sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Refletindo sobre a imensa popularidade de GTA V


Aqui eu não pretendo discutir a qualidade de GTA V, que apesar de ser clara, eu ainda nem joguei pra falar disso. Mas nós não vamos falar da popularidade do jogo? Sim, mas digamos que estará mais para, hum... uma, hum... uma análise social, digamos assim, hehehe.


Bem, vamos dar uma olhada nos números só pra tudo ficar bem claro. GTA V arrecadou 800 milhões de dólares em APENAS um dia de venda. Nisso foram vendidas 815.7 milhões de cópias pelo mundo. Em 3 dias, a Rockstar já tinha um bilhão de dólares adquirido pelo seu mais novo bebê. Vale lembrar que o jogo foi anunciado oficialmente em 2011, quando rolou o primeiro trailer, mas na boa, depois só foi ter algo sólido mesmo esse ano, quando vimos a primeira demonstração de jogabilidade. Kojima chegou a dizer que a demonstração o deixou deprimido pois era muito melhor que o seu Metal Gear V, mas os problemas mentais de Kojima são assunto para outro post.

Estaria em uma imagem explicada a imensa popularidade do jogo?
O que esses números significam? QUE TODO O FUCKING MUNDO TÁ JOGANDO ESSE JOGO! Você podia ver nas redes sociais e nas interações sociais reais (caso você tenha algumas de vez em quando) que o jogo realmente estava chamando a atenção de todo tipo de pessoa. Como eu disse, a qualidade do jogo continuará sem ser discutida, o que dá pra afirmar é que ele foi um sucesso. Mas tudo isso é muito estranho pra mim e eu não conseguia entender. Com esse quase todo mundo jogando GTA V eu fiquei com uma coisa na cabeça... desde quando quase todo mundo joga videogame?! Quer dizer... que eu me lembre, hum... Injustice, Bioshock, Final Fantasy XV, LEGO Marvel, Pokémon X/Y, todos os diveeeersos jogos que foram foco de discussão no assunto "video game" esse ano não eram citados em conversas de grupos ordinários (fiquei satisfeito em encaixar esse adjetivo, estou feliz de ter o utilizado). Não é como se não lançassem outros jogos de qualidade entre um GTA e outro.


Pois bem, então também podemos confirmar que as pessoas realmente não tinham interesse por videogames já que jogo bom e impressionante nunca parou de lançar nessa geração, então por que quem nunca jogou videogame ficou de repente tãããão animado com o GTA V? Modinha? É uma possibilidade, mas tem mais outra que me permite prolongar o meu texto. Talvez GTA V realmente seja melhor que todos os outros jogos e por isso chame a atenção de todo mundo, até quem menospreza videogames durante períodos de "não lançamento/anúncio de GTA V". A minha mente se ocuparia com outro assunto achando a solução desse, mas ela não faz isso. O porquê é que eu já joguei GTA, obviamente, e... não é um jogo simples, sabe? Eu que costumo jogar videogame acho meio complicado de pegar os comandos, fugir da polícia, entender as funções de tudo, se locomover pela cidade e etc. Eu acho consideravelmente difícil de pegar o básico. Então como que esse povo todo compra o jogo e consegue se divertir tanto se eles quase não tocam num videogame?!


CONCLUSÃO: Assim como acontecia com o super-sucesso, GTA: San Andreas, eu concluo que GTA V é vendido aos milhões para as pessoas ficarem... andando de carro pela cidade e socando pessoinhas pelas ruas. É, só isso. Eu ainda não tenho certeza porque ainda não vi muitas pessoas jogando, aliás, conheço 3 pessoas que se aventuraram pelo modo história fazendo as missões, mas a única explicação que eu consigo encontrar é essa, todo esse sucesso é para sair pela rua batendo o carro e atropelando pessoinhas... XD

Um comentário: