terça-feira, 14 de maio de 2013

Os Meus 11 Atores Preferidos


Bem, gosto muito de filmes, assisto muitos filmes, blá blá blá, fazer introduções de tops fica cada vez mais chato conforme os anos passam. Pois bem, não mostrarei os meus 10 atores preferidos, mas sim os 11! Por quê? Bem, tudo começou quando eu tinha esquecido do Morgan Freeman, mentira, haha, como esquecer de Freeman, am? Ah, achei melhor fazer 11, pra que ficar sempre na mesma quantidade de colocações, não é mesmo?



11-Jodie Foster

É uma excelente atriz, só está em último porque assisti poucos filmes com ela, mas faz qualquer papel e explora realmente de forma profunda cada personagem, e isso desde sempre! Ela manteve por muitos anos o recorde de atriz mais jovem a concorrer ao Oscar por Taxi Driver. Jodie é o motivo disso ser um top 11 e não 10, ela poderia ir para a menção honrosa mas eu não queria deixá-la fora, de jeito nenhum... sem falar que tenho outro cara para a menção.

Jodie como a jovem e despreocupada prostituta Iris de Taxi Driver

10-Brad Pitt
Acreditei que Pitt ficaria melhor com uma foto do tenente Raine do que uma foto comum dele. "We kill nazis"

Sempre impressionando, hehe. É aquilo de que o cara é galã, então você presumo que ele talvez não trabalhe tão bem assim pois não precisa disso para aparecer em filmes, mas Pitt sempre se prova um tremendo talento. Pitt parece sempre interessado em fazer filmes com mensagens diferentes, como O Homem da Máfia, Seven e Bastardos Inglórios, todos com interpretações impressionantes.

Killing Them Softly, traduzido como O Homem da Máfia

9-Anne Hathaway

Quando era mais nova ela fazia uns papeis tão bobinhos, mas eu comecei a prestar mais atenção quando vi como ela se transformava completamente para fazer personagens mais peculiares, aí começou a sair diferentes filmes com ela, ela está até em Agente 86, Alice No País das Maravilhas, e no Batman, onde ela realmente se transformou completamente para fazer a Mulher-Gato, mesmo a personagem não tendo tanto destaque no filme quanto o Coringa do anterior, mas a impecabilidade é a mesma. E além disso tudo, ela canta muito bem!

Anne se transformou completamente na Mulher-Gato, em uma entrevista ela até chorou dizendo que ia sentir falta do papel. Uma pena que não fizeram um filme só dela antes.


8-Johnny Depp

Eu sei, eu sei. Ele faz um monte de papeis parecidos, só faz filmes com o Tim Burton, mimimimi. Isso é realmente o que ele mais faz, porém, há exceções e Johnny Depp consegue realmente criar dezenas de personagens carismáticos e peculiares, por mais que em muitos deles ele carregue aquelas mesmas características marcantes, mas sempre dá certo (tirando o Barnabas daquela porcaria de Sombras da Noite). Quando tem que fazer um papel mais maturo, Depp também não tem problemas, pegue por exemplo o sujeito paranoico e maníaco de A Janela Secreta, o meu suspense predileto por acaso. Depp pode ter um grande time de haters, mas o time de fãs é muito maior.

Depp e John Turturro em A Janela Secreta

7-Morgan Freeman
Quem mais digno do que Morgan Freeman para interpretar Deus em uma comédia? kkkk
Só o nome Morgan Freeman já passa a fama badass do ator. Às vezes ele nem precisa mudar muito para fazer o papel de um personagem irado. Sinceramente, eu não acho que os papeis que ele interpreta alterem muito, nunca são drasticamente diferentes, mas mesmo assim ele impressiona em qualquer cena que fizer, tem o filme Seven, Um Sonho de Liberdade, Batman, a comédia Todo Poderoso, etc, etc, a flexibilidade dele faz com que fique popular em diferentes tipos de público. É como se Morgan conseguisse colocar completamente a sua humanidade nos personagens, fazendo com que nos identifiquemos com tremenda facilidade. Freeman pode não ser um cara que fica desfilando pela mídia, mas se mostra um cara muito inteligente e com mentalidade "para frente" quando dá entrevistas.

Freeman em um Sonho de Liberdade, como um penitenciário de quase uma vida inteira.

6-Anthony Hopkins

Esse é aqueles atores nota 10, ele tá fazendo um papel, então está perfeito. Não tem nem o que explicar, ele fez o inesquecível Hannibal, o Van Helsing em Dracula de Bram Stoker, e mais recentemente ele continua impressionando, interpretou o Hitchcock e o poderoso Odin no filme Thor, ele nunca para de fazer grandes papeis.

"People don't always tell you what they are thinking. They just see to it that you don't advance in life."

5-Heath Ledger

Pra mim a maior perda prematura do cinema. Além de alguns papeis extremamente bem feitos em filmes como Brokeback Mountain, 10 Coisas Que Odeio Em Você e Dr Parnassus, ele se tornou uma lenda mesmo em O Cavaleiro das Trevas, o ápice e o desfecho de sua grandiosa porém curta carreira. Uma pena, nem gosto de falar muito...

Quase que unanimamente considerado o vilão mais carismático do cinema... e morreu antes que pudéssemos ver mais.
4-Robert De Niro

Mais um ator impressionante por toda a vida, desde seus papeis mais antigos até alguns mais recentes. De Niro faz grandes personagens em comédias como Entrando Numa Fria, faz excelentes sujeitos problemáticos como em As Duas Faces Da Lei e O Rei da Comédia. Até hoje não vi um filme com ele que eu achasse ruim, é bom isso que o ator se torna uma referência para eu assistir um filme, De Niro é um dos melhores exemplos que eu tenho para isso.

De Niro no emocionante filme O Rei da Comédia

3-Christoph Waltz

Waltz surgiu de repente em Bastardos Inglórios, no papel de Hans Landa que conseguiu quase sem querer, a partir daí ganhou sucesso mundial (afinal ganhou o Oscar) e começou a fazer vários filmes no Ocidente. A partir daí eu comecei a assistir filmes justamente porque Waltz estava neles, tirando Besouro Verde, que eu assisti o filme inteiro e não notei que ele era o vilão. Infelizmente isso me fez cometer o terrível erro de assistir Os Três Mosqueteiros, com Paul Anderson na direção, eu devia ter imaginado... Mas além de Django, há o filme que recebeu MUITO MENOS atenção da mídia, o drama Água Para Elefantes, nesse Waltz faz um trabalho no nível de Bastardos Inglórios, sendo inclusive um filme bem mais chocante, realmente recomendo, não sei como não concorreu ao Oscar, quer dizer, sei sim, é o Oscar, hahahaha.


2-Jack Nicholson

Esse é um ator que eu curto a minha vida inteira, desde quando eu era pequeninho, provavelmente porque o primeiro filme que vi com ele foi o Batman em que ele interpretava o Coringa, isso deve ter influenciado. Sem falar que até a minha mãe já era fã dele desde pequena, então acho que deve ser genético, meus filhos também serão fanáticos pelo Jack Nicholson. Perfeito pra diferentes papeis, os mais famosos de Nicholson são os psicóticos, afinal, mesmo ele também interpretando pessoas normais muito bem, é muito mais legal quando elas são loucas! Afinal ele tem cara de louco! E é realmente louco... já bateu num carro com um taco de golfe ou baseball, não me lembro exatamente, e mostrou a bunda durante um jogo de basquete, e não pense que essas coisas aconteceram em anos jovens e rebeldes dele não. Ele tá em segundo lugar, então vale a pena colocar vários filmes dele, alguns dos meus papeis preferidos que ele fez:

Nicholson machucado em Chinatown
Esse todos conhecem, mesmo que não tenham assistido, O Iluminado

Perfeito como Coringa, o papel ainda mais impressionante de Heath Ledger não fez que nos esquecêssemos de Nicholson.

The Bucket List, seria tranquilamente o meu filme preferido com ele se ele não tivesse feito...

Um Estranho No Ninho, não só meu filme predileto com Nicholson, mas meu filme favorito de todos os tempos.

1-Gary Oldman

Foi muito difícil colocar alguém na frente de Jack Nicholson, mas acho que prefiro Gary Oldman, talvez porque eu já tenha sido mais insano como o Jack há uns anos atrás, agora ando mais normal. A quantidade de personagens que Oldman cria no cinema é impressionante, eles burbulham com carisma e são marcantes de uma forma diferente dos de Nicholson. E mais, Oldman só concorreu ao Oscar uma vez, mas a falta de reconhecimento nunca o impediu de continuar fazendo filmes sem parar, veja só quantos personagens diferentes e incríveis dele:

Oldman em o Dracula de Bram Stoker, fazendo uma interpretação realmente demoníaca

O único papel que o fez concorrer ao Oscar em O Espião Que Sabia Demais.
Irreconhecível como uma das mais mortais vítimas de Hannibal. O nome de Oldman não aparece nos créditos pois ele queria que fosse o primeiro a aparecer ou que nem aparecesse.

Sirius Black, em filmes mais juvenis, da série Harry Potter
Provavelmente o seu personagem mais carismático, o incansável comissário Gordon. Como não amar o mais justo e lutador policial da cidade de Gotham? O personagem merecia Oldman depois daquele segurança de shopping que aparecia nos outros filmes...
Em contraste com Jim Gordon, Gary Oldman como o vilão nota A+ de O Profissional.
Acho que já tá bom, se eu ficar colocando todos os filmes que curto com Nicholson ou Oldman não termino isso hoje, e já é o segundo dia que estou fazendo esse top, então vamos terminar logo com a menção honrosa.

Menção honrosa

Geofrey Rush

Deixo ele em menção honrosa pois os únicos filmes em que o vi foi Piratas e O Discurso do Rei, em ambos ele fez personagens que eu adorei, Barbosa e Lionel. Também tinha um filme que ele era um mendigo, mas não vi o filme inteiro, tava passando na tv. Não era justo eu colocar um ator que mal conheço os filmes entre os 11 melhores, porém ele realmente merece a menção. ARRR! 

Ele fica tão mais legal de Barbosa que deve resistir pra não andar vestido de pirata por aí.

2 comentários:

  1. Concordo em muitos pontos com sua lista, esses aspectos que os atores influenciam no cinema é algo maravilhoso, como o olhar impactamte de Hopkins, os gritos vivos de Oldman, a insanidade de Nicholson e a loucura de um ator que merecia um lugar em sua lista: Al Pacino, que interpretou vários papéis em filmes clássicos: Scarface e Taxi Driver, e também por que não citar Marlon Brandon, que merece o seu lugar apenas por seu papel em "O poderoso chefão", enfim, em uma lista tão curta, é impossível citar todos os talentos de uma arte tão incrível e inspiradora que é o cinema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, se teve um que ficou na minha cabeça foi o Al Pacino, todo top tem um sacrifício, Pacino foi o da vez, mas ele deve nada pros primeiros lugares. Que bom que você gostou e obrigado por comentar.

      Excluir