domingo, 22 de maio de 2011

Piratas do Caribe: Em Águas Misteriosas - Review


Tive o prazer de assistir Piratas do Caribe 4 na estreia nessa última sexta-feira. O filme foi em IMAX 3D, o que faz uma bela de uma diferença e trouxe uma história a parte da franquia para complementa-la com mais uma aventura do capitão Sparrow.


No último filme, Jack perdeu seu precioso Pérola para Barbossa e saiu navegando a procura da Fonte da Juventude em um barquinho, Davey Jones teve seu fim, assim como vários outros personagens que a franquia não teve medo de matar, Will virou o novo capitão do Holândes Voador e teve um filho com Elizabeth, que se tornou uma Lorde Pirata. O filme começa com Jack na Espanha, sua situação não mudou muito, continua sem navio ou tripulação, e tem que tirar seu amigo Gibbs de uma enrascada, assim começa uma das clássicas cenas de ação da franquia, dando início ao filme. Tentando não contar muitos spoilers(o filme tem várias situações não mostradas nos trailers) Jack acaba indo parar no navio de Barba Negra, levado pela filha dele Angelica, que é um antigo amor de Jack, algo difícil de acreditar, mas provavelmente é verdade. Barba Negra está com medo de uma profecia que diz que ele morrerá em 2 semanas, então ele quer ir atrás da Fonte da Juventude para se garantir. No outro lado, Barbossa que trabalha agora para o rei também está indo atrás da fonte e quer chegar lá na Fonte antes dos ingleses, porém isso é muito estranho, conhecendo Barbossa, que foi um dos que mais lutou pela liberdade pirata contra Lorde Beckett em Piratas 3. O lance entre os países também ficou muito interessante, mostrando uma parte do enredo de política que não era tão forte nos outros filmes. A história claramente não é grandiosa como a dos últimos filmes, que afinal compunham uma grandiosa trilogia, mas claramente, não é isso que o filme quer fazer, ele começa com uma história independente e no final termina com ela sem deixar você chorando ou querendo mais.


Como sempre, o elenco está impecável, Johnny Depp quase sempre rouba o momento como o esperto e sortudo Jack Sparrow, sem os antigos heróis, Jack tem bem mais atenção nesse filme, aparecendo quase o tempo todo. Kevin McNally volta a ser o simpático Gibbs, companheiro eterno de Jack, ele não perdeu carisma e assim como Jack também teve mais espaço nesse filme, e dá para perceber bem mais como é grande a amizade entre ele e Jack dessa vez. Penélope Cruz é a mocinha de Jack, Angelica, ficou linda no papel e combinou muito com o Cap. afeminado. Ian McShane é Barba Negra, que mesmo após Beckett, Barbossa e Davy Jones, conseguiu se mostrar ainda mais mal do que todos eles, e como tinha que ser, ele tem uma pá de poderes, não vou estragar dizendo quais são, deixe que você se surpreenda assistindo ao filme. Apesar da excelente atuação de McShane, Barbossa continua sendo o pirata mais badass da série, mesmo com uma perna-de-pau e trabalhando pro rei, ele é excelente em cada momento de pirataria e comicidade do filme, e até o final, você verá que ele tem bem mais importância no filme do que parece ter no início. O casal jovem que veio ocupar o lugar de Will e Elizabeth é formado por Philip(Sam Clafin) e Syrena(Astrid Berges), uma sereia. Philip é um religioso que sofre bullying o filme inteiro dos outros piratas, mas é a favor da sereia, que ele acredita ser uma boa criatura. Também há outros piratas secundários novatos, como Scrum(Stephem Graham) e outros, mas eles não conseguiram ser mais simpáticos e engraçados do que os antigos. Falando neles, esse filme tem bem menos personagens que os outros, afinal, é uma aventura focada em Jack, e Jerry Buckheimer, produtor executivo, disse que já fizeram isso propositalmente, pois o outro filme tinha muitos personagens e ficava difícil amarrar a história de todos, o que inclusive deu num filme de bem-longa duração; mas não foi isso que tirou as diversas histórias secundárias e pessoais do filme, que para mim, junto aos combates é o que trás a qualidade do filme. E antes que eu me esqueça, Keith Richards, guitarrista dos Rolling Stones faz uma aparição especial nesse filme também, como Capitão Teague, pai de Jack.


A trilha sonora continua ótima e com umas faixas novas(é claro). Os efeitos, como sempre não deixam a desejar, afinal, a Disney manda nesse quesito(Piratas, Nárnia, Alice, Tron ,etc...), os efeitos dos poderes de Barba Negra ficaram incrivelmente bem representados, assim como a animação das sereias, que inclusive aparecem como um cardume, e lutando! O bom de Piratas do Caribe é que dá pra ver que os caras não economizam, tem de tudo que você quer ver em questão de ação no filme, e são lutas bem longas. Falando em lutar, você verá no filme estilos de esgrima diferentes, com Angelica e Barbossa lutando com sua perna de pau, que por acaso é mais uma coisa que mostra como ele é o fodão da série, mesmo com a perna-de-pau ele quebra quem ele quer no filme, e é bem convincente. O filme mesmo começando com sequências de ação, tem um ritmo bem lento no início, por bastante tempo, mas depois da metade, tudo vale a pena conforme a aventura e o enredo vão se desenvolvendo.


O filme está inegavelmente menos engraçado que os outros, talvez pela ausência dos personagens que todos amavam antes, mas de qualquer maneira é um filme que com certeza vale a pena ver para todos os apreciadores de filmes de aventura e também para os que querem acompanhar a trajetória de alguns de seus personagens preferidos em uma excelente aventura. E não se esqueçam, tem conteúdo pós-créditos. Já no 1o final de semana, o filme já arrecadou 256 milhões de dólares, já superando o orçamento do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário