sábado, 16 de julho de 2011

E a história chega ao fim, de novo!


Eu realmente não sei como começar esse post, eu tinha só 6 anos quando comecei a ler Harry Potter, e até hoje o bruxo continua lançando feitiços no cinema, porém agora, foi a última vez que isso aconteceu(provavelmente). Explicando o título, eu já sabia como essa saga ia acabar há 5 anos, então o filme não guardava surpresas para mim, mas mesmo assim eu estava ancioso para ver como tudo iria terminar, e mesmo assim o filme me emocionou e animou. Obviamente, se tratando de um bendito blog, colocarei minha opinião pessoal sobre o filme aqui e toda a saga aqui.


Os 2 primeiros filmes foram muito bons, o segundo é um dos meus prediletos até hoje, o primeiro não tem muita graça re-assistir pois é mais introdutório e de mistério, então se você já souber o que vai acontecer, você quase dorme durante o filme, mas nem por isso é menos bom. O terceiro foi a primeira troca de diretores, muitas mudanças não foram bem-vistas por mim, na época foi o que eu menos gostei(aqueles cabelos..eu nunca compreendi porque estavam tão despenteados...), mas nem por isso era um filme terrível. No quarto filme, foi o meu preferido, tudo no filme era muito legal, mesmo tendo algumas modificações bem ruins se comparadas com o livro(a exclusão de Dobby do enredo), o filme conseguiu ser muito bom, sem desrespeitar a história original, me deixou bem ancioso pelo próximo. No quinto filme o diretor muda de novo e eu me impressionei como uma história tão boa pode ser tão mal-contada, achei que não existiria coisa pior, era aí que eu me enganava, O Enigma do Príncipe veio para mostrar que qualquer história pode ser estragada, e sempre há alguém para cortar conteúdo de qualidade pela metade, se eu ficar citando todas as falhas de HP 6, esse post vai ocupar a página inteira. Veio Harry Potter 7, após ver o 6, eu quase que não fui assistir o sétimo. Ainda bem que eu fui, pois foi ótimo ver que David Yates(diretor) fez um bom trabalho com a primeira metade do último capítulo. O filme conseguiu prender certas pontas, e teve de tudo na dose certa, depois de tanto tempo, ontem, eu fui ver a última parte da história.


História

Antes de nada vou adiantando que VOU CONTAR SPOILERS do filme aqui, então se ainda não assistiu ou não leu o livro, não leia, a não ser que você goste de spoilers, mas tanto faz. O filme começa EXATAMENTE de onde o último terminou, Voldemort pega a Varinha das Varinhas e Harry enterra o Dobby(essa cena quebrou meu coração, sniff...de verdade). A partir daí a história continua sem lenga-lengas, eles vão a caça das últimas horcruxes. O desfecho é obviamente em Hogwarts, como deu pra ver pelo trailer, a maior parte do filme é justamente a guerra que ocorre na escola. Agora, Severo Snape é o diretor e muitos dos amigos de Harry se rebelaram e estão escondidos em um túnel feito que liga Hogwarts a uma casinha de Hogsmeade, logo que os heróis chegam lá, a guerra começa e até que depois de muito esforço, o Lorde das Trevas é derrotado e o final feliz da vida dos heróis principais é mostrado. A história ficou bem contada sem desrespeitar os personagens. Agora vamos lá! A história terminou bem? Sim! Os personagens foram bem representados! Sim! Os efeitos estavam bons? Sim! Mas vamos entrar em detalhes.

Personagens


Primeiro vamos falar dos personagens, bem, alguns caras importantes no livro como McGonagall e Nelville, que tinham aparecido pouco ou quase nada nos últimos, tiveram presença maior nesse filme. Vou começar pela Minerva, que deve ser minha preferida(ela ou Snape?? Eu não sei!!!!). Ela continuou a mesma personagem que já conhecíamos, mas dessa vez apareceu bastante e mostrou como é uma grande bruxa, meteu moral uma pá de vezes, na verdade pra mim a melhor parte do filme foi quando ela começou a enfrentar Snape sem perguntar pra ninguém se podia antes! Uma verdadeira representação de justiça mental, fez o que sabia que era certo, mostrando suas habilidades, bem, foi foda, gritei muito nessa cena(gritei que nem macho, que fique bem claro, a expressão gritar em filmes é mais conhecida por menininhas, mas o filme foi tão bom que vários homens gritaram e bateram palmas em algumas cenas também, na verdade, todo mundo gritou, foi o filme com mais gritos e batidas de palmas que eu já vi na minha vida). Resumindo, Minerva ficou perfeita. Severo Snape foi um dos personagens que recebeu mais atenção, pois finalmente foi explicado(pra quem não leu o livro) em que lado que ele realmente estava e porque, a interpretação de Alan Rickman como Snape também estava perfeita como sempre.


Lord Voldemort com sua voz de Mr. Burns(Os Simpsons) botou pra quebrar no filme, mostrou bem como era poderoso e teve um combate digno de seu personagem, se mostrando como sempre, um dos maiores vilões já visto, além dos feitiços, ele voa, dá vida a suas vestes, e manda sua cobrinha atacar pra amtar gerando combates fantásticos sozinha. Bellatrix Lestrange é aquilo de sempre, aquela atriz é muito boa, ela trabalha muito bem, mas tem aquele negócio de que no livro ela é lindíssima, e bem, nem preciso falar nada sobre isso. Os Malfoy ficaram muito bem, uma família meio perdida em questão de sua dignidade com o Lorde das Trevas, no final acabaram fugindo daquela loucura toda, a diferença de valor que os pais do Malfoy dão a seu filho e a Voldemort, gerou uma das tramas secundárias do filme.



Rubeo Hagrid, ai, ai, em Harry Potter 1 e 2, os filmes terminam com Hagrid como um dos últimos personagens que aparece, na verdade, após Harry, Rony e Hermione, ele é que era o herói principal, porém eu tenho certeza que esse diretor não dá valor a ele, pois desde que ele tomou conta da direção dos filmes, Hagrid não aparece nem por 10 minutos nos filmes, o que se repetiu nesse, uma pena, ele é um dos melhores personagens e não participou de nenhuma luta além da perseguição de moto no último filme, queria ver ele arremessando Comensais da Morte longe e refletindo feitiços em sua pele de gigante como nos livros. Harry continua o Harry, tem que enfrentar seus dilemas finais agora, Gina é a namorada dele, pouco apareceu, mas também não senti falta. Rony e Hermione ficaram um casal bem legal, meio que todos já esperavam por isso faz tempo(o povo inferior que vê só os filmes então já devia tá esperando a mais tempo! kkkkkkkkkk, não feche a página, é brincadeira!!!!!) e as cenas com eles como casal eram divertidas e românticas, um casal que realmente fica perfeito. Beijo no bruxo! Uou!(gritei isso no cinema...).


Dumbledore também ficou muito bom quando aparece morto, ficou um estilinho bem legal, se bem que aquele ator vestido de branco ficou idêntico ao Gandalf! Mas a interpretação dele fez um bom diferencial, como sempre ele ainda sabe formular conselhos bons e mostrar como é um personagem sábio.


Conclusão

Eu não gosto de dizer que partes finais são as melhores, pois tem que ser as melhores, são as conclusões, colocam todo mundo e juntam todas as pontas(quer alguns exemplos de finais de sucesso? Metal Gear, tem a galera toda no final e explicam tudo, até Star Wars III, que se passa antes do primeiro deram um jeito de colocar até o Chewbacca no filme, ficou ótimo). Não acho exagero dizer que esse tenha talvez sido o melhor da franquia, lutas muito boas, enredo ótimo, e boa divisão de importância entre as cenas. Porém também quero deixar claro que o filme não é perfeito, peguemos por exemplo a cena da morte de Bellatrix, a cena ficou boa, também tinha que ficar, quem não lembra da grande frase no livro: "A minha filha não, sua vaca!", pois bem, isso se encaixou certinho, mas é a Bellatrix, então a morte dela devia ter sido uma cena um pouco mais impactante, ela morre como se fosse um comensal a menos, e por favor, nós sabemos que ela não é, ela matou o Sirius...mas de qualquer maneira, também tem a pouca presença do Hagrid, o Voldemort morrer com sua varinha sendo tirada de sua mão e outros detalhezinhos que poderiam ter sido adicionados mas nada fatal que tire pontos do filme. Harry, Dumbledore, Voldemort, acredito que essa foi a última vez que vi todos vocês, é meio triste quando uma série tão lendária termina, mas tudo tem um fim, tenho certeza que a saga do sr. Potter será para sempre lembrada pelos fãs, sem falar que eu acredito que graças ao poder do dinheiro, eu duvido que vá ficar só nisso, é bem capaz que daqui há uns 30 anos(ou menos) já recomecem a lançar filmes dele, isso se realmente não lançarem histórias novas.


Não posso deixar de dizer, vejam o filme em 3D!!!! Os efeitos são muito bons! É um dos filmes onde tem mais efeitos 3D, muito legal os pedaços de Voldemort saindo da tela. Ainda bem, a saga se concluiu de maneira épica no cinema também, reunindo todos os personagens, recolocando lugares marcantes como a Câmara Secreta e o Banco de Gringotes, uma luta melhor que a outra e várias cenas emocionantes, vale a pena assistir, mesmo quem se decepcionou com o quinto e sexto filme, é um final muito bom, dos melhores que eu já vi, e caso você chore fácil, tente fazer isso baixo, pois eu tava quase dando uma chupeta pra menina que tava trás de mim no filme. Me pergunto que outra série de ficção ocupará o lugar de Harry Potter, bem, elas vem sem avisar, certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário