domingo, 11 de maio de 2014

Os melhores universos de ficção da atualidade - Parte II: Star Wars


Caso você não tenha lido, o último foi sobre o Batman. O meu plano era fechar essa série de posts justamente com Star Wars, mas estou sem tempo para pesquisar os outros que eu queria colocar antes. Como Star Wars eu conheço de trás pra frente, dá pra agilizar. Mudanças de planos fazem parte da vida. Como na Parte I, a ideia é além de apresentar o universo escolhido, argumentar porque que ele é um dos "melhores universos de ficção da atualidade".

Há muito tempo atrás, em um cinema muito mais cativante...

Em 1977 lançava o primeiro STAR WARS. A ideia do jovem George Lucas era narrar uma aventura como a de um conto de fadas, só que no espaço. A liberdade criativa levou a uma das tramas mais cativantes do cinema, que permaneceu cult até hoje. Todos os anos, 4 de maio é lembrado como o "Star Wars Day". E o insano é como tudo evoluiu rápido. Antes de tudo, Star Wars foi uma ideia, um roteiro, que se tornou um filme. Em pouco a galáxia muito muito distante já havia se tornado uma febre e um ícone cultural. Assim se manteve por décadas. Mas antes de passarmos essas décadas, vamos ver melhor a trilogia original.

Hoje em dia já se marcam continuações antes mesmo do filme ser lançado. Isso é comum e já está até se tornando raro ver um filme de ficção que não contém um final em aberto. Nos anos 70 ainda não era bem assim, mas Star Wars manteve uma continuação a cada três anos até que a primeira trilogia fosse fechada.

A Trilogia Clássica: O A a Z de uma série épica


A primeira trilogia de filmes do Star Wars estabeleceu certos parâmetros que podem ser vistos como uma aula de como fazer uma (ou três) história(s) de ficção. Vamos aos pontos principais que me levam a acreditar nisso.

01.Personagens diferentes e carismáticos


Todos os atores eram desconhecidos. Além disso economizar dinheiro, ajuda a dar um ar mais inédito a tudo. Se Han Solo, Luke Skywalker, R2-D2, C-3PO, Chewbacca, Obi-Wan, Leia e Luke Skywalker apaixonam as pessoas até no jogo em LEGO, fica claro que foram personagens muito bem feitos. Lucas já tinha feito várias versões diferentes dos personagens principais, até chegar a essa, que foi tão bem aceita. Alguns elencos são formados por vários soldados, ou vários bruxos, o de SW é completamente diferente, um caçador de recompensa, um jedi, dois dróides, um wookie... é como um RPG no espaço.

02.Isso é Star Wars


Me irrita um pouco em filmes mais recentes de ficção eles quererem te enfiar um universo novo goela abaixo. Por exemplo, um filme que todo mundo gosta, "A Origem" de Christopher Nolan. Quanto tempo o personagem do Leonardo di Caprio fica explicando como funciona aquele mundo dos sonhos? Sinceramente, aquilo parecia uma aula. Avatar então, o filme todo é um Discovery Channel do mundo de Pandora. No Episódio IV Obi-Wan explica o que é a força em 15 SEGUNDOS! E todo mundo entende. Ponto. Tá mais que bom. O resto da galáxia está lá, a teoria já acabou, o resto você e Luke vão aprendendo na prática. Isso é Star Wars.



03.Darth Vader


É o cara que não corre, mas chega lá. Ele não diz "Bu!", mas te assusta. Não coloca a mão na tua garganta, mas ainda assim te estrangula. É o Darth Vader, principal ícone da série. Tudo na história meio que se estende a partir do jedi caído, já que o foco é a tragédia dos Skywalker. Vader passa longe de ser um vilão comum. Onde está o rosto dele? Nem sequer é humanizado, será que é um monstro? Outras complexidades do personagem valem para outros pontos.

04.A morte de Obi-Wan


O velho Ben era uma representação paternal no grupo. Era o mais sábio e o mais velho. A morte dele é meio inesperada, já havendo uma surpresa forte no primeiro filme da saga. Além disso, é contado como ele era o mestre de Darth Vader e os dois já haviam se enfrentado anteriormente. Isso já coloca o vilão como um personagem que tem conexões com o elenco principal. No segundo filme ainda é mostrado que morrendo Obi-Wan se tornou eterno como um fantasma, e ainda mais poderoso do que antes, uma ideia interessante.

05.O Império Contra-Ataca, um exemplo de continuação


O Episódio V prova que continuações estúpidas e piores que as obras originais não são uma realidade constante. A sequência trouxe uma história mais forte e evoluiu as tramas individuais de cada um dos marcantes personagens, inclusive Darth Vader.

06.Mestre Yoda


Junto a Vader, Yoda foi um dos personagens mais carismáticos da série, que conseguiu ser conhecido por todos, mesmo os que não apreciam ou nunca viram o filme. A sacada genial foi fazer um personagem que apesar de minúsculo e humilde, guarda uma enorme sabedoria dentro de si. E além disso, ele é engraçado! Assim como Darth Vader, Yoda é um personagem que chama a sua atenção automaticamente pois quando você olha se levantam várias dúvidas: por que ele é assim? De onde veio? Por que se exilou em um pântano? Como adquiriu toda essa serenidade e inteligência?

07."Eu sou seu pai"


O vilão já era próximo do elenco de heróis por ter sido treinado por Obi-Wan. Eis que no episódio V são reveladas mais duas conexões inesperadas: 1.Leia é irmã gêmea de Luke 2.Darth Vader é o pai dos dois.


"Eu nunca me aliarei a você!"
"Se ao menos você conhecesse o poder do lado negro. Obi-Wan nunca lhe contou o que aconteceu ao seu pai?"
"Ele me contou o bastante. Ele me contou que você matou ele."
"Não. Eu sou o seu pai."

Em uma cena Vader que já era um vilão aclamado se torna um personagem ainda melhor, agora humano, tem até filhos. Imagina a situação dele enfrentando os filhos que lhe foram negados destruindo o seu império? Esse é o ápice da história, na minha opinião. Não duvido que essa possa ter sido a maior surpresa da história do cinema, e logo após ele cortar fora a mão do herói. Também no episódio V, o caçador de recompensas regenerado Han Solo é dramaticamente petrificado para ser entregue a Jabba, mais uma cena surpreendente.


08.Darth Sidious era o verdadeiro vilão

Vader, apesar de mal e definitivamente consagrado como vilão da franquia, no último filme se revela uma vítima de um mal ainda mais puro. Um vilão sem conexões emocionais, realmente sádico e desprovido de qualquer pena. O vilão que ensinou tudo que Vader sabe, o Imperador. É um inimigo TÃO precavido e cuidadoso, que nem sequer APARECE nos outros dois filmes, manipula todos os acontecimentos de um ponto seguro. Só quando a situação aperta que ele vai conferir... e nessa quase destrói as tropas rebeldes, converte Luke para o lado negro e friamente se livra do seu fiel aprendiz! Ações essas que levam ao outro ponto alto do longo enredo.

09.Vader salva o dia


Nos últimos minutos do filme, e últimos minutos de vida do seu principal personagem, ele decide corrigir todo o mal ao qual dedicou a sua vida e o seu poder e salva o seu filho, matando o seu próprio mestre na marcante cena em que ele joga o Imperador no núcleo da Estrela da Morte, virando um herói e ganhando o respeito do seu filho como pai. Quantas vezes um vilão se regenera? Ainda mais quando esse vilão é Darth Vader, que explode planetas e tortura a própria filha.



10.O gran finale


O último filme da trilogia termina com a clássica cena da celebração da vitória dos rebeldes sobre o Império. Todos os personagens aparecem, inclusive os mais velhos que faleceram. E a história termina aí, não aparece uma mão saindo do caixão, nem nada, e creio eu que ficaram todos satisfeitos com esse final épico.


E é por isso que eu digo que Star Wars é uma aula no que se trata de contar histórias de aventura e ficção. É o Be à Ba, o A a Z. Tantos anos se passaram e continua raro ver uma trilogia com tantos altos e baixos e revelações surpreendentes. Um bom exemplo é a trilogia do "Batman" feita pelo já mencionado Christopher Nolan. Já a trilogia do "Homem de Ferro" é algo triste de se ver se você espera um bom conto de aventura. Mas como realmente se faz... a resposta está em Star Wars.



Filmes não são o bastante


Não demorou muito para que o famoso "Universo Expandido" começasse. Entre os episódios IV e V a série já tinha um sucesso fortíssimo. Uma animação baseada no filme já vinha introduzir o caçador de recompensas Boba Fett, tão bem aceito que apareceu em "O Império Contra-Ataca" e se tornou um dos personagens mais queridos da série no futuro.


Também antes do Episódio V já saía "Splinter of the Mind's Eye", em fevereiro de 1978. Por Alan Dean Foster, a novelização já enriquecia o universo que havia acabado de ser criado. E isso era só o início! Prova que Star Wars já foi feito para ser uma história além das outras.


As expansões aumentavam o que havia no filme, mas não demorou e os próprios filmes já passaram a contar com menções honrosas ao Universo Expandido. Na verdade, tendo personagens como Fett e Grievous surgido antes em outras mídias do que nos filmes, dá pra afirmar tranquilamente como se trata de uma coisa só, com raras inconsistências.

No Ep. III Grievous tosse e anda corcunda por causa de lutas que teve contra Mace-Windu nos desenhos e gibis
Expansão sem limites


Competindo com "Star Trek" e "Planeta dos Macacos", Star Wars conseguiu tranquilamente vencer a concorrência e se tornar a série mais cult do séc. XX. A grande paixão pela série resultou em livros e gibis (que bem que eu queria, mas não posso listar todos, pois não conheço) que mostram aventuras tanto de Luke Skywalker e Darth Vader, até personagens secundários que fazem pontas minúsculas ou nem sequer aparecem nos filmes. Alguns soldados simplesmente estão em um confronto, mas no UE existe um aprofundamento gigantesco na jornada daquele cara.

Yoda na Caverna do Lado Negro em Dagobah
Isso vai por todas as épocas. Há os Episódios VII, VIII e IX que dão continuidade ao filme, e esses próprios tem continuações, chegando a ser mostradas histórias até dos netos de Luke. Há aventuras entre um filme e outro, durante, e até MUITO antes, mostrando épocas em que nenhum personagem conhecido sequer existia. A partir daí esses personagens novos foram ganhando popularidade e protagonizaram séries própias que duraram bastante como "Knights of the Old Republic", "Jedi Council", "X-Wing", "Dark Times", "Rebellion", "Legacy" e etc, etc, etc. Uma minoria de histórias foi publicada pela Marvel, mas a maioria foi pela Dark Horse. Você talvez consiga achar as coleções lançadas no Brasil (nem tão antigas) pra vender na internet. Ou baixar...

Veja como só dos caçadores de recompensa que aparecem no Episódio V, cada um tem uma série de histórias...
Dessa forma o Universo Expandido faz de Star Wars uma mitologia tão rica em personalidades quanto as editoras de quadrinhos Marvel e DC. Só não é tãããão grande no catálogo porque também não tem histórias todos os meses, mas o tamanho da mitologia é praticamente o mesmo.

Influência e respeito


Mais uma prova de que a série foi divisora de águas, é o tamanho de tributos que são prestados. Looney Tunes, Simpsons, Padrinhos Mágicos, principalmente Family Guy. Sobram meios que deixam clara a influência de Mestre Yoda e companhia.







A nova trilogia de filmes
"Ou você morre como um herói, ou vive o suficiente para se tornar o vilão."
Aí vai uma estranha história sobre excelentes ideias e processos esquisitos. Nós há pouco tempo tivemos surtos nerds com o anúncio do filme que colocará o Batman contra o Superman, isso porque tivemos filmes dos dois há menos de cinco anos. Isso torna fácil imaginar a loucura (pra quem não estava lá) de como foi quando anunciaram um novo filme da série de 83 pra 99. É mais de 15 anos! E a tecnologia gráfica tinha evoluído muito!

Seria um tremendo desperdício não trabalhar em uma trilogia de filmes com o passado da série clássica. Era o que já estava sendo feito com vários filmes e gibis. Eis que para a alegria (e futura decepção) do público, saiu "Star Wars I: A Ameaça Fantasma". Se iniciava uma trilogia cinematográfica mostrando o passado dos personagens e explicando os eventos que levariam à guerra entre os rebeldes e o Império. Absolutamente nada poderia animar mais os fãs!


É aí que por razões estranhas tudo é feito de forma descuidada. O roteiro sem dúvidas fortaleceu a história de Star Wars, bastante. Mas muito ficou mal-feito! Parece que foi tudo feito com pressa, sem Lucas parar uma vez pra dizer "Corta! Isso pode ficar melhor!". Em "A Vingança dos Sith" a melhor interpretação é a do Mestre Yoda naquele bagulho. Como um "filme nerd" tudo é perfeito, tem as lutas e os efeitos, mas é muito ZUADO! Tem cenas absurdamente absurdas! Como o Palpatine mata um jedi enquanto ele fica parado olhando?! Parece um trabalho de escola onde ninguém tem experiência de direção.


É claro que para os fãs foi muito bonito. Eu mesmo gostei dos filmes na primeira vez que vi, afinal, o que seria mais legal de assistir do que o Mestre Yoda lutando contra o Darth Sidious? Mas as cenas ficaram muito mal-feitas. A maioria... O que é totalmente triste, já que a primeira trilogia além de fenômenos nerds, também eram obras de qualidade na história do cinema, o mesmo não pode ser dito dos episódios I, II e III. Os dramas dificilmente são convincentes, mesmo contando com grandes atores como Natalie Portman e Samuel L. Jackson, de tal forma que a culpa passa para a direção... Lucas. Há um grande universo, grandes personagens, grandes atores... ops!


O pior de tudo... foi essa tristeza acima. O melhor personagem a ser explorado que era o Darth Vader, caiu nas mãos do infeliz Hayden Christensen. Darth Vader é um vilão do TOPO. Junto com Hannibal e Coringa. ELE TORTURAVA A FILHA! Esse ator é uma porcaria! Junta isso com a produção apressada e o Vader da nova trilogia é um verdadeiro fail. Chega no último filme você quer ver os últimos momentos de Vader antes de entrar na armadura, mas você não vê. Você vê um bebê chorão. Imagina como teria sido épico se eles tivessem contratado, sei lá... o Heath Ledger!


Ou o Leonardo DiCaprio!


São excelentes atores! Podiam ter passado algo mais sombrio e assustador. Não é por nada que nunca mais vi Hayden ser contratado para um filme grande. Bem, conclusão: a nova trilogia, apesar de ser 60% de zuera 40% uma história muito foda, foi um tremendo sucesso de bilheteria e não poderia ser chamada de fracasso nem de longe. O universo SW continuou único e serviu como uma luva para a nova geração mais nova. Junto vieram dezenas de jogos, quadrinhos e o desenho animado do Cartoon Network, que conquistou toda a molecada.


Atualidade


Apesar dos filmes meia-boca, os jogos (como "LEGO" e "Battlefront") e os diferentes quadrinhos foram ótimos. Mas isso já não é mais atualidade. Star Wars é uma série de mais de 30 anos! Como ela vive hoje? Tirando o desenho que agrada bem as crianças, a infeliz resposta é... não muito bem. O game "The Force Unleashed" chamou a atenção, mas quando jogado dá pra notar um toque repetitivo, o game todo é igual a demo. Sem falar que o personagem Starkiller é tão poderoso que tira o sentido total dos filmes caso eles pudessem puxar uma nave do céu usando a força.


Os gibis pararam de ser publicados pela Dark Horse, já que a Disney comprou os direitos, agora vai ser pela "Marvel", que também é Disney. Com a LucasArts fechada, os games em planejamento foram cancelados. Mas eu diria que isso é só uma fase de transformação...

O futuro


Apesar da polêmica, o fato da Disney ter comprado os direitos do Star Wars na verdade é uma boa vitória. Eles tem um histórico de excelentes produções que vão desde "A Bela e a Fera" e "O Rei Leão" até "Piratas do Caribe" e "Vingadores". É que... a nerdada tem recalque do Mickey, UHSAHSAUHSUHUSAH. Ele já tem uns 90 anos de fama, ou quase isso.


A primeira coisa que eles fizeram foi... confirmar uma nova trilogia! É algo delicado de se mexer, já que o principal vilão (Sidious) já morreu e o seu grande plano foi destruído. Porém, olha pra última trilogia... não é difícil uma equipe dedicada fazer algo que possa ser levado mais a sério que aquilo. A Disney não economiza em efeitos, é a melhor nessa área, em 2006 eles já tinham aquele Davy Jones de CG. Talvez a história não seja tão atraente, mas a produção provavelmente será melhor, muito mais responsável. No mínimo nós devemos ter uma trilogia de filmes de qualidade. E uns combates de sabre muito loucos que devem ter evoluído muito desde o ep. III.


E não é só isso! Eles já afirmaram que pretendem fazer filmes protagonizados por personagens secundários como Mestre Yoda! Cara! Imagina um filme do Yoda! Temos só a ganhar. Com a Marvel eles já voltaram a lançar os gibis, e retomaram a produção de um novo game da série "Battlefront"! Algo que nunca saía na LucasArts! Atualmente Star Wars é o professor da ficção, você pode ver os seus discursos sobre o "lado negro e o lado jedi" influenciando obras até como Kingdom Hearts. É provável que em breve Star Wars voltará a ser um dos universos de ficção mais vibrantes e presentes da atualidade. O sétimo filme estreia em dezembro de 2015 e a data de lançamento do novo "Battlefront" deve ser anunciada em breve. É só esperarmos. Que a força esteja com vocês!


Wow! Mas que semana! Prison Planet, A Cagada e agora esse post. Espero que tenham achado interessante. Eu não estaria escrevendo tanto se não fosse pelo crescente suporte da galera ae, então, muito obrigado a todos os meus leitores. Próxima parte? Só garanto que vai demorar XD Mas deve sair.

4 comentários:

  1. Já tinha ate esquecido desse post.No próximo faz um do Death Note talvez fique legal.
    PS:Star Wars=uma das melhores(se não a melhor) série de filmes da historia

    ResponderExcluir
  2. Verdade , uma saga épica realmente, vc já tem uma idéia da próxima parte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já, já, mas não quero passar spoiler. Só acho que pode demorar bastante, vou postando c/ o passar do ano.

      Excluir
  3. Demais Douglas, faça um do Senhor dos Anéis

    ResponderExcluir