sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Antiga entrevista com Dio


Eu vi no site Heavy Metal Center essa entrevista antiga com Ronnie James Dio, o falecido vocalista das bandas Rainbow e Black Sabbath. Achei a entrevista muito interessante, ele fala inclusive sobre uma possível reunião do Sabbath com o Ozzy no aniversário da formação original.

Sobre a saudação universalmente conhecida dos "dedos-bifurcados em forma de chifre-do-diabo":
“Hoje você vê isto em shows da Britney Spears, o que significa que o significado original foi perdido. Eu certamente não fui o criador, mas me caracterizei com isso. É legal fazer um show e passar um tempo sem fazer o gesto, sabendo todos estão aguardando ansiosamente por este momento”.

Sobre a comparação entre o Sabbath com Dio e com Ozzy:
“Acho que são duas entidades distintas. Se você tem uma grande banda tocando grandes canções que definiram uma era, você tem algo realmente especial. Algumas pessoas que descobriram o SABBATH nesta época não sabiam que já havia um SABBATH com Ozzy. Não há nenhuma espécie de disputa entre nós. O SABBATH com Ozzy inventou o Heavy Metal. Eles merecem o crédito que lhes foi dado. Eu apenas trouxe algo diferente, mas nós mantemos a integridade do peso, e eu ofereci mais possibilidades de Tony e Geezer se expandirem musicalmente”.

Sobre sua saída do SABBATH depois do álbum ao vivo de 1982, “Live Evil”:
“Haviam muitas pessoas fazendo as coisas escondidas. Prá dizer a verdade, Vinny e eu estávamos esperando por Tony e Geezer no estúdio e eles nunca o fizeram. Daí as coisas tomaram um rumo totalmente fora de proporção”.

Sobre a determinação de Dio de que as portas do HEAVEN AND HELL serão trancadas antes que o legado esteja pilhado:
“Se eu tivesse sido suficientemente claro eu teria usado estas tuas palavras. Se você começa o ciclo de um álbum e uma turnê, e então outra e outra, nesse ponto você é forçado a fazer coisas que você não quer fazer. Nós todos temos outros compromissos e os caras estão indo ao seu 40º aniversario com o SABBATH no próximo ano, então eu tenho certeza de que eles irão fazer algo com Ozzy”.





Um comentário: