sábado, 8 de fevereiro de 2014

Uma Aventura Louca


Uma das partes mais divertidas do fim da minha infância foi jogar os jogos de videogame da franquia LEGO. Além de excelente jogabilidade adaptando filmes famosos, o jogo tinha um senso de humor muito inteligente. Me interessei imediatamente em uma animação que aparentemente teria o mesmo estilo de comédia. "Uma Aventura LEGO" acabou sendo ainda melhor do que eu imaginava, me surpreendendo a cada minuto.


Deixa eu começar já dizendo que isso não é uma animação normal, é um desenho com uma mensagem claramente contra o Sistema, com uma lição de moral anarquista. Tá aí algo que não se vê todo dia e o suficiente pra eu me atrair pela história. Junto a esse enredo tem o estilo doido dos bloquinhos, que nem o dos videogames. Os brinquedos não só interpretam papeis, eles são brinquedos mesmo, desmontam e afins. Isso tudo leva aos trocadilhos e piadinhas às vezes imbecis, às vezes nonsense e na maior parte das vezes geniais.

Elenco super legol!

TEM ATÉ O BATMAN, MAN!
O personagem principal é Emmet, "vítima" do Sistema estúpido. Ele apesar de ser um sujeito normal e alienado com uma rotina sem-graça, é o "Escolhido" para salvar o mundo LEGO quando o Sr. Negócios pretende usar uma arma secreta para destruir tudo que é inteligente e criativo para que fique tudo igual. Ele é aquele bobão clássico que descobre que tem que salvar o mundo de repente, mas você acaba se divertindo muito com ele e os seus amigos.


Primeiro que um dos personagens que acompanha ele é... o Batman! o.O A outra é a Super Estilo, uma agente que sabe lutar como ninguém, e como todos os outros personagens consegue construir e reconstruir tudo ao seu redor em qualquer coisa. A Unkitty é hilária, uma gatinha com chifre de unicórnio que é pura fofura e não atura qualquer tipo de negatividade, tristeza e fica maníacamente se forçando a ver um lado positivo em tudo e animar as pessoas. Também tem um astronauta (que como todos os personagens... é meio doido), um pirata que só conseguiu salvar a peça da sua cabeça depois de um ataque que deu errado, um velhinho cego profeta que é meio fajuto. Alguns dos personagens tiveram dubladores bem famosos, como Morgan Freeman e Liam Neeson. Só digo uma coisa: dignos. Além do time principal que é hilário ainda há vários outros personagens do mundo LEGO que fazem pontas, muitos nem aparecem no trailer, mas pode ter certeza que não desaponta.


Só para crianças?


Já dizia C.S. Lewis (Nárnia) que uma história infantil que só pode ser apreciada por crianças tem algo de errado. "Uma Aventura LEGO" tem como público alvo as crianças, mas é inteligente o suficiente para que qualquer pessoa possa apreciar. Partindo da premissa inicial clichê de profecias apocalípticas, vilões tirânicos e um herói que "é como você" o filme vira para um caminho completamente diferente, livre para surpresas, piadas que abusam do sem-noção e mensagens contra as forças políticas e militares. Não, eu não estou louco, tô falando que o desenho critica o Sistema, pode assistir.


Por enquanto os filmes que eu aguardo para esse ano são Sin City 2, Malévola e X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido, e eu não duvido que nenhum deles seja tão surpreendente quanto Uma Aventura LEGO. Os personagens foram bem feitos, a trilha sonora se encaixa bem (a música mais popular que toca no rádio só fica falando como tudo é maravilhoso, mas o Batman, que é um bom artista, cria músicas de metal) e a mensagem que o filme passa é tremendamente pertinente. Não falo mais pra te convencer porque estragaria surpresas, que como eu já disse... TEM MUITAS!



Se ainda não acredita em mim (humpft) pode dar uma conferida na nota que tá no IMDb. "Uma Aventura LEGO" é um dos filmes mais inteligentes que ficará em cartaz esse ano, pode acreditar em mim. E ah é, caso você goste da minha opinião, eu também achei "O Lobo de Wall Street" muito bom, hehe, só não fiz uma análise.

Um comentário:

  1. A história da animação atraente para crianças e adultos. Espero que, na segunda parte do filme, vemos a mesma Batmna personagem para quienda voz ator Will Arnett. A diversão e entretenimento para crianças e adultos, fita muito me agradou.

    ResponderExcluir