sábado, 3 de janeiro de 2015

10 histórias do Batman que deveriam ser adaptadas para os videogames


Além da saída do Paul Dini, uma das coisas que acabou me deixando decepcionado com o anúncio de Arkham Knight foi a revelação de que após esse o time não iria trabalhar com os games do "Batman Arkham" nunca mais. E o futuro? Não temos a mínima ideia, eles falam nem do jogo que vai lançar no meio do ano, muito menos do que planejam (?) para o futuro. Então não dá pra saber se eles vão migrar disso pra um game do Esquadrão Suicida ou do Aquaman, ou sei lá eu o quê...


Terminei o Arkham City em 2011, então já faz um tempo, mas esse e seu antecessor, o "Asylum", são tranquilamente dois dos jogos mais impressionantes e surpreendentes que conheci na última geração. Na verdade, ambos foram extremamente bem avaliados logo em seus lançamentos e o "City" chegou a concorrer a melhor game da DÉCADA! Ambos são listados como os melhores games da história em vários lugares. Isso é incrível com a simplicidade apresentada em "Arkham Asylum", havendo nem sombra de personagens icônicos como Duas-Caras e Mulher-Gato, mas mesmo assim sendo criativo o suficiente pra se mostrar uma obra brilhante. É triste como isso não inspirou a produção de games diferenciados de outros heróis, que continuaram tendo produtinhos medíocres.

Não é por nada que a Marvel Studios cancelou a produção de games baseados nos seus filmes

Eu gosto de histórias com início, meio e fim, mas se tratando de games... e do Batman, não há porque de parar. Sem falar que Arkham Knight nos trará a experiência de controlar o Bat-Móvel, que será muito legal, mas quem é fã do Batman sabe que... e daí? Mesmo sem jogar a gente sabe que isso não passará uma sensação de experiência definitiva; sendo que o Batman tem motos, lanchas, submarino, jato, helicóptero... O que eu quero dizer é que realmente não tem porquê de terminar tudo com o Arkham Knight. É claro que serão feitos outros games do Batman por outros caras que não são os da Rocksteady, mas outros já fizeram antes e não deu muito certo.

O infame game em que demorava tanto pra atacar, que o inimigo escapava antes de sair o golpe
Então esses dias eu tive essa ideia. No game "Marvel: Ultimate Alliance" você às vezes encontrava umas HQs e podia jogar missões secundárias que se tratavam da história delas. Acho que você já deve ter entendido onde eu quero chegar... Esse game da Marvel era divertido, mas era só aquela porradaria livre. Imagina um esquema desses com o game do Batman!!! Seria muito épico!!! A Rocksteady ficou fazendo um monte de DLCs ridículas pro Arkham City, se fosse algo do tipo "Compre essa DLC e jogue a história da Piada Mortal" com direito à vídeos e habilidades de acordo com as da história, digamos que... valeria a pena comprar... VALERIA MUITO A PENA COMPRAR!!! Diferente daqueles "Play as Robin/Asa Noturna" em que eles nem sequer falavam.


E sinceramente, sabemos que a Warner Montreal é que não produzirá uma coisa louca dessas, já que com a chance que eles tiveram com "Arkham Origins" mostraram nenhuma criatividade, fazendo um "Arkham City pior que o Arkham City". Pra mim o que fez de "Arkham Asylum" tão brilhante foi a ambientação, os constantes diálogos e histórias paralelas de personagens secundários, então listei histórias em uma ordem que me pareceu interessante de serem jogadas justamente por causa da ambientação. Minha criatividade tem limites, então é lógico que coloquei nada além do que já vimos nos games anteriores. Poderia se chamar algo como "Tales of The Batman", ou qualquer coisa assim, seria tão genial, mas é tão simples! Será possível que eles nunca farão isso? e.e


10-Corporação Batman



Essa série de histórias foi feita há alguns anos atrás pelo Grant Morrison e o Chris Burnham. Tem várias e várias, apesar de eu não me lembrar do nome exato, me refiro aqui à uma em que Bruce reunia a Corporação Batman, mas havia uma armadilha no próprio local em que eles estavam, meio que caindo em um tipo de caverna labiríntica mortal. Faz tempo, eu não lembro direito, e sendo uma história do Grant Morrison, é capaz que eu nem tenha ENTENDIDO direito, mas lembro que era um desafio lógico sair do lugar e tinha todas essas versões alternativas do Batman ao redor do mundo, então seria foda jogar enquanto observa e interage com os outros heróis tentando também alcançar uma solução.


O gibi era bem sinistro, dava um pouco de medo, então teria esse contraste entre as aparências felizes dos personagens e o verdadeiro clima mortal. Aprovadíssimo, não acha? Sem falar que seria interessante falar com os personagens e notar sotaques de outros cantos do mundo.

Personagens diferentes

-Os vários membros da Corporação, como Gaúcho, Bat-Vaca, Capuz, Corvo Vermelho e Bat-Wing.
-O Damian como Robin

9-Azrael Vs Bane


"Eles vão me temer como nunca temeram Bruce Wayne!"

Essa é uma inesquecível história após o Batman ser quebrado na "Queda do Morcego". O seu substituto Jean-Paul Valley toma o manto com uma armadura tecnológica e violenta (cujo visual acho louco até hoje). Aí ele sai em Gotham pra encher o Bane de porrada em uma perseguição inesquecível passando por vários cenários. Apesar do "Arkham City" ser mundo aberto, todos os combates contra chefes são em ambientes fechados, seria interessante ir seguindo o Bane pela cidade.

Personagens diferentes

-Jean-Paul Valley(Azrael) como Batman.
-Os parsas do Bane daquela época.

Podiam botar um vídeo inicial só com o Bane descendo o golpe da coluna pra explicar porque o Bruce Wayne não é mais o Batman

8-Crise Final


"Darkseid. Você parece estar que nem eu. Você não deveria ter atirado em Órion."

Também do Grant Morrison, na história da "Crise Final" o Batman é capturado sendo colocado pra fora da batalha na Terra. A ideia do Darkseid, tirano de Apokolips, é cloná-lo fazendo assim um exército invencível. Aí algo acontece (sendo do Morrison, eu provavelmente não entendi direito) e acho que é a força do Batman mesmo inconsciente de não se render que faz com que os clones sejam produzidos já arrancando os próprios olhos da cara. Por fim ele consegue fugir, vai lá e mete um tiro no Darkseid, abrindo uma exceção à sua regra de não usar armas. Logo após isso ele supostamente morre, dando início ao arco "O Retorno de Bruce Wayne". Mas seria muito legal se infiltrar pela nave e por fim finalizar o próprio Darkseid O.O Uma experiência que dificilmente se encaixaria no modo história comum do game.

Personagens diferentes

-Darkseid
-Lacaios de Darkseid

7-Última Luta Contra o Coringa


"Existe nada de errado com o Coringa... que eu não possa consertar com as minhas próprias mãos."

Essa talvez seria a melhor. Se você não leu ainda "O Cavaleiro das Trevas" de Frank Miller, já é hora de ler. Não só considerada um dos maiores ápices do Batman, mas também do mundo das HQs de heróis em geral. Teria que começar com o Batman vindo voando e já aplicando um golpe aéreo pra dentro do parque de diversões que tá sofrendo um ataque do Coringa. A partir daí começa a perseguição que envolve excelentes ambientes como a casa dos espelhos e principalmente o irônico túnel do amor, onde ocorrem os últimos golpes e o Coringa morre. Seria perfeito caaaara...


1.Casa dos espelhos: o Coringa entra com uma criança de refém e fica com um batrangue no olho depois de ser atacado pelo Batman.
2.Como interlúdio podia dar pra controlar a Robin naquela luta que ela tem contra o parceiro gordinho do Coringa na montanha-russa.
3.Entrar no túnel rosado do amor, com os corpos vindo boiando, as luzes dos tiros, os gritos das pessoas sendo atacadas e a risada do Coringa.

Imagina ainda depois de terminar ter que apertar o botão mostrado na tela pra cuspir no corpo do Coringa! Aí enfrentar os policiais com a visão zonza e bombas de gás enquanto o cadáver do maior criminoso de Gotham pega fogo, por fim fugindo com a Robin.




Personagens diferentes

-Batman velho
-Coringa velho
-Carrie Kelly como Robin
-O ajudante estranho do Coringa
-A nova comissária de polícia.

6-Destruindo a Gangue Mutante




"Nós nunca enfrentamos nada desse tipo. Nós apenas enfrentamos humanos."

Mais uma da perfeita HQ de Frank Miller. Aqui o Batman invade os lixões com um Bat-Móvel realmente gigante que parece bem mais um tanque de guerra e simplesmente vai explodindo a gangue inteira. Por fim ele sai do "carro" quando desafiado pelo Líder Mutante. Aí tem uma luta em que ele quase perde, só sendo salvo pela Robin. Nisso, quase delirando, ele volta na cama médica do super-veículo, passando a sua confiança para a Robin enquanto pelo rádio Alfred sugere que ele deveria descansar. É uma cena muito boa, seria perfeito vê-la em videogame.


Por fim há vingança com uma luta contra o Mutante na lama, sem dúvida não poderia ficar de fora, sendo que o Batman usa a lama para que ele fique tão lento quanto ele que é velho e no final quebra todos os membros do cara, hehe.

Personagens diferentes

-Batman velho
-Carrie Kelly como Robin
-Alfred mais velho
-Gangue mutante
-Quem sabe o Gordon mais velho também

O vídeo final podia mostrar aqueles programas de TV, com os membros da Gangue Mutante dizendo que agora são os "Filhos do Batman", uma das coisas mais legais dessa história que, afinal, tem tantas coisas legais.

5-Para O Homem Que Tem Tudo


"Eu criei uma prisão que você não pode deixar sem sacrificar o seu maior desejo."

Nessa o Batman não tem um papel tão vital, sendo uma história do Superman, mas também seria divertidíssimo de jogar. Primeiro imagina você ir andando pela neve em direção a fortaleza do Superman com a Mulher-Maravilha e o Robin Jason Todd enquanto eles repetem aquele diálogo do Alan Moore, que envolve eles terem apostado qual nave era mais rápida e o Batman recomendando que o Robin não pense muito nas pernas da Mulher-Maravilha. Aí você usa o gancho pra subir e depois de ir andando com os outros heróis pela Fortaleza da Solidão você encontra o Superman, paralisado com uma planta alienígena no peito, logo em seguida começando uma cutscene onde se apresenta o Mongul.


Aí, você deve lembrar. Quem parte pra luta é a Mulher-Maravilha enquanto o Batman investiga como salvar o seu amigo kryptoniano. Mesmo sem participar da ação poderia ainda ter muita adrenalina usar os equipamentos do Batman pra estudar a planta enquanto no fundo Mulher-Maravilha e Mongul trocam porrada e o Robin vai te apressando preocupado. Mas a melhor parte dessa história é quando mostra a fantasia em que a planta prendeu o Homem de Aço. Não haveria porque de cortar isso! Só lembrar como "Arkham Asylum" e "City" (e veremos o "Knight"...) expandiram os horizontes dos games com ideias brilhantes! Podia usar o esquema das alucinações do Espantalho, mas usando o... Superman! Seria perfeito ir controlando ele, mas ao invés de ir sozinho como o Batman ia, ele teria que ir protegendo o filho, no fim tendo que se despedir dele, como acontece naquele tocante final.


E aí, no momento da fúria de Superman contra o Mongul (MONGUUUL!), o que rola com o Batman? A planta gruda nele, que se vê em uma realidade onde os seus pais não foram assassinados pelo assaltante de rua. Nisso a jogabilidade podia mudar pro Robin tirando a planta do Batman com as luvas do Mongul, e depois a jogando contra o próprio vilão. Na última cutscene podia mostrar eles conversando e depois o delírio de conquista do alien dominado pela planta. O legal é que daria pra incluir a história toda.

Personagens diferentes

-Mulher-Maravilha
-Superman
-Mongul (MONGUUUUL!)
-Robin de Jason Todd
-Todos aqueles kryptonianos, como Jor-El

4-Salvando a Liga da Justiça


"O mais... perigoso... da Terra!"

