quinta-feira, 5 de março de 2015

A última batalha de Douglas Joker (ou Um Menino Ingênuo) vs Birdman (ou A Inesperada Virtude da Ignorância)


É a última mesmo, porque simplesmente aconteceu algo que não costuma acontecer. Eu fiz a análise "Birdman, por que Birdman?" e no último ponto eu terminava dizendo que tinha entendido o filme, mas apenas havia o achado chato. Eis que Douglas Joker (ou Um Menino Ingênuo) descobriu que na verdade não tinha entendido o filme! Veja só. Birdman (ou A Inesperada Virtude da Ignorância) não era em primeiro plano um filme existencialista sobre os vazios da vida, na real todas aquelas menções a filmes de super-heróis eram uma critica querendo dizer que eles não são arte de verdade.

Lá vamos nós de novo...
É claro que o filme tem outra críticas, inclusive contra os próprios críticos (em especial velhas que parecem ter lambido a bunda de um mendigo), mas ele se chama Birdman, e afinal, por que se chamava Birdman se ele ficava na cabeça dele mas simplesmente não volta a ser o Birdman?! A última coisa que Douglas Joker (ou Um Menino Ingênuo) ia pensar era uma crítica contra os filmes de herói... afinal! Filmes de heróis fazem mal a ninguém!


Aí, após o Oscar, vi que o diretor chegou na hora de receber o prêmio e meteu uma de "a arte, a verdadeira arte jamais poderá ser superada mé mé mé". Pra mim isso era apenas uma de várias interpretações que poderia haver do filme, mas ficou esfregado na minha cara que era realmente isso que ele queria dizer. Que a Academia é uma panelinha todo mundo sabe, mas agora eles se superaram. Seria como se eu, por gostar de Metal, saísse com uma camisa escrito "Funk é um lixo" pra mostrar que não gosto. Qual é a necessidade disso se você realmente acha o seu melhor? Isso é picuinha, e eles são a A-C-A-D-E-M-I-A, que pelo visto está seguindo a direção certa pra ficar ultrapassada e cheirando à ratos.

A Academia que não valorizava o Chaplin (veja bem, o Chaplin) coloca Jack Black (veja bem, o Jack Black, qual foi o último filme bom que ele fez?) pra dar uma dobradinha dizendo que filmes de heróis tem scripts repetitivos e talz. Bem, isso é verdade. Teria sido só uma brincadeira e eu até teria gostado. Mas eles continuam sendo convencidos com o nariz pra cima querendo fazer da premiação mais e mais uma "panelinha". E fizeram isso da forma mais mirrenta possível. Quem ganhou melhor animação?


"Big Hero", a aliança entre a Disney e a Marvel. TODO MUNDO que já viu várias estórias adaptadas de HQs (o que hoje é, literalmente todo mundo) notou que por mais legal que tenha sido esse desenho, ele mantém o máximo possível a fórmula básica de tramas de super-heróis, principalmente na parte do "sacrifício". Então do que é válida a crítica leve deles contra a repetição se premiam "Big Hero" que é clichêzaço e nem indicam "Uma Aventura LEGO", que todos esperavam servir apenas de propaganda para vender brinquedos, mas acabou sendo uma puta surpresa, e assim como os filmes da Marvel já tem uma porrada de sequências armadas pra lançar?


PLANETA DOS MACACOS: O CONFRONTO foi um BANHO de arte. A direção, a trilha sonora e até os combates se mesclam como se fosse uma fusão desses filmes novos de ficção com desenhos clássicos do naipe "Rei Leão". Ele dá continuidade ao livro extremamente crítico escrito à décadas e décadas discutindo muito bem a Humanidade, os seus valores e aonde isso tudo pode ou não levar. Ok, mas Birdman dizendo que aquela peça de teatro (super foda aquela pecinha, você não achou?) é mais "artístico" do que contos cuja mensagem tem cativado pessoas de todas as idades há muitos anos é melhor???

E dizer que isso já foi dito, portanto é pior, é muito precipitado. Vale lembrar que as críticas de obras como "X-Men", "1984", "Planeta dos Macacos", "O Grande Ditador" de Charlie Chaplin e "V de Vingança" continuam tão atuais quanto sempre foram. Nós não mudamos tanto assim de lá pra cá, talvez por isso valha a pena "repetir". E o que comprovou que eles realmente estavam de picuinha? O Oscar de melhor maquiagem foi para o...

GRANDE HOTEL BUDAPESTE!



Ok... Uma imagem vale mil palavras.

Uma imagem

Duas imagens
E vale mencionar o impressionante trabalho de captura de movimentos pra dar vida à personagens como o Groot, onde você simplesmente não vê o Vin Diesel por trás daquela árvore que apaixonou o público do mundo inteiro. E falando em captura de movimento...

A Lenda
Andy Serkis trouxe um dos personagens mais marcantes do Cinema e da Literatura com o Smighoul, agora ele chegou no seu auge com o seu trabalho com o macaco César em "Planeta dos Macacos". Deve ter sido o personagem mais pesado do ano com tudo que ele representa na trama. O grande Serkis nem foi lembrado!!! Isso... não é "arte"?

Então voltamos à Birdman (ou A Inesperada Influência do Recalque "artístico"). Ganhou o prêmio de melhor filme do ano querendo dizer que os filmes que estão na moda são inferiores, são ignorantes e tem menor valor "artístico". Gosto de relembrar que há poucos anos um dos filmes que teve maior bilheteria foi "Crepúsculo", se tratando de uma garota que quer ficar com dois garotos (ou eu não entendi esse filme também?! o.O). Ano passado tivemos "X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido", "Guardiões da Galáxia" e "Capitão América: Soldado Invernal". Eles provam que...



BIRDMAN ESTÁ ATRASADO EM UM ANO!!!

2014 foi um dos maiores picos do cinema que adapta quadrinhos. Dava pra ter falado mal em 2013, quando tivemos os vergonhosos "Homem de Ferro 3" e "Thor: Mundo Sombrio". Mas depois de um filme divertido e bem feito como "Guardiões da Galáxia" você vem meter essa? Bem... não, simplesmente não. E ainda por cima há dez filmes do tipo pra sair nos próximos anos. E o Oscar? Bateu o recorde de pior audiência. 


Todos eles, dos envolvidos ao Birdman aos que tiveram essas ideias pra premiação, se provam imaturos e desnecessários. Ao invés de enxergar o verdadeiro valor artístico disso tudo, prefere ficar de panelinha. Pois bem, a panelinha vai ficar cada vez menor e menos interessante. 


Divirtam-se... Já dizia um sábio

"Fiquem com seus documentários de filosofia austríaca. Eu vou assistir Vingadores 2 e Batman Vs Superman."

Deixa o Stan Lee trazer as 7 gerações que cresceram apaixonadas pelos personagens dele e vem dizer que isso não é "arte de verdade".

4 comentários:

  1. Eu tenho que ver Birdman para poder entrar nas discussões antes que parem.
    Ps:Big Hero ganhou um Oscar?Putz,agora que eu perdi mesmo a minha fé no Oscar.

    ResponderExcluir
  2. Que é uma panelinha eu concordo, sempre foi, desde dos primórdios dos anos 30, e que vem se deteriorando cada vez mais, também concordo. Mas ao meu ver, os filmes baseados em HQs tão ficando cada vez mais descerebrados mesmo, passando a imagem a quem não conhece quadrinhos que as HQs são da mesma forma, o que só ajuda aos quadrinhos ser mais encarado como "subgênero" do que "Literatura" (o que é para mim também). Mas o sr ta firme nesse combate, eu mal aguentei mais que 30 minutos do primeiro round, com tantas toneladas de filmes, filmografias á um clique, vou demorar para retornar a ele. Ontem assisti o "Cabo do Medo" do Gangster disfarçado Scorcese, um filme perto de fraco, mas que manteve em parte a minha atenção nele para eu conseguir assistir de uma vez (acredite, isso tá cada vez mais difícil), mas ainda me prendeu mais do que Birdman, embora talvez Birdman possa ser um filme melhor.

    Tem um ponto importante que eu discordo com o sr, comentei a mesma coisa lá no blog do ANT: Planeta dos Macacos: O Confronto, decepcionou e muito, o antecessor eu considero uma obra de arte mesmo, me envolveu bastante, mas esse segundo... Concordo: em termos gráficos ele é excelente, só que como Jurassic Park, apoiar 80% em gráficos e fazer uma trama bem rasa que tem mais intuito de deixar gancho pra sequência do que desenvolver o projeto realmente.

    Mas o bom do seu texto, é que ele me lembrou de "Uma Aventura Lego", ta em download nesse momento.

    Força e honra.

    ResponderExcluir
  3. Uhn, eu ñ assisti birdman ainda , vou ver hoje,então ñ posso concordar ou discordar de vc, mas o Oscar está parecendo um velho, porque? Porque eles ainda acham q filmes de heróis são ruins, antigamente era, mas hoje não, espero que eles repensem isso, afinal , filmes de heróis estão cada vez melhor, a única obra de arte pra eles de herói foi a ultima trilogia do batman, mas só ele, é estranho pois temos muitos filmes bons de heróis.
    Ps: por acaso o filme birdman conta a história do michel keaton ( sei ao se ta certo) ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, n conta. E o Oscar não deu tanto valor a trilogia do Nolan, só deram Oscar póstumo pro Heath Ledger.

      Excluir