sábado, 30 de julho de 2011

Capitão América: O Primeiro Vingador- Review


Bem, não é só o pôster desse filme que é legal. A Marvel tem mandado bem com os seus filmes novos, com exceção de Homem-de-Ferro 2, que eu estava esperando um pouco mais. Esse ano já houve o superador de expectativas, Thor, o impressionante X-Men: Primeira Classe, que conseguiu ser o melhor filme dos X-Men e agora só faltava o Capitão América. Ontem eu descobri que nos EUA, o filme tinha quebrado o recorde de pessoas na estreia desse ano, mas aí eu lembrei, é claro, é Capitão AMÉRICA, os EUA são excelentes auto-bajuladores, então isso explicava o número incomum. Os filmes de heróis da Marvel estão numa época diferente de qualquer outra, estamos a véspera de assistir os Vingadores, filme que eu e outros geeks tem esperado desde de 2008 quando viram Tony Stark conversando com Nick Fury após os créditos de Homem de Ferro. Estreiou o Hulk, o Thor e vários outros filmes, agora Capitão América foi a última parte dessa grande espera, e não desapontou.


Para quem já conhece a história dos quadrinhos o filme não guarda grandes surpresas. Steve Rogers é um jovem fracote que sonha em ir para a guerra dar a vida pelo seu país como um homem digno e corajoso, por causa do jeito que Deus o fez, ele não pode fazer isso. Graças a um cientista chamado Abraham Erskine(interpretado por Stanley Tucci), ele pode ir para a guerra, pois o dr. enxerga nele um bem e coragem muito grande. Steve porém não vai para a guerra para lutar com seu protótipo de físico, mas sim para ser cobaia do projeto Super Soldado, que torna um homem muito mais forte do que o normal. A partir daí nada de contos de fada que lhe fazem creer que coragem e o coração são mais importantes que outras coisas, como o filme tenta mostrar, no fim ele só consegue enfrentar os seus inimigos e pegar a atraente mocinha pois ficou super musculoso com uns 2m de altura. A história do filme vai se desenrolando, afinal como você deve saber, é um filme que se passa na guerra. O resto é que um agente de Adolf Hitler, Caveira Vermelha, crê em coisas místicas, como o Cubo Cósmico, um velho artefato de Odin(aí começam as ligações com outros heróis), bem poderoso, que ajudaria-o a modificar o mundo, ao seu gosto, o lance é que Caveira Vermelha usou o soro do super-soldado, porém antes de terminado, em si mesmo, sendo assim quase tão forte quanto o Capitão América. Vou parar por aqui, pra não passar spoilers da história.


Chris Evans me impressionou com sua interpretação, fez um trabalho sem falhas, o que todos pensaram quando o viram da primeira como Capitão deve ter sido: "WTH? O Tocha-Humana?!". Bem, o filme todo se passa sem perceber uma semelhança, além da aparência, entre os dois personagens, Evans fez bem a passagem do garoto digno e de bom coração a herói de uma pátria. Hayley Atwell faz Peggy Carter, a mocinha do filme, também trabalha bem, mas imaginamos que ela só vai aparecer de novo em Vingadores se for em um asilo...afinal, você sabe que esse filme se passa na 2a Guerra Mundial, ela pode não ser maravilhosa na aparência(pensando bem poucas são em filmes de super-heróis, só a Betty no Hulk mesmo) mas trabalha bem, pode ser uma mulher na guerra, mas não ficou aquela imagem muito forçada de mulher machona. Tommy Lee Jones fez aqueles agentes durões e que parecem não ter sentimentos que nós(ou pelo menos eu) adoramos, o filme tem boas cenas com ele. Dominic Cooper faz o antepassado do Homem-de-Ferro, Howard Stark, um personagem divertido com várias semelhanças com o seu felizardo herdeiro.


Agora tá na hora de falar do vilão. Alguns vilões como Duende Verde, Coringa e Magneto dividem quase a mesma importância que o herói no filme, não é esse o caso do Caveira Vermelha. O personagem ficou bem trabalhado(ele lembra o Máscara, não lembra?), porém a história dele não, pareceu só mais um general nazista, só que se difere simplesmente por ter alguns poderes e planos diferentes, nada de errado com o ator(Hugo Weaving), mas sim com o roteiro. Por isso espero que assim como resolveram lançar tantos filmes "Origins"(Wolverine, Professor X, Magneto e já tem marcado o do Deadpool) poderiam lançar um do Caveira Vermelha também, afinal, é um personagem com qualidade para isso. E é claro, Stan Lee faz uma aparição especial.


As cenas de ação ficaram ótimas, com destaque para as armas da Hydra que usam a energia do Cubo Cósmico e o próprio Capitão lutando usando os eu escudo. Engraçado que, mesmo sendo um filme do Capitão América(um personagem quase sem poderes), foi um dos com mais efeitos 3D, escudo e Cubo Cósmico saem bastante da tela, se tratando de um filme de super-heróis, tem que ter grandes efeitos, e isso não faltou. Porém, também tenho que dizer que o filme esta meio longe de ser perfeito, mas é bem divertido. Tem falhas como um enredo que não te mantém muito preso o tempo TODO, algumas frases sem efeito nenhum que dão aquele ar de FAIL a cena, tem várias piadas boas, mas também algumas que não te fazem esboçar nenhum sorriso, mas isso não é motivo pra deixar de ver o filme. Conclusão, Capitão América: O Primeiro Vingador é um bom filme e passa bem a luta entre Capitão América e Caveira Vermelha durante a 2a Guerra Mundial, mas não consegue tirar a posição de outros blockbusters como Thor e Homem-de-Ferro, de qualquer maneira, pra quem curte super-heróis o filme é indispensável.


Caso você seja daqueles caras que não liga pra ver a cena extra pós-créditos, é melhor mudar sua atitude dessa vez, nem que seja o único a ficar na sala, pois senão você vai perder nada menos do que o primeiro trailer de: os Vingadores, então, não perca! Até 2012, Capitão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário