sexta-feira, 30 de maio de 2014

Maleficent, por que eles não fazem filmes de vilões?!


Acompanhando todas essas histórias antiquíssimas que estão sendo refeitas no cinema, como Star Wars, Batman Vs. Superman, Godzilla e Capitão América, Maleficent deve ser a mais antiga. Afinal, antes da Disney e dos próprios irmãos Grimm existirem, a história da Bela Adormecida já era contada, ainda que em uma versão extremamente diferente da que ficou mais popular. Como tornar isso interessante mais uma vez? Mudar o ponto de vista. Agora mostram o lado da vilã. Ou ao menos deveriam. Eis que eles mudaram a história de novo.


O filme passa completamente em ordem cronológica, não há retornos ao passado ou vislumbres do futuro. Sendo assim, você já começa vendo a origem do reino e da própria bruxa, até chegar no nascimento da princesa Aurora, onde se iniciava o antigo desenho da Disney.


Na introdução você já nota a habilidade cada vez maior da Disney de te ambientar em cenários mágicos e incríveis. De Piratas do Caribe à Nárnia e agora passando por Vingadores e Maleficent, eles não perdem o jeito. Logo no início eu já estava simplesmente sorrindo pela qualidade da produção, não tinha com o que se desapontar. Há uma grande variedade de criaturas da floresta e o visual de Malévola quando ainda era uma fada ficou bem interessante.


Não deixa de ser um universo de conto de fadas, então é claro que você não vê a suposta vilã mal-tratando Bambi e Dumbo na floresta, havendo nos intervalos entre introdução e clímax várias cenas de alívio cômico envolvendo a bruxa, a princesa e aquelas fadas que tem que cuidar dela. Apesar da produção e até a direção serem muito boas até o fim do filme, o desapontamento chega quando a história se aproxima do clímax. Indo direto ao assunto, a Malévola do filme não é uma vilã. Ela é uma heroína mal-compreendida, não sei se eu chegaria a classificá-la como anti-heroína, e essa classificação é muito importante nesse caso.


Se o conceito do filme era mostrar o ponto de vista da vilã, você pode dar 0 pra ele, já que a personagem simplesmente não é uma. E isso foi uma grande decepção já que enquanto o Hades levava um soco e caía na descarga e a bruxa da Branca de Neve perdia pra um bando de anõezinhos, Malévola era uma bruxa que pra matar um príncipe virava um dragão. A porra de um dragão. Ela não era engraçada e nem atrapalhada que nem outros vilões de desenho como o Capitão Gancho. Isso trazia um toque de frieza especial que a distingue dos outros vilões da Disney se você parar pra pensar. Os seus únicos sorrisos eram sádicos.


Eu até entendo mostrar que a personagem não é 100% má e tem o seu lado sentimental, afinal, é o filme dela, mas trocar o papel dela de vilã pra heroína quebra a ideia que era ver um filme protagonizado por uma v-i-l-ã da Disney. A partir do momento que isso ficou claro eu comecei a achar tão decepcionante que todas as belas cenas que vieram depois (onde a história simplesmente toma um rumo diferente do desenho) se irrelevaram, assim como a ótima interpretação da Angelina Jolie. É um filme muito bem feito, mas os trailer e pôsteres são sinistros e sombrios, chegam a ser góticos, não coincidindo com o que você vai assistir na tela. Se essa fosse a primeira versão da historia seria mais capaz a Malévola entrar pro grupo de princesas Disney do que vilãs.

Nunca vou cansar disso

E isso ficou me perturbando como já aconteceu com outros filmes. Por que eles fingem que vão usar novas ideias se não usam?! A ideia da protagonista ser a vilã estava me deixando muito curioso. O final teria que ser um final triste, afinal, ela é a vilã! Eu queria ver como tudo isso ia ser mostrado. Mas não! Ha! Seu babaca! Na verdade ela é boazinha pra chuchu! Você vê uma boa história mas nada de muito diferente.


No final você tem um final feliz pra uma heroína feliz que passou por umas dificuldades na vida, com o papel de vilania caindo pra outro personagem. Quando chega o ponto que SPOILER#SPOILER#SPOILER ela leva o príncipe pra ir beijar a princesa, aí já é sacanagem! Muita sacanagem! FIM#DO#SPOILER. Talvez eu esteja errado porque o filme simplesmente não seja pra mim, seja pra uma geração mais nova que não quer ter uma experiência mais triste e dramática vendo o filme. Talvez quem viu o desenho quando era criança já esteja ficando velho e fora dos planos dos executivos, é bem provável. Bem, decepções em sequência contando com o X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido que avaliei semana passada. Dois claros exemplos do monny monny passando por cima da arte (no último X-Men eles desastrosamente trazem todo o elenco antigo de volta a vida pra fazer mais filmes com eles), o que é sempre triste de identificar. Mas a vida não é só filmes! Podemos ficar lendo livros, gibis e jogando videogames até a estreia de Planeta dos Macacos 2 no final de julho! Agora vou dormir e rezar pra que nunca façam um filme em que o Coringa salve o dia no final.


Ah é, como já ficava suspeito no trailer, ela não vira dragão no final.

3 comentários:

  1. O filme é bom mas eu também não consegui aceitar o fato da Malevola não ser uma vilã.Na verdade eu gostei da origem que conta como ela ficou má mas forçaram muito quando ela ficou boa.Bom filme mas decepção muito grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha que ser vilã, essa era toda a ideia. Pra mim faltou culhão da produção, como em Homem de Ferro 3.

      Excluir
  2. Não vi o filme....mas vou tentar prestar atenção nesses detalhes quando assistir. Sobre a qualidade do post, muito boa como sempre.....Você é um perfeito escritor.

    ResponderExcluir