Há uma história da Liga da Justiça em que eles tem que lidar com um ataque de marcianos brancos, eles conseguem subjugar todos os heróis, menos... o Batman. Nessa o detetive descobre a fraqueza deles contra fogo e depois contra-ataca com equipamento customizado, por fim salvando seus amigos. Seria muito tenso se infiltrar em uma instalação de alienígenas malignos e ainda finalizá-los usando armas de fogo. Imagina então no final ver toda a Liga da Justiça de refém, te esperando pra salvá-los.

Personagens diferentes

-Marcianos
-Mulher-Maravilha
-Flash
-Superman
-Aquaman
-Caçador de Marte
-Lanterna Verde

A última cena podia mostrar a inauguração da torre de vigilância na Lua.

3-Batalha contra o Superman




"Eu quero que você se lembre, Clark... Pro resto da vida... Nos seus momentos mais íntimos. Quero que se lembre... da minha mão... na sua garganta... A mão... do único homem... que derrotou você..."

Talvez meu momento preferido das HQs. Recusa críticas ou introduções. A derradeira luta de Batman contra seu outrora parceiro, Superman. Podia pegar desde aquela parte em que a bomba caiu e o Batman reúne os "Filhos de Batman" pra organizar a bagunça e ajudar a apagar os incêndios e tudo o mais. Todos eles vão a cavalo. Posteriormente ele coloca a sua poderosa armadura, prepara o seu coração para parar no meio do combate e vai atrás do Superman. Assim como a luta contra o Coringa, podia ter várias partes, desde as distrações como os mísseis e a Robin no Bat-Móvel, até chegar o momento do antológico mano-a-mano.


Aí viria a melhor batalha em um videogame de todos os tempos, hehe. Sem esquecer, é claro, do Arqueiro Verde que ajuda o Batman atirando uma kryptonita com um braço só. O vídeo final podia ser o próprio final do gibi, no enterro do Batman. E pensando bem, no início podiam colocar aquela parte que o Batman tá fantasiado de velha em uma loja e no meio da perseguição contra aquele traveco bizarro com suásticas tatuadas no peito, o Super vem e pergunta pra ele onde será a batalha final, ele diz "Beco do Crime".

Personagens diferentes

-Batman velho
-Alfred velho
-Robin de Carrie Kelly
-Superman
-Arqueiro Verde velho
-Filhos do Batman
-Gordon velho
-Selina velha (no enterro)

Se fosse feito naquele esquema de DLCs como eu sugeri no início, podiam fazer um pacote só com essas da história do Miller, já ia cobrir as partes mais marcantes.



2-O Retorno de Bruce Wayne


Depois da "Crise Final", que é o item 8 desse top, o Batman é mandado pro passado, e começa a voltar viajando pra períodos diferentes do tempo. Isso seria muito louco, pois ele vem desde a idade das cavernas, onde veste o couro de um morcego pré-histórico, passando por faroeste, época de caça às bruxas, época de piratas... Seria bem extenso e diversificado, por isso deixei em segundo lugar, mesmo não contendo uma épica luta contra o Superman. E no final?


No final o Batman chega na Liga da Justiça com uma quantidade de energia tão grande que pode destruir toda a Terra. Aí os maiores heróis da Terra tem que contê-lo...

Personagens diferentes

-Praticamente toda a Liga da Justiça
-Jonah Hex
-Vandal Savage

1-Batman vs Monstro do Pântano


"Eu não deveria ter escolhido esse lugar. Devia ter escolhido Metropolis, Nova York, um lugar que não tivesse tantas sombras."

Essa história do Monstro do Pântano na época do Alan Moore (primeiro lugar, tinha que ter Alan Moore) e o John Totleben é simples, mas é MAGNÍFICA. Na história a Abby (namorada do Monstro) se mudou para Gotham City, mas lá é presa injustamente por ser considerado ofensivo ela namorar uma criatura planta, sendo considerada uma doente pervertida.


O Monstro do Pântano fica furioso como nunca antes e começa a atacar Gotham City em um nível que deixaria a Hera Venenosa com inveja. Enquanto as forças policiais não resolvem se irão obedecê-lo, Batman vai com o Bat-Móvel e um arsenal diferenciado de... "florista" tentar resolver, mas não é tão simples assim porque o Monstro do Pântano é um elemental...

Agora você sabe como o Superman se sente!
O Batman acaba apanhando feio e a criatura continua seu ataque. É claro que poderiam simplesmente adaptar uma história da Hera Venenosa, mas o Monstro do Pântano seria mais legal por ele ser um elemental, ele não só controla e sente, ele é todas as plantas. Seria como enfrentar um deus, uma experiência a la God of War, mas em um game do "Batman: Arkham". Todo o jeito e personalidade dele já são mais atraentes que a Hera Venenosa--

Tá bom. Não são não. Mas a Hera desses jogos é mó quenga estranha, então poderíamos dar a chance ao nem tão amigável (quando mexem com sua garota) Monstro do Pântano. Ele se manifesta tanto de uma pequena semente até uma floresta ou uma montanha inteira! Seria muito louco enfrentá-lo! O inimigo seria o próprio cenário!


SPOILER DA HISTÓRIA

No final uma arma desenvolvida por Lex Luthor dá um fim no pobre Monstro do Pântano bem no momento que ele vai reaver sua garota. Há um funeral em Gotham em memória ao herói, contando inclusive com uma estátua dele e as rasteiras presenças de Constantine e o Vingador Fantasma.

FIM DO SPOILER

Na real eu tive essa ideia quando me perguntava se ia dar pra ver a estátua em homenagem ao Monstro do Pântano quando estivesse se locomovendo por Gotham no "Arkham Knight". Espero que eles lembrem, esses easter eggs pelo cenário eram muito bons nos últimos títulos.

Personagens diferentes

-Monstro do Pântano
-Abby
-Vingador Fantasma
-John Constantine
-Lex Luthor



Menção honrosa

A Piada Mortal

Mais uma vez, agora você sabe como o Superman se sente

Não coloquei no top porque ia ser quase a mesma coisa que o item 7, mas com alguns elementos a menos. A diferença seria o excelente diálogo e o monólogo, além da presença do Gordon no início e aquelas aberrações de circo de inimigos. Quando pensei nesse post achei que ia dar muito trabalho, mas me senti na obrigação de fazer, afinal vocês sempre curtem quando é coisa do Batman, principalmente dos jogos do Batman, ainda mais se for uma lista! Então tive certeza que vocês iriam gostar. Lembra de alguma outra história que deveria estar aí?

8 comentários:

  1. Boa lista.Mas sinceramente eu acho que Cavaleiro das Trevas merece um jogo solo porque...é MUITO FODA!Além de ter uma grande história e se fosse ficar pequeno ele podiam colocar uns secrets que quando encontrados te levam para alguma dessas outras histórias que você citou(talvez pudesse ser no próprio modo história com o Batman relembrando o passado).
    Ps:A minha idéia ideal para o futuro desses jogos seria fazer algo parecido com os filmes da Marvel.
    Exemplo:Teve os 3 jogos do Batman.Ai teria um ou dois do Superman,um do Lanterna Verde e quem sabe um da Mulher Maravilha.Depois disso faziam um jogo da Liga,com todos os jogos conectados(estilo filmes da Marvel mesmo).Também dava para encaixar outros jogos como Esquadrão Suicida e Arqueiro Verde.
    Essa é a minha idéia do futuro ideal(para mim) para esses jogos.
    Ps2:Eu estava rezerando o Asylum e tem uma parte que o Coringa fala:
    "Dois homens estavam em um hospício...ops,você já ouviu essa não foi?"
    Caralho como eu pude esquecer disso.Muito foda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ANT, verdade isso do jogo só do CDT, não tinha considerado isso, pois fui pensando conforme escrevia. Mas três pontos do post foram do CDT, realmente, era melhor já fazer um jogo inteiro, podia já contar com Ano Um, que também é do Frank Miller (e se pá aquela fase toda do Jeph Loeb e o Tim Sale, que já foi pensada pra ser uma continuação do Ano Um...).

      Mas o que eu realmente gostei desses games foi a história nova, que dá a impressão de inédito e não de adaptação. Então.......... como o CDT não inclui todos os personagens do Batman e a continuação é uma merda... o game podia complementar a obra do Miller!!! Se tivesse um cara esperto como o Paul Dini ou o Loeb envolvidos aposto que seria muito digno do original.

      Quanto aos games dos outros heróis, duvido que vão adaptar direito, pq o melhor que saiu após o Asylum foram imitações dele, como aquele do "Capitão América: Primeiro Vingador".

      Excluir
    2. Sim eu sei.Mas o estilo do Asylum funciona bem com as adaptações certas podia sair um bom jogo de outros heróis.Ainda mais os com poderes(Superman,Lanterna Verde,etc...) que seriam bem legais de controlar.Imagina um jogo da Liga?Se usar os heróis no Batman Lego3 já era divertido...
      Ps:Além do ano1 podiam completar com o Longo dia das bruxas e Vitoria sombria(que teriam um tom mais de jogo investigativo) assim contando o passado(Ano1,Longo dia das bruxas e vitoria sombria) e o futuro(Cavaleiro das Trevas) do Batman.

      Excluir
    3. Hum, ainda acho q pra outros como Super e Aquaman ia precisar desenvolver outros estilos que se adequassem. Mas usar o Asylum de exemplo sempre será bom.

      E o que eu falei do Jeph Loeb e o Tim Sale são esses daí com tom investigativo q vc disse, rsrs, seria... PERFEITO... Sem falar que continuar com histórias novas ainda pode ser bom, uma pena não sabermos o q vai rolar no roteiro do Knight...

      Excluir
    4. Ola senhores, eu gostei da lista, mas concordo em parte com o ANT , por exemplo, um game do Superman ñ sei se iria ficar bom pois ele voa, tem superforça, essas coisas q são muito fodelosas pra um game, mas em compensação um game do arqueiro cairia bem com estilo arkham.
      Ps1: Douglas , eu ñ sei se é pedir demais mas pq vc não faz um lista com coisas que você quer ver em arkham knight, acho q ficaria bem legal
      Ps2: ah, eu vi na ultima entrevista da rocksteady q eles ñ querem dar quase nada de spoiler nos trailer , pra chocar o jogador quando jogar o game
      Ps3: ANT , eu também estou rezerando arkham asylum, deve ser o hype pra arkham knight , hehhehheheeeh

      Excluir
    5. Também rezerei o Asylum no final do ano passado, hehe

      O.O Eu já fiz até uma fan-fic de 5 partes do q eu queria pro próximo jogo e uma continuação dessa em 10 partes + uma de história secundária da Mulher-Gato. Não tenho mais o que escrever de suposição pro Arkham Knight!!! e.e

      Sem falar que achei o script todo na Internet, então na real já sei o que vai rolar. Por exemplo, o Esquadrão Suicida e o Morcego Humano terão bastante importância e... o Coringa tá morto mesmo, buáááááááá. Não falo outras coisas pq ia spoilar, tem algumas partes q provavelmente vão surpreender.

      Excluir
    6. Cara, então , esse negócio do script é falso segundo oque eu li nas internets, eu vi esse vídeo , https://m.youtube.com/watch?v=xvVZj6LlNkI, espero q seja falso mesmo esse script , eu ñ tive corajem de ler, hehehehe
      E agora vou reler sua fanfic , obrigado por lembrar

      Excluir
    7. Esse video é bom,o que ele fala faz sentido.Agora se por alguma razão o script for real agora eu já sei que é o Arkham Knigth!NÃO!!!!!!
      Agora eu espero mesmo que seja falso.
      Ps:Geral rezerando o Arkham Asylum.Hum.Eu quase tinha desestimo de jogar porque na ultima luta com o Espantalho quando o jogo fingia que bugava o meu bugiou mesmo.Anyway isso era só uma coisa engraçada que aconteceu,vlw,flw.

      Excluir