terça-feira, 31 de março de 2015

10 músicas resumindo...

Pacto? Que pacto?

Deuses...?

Reis...?

Titãs...?


NÃO!



AC/DC!



\m/ u.u \m/



Eu já queria fazer esse post há um bom tempo. Pensei em chamá-lo de um resumo do falecido "Bon Scott" ou do aposentado "Malcolm Young"; mas como hoje é aniversário de 60 anos do Angus, imaginei que não viria oportunidade melhor. Esse post não será como os outros do tipo, pois diferente dos últimos em que eu quis escrever sobre Ronnie James Dio, Geezer Butler e Ozzy Osbourne, os caras do AC/DC tem absolutamente nada de grandes pensadores nos seus trabalhos, mas isso não significa que não dê pra dissecá-los...


A banda foi formada em Sidney, na Austrália, em 1973. Com raízes no blues e no hard-rock eles já começaram com sua sonoridade inconfundível, que eles viriam a manter com pouquíssimas modificações pelas próximas décadas. A banda era formada pelos irmãos Malcolm e Angus Young, após poucas substituições (como o motorista da banda, Bon Scott, que tomou a posição de frontman) eles lançaram o "High Voltage" em 1975, fazendo esse ano também 40 anos de banda... 40 anos, você está pronto?


1.It's a Long Way To The Top (If You Wanna Rock 'N' Roll)


"Getting old! Getting gray! Getting ripped off! Under paid! Getting sold! Second hand! That's how it goes! Playing in a band! It's a long way to the top if you wanna Rock 'N' Roll!"

A famosa música que foi tocada no final do "Escola de Rock", comédia de sucesso com o Jack Black. Ela é perfeita pra identificar o início de carreira da banda, já que eles cantam justamente sobre o difícil início de carreira na estrada. 

2.Let There Be Rock


"One night in the club called The Shaking Hand! There was a 42 decibel rockin' band! And the music was good and the music was loud! And the singer turned and he said to the crowd: Let There Be Rock!"

No álbum "Let There Be Rock" de 1977, o baixista Mark Evans foi substituído por Cliff Williams, que está lá até hoje (não é bobo nem nada). Relatos de pesquisadores dizem que muitos saíram da banda porque era dificílimo acompanhar o pique dos irmãos Young, afirmando que eles pareciam estar prontos pra dominar o mundo desde o início, não parando de trabalhar nunca, havia alguns empresários que até falavam que se não saíssem iam acabar morrendo.


Logo no início Malcolm, o fundador e líder, deixava claro que a banda seria unicamente de rock, falando e fazendo apenas rock; diferente de caras como o Black Sabbath, que gostavam de discutir o pouco que sabiam de política e guerra. "Let There Be Rock" é um dos vários exemplos em que eles  simplesmente tocam sobre o gênero e o estilo de vida deles próprios. Como todos os artistas, eles sofreram muitas pressões para acompanharem o fluxo da moda durante as décadas que tiveram de carreira, mas jamais mudaram sua forma de tocar e se apresentar, conseguindo ser reconhecidos como a banda que melhor representa o rock, sempre se negando a se tornarem algo diferente do que eles mesmos.

3.Jailbreak


"I ain't spending my life here, I ain't living alone. I ain't breaking no rocks on the chaing gang... I'm breaking out and heading home!"

Vale colocar Jailbreak, por além de ser um clássico, ter uma ótima letra. Infelizmente parece que depois da morte do Bon Scott; Brian, Angus e Malcolm não tinham tanta criatividade pra escrever quanto o maluco doido. Mas ainda nos anos 70, eles de vez em quando mostravam umas composições bem surpreendentes, como essa que vai narrando sobre a tentativa de fuga de um prisioneiro. Além do som que ambienta bem a ideia, a letra também é muito imersiva, principalmente no final em que eles afirmam que ele conseguiu fugir... com um tiro nas costas.

4.Ride On


"I ain't too young to worry and I ain't too old to cry, when a woman gets me down. Got another empty bottle, and another empty bed. Ain't too young to admit, and I'm not too old to lie, I'm just another empty head. That's why I'm lonely! I'm so lonely! But I know what I gonna do! I'm gonna Ride On!"

Também uma singularidade do Bon Scott. É o único som assim mais lento que eles já fizeram. É a única música mais tocante da discografia inteira deles. Foi uma das poucas vezes que tentaram algo diferente, e deu muito certo. Nessa Bon se abre quanto como às vezes é solitária e deprimente a vida na estrada, e o único jeito é simplesmente continuar em frente. Infelizmente o áudio foi tirado do YouTube por questões de direitos autorais, então tive que colocar o vídeo dessa única vez que a banda a tocou ao vivo na França em 2001, com Brian Johnson nos vocais.

5.Whole Lotta Rosie


"Todas as nossas música são basicamente sobre uma dessas três coisas: cerveja, sexo ou rock 'n' roll" Bon Scott

Essa é uma das músicas mais agitadas deles e também é do álbum "Let There Be Rock". Rosie era uma groupie (mulher que vai transar com a banda) e era lembrada por ser enorme de gorda, mas ainda assim sempre conseguir ficar com quem ela queria. As estórias dizem que após acordar ao lado dela, Bon Scott impressionado com a experiência que ela forneceu (...) compôs uma das músicas mais adoradas da banda em homenagem a ela. Quando tocada ao vivo a banda é acompanhada de uma boneca inflável gigante pra representar a protagonista da música.


6.Highway to Hell


"Hey Satan, paid my dues playing in a rock band! Hey mama! Look at me! I'm on my way to the promised land!"

Preciso nem explicar o que "Highway to Hell" faz aqui, é um dos maiores sucessos da banda, tendo sido usada em dezenas de filmes e jamais saindo do repertório dos caras. Assim como "Long Way To The Top", Highway to Hell se trata da vida tocando em uma banda de rock. O guitarrista Angus havia apelidado a última turnê de "Highway to Hell"(estrada pro inferno) e então eles fizeram esse que foi o último álbum com Bon Scott, em 1979, quando o cantor morreu de coma alcoólico, quase levando ao fim da lendária banda.

7.Back in Black


"Back in Black! I hit the sack! It's been too long, I glad to be back!"

Em 1980 então eles retornaram com Brian Johnson, ex-vocalista do Geordie. O cantor tinha se aposentado do cenário musical pois não estava sendo o bastante pra sustentar a sua família. O nome do álbum é uma homenagem ao falecido amigo e parceiro de banda dos caras. O álbum acabou sendo não só o maior sucesso da banda, mas o álbum mais vendido da época, hoje só tendo sido superado pelo "Thriller" do Michael Jackson.

8.Hell's Bells


"Won't take no prisoners, won't spare no lives. Nobody is putting up a fight!"

Os sinos abrem o álbum "Back in Black", também sendo uma homenagem ao falecido vocalista Bon Scott, que estaria sendo recebido no Inferno, de acordo com as intermináveis e polêmicas menções ao lugar que a banda ficou tão famosa fazendo.

9.Thunderstruck


"I looked around and I knew there was no turning back. My mind raced, and I tought 'what could I do?' And I knew there was no help, no help from you! Sound of the drums! Beating in my heart! The thunder of guns tore me apart! You've been... THUNDERSTRUCK!"

Após alcançarem o topo em 1980, o AC/DC não optou por parar, porém não sabiam o que fazer pra se superarem, já que eram os melhores. Isso levou a uma receita meio repetitiva, trazendo muita coisa que só é lembrada pelos fãs mais feverosos. Mas... nos Anos 90 eles conseguiram voltar ao topo por um tempo com "The Razor's Edge", que além de várias ótimas músicas como a faixa-título e "Money Talks" continha a mais marcante de todas: Thunderstruck. Com isso os australianos provaram que sabiam reinventar a própria fórmula muito bem. Esse foi o único álbum da banda com Chris Slade no lugar de Phil Rudd, que havia brigado com o Malcolm.


10.For Those About To Rock (We Salute You)


"Ain't gonna get tired, won't take a break, We Salute You!"

Pra fechar, o hino que muitas vezes eles usam para fechar os próprios shows. Em 1981 eles lançaram "For Those About To Rock", perfeita para tudo que a banda representa. Há até tiros de canhões no final, tiros esses que são devidamente reproduzidos ao vivo.


Por isso que muita gente se sente tranquila em afirmar que eles são os melhores no que diz respeito a rock and roll. Primeiro que o público deles não se resume aos roqueiros, não mesmo! Quase todo mundo gosta de AC/DC! E por 40 anos... eles ainda são o AC/DC. Claro que não foi fácil, mas por muitos anos eles pareceram imortais com suas constantes performances e lançamentos fazendo jus ao seu nome, que é relacionado à... corrente elétrica.
















Espero que tenham curtido. Fico feliz de ter dado tempo de fazer...

2 comentários:

  1. Se não botasse Hell's bell's e "For those about to rock we salute you" eu nem ia comentar,já estava achando que você não ia colocar,ainda bem que não decepcionou!
    Ótimos post.
    Ps:Que coincidência,estava ouvindo eles agora mesmo.
    Ps2:TNT é legal também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentários são coisa séria, fico feliz que você note isso, kk. Obrigado.
      P.S.: Que coincidência, eu ouço eles o tempo todo XD

      Excluir