quarta-feira, 18 de julho de 2012

Top 10 Melhores Gibis do Batman


Estamos próximos da estreia de BATMAN: THE DARK KNIGHT RISES! É uma oportunidade para você usar a sua animação e rever coisas sobre o personagem que você goste, você pode baixar a animação Under The Red Hood, re-jogar o último game e claro, LER GIBIS DO DETETIVE! Então... para você ir se aquecendo, vão algumas recomendações de gibis do titio Douglas. Espero que lhe seja útil amigo, não seja tímido se tiver vontade de comentar. Gente, eu gostaria de colocar link para download de todas as HQs, mas só achei para algumas, então resolvi deixar isso de lado, eu vou colocando conforme achar alguns interessantes como eu costumo fazer, ok?


10-Batman: Amantes e Loucos

Por Michael Green e Denys Cowan

Vamos começar de uma forma um pouco polêmica, Amantes e Loucos, um gibi meio recente. Essa história foi lançada ano passado no Brasil no Batman Anual. Se trata de uma linha de histórias que reconta aventuras do início de carreira do Batman e essa se trata do surgimento do Coringa. Porque estamos começando de forma polêmica? Essa é uma história não fiel a cronologia do Batman, meio que uma realidade paralela, que conta com mais ligação entre os personagens, o início da carreira de Coringa em Gotham e explica a origem da loucura dele de uma forma mais científica do que dramática. É um gibi com grandes momentos, bastante tensão e a história arrepia, tendo diversas questões interessantes que são levantadas. Mais um ponto forte é que em mais de metade da história Batman enfrenta um Coringa antes de se tornar o Coringa, apenas Jack, uma parte do personagem que nós nunca vemos. Nota 10, é raro ver uma história desse tipo que mereça lugar em um top.


9-Batman: Morte em Família


Por Jim Starlin e Jim Aparo

A famosa história em que os leitores mataram o Robin. Isso não é spoiler porque todo mundo já sabe o que rola nessa história, no final ficou por votação se ele ia morrer e todo mundo votou em SIM! HAHAHAHA. Mais uma vez Batman tem que lidar com a escolha em como lidar com o Coringa quando ele comete um dos mais terríveis de seus atos. Ficou marcado, deve ter sido a primeira HQ a mostrar um personagem tão importante morrendo de forma tão violenta. A história acaba também tendo a inclusão de outros super-heróis como o Superman.


8-Batman: O Manicômio do Coringa

Por diversos autores e desenhistas

Essas são várias histórias. Esqueça o Batman e esqueça o Robin, agora é o Coringa que vai te contar umas historinhas, historinhas que o levarão para dentro da mente de alguns famosos criminosos de Gotham City. Há nada de bondade nas histórias, apenas um senso frio e insensível da realidade enquanto sujeitos como Hera Venenosa e Duas-Caras vão cometendo atrocidades. A narração do Coringa já é uma grande atração, e as histórias sempre surpreendem com o clima pesado. A segunda leva de histórias já existe faz um tempo mas os desgraçados resolveram não lançar no Brasil, eu coloquei o link pra download de um do Charada e do Crocodilo que eu achei há um bom tempo atrás, mas até hoje não consegui achar mais... uma pena. Gostaria de dar grande destaque para as histórias do Pinguim e do Duas-Caras, são de fazer suar e o principal motivo de eu ter dado o 8o lugar para essas histórias.


7-Batman: Asilo Arkham

Por Grant Morrison e Dave McKean

Batman no Asilo Arkham... um passeio, só que os vilões tomaram conta do lugar. Pense duas vezes antes de ler essa história, é como mergulhar num delicioso buraco negro de insanidade. A história mostra versões muito mais desgraçadas dos vilões do Batman, como pessoas realmente doentes, que tem Batman a sua mercê para assustá-lo. A aventura é muito mais psicológica do que física, as pessoas sempre citam a falta de ação, mas eu nem pensei nisso quando li. No que se trata do mal dentro da mente dos detentos do Arkham, esse gibi é a sua melhor opção, só a arte já se viraria sozinha, com um desenho extremamente diferente, mas que cai como uma luva no contexto da história, que também inclui o fantasma de Amadeus Arkham, o criador do Arkham que acabou se tornando um morador do local...


6-Batman: Silêncio

Por Jeph Loeb e Jim Lee

Nesta HQ Jeph Loeb faz o que sabe fazer melhor. O premiado roteirista fez os gibis de Batman venderem como já não faziam há tempos com o longo arco de histórias: Silêncio. O que ele faz de melhor é unir vários personagens da mitologia do Batman e fazer uma história misteriosa e cheia de investigação, exatamente o que é Silêncio. A história trás o criminoso Silêncio, que aparentemente tem uma ligação com o passado de Batman como Bruce Wayne e quer vingança a qualquer custo, fazendo um plano com todos os criminosos de Gotham. Se A Queda do Morcego tentou apresentar um vilão perigosíssimo e acabou ficando fail, Silêncio faz isso da forma certa. O personagem é muito bom e a história inclui vários momentos surpreendentes desde do início, um inclusive foi premiado. É uma verdadeira festa,há muitos personagens envolvidos e você não vai querer parar de ler até resolver todo o mistério. Os desenhos de Jim Lee são excelentes, do jeito que eu gosto, é claro que ele exagera deixando quase todos os homens extremamente fortes e todas as mulheres mais do que paniquetemente gostosas, mas da mesma forma, é excelente, os cenários, cenas de ação e cheio de tributos escondidos nos desenhos. Uma das histórias mais criativas que eu já vi, fazendo excelente uso de personagens como Mulher-Gato, Cara-de-Barro, Hera Venenosa e outros, de uma forma original.


5-Batman:  Ano um


Por Frank Miller e David Mazzucchelli

Esse é o início perfeito para a história do Batman. O que Frank Miller fez foi recontar a origem do Batman como vigilante do Gotham de uma forma toda rica e detalhada. Muito dos filmes de Nolan foi tirado desse gibi, as dificuldades do Batman começando as suas atividades de vigilante, a corrupção de Gotham, as famílias mafiosas, o início de carreira da Mulher-Gato, um ainda cavaleiro branco Harvey Dent e um dos maiores destaques que é o início de Gordon em Gotham como um dos poucos policiais confiáveis da perigosa cidade, sem falar de detalhes dramáticos da vida pessoal dele com a família. A história é consagrada e eternizada por todos os fãs de Batman e se mantém como uma das maiores obras-primas do genial Frank Miller. Não posso deixar de falar da arte, é incrível, passa o peso e cansaço da situação de mãos dadas com o roteiro, é como se fossem uma dupla dinâmica.


4-Batman: A Piada Mortal

Por Alan Moore e Brian Bollan

Essa história marcou uma geração, e continua conquistando pessoas até hoje de tão incrível. Assim como várias outras que já apareceram nesse top, ela explora o relacionamento Batman-Coringa, o grande antagonismo dos quadrinhos. Alan Moore é o responsável pelo curto, porém memorável roteiro. Outra história que deixou Moore famoso é o impecável Watchmen, e se Watchmen tem 12 partes, me sinto seguro em dizer que A Piada Mortal é 1/12 de Watchmen, porque tem todo aquele cuidado, como se a graphic novel tivesse sido feita de forma ainda mais delicada do que um cristal. Até o artista disse que se impressionou de ter se dedicado tanto a capa. Na história o Coringa fugiu e tem um novo plano, convencer as pessoas (e pelo visto a si mesmo também), que o que diferencia do resto do mundo é um dia ruim, e que qualquer um pode ficar tão louco quanto ele se ver "a luz". No ápice de sua maldade, o Coringa causa a icônica cena onde aleija Barbara Gordon com um tiro, a estupra no chão e ainda tira fotos, tudo isso com o intuito de enlouquecer o pobre comissário Gordon. Bem, a história explora a mente do Coringa, e é o gibi mais próximo que você terá de saber a origem dele. A curta história (é sério, é bem pequena mesmo), só vai melhorando, e melhor do que acreditar no Coringa é depois ver Batman provar que ele está errado. Diálogos marcantes, arte incrível de Brian Bollan, se ainda não leu, você devia, é E-S-S-E-N-C-I-A-L.



3-Batman: Vitória Sombria

Por Jeph Loeb e Tim Sale

Batman: Vitória Sombria é a continuação de O Longo Dia das Bruxas, com os seus criadores, a dupla Jeph Loeb e Tim Sale. E o que eu posso dizer? Ele dá continuidade a tudo que há em O Longo Dia das Bruxas, principalmente a fodalidade, então no lugar de eu falar dela, é melhor falar logo de:

2-Batman: O Longo Dia das Bruxas

Por Jeph Loeb e Tim Sale

Uma tremenda obra de arte, assim como o seu sucessor, Vitória Sombria. Aqueles gibis que você ama (como vários nesse top). A história meio que parte do ponto de Ano Um; Batman, Gordon e Harvey Dent estão limpando a escória de Gotham e lutando contra a máfia junto aos malucos fantasiados que são presos no Arkham. Um problema começa quando assassinatos contra a família Falcone começam a ser feitos em dias de feriado, o assassino fica conhecido como o Feriado e consegue de forma alguma ser encontrado por Batman e seus parceiros. Vários personagens de sucesso da mitologia do Batman estão presentes nesta investigação e envolvidos no roteiro cheio de mistérios que quanto mais parece estar te aproximando da resposta, mais te deixa perdido. Não falo mais das maravilhas do roteiro porque quero estragar o mínimo possível da história, assim contando nada. Só garanto que você terá uma alma mais rica se ler essa obrinha-prima.


Já Vitória Sombria, dá continuação a Dia das Bruxas e levanta várias outras questões, um exemplo de continuação, eu me pergunto se não é melhor que das Bruxas, mas como estava em dúvida, deixei o original na frente. Vitória Sombria tem mais presença de diferentes personagens, já que muitos apareciam apenas como coadjuvantes em Longo Dia. Melhores histórias de investigação do Bats que você pode achar! Mistério com um tremendo clima sombrio de Gotham e cheio de personagens tops.


1-Batman: O Cavaleiro das Trevas

Por Frank Miller

Miller desenha e escreve no melhor gibi do mundo (fodão am?). Batman: O Cavaleiro das Trevas, que como você pode ver no título em inglês, não tem relação com o filme. A história comemorou os 50 anos de vida do Batman (que hoje tem 74 anos) e mostra como seria o Batman com 50 anos. O herói passou 11 anos aposentado após a morte do segundo Robin (mesmo nessa época essa HQ não existindo). O que aconteceu nesse tempo? Imersão e ambientação são 2 dos elementos que fazem dessa obra-prima fantástica. Tudo estará lá, Coringa ficou no Asilo entediado, Caras fez uma cirurgia para tentar melhorar a sua vida, a criminalidade só aumenta enquanto Gordon segura dificilmente a sua sanidade e o seu cargo de comissário da polícia. O gibi é cheio de críticas a humanidade, a maior parte delas atemporais, ao governo, sociedade e tudo mais. A única coisa que ficou ruim nesse gibi foi a Mulher-Gato, que na sinceridade, ficou uma merda, não sei porque Miller fez assim, mas... uma pena. De qualquer forma, se Miller criou o início de Batman com Ano Um, ele criou também o fim, com O Cavaleiro das Trevas. A conclusão da vida do Homem-Morcego é inspiradora, emocionante, pesada e eletrizante, a primeira coisa que pensei na hora de fazer este top é que este seria o 1o lugar. Só não leia a continuação que foi feita depois e é conhecida como um dos piores gibis de todos os tempos! Mas Cavaleiro das Trevas... eu fico feliz de ter lido esta maravilha cara, e você também ficará. Aviso que não é recomendado para quem não está muito acostumado com HQs, já que tem realmente muuuuuitos textos, um prato cheio pra quem quiser saborear, mas quem não está acostumado pode se entediar. Não é só altamente conhecido por ser excelente, mas também por ter sido um divisor de águas dos quadrinhos, seu estilo foi altamente seguido no futuro, sendo assim Cavaleiro das Trevas um marco histórico.



E depois... se você quiser descobrir mais sobre o Batman: http://douglasjoker.blogspot.com.br/2014/03/os-melhores-universos-de-ficcao-da.html

20 comentários:

  1. Deve ser considerado um dos piors apenas porque é a continuação dum dos melhores(não grite em mim que é o melhor).

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua lista e concordo com a relação do ranking. Só lançaria A Piada Mortal em terceiro lugar. No resto......perfeito.

    Só não o último entre os 10 Batman: Amantes e Loucos.


    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, fico feliz que você tenha gostado. E acho q com o sõ ñ vc quis dizer q ñ leu, (corrija-me se eu estiver errado, rsrs) esse do Amantes e Loucos é bem recente, alguns donos de banca guardam estoques, talvez algum tenha. É claro q com a internet ñ se tem essa necessidade, mas sai mais aí sai mais barato sem o frete. Anyway, por isso que eu queria ter achado downloads, hehe, vlw cara!

      Excluir
  3. Vou procurar ler todos, eu to querendo saber dos melhores HQs, sempre fui fã do Bats, mas nunca tive acesso aos quadrinhos, agora eu to podendo comprar e acha-loes eu quero saber quais são os melhores, e eu fiquei sabendo q A Queda do Morcego tbm é bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro, q bom q vc gostou, 2o, A Queda do Morcego ñ é um gibi só, foi uma fase que durou mais de um ano, apesar de ter sido lançada em coleção, foram 3 partes e no Brasil só lançaram uma... eu comprei e me desapontei bastante por não ter dado pra ler tudo, você pode baixar pela internet, meu irmão achou a série inteira uma vez. Vc mora no Brasil, é uma boa desculpa pra fazer downloads de HQs pelos preços.

      Excluir
  4. cavaleiro das trevas é muito boa,mas nao gostei do final .
    foi criada uma expectativa danada pela luta com o super.Era para ser um momento epico ,nao foi.O super man passou uma sensaçao q poderia vencer a luta com facilidade,mas ficou com pena.Prefiriria q luta fosse mesmo pra valer e bruce tivesse apelado ,mostrando seu intelecto superior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, a luta contra o Superman foi a minha parte preferida, o Batman sugou a energia de Gotham para passar na sua armadura, eu gostei bastante.

      Excluir
    2. cara acho que vc devia ler a história de novo, pois está claro que vc não entendeu.

      Excluir
    3. mas o Superman "ter ficado com pena" é uma parte tão essencial da personalidade dele quanto o "intelecto" superior do batman... E quanto a luta não ter ficado "emocionante", basta ver que esse não é o estilo do batman do Miller, ele tenta organizar as porradas dele antecipadamente pra vencer com facilidade, muito por que tem muita gente que ele não seguraria só "na mão"... Ele não faz isso contra o líder dos mutantes e dá no que dá.

      Bom, eu, pessoalmente, acho uma das cenas de ação mais iradas da hq, mesmo que a minha preferida continue sendo a do "conheço 5 formas de me defender de alguém nessa posição. 2 são letais. duas desarmam com o mínimo dano. uma aleija. escolho a última", que pra mim é a síntese da síntese do batman.

      Excluir
  5. Onde posso comprar esses hqs?

    ResponderExcluir
  6. Fora essa 10 ainda tem outras que podem ser consideradas top,ai vai:Filho do demônio,As dez noites da besta e O messias.Tenho todas e garanto são ótimas tmbm!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coringa: Advogado do Diabo e Mulher Gato: Cidade Eterna também são ótimas.

      Excluir
  7. Excelente lista, tem muita coisa ai que eu não conhecia, dessa lista eu só tiraria "A Morte de Robin", não achei essas coisas toda, se o Mignola tivesse desenhado a HQ inteira ao invés de só fazer a capa e eles tivessem feito algo ainda mais sério e pertubador como Asilo Arkham, ficaria perfeito. Asilo Arkham eu li, mas não gostei tanto, apesar de ser exatamente um gênero que eu sou fã que é o psicodelismo e a subjetividade em um roteiro, minha queixa é ele ter feito um Batman muito vulnerável, até mesmo apoiando o assassinato do Amadeus... Por ironia da vida, acabei gostando mesmo foi do Super-Homem Grandes Astros do Grant Morrison, uma história de certa forma colorida, aparentemente mais leve (o que não é, ela é bem mais profunda que Asilo Arkham pra mim) com um personagem que eu nem gostava tanto na época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pensei várias vezes em atualizar tirando o "Morte em Família", tmb me decepcionou, mas deixei pela importância. Se eu fizesse atualmente colocaria "Batman: Gothic" na frente com tranquilidade.

      Excluir
  8. Ainda da para comentar nessa lista?Ficou muito foda.Pessoalmente eu acho o longo dia das bruxas melhor que o Cavaleiro das Trevas.Mas essa é minha opinião pessoal,eu sei que o Cavaleiro das Trevas é melhor(analisando friamente ele é).
    Ps:Você podia fazer de outros heróis também como o Super ou o Aranha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre dá tempo de comentar, ANT, sempre dá! ;) Kkkkk.

      Tem um amigo meu q também prefere O Longo Dia das Bruxas c/ bastante ctz.
      P.S.: Não faço do Homem-Aranha ou do Superman por humildade, pq n pesquisei tantas histórias deles qnto pesquisei do Batman. Sorry, qm sabe um dia, mas hj realmente ñ vai rolar.

      Excluir
  9. Olá Douglas,
    Muito boa sua lista.
    Incluiria uma história que eu acho muito boa e não vejo muito nas listas de melhores revistas do Batman. Seria: Batman ano 100. É uma das histórias alternativas que mais gosto do Batman.

    ResponderExcluir
  10. Cara, esse amantes e poucos eu não conhecia, e preferiria q continuasse assim... Arte horrível, péssimos desenhos... Anatomia zero! Como q puderam contratar um desenhista desse?

    ResponderExcluir
  11. Cara, esse amantes e poucos eu não conhecia, e preferiria q continuasse assim... Arte horrível, péssimos desenhos... Anatomia zero! Como q puderam contratar um desenhista desse?

    ResponderExcluir
  12. Só não achei para baixar essas duas,
    Amantes e Loucos
    O Manicômio do Coringa

    Se souber qual site tem pode me passar
    valeu

    ResponderExcluir