sábado, 28 de maio de 2011

L.A. Noire- Review


Um bom tempo se esperou por L.A. Noire, muitas ideias vinham a cabeça das pessoas, GTA de detetive, GTA+Heavy Rain e etc. Pois bem, eu joguei o jogo e agora posso colocar aqui minha opinião sobre o jogo, vamos lá!


O jogo se passa na antiga Los Angeles, 1974, com um ambiente Noire parecido com o visto em filmes como Chinatown. A cidade é meio que um caos, as pessoas são bem violentas e acontecem crimes bizarros o tempo todo. Você controla o policial Cole Phelps, um cara que já esteve na guerra e depois voltou para Los Angeles e se tornou um policial, você começa como um policial daqueles sem importância de rua que usa aquelas roupinhas que ninguém gosta. Phelps é um policial dedicado e pensa grande, tomando suas próprias iniciativas, assim evoluindo rápido de cargo. A história é meio que contada em capítulos que viriam a ser os crimes, eles começam com uma narração bem noire e depois começa a jogabilidade no controle do policial Phelps, entre os capítulos você verá cutscenes que mostraram memórias de quando Cole Phelps estava na guerra, além disso, há jornais espalhados pela cidade que você achará durante as investigações, mostrando histórias que não tem nada a ver com os casos que estão acontecendo pela cidade, dessa maneira, pode-se dizer que é um jogo com 1 enredo principal e 2 sub-enredos.


Falando sobre o modo de evolução, é bem diferente, aqui você meio que evolui por mesas, conforme avança no trabalho policial, vai indo para as mesas com casos mais sérios, quando termina todos vai para a próxima, de tempo em tempo você muda de parceiros, que mesmo não sendo aqueles personagens que você choraria se morresse, eles não são genéricos, cada um tem seu jeito, alguns te acolhem bem enquanto outros são bem ranzinzas, apesar de você ficar com o seu parceiro o tempo todo, não há modo multiplayer. O jogo, como todos da rockstar, é sandbox, você tem que pegar seu veículo e ir dirigindo até o objetivo, e acredite, a cidade é muito grande, por isso há também a possibilidade de mandar o seu ajudante dirigir, e também quando você dirige pode perguntar para ele qual é o melhor caminho a seguir. Assim como em GTA, você pode pegar qualquer carro da rua e há uma variedade muito grande, é só dizer que é um policial e precisa do carro(sem crise, só na moral), porém, com isso você perde 2 coisas bem úteis que você só tem ao usar seu carro de polícia: aquele barulinho de polícia que faz as pessoas saírem da frente e a habilidade de pegar missões secundárias via rádio, que são bem elaboradas, são bem curtas mas tem até cutscenes, costumam incluir alguns minutos de ação e acabou, é bem gratificante. O interessante nisso tudo é que você realmente se sente um policial e assim como em Red Dead, você é o mocinho e não faz coisas erradas, só está lutando pela lei, é mais legal do que parece.


Bem, já que você investiga casos no jogo vamos falar da investigação, quando você chega na cena do crime tem que procurar por pistas, que ficam depois marcadas no seu caderno de anotações, assim como o que as pessoas falaram, localizações, suspeitos, resumindo tudo. Quando você encontra uma pista o controle treme e você pode virá-la para ver se tem algo relevante que você possa usar para resolver o crime. Essa é a única coisa que eu não gostei muito, Cole pega muitas coisas inúteis só para chegar a conclusão de que realmente são inúteis quando ele poderia fazer isso de longe. Depois chega a parte das interrogações, você faz as perguntas para a pessoa relacionada ao caso e aí de acordo com a reação facial dela você usa sua intuição para saber se o que ela está falando é verdade ou não, você pode escolher entre acreditar, duvidar, ou acusar a pessoa de mentira, no último caso você tem que apresentar uma prova de que a pessoa estava mentindo. Conforme você vai evoluindo consegue Intuition Points, que lhe permitem anular uma pergunta feita, revelar todas as pistas no mini-mapa ou então checar online a porcentagem de pessoas que opitou por uma fala. Você também vai ganhando novas roupas para deixar seu personagem do jeito que preferir. No início do jogo as feições das pessoas é meio forçado, mas é só porque é o início do jogo, depois fica mais difícil de ver se ela está mentindo ou não, por isso recomendo que jogue o jogo sempre com calma, pois é necessário muita atenção. Ao final de cada caso, você é avaliado e ganha uma nota, essa depende de quantas pistas você achou, quantas vezes acertou com sua intuição, quanto tempo você demorou para resolver o caso, quanto em dinheiro você causou em dano para a cidade e quanto você levou em dano(socos e tiros). ou seja, não saia zuando como se fosse um GTA da vida.


Apesar de toda a investigação, todos sabemos que o jogo teria ação, mas provavelmente pouca, bem, tem mais do que eu imaginava, são vários tiroteios e perseguições, bastante mesmo, e é tudo muito bem feito, o efeito dos tiros, dá pra notar a potência de cada arma, a maneira como o carro quebra quando bate e tudo mais. Na parte dos tiroteios você tem que usar o esqueminha de se esconder e atirar pela visão de ombro como acontece em jogos como Uncharted, e ainda por cima é bem realista, não são necessários muitos tiros para apagar alguém. Porém, as partes de investigação são óbviamente mais frequentes do que as de ação, desse jeito, não há munição no jogo, pois seria um detalhe besta. Há também partes de mano-a-mano, não tão divertidas, mas fazem sua parte, isso tudo mostra como o jogo tem uma jogabilidade BEM ampla; ainda é possível espionar pessoas para ouvir o que estão falando, render criminosos atirando para cima, escalar prédios por canos e escadas para perseguir os criminosos e etc.


A trilha sonora é bem o que se podia esperar, musiquinhas antigas trazendo aquele estilo clássico da época(Bioshock, Fallout e agora Noire também com musiquinhas da época do meu avô...). Os gráficos estão excelentes, isso é inegável, os cenários impressionantes e as expressões faciais assustadoras de tão realistas, mas a pergunta que não quer calar, o sistema de captação de movimentos é tão incrível assim? Sim e não, sem dúvida nenhuma a captação de movimentos faciais ficou perfeita, porém, para quem jogou Heavy Rain em que a captação era no corpo inteiro, não será uma surpresa tão grande, afinal, o corpo dos caras se move de maneira levemente menos realista que o rosto, mas nada que estrague. Por fim, L.A. Noire não decepcionou, é um grande candidato a melhor jogo do ano e uma grande experiência para qualquer gamer, se quiser jogar um jogo de ação, não jogue esse, mas se quiser uma experiência diferente e única no videogame, já deveria estar revendo quais jogos você não quer vender para comprar este, realmente só não recomendo o jogo para crianças: 1. Violência extrema, você encontra cadáveres de mulheres nuas terrivelmente violentadas. 2. É O-B-R-I-G-A-T-Ó-R-I-O ter conhecimento de inglês no jogo ou você simplesmente não conseguirá jogar. Espero que tenham gostado da análise e que lhes seja útil.
 FIM!

2 comentários: