segunda-feira, 20 de outubro de 2014

George Lucas critica estúdios de cinema


George Lucas é um dos cineastas mais contraditórios de todos os tempos. Apesar de ser responsável por dois dos maiores sucessos culturais de todos os tempos, Star Wars e Indiana Jones, ele já tomou escolhas nem um pouco bem recebidas várias vezes durante sua carreira. Atualmente, após vender suas franquias para a Disney, ele falou ao CBS This Morning sobre seu desgosto em relação aos estúdios hollywoodianos.

"No começo, os empresários que comandavam os estúdios eram caras meio criativos. Eles pegavam livros e transformavam em filmes e coisas assim. De repente, chegaram todas essas corporações, que não sabiam nada sobre a indústria cinematográfica, e pensaram 'talvez devêssemos contratar estudantes de cinema, talvez eles saibam como fazer filmes'. De repente, tínhamos empregos. Mas depois eles voltaram atrás dizendo 'Bem, nós não confiamos no seu pessoal e achamos que sabemos como fazer filmes'. Os estúdios mudam tudo, o tempo todo, e infelizmente eles não têm imaginação e não têm talento".

É o velho problema entre os caras que manjam do dinheiro e os caras que manjam de arte. Tem muito artista brilhante que morre pobre (vide pintores...), então o cara que entende de arte precisa do cara que entende de dinheiro, uma pena que o respeito nem sempre seja equilibrado. É o mesmo problema extremamente comum em histórias em quadrinho. Ainda bem que em videogames eles tem bastante liberdade, extrema liberdade. Pegue como exemplo a Rockstar e a Double Fine. Aliás, os games são a mídia que mais tem me agradado com ideias apaixonantes nos últimos anos (Assassin's Creed, Bioshock, Brutal Legend). O cinema mainstream atual não mostra mais coisas assim novas que mudam os parâmetros como Star Wars. Ainda bem que tem os filmes da Marvel, senão ia sobrar apenas as ilimitadas adaptações de livros seguindo o modelo Crepúsculo... ick!


Iiiiiiiiiiiiiiiiiiiisso não significa que eu goste do George Lucas, hehe. Tavam com aquele papo de filme solo do Yoda, filme solo do Boba Fett; chega o Lucas e fala que gostou da ideia, recomendou que eles fizessem um... do Jabba. Tipo, cara! Cala a boca! Não fala isso! Qual é o seu problema, mano?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário