domingo, 13 de abril de 2014

Capitão América 2 = ponto para a Marvel


Depois do cocô que foi Homem de Ferro 3, eu nem sequer ia assistir o segundo filme do primeiro vingador. Nada nos trailers me atraía muito. Eis que começaram a sair uns comentários na internet dizendo como "O Soldado Invernal" era o melhor filme de heróis já feito e eu resolvi conferir. Apesar desses comentários serem exageradíssimos, o filme é a melhor coisa que a Marvel fez depois dos Vingadores.

Afinal, o que aconteceu?


Depois do sucesso dos Vingadores, a Marvel Studios resolveu investir em produções de má qualidade. Homem de Ferro 3 é um dos filmes mais decepcionantes que eu assisti na minha vida e é difícil arranjar  um motivo inteligente para a existência da série S.H.I.E.L.D. O Thor até que foi legal, mas se você compara com a animação da época dos Avengers, isso tudo é bem broxante. Eis que Capitão América 2: O Soldado Invernal vem para salvar a pátria.


Sem delongas, o filme sucede na função de dar sequência tanto a "O Primeiro Vingador" quanto a "Vingadores". Aquelas menções a outros heróis já se tornaram comuns e elas continuam, mas o filme consegue se focar no universo do Capitão América, que se forma com o segundo filme. Desde os mais secundários personagens do primeiro filme até o vilão Caveira Vermelha são relembrados durante o enredo.


Falando no enredo, Steve Rogers vive de limpar sujeira do Nick Fury junto com outros agentes como a Viúva Negra, mas claro que o super-soldado é o curinga na manga da S.H.I.E.L.D. Assim como em Vingadores ele continua não muito feliz com todos esses segredos e é nisso que se desenvolve a trama do filme: segredos obscuros e espionagem entre agências secretas. Quem lê quadrinhos, ou mesmo acompanha o que eu escrevo não terá muitas grandes surpresas, mas ainda assim a história nunca para de evoluir, com revelações e eventos ousados, ao contrário de Homem de Ferro 3, o filme mais inseguro de todos os tempos. Aliás, é bem o oposto, CA 2 tem momentos de tristeza e tensão, adicionado às boas piadinhas de sempre. Que o erro de Tony Stark não seja cometido novamente.


O Soldado Invernal apesar de ocupar o título do filme, realmente não é o foco dele. Pra quem já conhecia o personagem, é aquilo lá mesmo. Porém, ele serve muito bem de extra na história enquanto a salada de segredos da S.H.I.E.L.D. vai se desenvolvendo. O personagem apela pro lado pessoal da história de Rogers, que agora se passa em um ambiente moderno que apesar de não estar em guerra está muito mais intenso.


Enquanto HF 3 apresentou vários personagens que deveriam ser fortes, mas faziam nada, CA 2 apresenta vários muito bem. Falcão, Viúva Negra e Nick Fury têm o seu espaço e importância no enredo sem atrapalhar na história do Capitão. Aliás, o filme é longo, explorando de pouco em pouco as particularidades de cada personagem. Já falei da ação? Bem, vale a pena ir mais fundo.


Desde o início o filme é intenso com cenas de ação EXTREMAMENTE bem dirigidas. Aqui Capitão América luta melhor que o Batman de Nolan, aliás, parece até uma dança. Aquelas coisas impossíveis que jamais alguém conseguiria fazer, mas... algum personagem tem que fazer isso e o Cap. ocupa muito bem esse espaço. 


O Soldado Invernal é mais uma vítima do que um super-vilão, algo que o filme não tem. Ele pode ser legal, mas não fica no mesmo plano que caras como Loki, Magneto e Dr. Destino. Mas apesar de não fazer planos, ele garante as melhores cenas de ação contra os heróiS do filme, que por fim tem vários personagens intensos e marcantes, perseguições, tiroteios e "luta de saí na mãu!"




Fim


Assim como Thor 2 (e preciso nem dizer, ao contrário de HF 3) o filme deixa um excelente espaço para uma trama futura bem forte. Pensando bem, até melhor que o Thor 2, já que aqui a história se fecha completamente e eles deixam abertura para o próximo. O filme começa muito bem e assim se mantém até o final. Como prometido, o pós-créditos faz ligação com os Vingadores 2, mas é nada demais, me deu até raiva. Aliás, é a única coisa que eu não gostei, podiam ter colocado alguma informação mais forte. Como você pode ver, eu não escrevi muito, e é justamente o que eu faço quando o filme tem muitas surpresas te aguardando. Apesar de ser nada que você nunca viu na vida, "O Soldado Invernal" por enquanto é o melhor exemplo de continuação da Marvel Studios, cumprindo bem a tarefa de aumentar e melhorar o que tinha no filme anterior. Agora.... "texto longo analisando..."

O Universo Marvel


Em Avengers 2 teremos o Ultron, é um vilão muito foda, que não o estraguem. Mas se formos comparar, a "Fase 2" no cinema foi bem fraquinha no que se trata de trazer mais personagens, esse último filme me fez pensar nisso. Enquanto a primeira fase mostrou Loki, Abominável, Caveira Vermelha e Thanos, essa teve o Malekith (que é chato), o Mandarim que foi ridículo, e o Soldado Invernal, que não serve como vilão dos Vingadores. Abaixo, leves spoilers das cenas pós-créditos (nada relacionado a história do filme do Cap.):

O Caveira Vermelha tem que voltar logo


O filme trouxe o Soldado Invernal, mas ele só é um inimigo por causa de outros vilões, e quem é o fodão da H.Y.D.R.A.? Exatamente, o Caveira Vermelha. Eles acabaram mudando de ideia quanto a coloca-lo no primeiro Avengers, mas acho que cedo ou tarde ele tem que voltar. Na cena pós-créditos aparecem Mercúrio e Feiticeira Escarlate em custódia dos vilões, e também o cajado do Loki. O que o cajado faz? Faz ligação entre outros espaços. E onde o Caveira Vermelha tá? Em outro espaço. Eles tem que trazer o feioso de volta pra Capitão 3, sempre acho forte trazer o vilão da primeira história de volta no terceiro filme. Na trilogia Batman foi o Bane, mas meio que a Liga das Sombras já era inimiga do "Begins" com o Espantalho e o Ras al Ghul, então acaba ficando uma ligação legal! Quem mais ficaria bacana liderando uma nova HYDRA?

O Hulk...


Foi um grande desperdício da Marvel não dar continuidade ao Hulk. Eles ficam pensando em filmes da Viúva Negra e do Máquina de Guerra, mas nada disso pode ficar muito legal. Já o Hulk poderia trazer personagens fortes, o Líder que ficou suposto no último filme e...

O Hulk Vermelho


Com certeza seria a melhor adição pra fazer companhia ao Ultron como vilão novo. Primeiro que ele é o General Ross, então ele já está lá desde o primeiro filme, não é um personagem novo, é só transformá-lo. E aí, depois que o Hulk fosse para uma aventura diferente, como "Planeta Hulk", ele poderia ocupar o cargo dele de membro dos Vingadores, como ocorre nos gibis atuais. Mas pelo o que Kevin Feige diz eles tem mais interesses em histórias da Viúva Negra, do Agente Coulson, do Loki, da Capitã Marvel (jamais esquecerei disso) do que no Hulk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário