gotham City: destruir o Batman. O personagem estava sendo bem presente antes dos Novos 52, aí Snyder simplesmente fingiu que ele não existe depois que entrou, "parecendo" que o Coringa sem cara era algo muito original, sim.


3-Transforme-o no Chuck Norris

Minha cara lendo essas porra, kkkkk
Me lembro perfeitamente que fizeram mó espetáculo pra anunciar que o Coringa ia voltar. Logo no início da primeira estória cai a luz no departamento da polícia e o Coringa vai falando enquanto quebra o pescoço de vários policiais; no final só sobrando o Gordon. Na hora eu não tinha entendido direito, mas simplesmente havia algo que eu não tinha gostado naquela cena. Talvez meu pior pesadelo tivesse se realizado: me tornar um velho saudosista que gosta de nada novo. O que é bem provável, sendo o Coringa um dos meus personagens preferidos (não sei se você notou...). Eles pareciam ter upado ele demais... o que é comum, se tratando do pior vilão do Batman, mas tinha algo errado com aquela cena. Eis que o escritor/leitor parceiro ANT comentou aqui tirando as palavras da minha boca:

"Antes os criminosos tinham medo do Coringa porque ele era imprevisível e psicótico. Agora eles tem medo porque ele pode quebrar os seus pescoços."

E é justamente isso. O que torna o Coringa tão fascinante é ele ser só um maluco doido que explode TUDO! Tipo, COMO?! Assim como o Batman, ele é incansável por estar s-e-m-p-r-e te surpreendendo. Mas... Chuck Norris...? Quebrar o pescoço de geral? Meu nariz entortou nessa parte porque isso mexia não só com as habilidades do personagem, mas a relação que ele mantinha com todos os outros (Lex Luthor, Mulher-Gato, Arlequina... que eu saiba todos esses só não matam o Coringa porque tem medo das consequências do que ele pode fazer se algum milimetrozinho der errado, mas são mais fortes que ele). Eu torci o nariz pra essa parte Chucknórica... mal esperava que Snyder e DC se aprofundariam ainda mais nessa perigosa desconstrução do vilão.

4-Diga que ele escolheu o Jason Todd


Há uma curta estória narrada pelo Coringa na época que ele voltou antagonizando diferentes revistas, em que ele conta como planejou tudo pra que o Batman escolhesse o Robin, porque era ELE que tava sentindo falta de um Robin ao lado do Batman. Depois isso é reforçado na aventura que ele antagoniza em "Capuz Vermelho e Os Foras-da-Lei", em que ele apresenta até provas dessa nova origem (eles mudam aquele bagulho dele ter tentado roubar os pneus do Bat-Móvel). Ou seja... eles realmente gostaram dessa nova ideia...

5-E planejou a morte dele também


Mesmo eu não gostando tanto, "Morte na Família" é uma das HQs mais impactantes da História. O momento em que o insuportável parceiro Robin realmente foi violentamente assassinado pelo Coringa. Mas quem leu (e quase todo mundo leu) lembra que Todd e a mãe dele fizeram uma sequência de merdas, até só ter sobrado pro palhaço descer o pé de cabra no rabo dele. Mas eles dizem que ele não só escolheu Todd, como se livrou dele quando "se cansou". Ou seja...

O up foi continuando... O UP NÃO TEM LIMITES

6-Agora conte uma origem definitiva dele!!!


"Se é para ter um passado, prefiro que seja de múltipla escolha..."

Existe uma estorinha chamada "Batman: A Piada Mortal", em que eles genialmente excluem a possibilidade de uma origem definitiva do Coringa, deixando explícito que ele sendo doido como é inventa versões diferentes o tempo inteiro de sacanagem. Um conceito tão legal que foi usado em vários lugares, como desenhos, o filme do Christopher Nolan e até o game "Arkham Asylum". Aí, após deixar ele, o maior vilão da DC, de fora do mês dedicado aos vilões da DC (Mal Eterno), eles fizeram uma edição solo do Palhaço onde ele tranquilamente se lembra de uma infância violenta e mal-amada sem qualquer indício de isso ser só uma sacanagem inventada da cabeça dele.

Depois quando o Alan Moore invocar o deus-cobra dele vão chorar...

7-Faça com que ele vença todos os vilões


O Coringa sacaneia Luthor, Ras al Ghul, pois como já dissemos antes, ele é imprevisível e sendo 100% insano ninguém pensa como ele. Mas em "Morte da Família" ele usa suas habilidades Chucknóricas novamente para vencer Duas-Caras, Pinguim e Charada sem nem suar, assim como mata todos os seus capangas "fisicamente". O foda disso é que rebaixa MUITO os outros vilões. Claro que o Coringa é o principal, mas mais uma vez dão a impressão que ele tá controlando tudo, como se fosse um deus em comparação com os outros. Se tem caras que não se cagavam perto do Coringa eram os que dividiam cela com ele, no game "Arkham City", por exemplo, Pinguim e Duas-Caras batem de frente com ele o tempo inteiro pra dominar a prisão. Ele é o pior, mas pô! É Gotham! Os criminosos não são cagões! Eles também são durões, à forma deles... Ou ao menos eram...



8-Então faça com que ele vença todos os heróis também


Como já disse antes, gostei da premissa que Snyder usou pra sua série. Mas além do Silêncio, no final o Joker já tava parecendo Hannibal Lecter, além de ter conseguido sem um pingo de ajuda capturar...

-Alfred
-Asa Noturna
-Capuz Vermelho
-Red Robin
-Robin
-Batgirl

e...

O BATMAN! Isso porque ele já tinha dado estrupality contra todos os vilões. Aí que eu fiquei precisando de uma plástica no meu nariz que já tinha entortado. O Coringa é foda, mas po... O que é um personagem foda sem desafios à altura?!

9-Coloque Gotham City INTEIRA contra ele


Não li esse arco, pois depois que vi os spoilers soube que só ia me estressar. Mas quando o Coringa ameaça Gotham inteira, até os vilões se unem ao Batman pra vencê-lo. Mais um conceito interessante, mas acho que combinaria mais com o Bane. O Coringa vive dizendo que ama tanto o Batman, o Arkham e tudo mais, porque ele resolveria destruir todo mundo? Porque ele é louco, tá, mas ainda assim o up já tava acima de 8.000, eu simplesmente não consegui gostar; tendo realizado meu pesadelo de virar um velho nostálgico e saudosista ou não.





1-TRANSFORME-O EM IMORTAL!


Agora no final da série, o Coringa simplesmente não é mais o Coringa. É um cidadão que não pode ser vencido e há registros fotográficos sendo estudados por agências secretas de que ele vivia antes mesmo de Gotham ser uma cidade.





















...já fizeram isso de colocar personagens que antes eram frutos de acidentes e coincidências como fatores de planos maiores antes. Já fizeram isso com o Monstro do Pântano, com o Homem-Aranha, até com o Batman... Mas o negócio é que o Coringa é urbanão, criminoso, agora já não é mais. Pow, é como meter que existe um deus da insanidade das galáxias que escolhe um avatar no Universo pra representar a loucura e o Coringa pode recarregar a insanidade dele indo lá pro céu dar a bunda pra uma estrela à qualquer momento. Tirando a minha grosseria, essas doidera acontece direto em gibi, eles não cansam de inventar esses bagulhos pra aprofundar mais os personagens. Mas com isso desconstruíram DEMAIS o Coringa, e achei falta de criatividade, porque sinceramente é um personagem que do jeito que estava ainda tinha muita lenha pra queimar. Espero que a DC só tenha deixado ele meter o loco assim porque daqui a pouco vai ter o super-evento "Convergence" pra recomeçar tudo deeeeeee nooooooovo. Teve MÓ GALERA que curtiu, mas eu até tentei... curti isso aí não. Agora vou passar dias refletindo se estou ficando parecido com os meus pais e os velhos nostálgicos e saudosistas...

Sai fora com essa cara, mano. Bagulho nojento u.u

5 comentários:

  1. Eu também não gosto desse Coringa.Não vejo graça nele.
    Para você ter uma noção a única história que eu gostei com ele nos Novos 52 foi a do Mal eterno.E eu só gostei porque meti uma fanfic na minha cabeça e interpretei como se aquilo fosse mais uma das viagens do Coringa.
    Esses ups foram totalmente desnecessários.Ele arrancar a cara me perturbou,mesmo ele pondo de volta sempre que eu olho para ela eu penso:
    "Não é a cara dele.É outra cara fingindo que é a dele."
    Eu sei,sou chato para caralho.
    E agora essa dele ser imortal.Não é uma boa idéia.Eles conseguiram.Simplismente conseguiram estragar um dos maiores personagens da ficção(inegavelmente um dos 10 maiores vilões de mesma).
    Enquanto o Greg Huritz(espero ter escrito certo) fez de tudo para deixar o Pinguim muito mais foda o Snyder parece que quer deixar o Coringa cada vez pior.

    Sabe,por anos o Coringa e o Duas Caras ficaram empatados como meus vilões favoritos dos quadrinhos.Eu não conseguia decidir entre os dois.Agora o Duas Caras é o meu favorito na versão atual(e isso porque eu acho que eles pioraram ele também mas bem menos).
    E aquela parte em que ele "amedronta" o Duas Caras foi algo que eu odiei.Eu já fico meio incomodado quando o Coringa vence o Duas Caras de forma convincente e o vilão bipolar mantém a postura,imagina isso!

    Ps:Otimo post.
    Ps2:Legal você citar a minha frase.Obrigado :)

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma proposta pro sr, eu fazer um texto sobre meus 10 motivos sobre porque esse Coringa é o melhor, e a gente colocar lá no A&C como no velho estilo Texto A e B. O seu seria o A, o meu o B.

    10 Motivos sobre por que o Coringa atual não funciona X 10 Motivos pelo qual ele funciona.

    Aceita? Tô tentando fazer isso a meses, e esse parece um excelente tema, meio que perdi a inspiração para escrever sobre HQs, mas seu post parece ter me reanimado.

    ResponderExcluir
  3. Ficou em 4400 seu post "Birdman?! Por que Birdman?", caralho, até que enfim alguém bateu Os Vingadores naquele blog.

    ResponderExcluir
  4. Bom, eu vou dizer algumas coisas . 1: arrancar o rosto , bem , eu digo q desde o anúncio disso eu pensei " pqp, isso ñ pode acontecer, e se está acontecendo , que ninguém goste pra botar o rosto devolta ", eu assumo q se isso fosse uma história q ñ fizesse parte do universo principal do batman eu ñ ligaria , mas cara, no futuro, eu vou pegar uma enciclopédia da DC , e na história do coringa vai estar essa putaria marcada. 2: eu ñ sei direito se o silêncio sumiu do universo do batman, mas se for pensar , é até bom pq se ñ , o coringa ridicularizar ele também . 3: esse negócio do " imortal " eu também aceitaria se ñ fizesse parte da história principal , mas faz. O coringa pode até ser forte pra matar UM na mão, mas só UM, ñ o GCPD inteiro, ele é quase o batman agora. Eu sei q isso ñ é tão importante, mas o design dos personagens é algo q eu observo muito, então não satisfeitos de tirarem o rosto dele , eles agora fazem um corte de cabelo moderninho nele, PQP!!!!
    Ps1: cara, esse post quase me fez socar a tela do meu PC, sério
    Ps2: até q ocorra o reboot, o nosso coringa com rosto, cabelo "normal", e mortal , está morto.

    ResponderExcluir
  5. ANT: Imagina cara, valeu, hehe
    Ozy, Ozy: Notei que fazia um tempo que você não escrevia sobre HQs. Fique à vontade.
    Léo: Se você quase socou a tela do seu PC, acho que é sinal que eu escrevi bem, hehe. Fico devendo um post tranquilizador, kk, só que sobre o Coringa não vai dar e.e
    P.S.: Ouça Brutal Planet para equilibrar sua raiva u.u

    ResponderExcluir