sexta-feira, 5 de setembro de 2014

E no que dará o Homem de Ferro?


Apesar de estar meio distante, várias pessoas já supõe que no futuro não veremos mais Tony Stark nos filmes da Marvel. Por que? Bem, o ator é um dos mais bem pagos da atualidade. Depois dos primeiros filmes como Homem de Ferro (2008/2010), ele não cobrou pouco pela sua participação em Vingadores (2012) e Homem de Ferro 3 (2013). O problema é que isso já alcançou um nível crítico. Robert Downey Jr. causou polêmica quando a Marvel Studios demorou a confirmar a sua presença em Vingadores 2 e 3 (para os quais foi feito um contrato só). Acontecia que o ator estava cobrando tanto, mas tanto, que eles CHEGARAM A CONSIDERAR não colocá-lo no filme, o que provavelmente chegaria próximo de arruiná-lo. Robert Downey Jr. não só eternizou o personagem, como também populariza bastante os filmes com as suas palhaçadas durante as divulgações, razão pela qual sua ambiciosa meta funcionou.


"Homem de Ferro" foi o primeiro passo da Marvel Studios para iniciar o seu plano (muito bem sucedido) de engatar os seus personagens dos quadrinhos no cinema. 

Dirigido por Jon Favreau, o filme trazia o nem tão amado herói de Stan Lee e Jack Kirby, criado em 1963. Apesar de suas histórias nunca terem parado e sempre ter sido um membro dos Vingadores, ele não alcançava a mesma popularidade que Hulk e X-Men. Com uma boa equipe, o resultado foi um ótimo filme, sem clichês super-heroicos, fazendo um filme extremamente descolado e divertido. O enredo simples seria descompromissado, se ao final S.H.I.E.L.D. e Nick Fury não tivessem sido introduzidos revelando a iniciativa... Vingadores...

Meses depois, em "O Incrível Hulk", Tony Stark fazia o papel de Nick Fury, informando o derrotado General Ross ao fim do filme, que estava iniciando uma certa equipe...

Na primeira sequência da Marvel Studios (Hulk mantinha um pouco de influência do filme anterior, mas o elenco era completamente novo), Tony Stark volta e junto com o Máquina de Guerra.  Homem de Ferro 2 é de 2010 e também manteve quase a mesma equipe, com Favreau ainda na direção, mudando apenas o roteirista. Além do Máquina de Guerra, o filme também introduzia a Viúva Negra, mas infelizmente não era tão intenso e divertido quanto o último, além de praticamente ignorar a ideia dos Vingadores, sendo assim, meio decepcionante. Ao fim dos créditos, podíamos ver Mjolnir, o martelo de Thor.

Finalmente, em "Vingadores"(2012), Homem de Ferro estrela como um dos personagens mais populares entre o público, junto ao Incrível Hulk. Tony era o personagem mais desenvolvido, o único vingador que já estava tendo o seu terceiro filme (sem contar a "cameo" no Hulk). Robert estava mais engraçado que nunca interagindo com os outros heróis e havia fixado uma legião de fãs ainda maior. E o personagem em si também era  mais amado do que nunca.

Em 2013 estava prometido que finalmente o Homem de Ferro enfrentaria o seu maior inimigo no cinema, o Mandarim. O trailer lembrava "O Cavaleiro das Trevas Ressurge"(2012), com o Homem de Ferro derrotado, chegando ao fim da linha. Nenhuma das expectativas foi correspondida, apenas a venda de ingressos. A história do filme decepcionou em todos os aspectos possíveis e imagináveis, sem qualquer momento mais sério ou profundo.







Agora ele será um dos principais personagens de "Avengers: Age of Ultron"(2015) de Joss Whedon e também está confirmado para a terceira parte. Mas Robert cobra muito, ao ponto da Marvel ter considerado tira-lo da primeira continuação de Vingadores. Eu não duvido que no momento em que eles achem um jeito de subtrai-lo, ele vai ficar mais flexível com os contratos. Mas... como ficam os filmes só do Homem de Ferro...?


Pessoalmente eu adorei o primeiro, mas o 2 e o 3 me desapontaram tanto que por mim era melhor que eles não continuassem mesmo. Aí em um post sobre o Capitão Marvel e o Adão Negro (que agora receberão filmes), o pessoal começou a contar sobre um burburinho que saiu da Marvel Comics de que eles pretendiam trazer um verdadeiro Mandarim, como o das HQs, assim emplacando um novo filme do Homem de Ferro. Bem... por mais que eu queira evitar, não tem jeito, então vamos logo a...

MANDARIM E O LIXO DE FERRO 3


Lixo de Ferro 3 foi aquelas sequências ruins ao nível de dar raiva, porque além de ser individualmente lamentável, ele ainda arruína algo maior, a bendita franquia! Eles não introduziram a tecnologia Extremis como havia ficado sugerido nos trailers e também não introduziram um vilão mais forte. Aliás... o vilão mais forte.


E convenhamos, todos temos consciência que o Homem de Ferro não tem um universo tão grande assim. O vilão do primeiro filme, Monge de Ferro, foi pro beleléu. No segundo, eles misturaram dois vilões: Dínamo Escarlate e Chicote Negro, vivido por Mickey Rourke. Também morreu. O Mandarim era o mais famoso, e famoso naquelas. Quem não é fã inteirado do Homem de Ferro nem o Mandarim conhece. Eles resolveram pegar e zuar o Mandarim. Quem entrou no lugar dele? O coxinha que pega fogo.

Coxinha que pega fogo
Você até pode ter uma opinião diferente da minha, mas eu não gostei do coxinha que pega fogo. Coincidentemente, ainda essa semana, o presidente da New Line (que cuidará do filme do "Shazam") disse:

"O vilão dos filmes de herói é geralmente, eu acho, o que faz o filme."

A maior parte das pessoas concorda com isso. Então não tem como sair um filme (BOM) do Homem de Ferro sem um vilão legal. O que fazer? Apelar pro Mandarim de novo? Acho que não e também creio que eles não se dariam ao trabalho com tantos outros heróis que ainda podem receber filmes de origem. Mesmo que fizessem isso, ficaria HORRÍVEL. Uma das cenas que eu mais abominei foi o Coxinha Que Pega Fogo dizendo "Quer ver o Mandarim? Eu sou o Mandarim!" aquele foi o golpe final. Você não é o Mandarim, você é um coxinha que pega fogo.

"Acharam que não iriamos notar, mas nós notamos."
 E eu não sou idiota-- quer dizer, não era até ter comprado ingresso pra aquele filme.

"Você sabe que seus amigos vão te convencer a assistir o próximo de qualquer forma, Douglas. Pare de escrever besteiras."
Na Comic-Con de 2013, foram anunciados "Avengers: Age of Ultron" e "Batman Vs. Superman". Lá entrevistaram o diretor Shane Black, o perguntando se não haveria uma sequência, um Homem de Ferro 4? Ele respondeu dizendo que não tinha planos, mas que era possível, como exemplo, ele perguntou quantas vezes já tinham anunciado filmes do Batman até chegar nesse último que sairá em 2016. Bem, Shany falou merdinha, porque o Batman tem quase o dobro de tempo que o Homem de Ferro, com isso quase o dobro de histórias, e no seu primeiro ano já tinha vários vilões que pegaram mais com o grande público. Então fazer um novo filme (BOM) do Homem de Ferro não é tão fácil quanto fazer um novo do Batman, que já está pra ter nove (live-action).

"É demais pedir por ambos?"
Eu sei que outros vilões do Homem de Ferro até existem. E realmente, não é desculpa a falta de popularidade, já que o próprio é uma prova que a conduta do filme pode mudar a opinião do público quanto ao personagem. Exemplo melhor ainda foram os Guardiões da Galáxia.


Mas não dá pra contar com a sorte, ainda mais com a forma assustadora que a Trilogia de Ferro decaiu. E aí...? Bem, essa é a parte que eu teorizo com ideiazinhas que tive recentemente.

Homem de Ferro 4.....................?
TEORIA TIME!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Como o problema (na minha criatividade) é o vilão do filme, eu excluí completamente isso da trama. No caso o Homem de Ferro enfrentaria uma organização, a HYDRA, de forma similar com o bem sucedido "Capitão América 2: O Soldado Invernal".


A HYDRA teria voltado de forma ameaçadora (se organizando em alguma base sólida, é claro) e sendo o Vingador que lidera as forças militares o Homem de Ferro, ele lideraria uma missão de infiltração e combate. Poderia ser um lugar enorme e imponente, de forma que seria necessária a tecnologia dele para invasão. Junto com outros agentes (por enquanto não há mais S.H.I.E.L.D., mas vai saber até lá), eles tentariam chegar ao núcleo do lugar e descobrir como e por que eles voltaram (de novo).


Os agentes podiam até ser rostos conhecidos, como Gavião Arqueiro e Viúva Negra, mas isso cai no problema dos contratos caros, então sei lá. Tony podia usar uma armadura inédita de espionagem que ele tinha nas HQs, seria um lado da tecnologia do herói que ainda não foi explorado. Qual seria a grande surpresa nisso tudo? A base na verdade se mostraria uma armadilha. Como se fosse Resident Evil, Homem de Ferro estaria preso lá dentro. E que perigo isso tem pra ele? Ele que é o rei da tecnologia? Aí é que está, o problema seria a tecnologia. 


Apesar de não haver um indivíduo específico como inimigo, seriam mandados para destruí-lo máquinas poderosíssimas que o trariam verdadeiro desafio, como por exemplo... o Adaptóide!

O Adaptóide copia os poderes de todos os Vingadores
Os desafios trariam a ação ao mesmo tempo que eles tentam revelar o mistério por meios de espionagem. E afinal... quem está por trás de tudo isso? Quem trouxe a HYDRA de volta?


O Caveira Vermelha! Um vilão que realmente surpreenderia. Afinal, ele não tinha morrido? O que o velho ditador faz no comando da HYDRA? Seria ele mesmo? Sim. Acho importante trazer alguns vilões da Fase 1 de volta como não demoraram a fazer com o Loki (e deveriam fazer com o General Ross o transformando no Hulk Vermelho). A Fase 2 até Guardiões da Galáxia mostrou nenhum vilão que realmente marque território, o primeiro provavelmente será o Ultron. E esses ótimos heróis precisam ter as suas popularidades equilibradas com grandes vilões, que tenham carisma e estilo.


Mas que graça tem o Caveira Vermelha contra o Homem de Ferro? Primeiramente, como eu já disse, os verdadeiros desafios seriam os inimigos que Caveira Vermelha manda, como nas estruturas de chefes de videogames, tipo Crash, Mario e Metal Gear. Mas isso também não impede uma luta contra o Sr. Vermelho. Assim como os vilões do primeiro e segundo filme, Caveira Vermelha podia ter desenvolvida uma armadura usando resquícios de tecnologia do Cubo Cósmico, e é claro, com um belo símbolo da HYDRA no peito. Hail Hydra!

Eu AMO esse gibi
Smidth poderia durante a luta, ou em sua introdução, revelar que havia um plano sendo executado pela HYDRA, de uma nova forma de tecnologia. Uma tecnologia que quebraria os limites da Nuvem podendo tomar posse de qualquer sistema, inclusive a extensa coleção de armaduras Stark. E como Tony Stark não sabe desse tipo de tecnologia? O nazista diria apenas que não havia como ele saber mesmo. Quando mais parecesse que Tony havia vencido ele (provavelmente com a ajuda dos agentes), a base impenetrável seria aberta com uma fonte de energia e o vilão seria puxado pra ela. Mas o quê? Se tratava da resposta para todas as dúvidas.


Fing Fang Foom, o dragão alienígena. Ele teria conhecido o Caveira Vermelha naquele espaço cósmico abstrato, onde o maldito o convenceria que a Terra era um bom lugar com potencial para ser dominado. Após a guerra que Loki arranjou com o exército de Thanos em Vingadores, Foom consideraria a proposta do nazista, aceitando tirá-lo de lá e lhe dando tecnologia alienígena para poder executar o seu plano.

Poucas coisas mais legais do que uma Caveira Vermelha
Tony então não teria muito tempo para planejamento, invocando todas as suas armaduras (de forma mais decente dessa vez) para executar um ataque massivo contra o dragão nos limites da atmosfera da Terra. Por fim ele morre, é preso ou foge, bem, dá-se um jeito nele. Caveira Vermelha fugiria nas sombras, se tornando um perigo escondido, um agente que não existe, no mesmo jogo em que entraram Steve Rogers e Nick Fury no fim de Soldado Invernal. E é claro, ele deixaria claro que o seu plano era se livrar de um chefe logo que pudesse.


E o Capitão América? Bem, no final do último filme ficou claro que ele e o Falcão estarão se dedicando a procurar o Bucky no terceiro filme, então faz sentido o Homem de Ferro ir lidar com a HYDRA, já que ninguém sabe se tratar de um retorno do Caveira Vermelha. Depois ele e o Capitão poderiam se reencontrar no futuro. Acho interessante os personagens das diferentes mitologias se ajudarem. Seria como, por exemplo, fazer um reboot do Quarteto Fantástico, mas todo mundo já viu a história de origem deles! Entãããããão, coloca o Namor também. Tanto o Homem de Ferro quanto o Caveira Vermelha estarão precisando de um retorno no futuro, o Caveira já está e o Homem de Ferro não tem exatamente um excesso de inimigos.


E Pepper e Happy? Foda-se. Não ligo pra eles e nunca liguei, hahahahahaha. Tá, eles podiam aparecer naquela pausinha entre as missões. Eu também não sou um grande fã do Homem de Ferro pra saber muita coisa, mas tenho uma revista com um dossiê dele e dizem que as únicas histórias principais dele mesmo foram "O Demônio da Garrafa" e "Extremis", então talvez não haja muito a mais além disso mesmo. O que você achou? Gostou? Não tenha vergonha de comentar, até a próxima. Espero que entendam que postei nada na sexta porque tava escrevendo isso aqui...


Engraçado fazer um post cheio de fotos do mesmo personagem só que não sendo o Coringa.

6 comentários:

  1. PORRA, mas q post foda cara, deve ter sido cansativo pra caramba, mas valeu MUITO a pena, foi um dos seus melhores posts, agora, sei q é chato mas... eu quero outros posts desse tipo, Eheheheheh
    Ps: robert júnior>>>>>> marvel inteira, heheheheeheheh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você comentou em menos de 10 minutos, tenha um ótimo final de semana
      P.S.: Hehehe

      Excluir
    2. Heehehehrhhehhrh , eu leio rápido e olho o seu post a cada 5 minutos geralmente, bom fim de semana

      Excluir
  2. Acho que é exatamente isso.O Homem de Ferro não tem vilões então por que não pegar uns "emprestado"?Porra ótima mini fanfic.Mas faltou o Treinador(sismei que ele tem que ser vilão secundario de algum filme da Marvel).
    Ps:Mas o Mandarim podia voltar.Não em um 4 mas sei lá,como secundario em um Vingadores 2(BEM SECUNDARIO MESMO).Fazer um Mandarim melhor,tipo,amenizar a cagada.
    Ps2:"que não seja o Coringa" caguei de rir.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post, apesar de não me empolgar muito pelo Homem de Ferro em HQ ou filmes solos. Peguei os Novos Vingadores (Iluminatis) que o Hickman escreve, e até algumas que eu li, é muito, muito interessante mesmo, um enredo extremamente bem escrito e questionador, anos luz além de muita coisa que a Marvel lança. Vou colocar seu post lá no A & C.

    ResponderExcluir
  4. A interpretação do Robert Downey Jr. que tem sido um dos atores conhecidos como o nome do super-herói, no entanto, é muito mais do que isso. Eu só tive a sorte de ver o juiz filme onde ele interpreta um advogado filho de um juiz, um relacionamento quebrado entre eles e resolver um crime ele tem que fazer o melhor para seu pai ir para a cadeia.

    ResponderExcluir