segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Spike Lee critica Django Livre


Agora é oficialmente dia 25 de dezembro, e lá nos EUA a galera já assistiu na pré-estreia a mais de 40 minutos do novo filme de Quentin Tarantino, Django Livre. Spike Lee, diretor negro de filmes que usualmente tratam de preconceito, criticou o filme de Tarantino (mesmo sem ter assistido), dizendo que a história de Django é desrespeitosa a história dos negros.

"não posso comentar mais porque não vou assistir ao filme. Tudo o que posso dizer é que ele é desrespeitoso aos meus ancestrais. Mas esse sou eu... não estou falando por mais ninguém. A escravidão nos Estados Unidos não foi um western spaghetti de Sérgio Leone, mas um holocausto. Meus ancestrais foram escravos, roubados da África. Eu os honrarei"

Eu acho que esse cara tá errado. 1- Ele não viu o filme. Já dava pra terminar aí. Mas principalmente, às vezes a pessoa só quer contar uma história, não é toda vez que você coloca um negro ou um judeu numa (ou um árabe ou índio, que por acaso não são tão lembrados) história que você quer retratar a desgraça que já aconteceu na vida dele. Django mostra a escravidão, mas e aí? E se Tarantino quer fazer a história de um escravo que foi liberto e vai atrás da mulher que ele ama? E daí?! Isso porque ele nem viu o filme, então se vai falar da América tem que mostrar exclusivamente uma desgraça. Esse cara já arranjou reclamou de outros filmes, e não só os de Tarantino, mas de outros diretores também. Detesto quando querem colocar racismo em qualquer coisa, esse Spike Lee só quer choramingar. Repito, ele nem viu o filme, cara! Bem que esse Spike Lee tem uma baita cara de chato...


O filme já tá recebendo altas críticas por ser um dos filmes que mais fala "nigger" na história. Eu li o gibi e eles já falavam bastante, mas achei nada demais, era assim que eles falavam, o nome disso é: BOIOLATION, FRESCURATION e VIADATION. Tenho um primo negro, tenho vários amigos negros, e vejo anda de ofensivo nessas histórias. Esse tipo de ideia que o Lee levantou só aumenta as diferenças, já que ele quer "tratamento especial". Pode explodir a cabeça de zumbis na Europa, aí quando o próximo Resident Evil se passa na África, querem porque querem que não atire em negros no jogo, não importa se se passa em um continente cheio de negros, tentando te matar com super-poderes, por serem negros, tem que ter toda uma delicadeza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário