sábado, 12 de novembro de 2011

Batman: Arkham City- Review


Finalmente, pessoal, chegou. Batman: Arkham Asylum havia sido em 2009, o primeiro jogo de super-heróis da história, a ser considerado um dos melhores jogos que já existiu. A Rocksteady, empresa novata, se mostrou genial ao utilizar características simples do universo Batman, habilidades, o asilo Arkham e boa seleção de poucos vilões, para fazer um jogo genial, com uma história simples e divertida. A continuação foi anunciada no mesmo ano, vimos um trailer que mostrava que o próximo jogo teria Pinguim, Duas-Caras e um Coringa já nas últimas.



Por muito tempo, o jogo pareceu esquecido, pois não haviam mais novidades sendo liberadas, infelizmente não se falava mais nele, até que um bom tempo depois(bem mais nesse ano inclusive) fomos presenteados com uma enxurrada de trailers que convenciam de que esse, Arkham City, faria jus ao seu antecessor. Eu comprei o meu e terminei, então agora, vamos a análise.



Enredo


Não se preocupe, sem spoilers. Vou dizer apenas o que todos já sabiamos. Quincy Sharp virou prefeito de Gotham, após os eventos de Arkham Asylum, e ele construiu uma fortaleza nas áreas pobres de Gotham para fazer Arkham City, uma super-prisão, comandada por Hugo Strange, um velho inimigo de Batman. Todos os criminosos de Gotham estão lá, e como Batman descobrirá com o tempo, Hugo Strange também manda seus inimigos pessoais pra lá, e não preciso nem dizer, a situação da cidade é precária. Batman acaba indo parar lá e tem que descobrir o que está acontecendo e dar um jeito de acabar com o lugar. Ele descobre que o Coringa está planejando alguma coisa e Strange, está fazendo contagem regressiva para um misterioso Protocolo 10. E é claro, o maior problema é que Strange sabe a identidade de Batman. Mistérios do outro jogo como o fantasma do Arkham, e as mãos que saíam do mar após os créditos, não passam de detalhes desse jogo, que se foca mais nos problemas com Hugo Strange e Coringa. O enredo pode parecer simples no início, mas um evento vai se ligando ao outro formando uma trama incrível, com um final surpreendente. Caso você ainda não tenha jogado Arkham Asylum, você vai conseguir entender a história do mesmo jeito, pois uma não depende da outra,mas mesmo assim recomendo quevocê compre Asylum caso ainda não tenha, pois vale tanto a pena quanto City, que é perfeito para os fãs de Asylum, pois é a mesma coisa, mas maior e melhor! Não pense duas vezes antes de invesitr o seu dinheiro em Arkham Asylum, você não se arrependerá, e depois ficará louco para jogar a continuação.



Personagens


Em Arkham Asylum, não havia Pinguim, ou Mulher-Gato, alguns dos personagens mais populares, mas além de excelentes aparições de caras como Batman e Coringa, o jogo se mostrava fiel aos quadrinhos,tendo caras como Zsasz, Crocodilo e Scarface. Bem, dessa vez, tá todo mundo dentro. Uma das coisas mais interessantes do jogo é ver como os personagens se relacionam entre si,inimizades entrevilões, e alianças inesperadas fazem parte da história.

Batman


O herói continua o mesmo, obviamente. Porém, assim como a história ficou duas vezes melhor, também ficou a presençade Batman. Por menos que seja, Batman tem sua personalidade mais bem explorada no jogo, em questão do seu relacionamento com os outros personagens, tanto vilões quanto heróis, e as suas visões quanto ao combate ao crime.

Hugo Strange


Strange agora é o fodão e está dominando o Arkham, a voz ativa da vez é dele. Ele está colocando em ação o Protocolo 10, cujas intenções são desconhecidas,mas você ficará boquiaberto quando ver. Strange se mostra extremamente seguro quanto a derrota de Batman, como se toda a história fosse uma fórmula matemática que ele já resolveu. Strange é um dos maiores responsáveis por causar ansiedade na história do jogo.



Coringa


O Palhaço do Crime voltou, e junto com Mark Hamil, seu último dublador. Dessa vez o Coringa não é a estrela principal da história, mas mesmo assim tem o seu destaque. Após os acontecimentos do último jogo, Coringa ficou com uma doença degenerativa, graças ao Titan que ele usou, e o rei do crime de Gotham está quase morrendo agora. Os médicos do Arkham não conseguem curá-lo, sua morte é aparentemente iminente, mas ele terá direito a uma última piada. Nas poucas vezes que o Coringa aparece no jogo(se for comparar com o outro, é claro), ele mostra bem o personagem que todos amam, continuando sendo narrado brilhantemente por Mark Hamil, que disse que esse seria o seu último trabalho como Coringa. Dessa vez, o palhaço está levando seu relacionamentocom o Batman mais a sério, afinal, esses podem ser seus últimos dias. Conclusão, o Coringa owna novamente nesse jogo.



Mulher-Gato


É uma das personagens que não tinha aparecido da última vez. Tudo que a ladra quer é roubar o dinheiro dos criminosos que ficou guardado num banco do Arkham e dar o fora da prisão, mas é claro que ela acaba se envolvendo mais na história do que isso.

Pinguim


Pra mim foi o vilão que ficou melhor no jogo. Uma das melhores versões do Pinguim que eu já vi, Paul Dini(o roteirista) mostrou que de Batman ele entende nesse jogo. Pinguim é um colecionador, e sua base no Arkham é um museu que ele dominou com a sua gangue, lá, ele guarda como prêmios, os corpos dos seus inimigos, além de algumas coisas que o Pinguim gosta, como animais. E com todas as gangues em guerra,Pinguim é um dos mais briguentos, está em guerra contra o Batman, Duas-Caras, Coringa, e até a Liga dos Assassinos, que tem importância no jogo.



Charada


De volta pra brilhar, Charada é novamente um dos vilões que mais vai te causar dores de cabeça. Dessa vez ele espalhou desafios pela cidade inteira e está pronto para provar que é mais inteligente que o melhor detetive do mundo. Mas espere ele aparecer para ir atrás de suas armadilhas, pois você vai ficar que nem eu fiquei, perdido, é melhor esperar para ter mais habilidades, ou serão poucas que você poderá conseguir.



Outros


Como esperado, a gama é enorme, e mesmo fora da trama principal, ainda há muitos outros personagens, como Zsasz, Deadshot, Bane e outros personagens que te causam problemas nas missões secundárias. Tem personagem pra caramba, alguns como Bane até acabaram meio esquecidos, mas você vai gostar de ver todos eles pela cidade.



Conhecendo Arkham City


Pra mim a única falha no jogo é o início que te joga logo pra uma cidade inteira. Os que gostam de explorar mais, como eu, se sentirão altamente perdidos. Há inimigos pra todo canto e um monte de coisa pra fazer, então a curva de aprendizagem pode ser meio longa até você se acostumar, mas após isso, será só maravilha! Arkham City é uma excelente representação de uma cidade prisão. Você tem liberdade total de ir pra qualquer canto da cidade e ainda poder adentrar alguns de seus locais, como o museu, o departamento policial, os esgotos entre outros. No caminho para algum de seus diversos objetivos, não será raro você ver policiais se escondendo, gangues inimigas se enfrentando, e diálogos entre criminosos que com certeza valem a pena ser ouvidos. Assim como em Arkham Asylum, há menções das histórias em quadrinho pelo cenário, então você verá várias vezes esconderijos de criminosos, o beco onde os pais de Batman morreram, a casa da Mulher-Gato e vários etceteras. Voando e usando o gancho, você vai a qualquer lugar, depois de pegar o jeito nisso, você vai se sentir bem Batman, sem dúvidas. Recomendo que você tente passar dos quatro primeiros AR Trainings, que se trata de missões de vôo, pois além de você treinar, também fica bem mais rápido.



Jogando como a Mulher-Gato


Fica o aviso, NÃO JOGUE O JOGO SEM ANTES TER FEITO O DOWNLOAD DA MULHER-GATO. Caso seja pirata, tente dar um jeito,mas faça de tudo para baixar a Mulher-Gato pro jogo, ou caso contrário, será um jogo incompleto. Completamente incompleto, não será possível pegar todas as charadas, visitar todos os locais, ver todos os personagens, enfrentar um chefe, e até mesmo, ver um final alternativo. O download é gratuito e você não se arrependerá. Como dito pelos produtores, as vezes é legal dar um tempo e jogar com a Mulher-Gato.Ela é mais rápida e tem estratégias diferentes, é realmente muito legal, pois dá uma baita variação na jogabilidade. Você pode ir com a Mulher-Gato ver personagens já vistos pelo Batman e ouvirá reações diferentes, ficou tudo muito bem-feito. A jogabilidade com ela é completamente diferente, mais limitada e ao mesmo tempo variada. Ela pode usar seu chicote, bolas, e como eu já disse, lutar BEM mais rápido.




Bat-Pancadaria


Já vou dizendo que o jogo está mais difícil que o último, sem dúvida. Tanto no combate quanto na espionagem, nada é mais tão simples quanto antes. Na pancadaria os inimigos estão mais espertos, você precisa ficar concentrado no jogo se quiser destruir todos. Agora, são BEM MAIS inimigos que virão lhe enfrentar, e Batman conta com técnicas melhores para lidar com isso, como especiais que permitem deixar todos os inimigos atordoados e coisas do tipo. Titans e inimigos com bastões de choque estão de volta, mas agora ainda tem bem mais. Caras com um braço só exigirão um pouco mais de cuidado para serem eliminados,os ninjas são bem mais espertos e você não vai enganá-los com facilidade. Há inimigos com armaduras que precisarão ser atordoados para depois serem eliminados com uma sequência de golpes rápidos, tem os carinhas com escudos, os que carregam facas, tacam coisas em você, agentes TYGER e etc. Assim como em Arkham Asylum, atéo fim do jogo, tua armadura já vai tá toda capenga.


Agora você pode dar double takedowns, finalizar inimigos, interrogar criminosos, ir voando e cair em cima deles como se fosse uma bomba e etc. Mesmo após fechar o jogo eu ainda não tinha dado todos os upgrades possíveis. Algo que também é interessante é a forma como as gangues se relacionam, carinhas sendo recrutados e discussões, você verá pilhas de corpos de caras com pinguins no uniforme, quando Coringa resolver que é o momento certo de eliminar esses inimigos, e assim vai indo conforme vai mudando o andar da história.



Stealth


Batman ainda usa a sua inteligência para eliminar os inimigos de forma mais legal, e você faz isso do jeito que quiser, ninugém vai chegar lá e te dizer o que você deve fazer, você resolve as coisas do jeito que planejar, e se você não fizer direito, não vai durar muito e vai ter que encarar um vilão tirando sarro de você  na tela de game over. Em AA, você tinhas áreas mais ou menos parecidas, com as gárgulas onde você se pendurava e ia eliminando os inimigos um por um, o desafio ia se complementando com o tempo. Aqui há áreas mais diferentes, algumas inclusive, extremamente abertas e os inimigos também vão evoluindo, espalhando minas, usando óculos de visãop noturna e até desativando a sua detective vision, que agora não precisa ser utilizada no jogo inteiro tanto assim, atrapalhando os lindos gráficos perfeitos.



Gadgets


Você já começa com quase todas as gadgets que você tinha antes(mais uma coisa que torna o início confuso, pois não há um tutorial para ensiná-lo como usá-las), mas com algumas melhorias. O explosive gel não é mais tão necessário para explodir as paredes pois agora Batman pode fazê-lo fisicamente, mas agora você pode usaro gel durante os combates, de maneira bem eficiente, você pode mudar a direção do grappel enquanto o usa e o Batrang se tornou bem mais útil. O número de gadgets é enorme e torna sua seleção meio confusa bem rápido, por isso é bom você ir treinando os "atalhos" de botão como L1+O para masterizar o uso delas melhor. Há armas novas como um lançador de raios, que serve para ligar dispositivos eletrônicos, como atraente magnético, e para deixar os inimigos em "estado de choque". Também há uma arma de gelo, muito útil e legal de usar. Para evoluir no jogo, você é obrigado a ir descobrindo como usar cada uma delas melhor.



Missões secundárias


Disso o jogo tá recheado. Há diversas missões secundárias, onde Batman tem que resolver crimes que não estão ligados a história. Eles chegam a formar uma história secundária, já que por meio disso você descobre o que caras como Zsasz e Longshot estão fazendo em Arkham City. Como eu já disse antes,o Charada voltou e pior que nunca. Tudo que ele faz está mais difícil, são poucos os troféus dele rápidos de alcançar, você raramente vai achar um sozinho no chão. É necessário completar pequenos(e às vezes) um pouco grandes) quebra-cabeças para conseguir os troféus dele. Há também as charadas, o que ficou bem mais complicado, já que agora você tem uma cidade inteira para descobrir ao o que Charada está se referindo nos seus enigmas. Ao completar uma certa porcentagem dessas coisas, você tem revelada a localização de um refém do Charada, um policial que vai morrer cruelmente se você não usar o seu bat-cérebro pra salvar ele. Os desafios costumam ser simples, mas as suas soluções são criativas. Para descobrir a localização dos enigmas, você pode interrogar os capangas do Charada que estão infiltrados entre as outras gangues. Além disso, conforme você completa as charadas você vai habilitando contos de Arkham City, que mostra histórias que aconteceram pela cidade antes da chegada do Batman.Há ainda as fitas de  áudio falando dosvilões,mas o modo de consegui-lás é diferente agora. Antes você tinha que destruir os Joker Teeths para conseguir 100%, pois bem, dessa vez não é só o Coringa que quer te infernizar, e todos deixaram alguma coisa pra você. Tem balões do Coringa, robôs da Harley, pinguins de brinquedo, câmeras Tyger, e várias outras coisinhas. Acha que já acabou? Ainda não! Ainda há um misterioso observador que deixa mensagens no chão e deve ser encontrado várias vezes por você, para que se descubra o seu verdadeiro propósito. Conforme você vai completando tudo isso, você vai habilitando troféus em alta resolução dos personagens do jogo, artworks e desafios extras pro modo Riddler's Revenge; apesar disso tudo, acho que vale a pena avisar que as charadas perderam a força que tinham no último jogo. Procurar os troféus em AA era extremamente divertido, nesse ainda é legal, pois você precisa pensar em soluções inteligentes, mas as vezes você vai querer dar uma pausa, pois em alguns a dificuldade é meio desnecessária. Ainda há vários Easter Eggs. Quando você fecha o jogo, pode ficar pela cidade completando as missões que sobraram, junto a Mulher-Gato, ou fazer o modo New Game +, onde está tudo mais difícil, você volta com todas as habilidades que já tinha, mas tem coisas como os inimigos, que não indicam quando vão atacar por meio daquele arco azul que aparecia antes.



Chefes


O único problema que Arkham Asylum tinha foi resolvido nesse, os chefes. Isso era algo triste de se ver no AA, chefes ridículos,sem criatividade ou dificuldade para serem vencidos, só se salvava o Espantalho. Dessa vez, pode sorrir, estão todos ótimos, sem exceções. E o jogo é real,por exemplo, Batman nao vai acabar com Grundy nos socos, pois ele não conseguiria isso, mas também, caso ele vá enfrentar um cara como o Pinguim,o combate tende a ser mais simples, afinal, o cara não aguenta porrada. Pode contar com experiências diferentes, como o combate contra o Espantalho do último game, pois elas estarão lá. Há lutas mais de ação e outras mais estratégicas. Não direi mais sobre isso pra não estragar as surpresas.





Riddler's Revenge


Se trata do novo modo challenge, que está bem maior, tem bem mais áreas, e agora 4 personagens. Você pode controlar Batman e Mulher-Gato no modo challenge, mas por via de DLC's, ainda é possível controlar Robin e Asa Noturna. Eu tenho o Robin, que é muito bacana de controlar, mas nem quero baixar o Asa Noturna, pareceu péssimo pra mim pelo trailer. Eu ainda não joguei esse modo direito, então não posso falar mais muita coisa. O que não temos dessa vez é o Coringa, nem como divertido narrador que tinhamos antes e nem como personagem controlável, algo que está fazendo falta.



Bat-Conclusão


Mesmo podendo parecer meio confuso no início, o jogo é ótimo, e ficará marcado para sempre, assim como o seu antecessor. Arkham Asylum nos apresentou a um novo nível de qualidade, e Arkham City o evoluiu. Na minha opinião, o final de Arkham City foi bem forçado para que os fãs queiram saber o que aconteceu depois, então acho que uma continuação é iminente, sem falar de vários assuntos que ficam em aberto no jogo. Pra mim Arkham City foi a melhor obra de Batman desde de o filme O Cavaleiro das Trevas, e olha que eu li gibis como Amantes e Loucos, O Coração de Silêncio e vários outros. Quando o jogo terminou, fiquei surpreso de como puderam fazer uma coisa tão boa. Esse jogo é um presente para qualquer fã de Batman que exista, ele transpira Batman e não vai te deixar decepcionado, sem falar que seu conteúdo extra ainda pode durar por meses. Estão de parabéns Sefton Hill, Rocksteady, Mark Hamil, Kevin Conroy, Paul Dini, DC Comics e até, Bob Kane; muito obrigado a todos vocês, as suas criações são uma parte muito valorizada da minha vida. É impressionante como após mais de 70 anos, Batman se manteve ficando cada vez mais popular. Creio que ele teve sorte por temas como justiça, crimes, heroísmo e insanidade só terem ficado mais populares com o passar do tempo, graças a uma certa ajuda da própria mitologia do Batman, é claro. Saibam que estou esperando uma continuação, podem comprar o jogo tranquilamente, é pra se aventurar fundo. Bat-aprovado!



3 comentários:

  1. Abaixo de Riddler's Revenge.... Essa aí...É a Arlequina?

    ResponderExcluir
  2. Ótimo review... Faça sempre assim( com mais piadas) e talvez, só talvez, você se torne famoso...

    ResponderExcluir
  3. I-Sim, ela mesma, bonita né?
    II-Muito obrigado, mas acredito que meu objetivo principal seja me divertir, é claro que o blog ficar mais famoso seria ótimo, mas principalmente,eu gosto muito de escrever aqui. E obrigado novamente, escrevi com pressa, talvez por isso tenha faltado piadas.

    ResponderExcluir