segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

O que a Ubisoft nos mostrará de Assassin's Creed?


Como eu terminei o Assassin's Creed III ontem mesmo, já era tarde demais para fazer uma análise. Porém, como era de se esperar, o final deixou muitas dúvidas, mesmo o jogo sendo repleto de explicações a mistérios antigos da série. O post terá todos os SPOILERS possíveis sobre a história do último jogo, refletindo sobre o que poderá vir futuramente.


O final de Assassin's Creed II foi tão bom, que ao meu ver a Ubisoft tentou em todos os outros títulos repetir o impacto de seu final, fazendo finais polêmicos, que se apoiam somente na sua polêmica, eles começam algo em um segundo e os créditos começam, deixando a sua discussão para o próximo game. Foi assim com a morte de Lucy em Brotherhood pelas mãos de Desmond, e no final do Revelations, aparece o pai do Desmond, abre uma porta e vem uma luz enorme que leva aos créditos. Pra mim isso é como terminar a história nos seus 99%. No II não terminava assim, aconteciam altas surpresas, você ficava no maior "OMG!" da sua vida, mas eles terminavam aquilo. A trama dos games se manterão boas, mas os finais são sempre assim esquisitos, o do III foi o maior de todos.


A Ubisoft já havia dito que essa era a última história de Desmond. E como fizeram isso? Da mesma forma que fizeram com Kratos, Corleone e Altair, mataram o infeliz. É mais difícil a história continuar com o cara morto, não concorda comigo? Afinal estamos falando de Assassin's Creed e não Frankeinstein. Após Connor concluir a sua vida, aparentemente se passando de morto, ao menos foi o que me pareceu, já que eu li Connor naquele túmulo, ele concluiu os objetivos que ele tinha para a sua vida de Assassino. Aí Desmond volta a real às portas do fim do mundo e faz a sua decisão com as "deusas", as Que Vieram Antes. Para salvar o mundo, ele liberta Juno, uma mulher que salva o planeta, mais ao custo de dominá-lo e tiranizá-lo, ao menos nas palavras de Minerva, "deusa" que falou com Ezio no II e era contra a libertação de Juno. Desmond bota a mão na máquina mística e é tirado de sua miséria.


Desmond sempre foi meio curinga na série. Apesar de servir claramente como o ponto de identificação entre o jogador e o game, sendo um cara "normal", confuso (pra caralho) e do nosso tempo, o personagem recebeu aversão de quase todos os gamers, por servir apenas para ficar andando de um lado pro outro e tendo pitís existenciais entre as missões de Altair. A Ubisoft tentou melhorar isso a cada título, e realmente eles foram conseguindo fazer com que Desmond tivesse mais atenção. No III isso chega no máximo que eu queria ver, Desmond com um capuz branco, se infiltrando em multidões de cenários urbanos atuais, fazendo parkour em prédios e lutando se utilizando de uma pistola moderna, algo mais fácil, porém extremamente divertido. No final Desmond fez o que podia para se tornar um personagem mais legal, mas ainda não acho que isso fosse motivo para matá-lo completamente. A história dele "terminou", apenas porque ele levou um choque interdimensiotemporalradioativo e foi pro beleléu, já que os ideais e objetivos do personagem não estavam completos, é como se a história dele tivesse acabado na metade. É algo diferente do que vimos com John Marston em Red Dead, ou Batman no seu último filme. Mas agora que Desmond está fora de cogitação, Ezio e Altair já terminaram suas histórias, quem será o próximo a vestir a roupa de Assassino?


Eu gostei do personagem Connor, e creio que ele foi bem aceito pelos outros jogadores também. Mas pelo visto é improvável mais um jogo com ele, como tivemos três com Ezio Auditore. Além de Desmond ter passado dessa pra melhor(?), o personagem pareceu ter sua história completa ao fim do game. Que outra linhagem veremos? Será que controlaremos um Assassino ou um Templário?  Afinal AC III explorou a ideia de que os Templários não são necessariamente pessoas tão más assim, apenas tem ideais destorcidos e lutam para controle mundial já que acreditam que a liberdade só traz caos. Com essa ideia a Ubisoft poderia muito bem nos colocar no controle de um Templário, afinal eles tem tanta influência no enredo quanto os Assassinos, só acho que o pessoal ia sentir falta da roupinha.


Mas sendo assim, é provável que seja mais diferente do que foi do Revelations pro III. Digo isso pela localização, você acha que usarão os EUA de novo? Eu não tenho essa impressão, tudo bem que tem outras coisas pra explorar, como o estilo mais cowboy, mas acho que ficaria muito parecido com Red Dead, inevitavelmente. Além da localização, tem o período, por mais que eles possam ir mais para o passado, eu sei não se faria muito sentido, mas não é impossível, já que eles provavelmente tentarão revelar segredos sobre Juno no próximo. Falando sobre o passado, isso me lembra de um personagem que foi esquecido em AC III.


Lembram do filho de Altair que tinha ido para o Egito? Pô, Egito é foda. Acreditam que tiveram contato com alienígenas, poderia aparecer esse povo que Veio Antes direto. E mais, seguir a linhagem do Altair seria super interessante, principalmente no Egito. Maaaas, Desmond está morto. Além de podermos voltar com o pai dele, existem títulos Assassin's Creed com Altair onde não se mostra nenhum parente futuro usando o Animus para voltar no passado. Sendo assim, não é impossível que o game se passe mais antigamente, enquanto no presente, os heróis que sobraram tentam achar uma maneira de deter Juno, ou seja lá o que aconteceu depois daquele final extremamente carente de informações.


O Brasil já foi revelado como um lugar considerado interessante para ambientação de um game da série pelo produtor, vocês talvez lembrem de quando ele falou. No III o Desmond já vem no Brasil, que tirando o sotaque dos personagens (não sei qual é a dificuldade em chamar brasileiros pra dublarem, talvez tenham medo...) ficou muito bem mostrado, os ambientes parecidos com os reais, e o povo sem um pingo de educação, falando de sexo alto, empurrando Desmond, gente dormindo na estação de metrô, fazer o que, é assim, né? KKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Mas se fosse um AC no Brasil, correria o risco de ter a ambientação histórica muito parecida com a de AC III, ou seja, o período de luta pela Independência, então creio que teríamos que vir um pouco mais pro futuro. Se a Ubisoft continuar lançando seus títulos anuais, é provável que vamos descobrir bem em breve o que vai se passar no próximo Assassin's Creed.

6 comentários:

  1. A nossa independência é uma piada de mau gosto que todo mundo admite que foi. A República Velha foi ainda pior.

    Que período da história do brasil junta luta, batalhas, honra, herois, traições? Revolução Farroupilha na veia, manolo!

    E, pra seguir a tradição de AC III, um DLC onde bento Gonçalves se torna o Novo Imperador, hehehe! HAHAHAHAHAHAHA!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo spoiler de Infamous. Dessa nem eu imaginava. E você não disse que traria spoilers de outros games além de AC!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maaaalz... faz tanto tempo que joguei, não imaginei que alguém que ainda quisesse jogar seria pego nessa. E também não sabia que você jogava inFAMOUS, postando e aprendendo. Bem, mudei, mas as outras comparações estavam melhores, humpft XD

      Excluir
    2. Não, eu não jogo inFAMOUS. Eu estou te alertando contra alguém ler isso e ser pego de surpresa.

      Eu OUÇO falar de inFAMOUS. O protagonista aparece em Street Fighter X Tekken, pessoas citam isso em artigo sobre decisões morais em videogames, etcetera, etcetera......

      Excluir
  3. Greetings and Happy Holidays ... !

    ResponderExcluir
  4. Douglas, esse Post ta super porem, tem Spoiler do inFAMOUS man...
    Eu tenho uma pergunta, vc ja pensou em fazer Post Cast! Seria uma boa alguns Blogs fazem muito, Postcast.

    ResponderExcluir