sábado, 25 de abril de 2015

Era de Ultron: uma viagem em linha reta

No que se trata de cinema, já faz um tempo que estamos em duas eras: a das adaptações e a dos... spoilers. Não fica difícil saber o que vai rolar sendo que todas as estórias já foram contadas em gibis ou livros. Sendo assim a surpresa depende da parte da adaptação, como eles vão mostrar tudo, e há pouco tempo eu tava ouvindo falar de filme de "Moby Dick" e ano passado teve até "Arca de Noé", ou seja, vão continuar readaptando tudo até que Alá os impeça. O Universo Marvel é muito mais legal, já tendo depois de tanta espera chegado no segundo filme dos Vingadores, com mais personagens do que nunca. Porém, o filme parece mais um aviso de cuidado do que de "olha só o que está por vir".

Vingadores 1


Acho que desde 2012, não houve outro fenômeno cinematográfico tão grande quanto "Os Vingadores". Desde então um número de pessoas maior do que nunca aguarda os filmes da Marvel com grande ansiedade, rolaram altos e baixos... Mas é claro que o mais esperado era a sequência com todos reunidos. Havia uma infinidade de questões em pauta, tanto do próprio filme quanto do que ficaria pro futuro. Como falar de tudo? Bem, vamos por partes.

O Vilão

O Ultron que você vê no trailer não é o que você vê no filme. Fato. O jeito do personagem foi completamente escondido. Eu gostei muito de várias coisas, como a musiquinha do desenho "Pinóquio", que foi uma sacada simplesmente brilhante, mas tudo é feito às pressas. Falaram tanto da trama pessoal dele, mas o personagem foi pessimamente desenvolvido, ele já surge sendo quem é, seria correto dizer que no aspecto emocional, ele não se desenvolve em momento algum. É simplesmente esquisito, ele já nasce com ódio do Tony Stark. No que se trata da interpretação do James Spader, o robô lembra o Hades daquele desenho do Hércules, ou seja, longe do que se esperava, mas isso não foi o problema.

Vamos com calm--


O problema é que ele já surge com ódio do Tony Stark, aliás, todas as características dele são apresentadas, mas desenvolvidas? NUNCA! É tudo apressado demais. Ele não chega a ser o temível "Ultron da Zuera", mas nem vou reclamar das piadinhas, porque elas se humilham por si mesmas. Há piadas horríveis que você não entende o que fazem lá. Diferente da forma que a brutalidade do Hulk e o egocentrismo do Homem de Ferro traziam o humor em discussões naturais no primeiro filme, aqui ocorre bem o oposto; parece um grande sorriso amarelo querendo agradar com descontrações constantes. Ainda há infelizes tentativas do Joss Whedon de reproduzir aquela aclamada cena em que o Hulk se livrou do Loki de forma cartunesca, o que foi tão hilário por ser completamente inesperado. Bem, dessa vez não era inesperado e a forçação simplesmente não teve limites.

O filme se inicia em missão com os heróis já reunidos, o que faz todo o sentido e as coreografias de luta não falham. O lado ruim é que a aparição dos heróis já não tem mais metade do impacto que no filme anterior, então ficamos com os personagens novos. O Ultron apesar de ser o Ultron e ter habilidades bacanas peca em carisma, não rivalizando com o Loki de forma alguma. Apesar dele ter princípios, são todos jogados, típico de blockbusters despreocupados como Transformers. É como um "pega ae a necessidade dramática". Já a Wanda e o Pietro, Feiticeira Escarlate e Mercúrio, perdem 50% do charme que possuem nas HQs não sendo filhos do grandioso Magneto. A origem que dão pra eles é fraquinha, eles acabam não cumprindo o seu papel e os personagens antigos continuam chamando mais a atenção.

Não há mais aquele equilíbrio perfeito entre os personagens como no primeiro filme; o que até dá pra compreender, já que há vários e os únicos que eles se livraram foram o Loki e a Potts. O vergonhoso Homem de Ferro 3 foi completamente ignorado, o que é bem por um lado, mas por outro, talvez o Ultron e a paranoia do Homem de Ferro (dois elementos interessantes) não tivessem ficado tão forçados se já tivessem sido desenvolvidos anteriormente. É tudo rápido demais pra convencer. Mas agora vamos à outro ponto importante, as conexões com o Universo Marvel.

Elas estão presentes? Sim. E nada além de sim. Elas parecem estar lá por obrigação, como as motivações do Ultron e as estórias paralelas. As referências ao universo particular do Thor ficam mal-explicadas demais, as ao universo do Pantera Negra foram ridículas. Aliás, o Barão Von Strucker e o Garra Sônica me lembraram aquele Zsasz do Batman Begins, faz falta nenhuma. Eles não esqueceram do que os fãs queriam em momento algum, mas por alguma razão o filme peca em qualquer nível de paixão; oposto ao anterior, que foi tão bem recebido, eu tenho certeza que as piadinhas e sequências desse não marcarão. Por que?

Nada surpreende!


NADA! É frustrante! Eles ainda falam das gemas do infinito, mas meu, todos os fãs viram a cena com o Colecionador no "Guardiões da Galáxia", todo mundo já sabe. De maneira decepcionante, nada no filme impacta, nem mesmo a cena de luta entre o Hulk e o Homem de Ferro; aliás, um dos momentos mais infelizes que Whedon e cia. tinham pra expor seu senso de humor fora de hora. Resultado? O tão aguardado combate consegue ser mais tenso na HQ do que no filme. Eu tenho essa HQ comigo e na época que comprei li várias vezes, a cena do filme não faço a mínima questão de ver de novo. E isso é um absurdo! Qualquer frase fica mais legal em um filme do que no livro/HQ, preciso nem explicar porque, É UM FILME! Não fico puxando saco só porque prefiro os originais, mas eles tinham de tudo para quebrarem escalas com a cena da Armadura Esmaga Hulk, mas dá nem metade do Hulk contra o Abominável, ou mesmo o Capitão América vs. Ultron.

Aliás, o Thor e o Hulk em momento nenhum parecem ser do top 5 personagens mais fortes da Marvel, principalmente o Hulk, que não parece ter uma força muito mais capaz que todos os outros. Ainda desenvolveram um romance dele com a Viúva Negra, mas lembra uma novela, fique longe! Ela faz carinho na mão do Hulk e ele se acalma, essa é a técnica. Até gostei da primeira vez, mas descaracteriza completamente a ideia de besta incontrolável ao nível de exílio galáctico que costumava fazer dele um personagem tão extremo. Não sabemos qual é o futuro dele, mas não duvido que surja nos Inumanos, mas depois a gente pensa nisso.

No momento as conexões não foram claras o suficiente pra nos impactarem, principalmente porque também já sabemos todos os filmes que vão sair nos próximos dez anos. E tá aí algo que nada no filme trás: impacto. Não há clara relação com o Pantera Negra, nem das desavenças entre o Capitão e o Tony que levarão a Guerra Civil, muito menos o destino do Hulk bonzinho. O filme começa e termina enquanto você se pergunta se ele começou. Ainda há algumas tentativas de cenas mais poéticas, mas mano... NÃO SE LÊ POESIA NESSA VELOCIDADE! Não dá! Nada fica poético passando assim tão rápido. Até a ceninha final no meio dos créditos é boba. É mesmo muito decepcionante pensar que um filme com tantos personagens que eu gosto acabou sendo mais fraco que "Guardiões da Galáxia", "Capitão América: O Soldado Invernal", "X-Men: Dias De Um Futuro Esquecido" e "Superman: O Homem de Aço". É um choque que ele não dê metade do primeiro filme em momento algum, você entre e saia da sala do cinema da mesma forma. Eu realmente achei que isso fosse por causa dos spoilers na internet, não de uma semana atrás, mas os que já rolam há anos mesmo. Mas lembrei que eu já sabia que o Nick Fury não tinha morrido, que o Bane ia quebrar o Batman, que o Bucky era o Soldado Invernal e que o Superman matava o Zod; então os spoilers não devem ser desculpa para um filme que não surpreende em momento algum.


Eu dou nota 5/10 porque o filme é perfeitamente mediano. Ele dá exatamente o que prometeu e nada a mais. As boas notícias é que como absolutamente nada mudou, continuo ansioso para ver a "Guerra Civil" e conto que os irmãos Russo devam acertar mais que o Joss Whedon na "Guerra do Infinito". Pra não deixar de falar da concorrência, tive certeza que se "Batman V Superman" tivesse saído esse ano teria esculachado na competição. Mas ao mesmo tempo veio o medo que eles errem introduzindo Aquaman e cia. de qualquer jeito; afinal, Age of Ultron daria um péssimo namorado com sua forma de enfiar tudo de uma vez sem tempo para explicações. Uma pena, agora pra terminar não me sobraram muitas opções além de


P.S.: O atraso na análise deveu-se a queda da minha Internet logo ao voltar do cinema. Por sorte (?) acordei de madrugada, não consegui voltar a dormir, então deu pra escrever, hehe. Nada mais justo para esse filme do que um texto feito às pressas.

9 comentários:

  1. Eu não vi o filme ainda, mas você e o Ozy esculhambaram.Acho que vou ver esse final de semana.Mas minha ansiedade já foi para o saco.
    Ps:As animações da Dc são muito boas,acabei de perceber isso, na verdade as animações são até melhores do que os filmes.Acho que a Marvel e a Dc deviam investir mais em series animadas(com um tom igual aos filmes animados da Dc ficaria perfeito).

    ResponderExcluir
  2. Até agora as opiniões que eu li estão bem divididas. Espero assistir e me divertir como aconteceu em outros filmes da Marvel até agora (com algumas exceções).
    Por isso, não tenho como dizer se concordo ou não, e o por que, mas com certeza respeito seu comentário.

    ResponderExcluir
  3. Nossa cara, eu ñ achei q o filme seria muuuuito bom, mas depois da sua análise, nossa , me parece ruim, sei lá , eu gosto muito da Marvel, mas estou achando q os filmes dela estão decaindo ñ estão? Bom, talvez eu veja amanhã .
    Ps1: ANT, as animações da DC são ótimas, vale a pena ver todos dela
    Ps2: sua análise ta ótima, me parece proficional

    ResponderExcluir
  4. Estamos no mesmo barco, nossos textos e opiniões ficaram parecidas, se eu fosse dar uma nota (na hora que escrevi o texto na empolgação, não coloquei) seria 5.2. E olhé hoja que o sr gostou do primeiro filme bem mais do que eu, inclusive da cena do Hulk com o Loki, que até hoje eu vejo ela como desnecessária por não ter havido uma luta entre Hulk e Loki, foi algo muito humilhante até mesmo para o Loki, situação parecida em como transformaram a luta entre Hulk e Homem de Ferro em um show de humor por um motivo besta. Até hoje me arrepio com os combates que o Greg Pak fez ali em Hulk Contra o Mundo, para se ter uma ideia, eu tenho a imagem impressa do Hulk com sangue nos olhos após derrubar Stark no prédio e sair dos escombros, se não me engano isso ocorre no final da segunda edição, é brilhante, embora o final seja fraco por não terem coragem de manter os Iluminattis como responsável, é o famoso jeito de varrer para debaixo do tapete, só que os "fãs" só sabem falar de "Um Dia a Mais", até mesmo o Capitão o Stark andarem por ai como se não tivessem quase um matado ao outro em Guerra Cívil é ignorado.
    No mais, propague o seu texto, coloque lá no A&C, não sei se chegou a ver minha recepção lá, mas me surpreendi pelo resultado aprovador que me deram, pensei que ia ser expulso, acabei fazendo muita gente vir a tona e discutir com tranquilidade. Não sou o Aécio, mas meu governo saiu com aprovação de 90% haw haw haw. Indo agora em direção ao contratexto, vou esforçar minha mente para tentar lhe acompanhar lá, na minha visão, foi um dos textos mais complexos da sua autoria, por isso certo protelamento da minha parte.

    Força e honra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fucking comentário adicionado, se eu continua-se, ia deixar o comentário três duas vezes maior e acabar fazendo um post.

      Excluir
  5. Hehe, eu tinha escrito um longo comentário, mas ele se perdeu quando fui logar no Google e voltei para a página, não teve crtl Z que resolvesse. De qualquer maneira, gostei do texto, só não tive uma visão tão negativa do filme. Vou ver de novo antes de emitir uma opinião definitiva. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu costumo digitar antes no word ou bloco de notas quando é muito longo, já temendo que isso aconteça. Acho que o seu caso se resolveria clicando na seta para esquerda no canto esquerdo da janela.

      Excluir
  6. Fico offline no final de semana e volto com 7 comentários na minha análise. Essas coisas deixam um blogueiro feliz. Muito obrigado, hehe.

    Bem, tentando responder todos os comentários ao mesmo tempo... eu tinha altíssimas expectativas, principalmente por causa dos filmes de 2014, foi chocante pra mim ser mais fraco que o primeiro. E sim, as animações Under The Red Hood e Flashpoint pra mim superam muito live-action tranquilamente.

    Ozy: Quanto a passar pro Action, verei se dá tempo, mas sendo sincero com você, não to muito interessado em colocar esse lá. Me lembra caso eu esqueça de quando é o mês do Coringa na DC pra eu passar o de A a Z pra lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teme a recepção negativa? Ou para manter só pro aqui mesmo? Pensei que o sr gosta-se de postar lá. O do Coringa vai ser perfeito quando lançarem o Esquadrão Suicida. Meu texto dos Vingadores foi eu acho que o sucesso menos inesperado do ano inteiro, acho que nunca na minha vida, em nenhum aspecto, eu tinha visto tanta gente concordando comigo. E o mais foda no A&C, foi que quando eu coloquei o texto, cerca de três horas após a primeira exibição no Brasil. os comentários estavam "moderados", o cara comentava e o comentário ficava esperando aprovação. Só vinheram liberar todos os comentários (bem como tirar essa de moderação, tudo livre again) cerca de três dias depois. Perto do fim do meu texto, eu dizia que levaria umas 50 pedradas nos comentários (afinal hoje em dia, fale mal de Jesus, mas não fale que a Marvel Studius erra). Quando eu cheguei lá, tinham 72 comentários. Pensei comigo "fodeu, vão me expulsar daqui pela maré que vai vim contra", foi ai que eu vi, em um movimento isolado, que só depois tomou maior forma, muita gente dizendo "após metam a primeira pedra em mim, porque eu concordo". Porra, nunca na minha vida, nem mesmo meus amigos mais próximos, me deram um apoio como aquele. Eu dei voz a fatia silêncios de pessoas que querem mais do que pipocão. Passado esse desabafo aqui, Dr. Joker, foi foda.

      Excluir