domingo, 28 de abril de 2013

Homem de Ferro 3 não merece um post grande e cheio de imagens


NÃO HÁ SPOILERS NESSA ANÁLISE!

Apesar de eu poder fazer um post grande e cheio de imagens analisando Homem de Ferro 3, a minha preguiça para isso é enorme, e já estava notando que eu ia acabar escrevendo nada desse jeito. Portanto vamos direto ao que interessa, Homem de Ferro 3 é legal, melhor que o segundo provavelmente, mas tem tantas falhas que dá pra fazer uma lista enorme.


Pois bem, o filme começa e Tony Stark está paranoico, é nada de sobrenatural, ele só está com uma terrível crise psicológica que supostamente qualquer ser humano pode ter. Isso faz com que ele fique obcecado, construindo um monte de armaduras para se sentir protegido, já que os eventos em Nova York de Os Vingadores deixaram Stark realmente apavorado no fundo. Até aí pra mim é uma excelente temática para fazer um filme mais sério e sombrio, o que afinal é o que sempre dizem querer fazer de continuações por algum motivo.

Acho melhor ficar com as fotos da Potts mesmo...

Por muito tempo não há ação, mas nem me importei porque a direção do enredo estava muito interessante para mim mostrando Tony Stark próximo do seu ponto de ruptura, tanto psicológico quanto profissional, achei perfeito depois das puxações de saco que o personagem recebeu do público depois dos Vingadores. As lutas não são apelativas e grandiosas como imaginávamos que seriam após os Vingadores e ver o trailer com todas as armaduras (algo que não posso esquecer de esculhambar daqui a pouco), mas mesmo assim, as lutas andam bem com o que a história quer mostrar. Apesar de eu ter achado o filme "legal", ele é RUIM! O erro primordial é que a equipe não sabia se fazia um filme mais dramático evoluindo a história e a seriedade do jeito que sempre dizem que vão fazer, ou se faziam um filme de comédia, pra ver se seguiam o estilo engraçadinho dos Vingadores. Resultado: o drama nunca se estabelece ou evolui decentemente, enquanto a comédia enche o saco fazendo com que o filme chegue a parecer uma comédia pastelão. Agora que eu já falei o que o filme tinha de bom, vamos a cruel...

LISTA DE FERRO!

Chegando do cinema eu senti que devia criar isso na hora... mas acabei de fazer xD
-Primeiro de tudo, a comédia já mencionada merece ser mencionada novamente. Se mostrando inseguro de completar uma cena sem que acontecesse uma piada, o diretor Shane Black faz com que não se aguente mais de tanta piadinha, chegando a pontos realmente ridículos que incluem dança e truques pastelões, chega um ponto que é o fundo do poço.
-Personagens mal utilizados que nem deveriam estar lá. Happy não se encaixa bem o filme inteiro, o Patriota de Ferro faz quase que nada durante o filme, servindo bem mais como alvo de palhaçadas, parecendo um parceiro bobão. Já o Mandarim tranquilamente e de forma surpreendente ultrapassa Deadpool, Bane, Mulher-Gato e outros personagens de quadrinhos que já foram ridicularizados no cinema.
-O Mandarim do filme não só reforça a falta de noção do filme, mas também quebra as barreiras de estupidez que Joel Scumacher montou em Batman e Robin há muitos anos atrás, e ninguém esqueceu de Batman e Robin até hoje, o que fizeram com o vilão Mandarim no filme não só foi uma idiotice sem igual como também é uma das coisas mais inacreditáveis (de forma engativa) que já vi fazerem no cinema.
-Estando tão desperdiçados, esse triste filme impossibilita que os personagens dos quadrinhos Patriota de Ferro e Mandarim apareçam nos filmes da Marvel que tinham de tudo para serem mais ricos e incríveis, mas após o descarte do universo do Hulk, temos o desperdício do Homem de Ferro, que nunca foi muito conhecido e a partir do segundo filme tem desperdiçado a opção de se eternizar (decentemente no cinema).
-O Mandarim é tão ridículo, mas tão ridículo, que depois do encontro entre ele e Tony Stark eu via as outras cenas (algumas muito boas) e não conseguia tirar aquela bosta da cabeça, e olha que não fui só eu.
-Tem um amigo meu que gostou de Homens de Preto 3(!) mas não gostou desse Homem de Ferro.
-As armaduras que eram uma das promessas quebram com tremenda facilidade, o que não condiz com a tecnologia mostrada em Vingadores, onde ele podia enfrentar Loki e Thor com os últimos modelos.
-O filme ignora os poucos arcos marcantes que o personagem tem nas HQs: Extremis, Mandarim e Demônio na Garrafa. As substituições simplesmente não compensam, já que o Mandarim, as armaduras e o próprio Homem de Ferro são usados como piada no filme.
-O filme apesar de completar bem a história do Homem de Ferro, tendo um bom final, trás nada de muito bom ao futuro, já que gastou bons personagens, deixou alguns perdidos e sem evoluir na história e ainda tem um final pós-créditos que mantém o palmface que deve ficar durante os créditos que tem musiquinha de comédia. O filme é realmente pra deixar de boca aberta, porque eles fizeram assim?! É como se tivesse faltado pessoas com um mínimo de noção para apotnar e dizer "Isso, isso e isso nunca ficará certo desse jeito." Os posers que surgiram após Vingadores com certeza gostarão do filme, regado de piadinhas, mas pra quem critica as falhas... Homem de Ferro 3 mergulha nelas sem medo, mostrando que pra Marvel o mais importante do que fazer um bom filme sério é vender milhões de ingresso, dê ao povo o que eles querem, mais e mais piadas. Vejamos o que sairá de Thor 2, se continuar nessa palhaçada, ao invés de adaptar o universo dos quadrinhos para o cinema, eles conseguirão fazer a maior compilação de filmes trash do séc. XXI.

.................................................................................................

2 comentários: