domingo, 11 de janeiro de 2015

Meus 10 Filmes Preferidos de Super-Heróis


Em pouco tempo já teremos 10 filmes inéditos de super-heróis, e as chances de que eles substituiriam vários nessa lista são grandes, já que se tratam de: Batman Vs Superman, A Era de Ultron, Guerra Civil, Pantera Negra, Dr. Estranho, Liga da Justiça e muitos mais que fazem nossa cabeça girar. Então, em pouco tempo esse post já seria bem diferente, achei que já era hora de criá-lo. Em uns dois anos faço outro. É a lista dos meus PREFERIDOS, portanto é pessoal. Organizei usando como critério a expectativa, o resultado, o que significou pra mim na época, a forma que ficou lembrado e afins.

E é óbvio que não tem Homem-Aranha 3.

Muito menos Homem de Ferro 3.


10-Hellboy II: O Exército Dourado (2008)



"Os humanos... Os humanos se esqueceram dos deuses, destruíram a Terra, e pelo quê?! Estacionamentos? Shoppings? Ganância queimou um buraco em seus corações que jamais será preenchido! Eles nunca ficarão satisfeitos!"
"Essa é a natureza deles."

Quando vi que tinha o trailer desse filme no YouTube e não era fake, pirei. Nem passava na  minha mente a possibilidade do Hellboy ter uma continuação na época (veja como os tempos mudaram). Ainda mais tocando Rammstein no fim do trailer (que eu não conhecia ainda, sinal que Hellboy é sempre uma boa referência u.u). O del Toro aumentou tudo bastante, as lutas foram muito boas, os personagens melhor desenvolvidos, houve mais atenção dos secundários e o vilão (criado pro filme) também é muito interessante. É divertidíssimo e o roteiro é bem ousado, ainda hoje me divirto assistindo e o fato de eu ter achado mais legal que o primeiro me dói a probabilidade que um encerramento não venha a existir.


Pontos fortes: Todos; personagens, lutas, efeitos, roteiro...
Pro futuro: Os protagonistas se demitem do B.R.P.D., Elizabeth está grávida de gêmeos e a profecia que Hellboy trará o fim do mundo continua.


Eu sempre ressalto o Hellboy aqui no blog pela singularidade, mas não é necessariamente o meu filme favorito, podem ver que ficou em décimo. Mas vamos logo para o próximo lugar!

9-X-Men: Primeira Classe (2011)


"Me ouça bem, meu amigo. Matar não te trará paz."
"Paz nunca foi uma opção."

Todos os filmes do X-Men iam de "Da hora se você não for criativo" passavam por "Legal" e desciam pra "Que bosta". Aí teve aquele do Wolverine que definitivamente foi um enterro.


E sinceramente, nunca conheci alguém que não gostasse dos X-Men. E olha que eu conheço gente que não gosta do Batman! É o meu grupo preferido, mas só alguns personagens ficavam legais, a maioria você só considerava pelo bom ator ou sei lá eu o quê. O Magneto era um velhinho cabeçudo com orelha de abano...


 o Fanático um personagem terciário vencido batendo com a cara na parede...


e a Fênix Negra que ao invés de parecer aquelas metaleiras gostosas que você só sonha em pegar, parecia aquelas metaleira do crack abandonada na rua usando a roupa do último namorado que ela provavelmente matou...


E não se engane, eu me divertia mesmo assim. Aí em 2008 começou a vir umas adaptações melhores, e os X-Men só com esses aí que você tem que desconsiderar um monte de coisa pra conseguir levar a sério. O Primeira Classe foi mais significante e bem feito, além de ter sido o primeiro reboot que eu realmente gostei. Foi mesmo legal ver Magneto, Mística, Fera e vários outros quando jovens. Diferente do filme do Wolverine, era uma estória que valia a pena contar e focando muito bem na diferença de ideais do Professor X e o Magneto, meu antagonismo favorito dos quadrinhos junto ao Batman X Coringa. Foi o primeiro filme deles que eu realmente adorei e continua alto na minha lista,


Pontos fortes: Personagens, enredo e estória prólogo que vale a pena ser contada.
Pro futuro: Inimizade entre os X-Men e a Irmandade dos Mutantes está armada...

8-Homem de Ferro (2008)



"Quem é você?"
"Nick Fury, agente da S.H.I.E.L.D. Estou aqui pra falar com você sobre a iniciativa Vingadores."

Eternamente inesquecível. O primeiro que não foi um "filme de herói", mas simplesmente um inteligente filme de ação. Foi um enredo simples de origem, mas que se mantinha intenso em todos os momentos, fosse nos diálogos, na construção da armadura na caverna e nas explosivas cenas de ação. O filme passa de uma vez porque você não deixa de prestar atenção. Trilha sonora excelente, pegaram um personagem que na época muitos achariam "Méh" e fizeram um filme divertidíssimo. Foi realmente triste como os envolvidos não levaram isso tão a sério e as continuações foram duas decepções (uma maior que a outra). De qualquer forma, acho perfeito conseguirem fazer um filme simples assim, de só um personagem contra um único vilão e ainda ser tão atraente. Mas o melhor realmente veio depois do filme acabar... e não me refiro a música do Black Sabbath...



Naquela época eu ainda não acompanhava todas as novidades pela Internet, um filme dos Vingadores era inacreditável! Melhor coisa que poderia acontecer! E com um filme legal desses, tinha de tudo para haver vários acertos até março de 2012 ;)

Pontos fortes: Estória, clima intenso, diversão, efeitos especiais.
Pro futuro: Vingadores. Preciso dizer alguma coisa?

7-Batman Contra o Capuz Vermelho (2011)




"Seria fácil demais! Tudo que eu sempre quis foi matá-lo! Não passa um dia sem que eu pense em submetê-lo a todas as horrendas torturas que ele trouxe a outros e então... Acabar com ele."
"Aaaaw... Então você pensa em mim."
"Se eu fizer isso, se eu me rebaixar a esse nível... Eu nunca voltarei."

Foi a primeira animação de herói desse nível. O retorno de Jason Todd nos quadrinhos era odiado por 95% dos leitores, preferiam que ele tivesse continuado enterrado. Eis que fazem uma animação adaptando esse infame arco, e de repente... Capuz Vermelho é um dos personagens mais populares da DC Comics. WHAT?!


A animação foi tratada de forma bem adulta, como um filme sério. Há violência tanto física, quanto verbal e emocional, o que surpreende no início. A primeira cena do filme já mostra o assassinato do primeiro Robin de forma bem chocante, e já sendo superior à vista no quadrinho antigo. O resto do filme inteiro trata o mistério da ressurreição do personagem e a relação dele com o Batman (que se transforma em uma inimizade) muito bem; conseguindo dar ao público uma outra visão dessa estória que agora será sempre lembrada como uma das principais do Batman, não tenho dúvida.

Mesmo com todo o hype que tava com o Coringa do Heath Ledger (Cavaleiro das Trevas) e o do Mark Hamill (Arkham Asylum) o vilão ficou muito bem usado como personagem secundário. A animação se tornou referência e para sempre será difícil superá-la. O final é meio poético, e estranho em comparação com todo o clima intenso que o filme trás, mas estraga em nada. Lembro que assisti e logo no outro dia vi de novo. Era nível de produção live-action. Assustador e genial! Não faria sentido não colocá-lo na lista por ser uma animação.


Enquanto os filmes fugiram da relação entre o Batman e o Robin, o desenho foi um tiro certo.

Pontos fortes: Belos desenhos, personagens bem executados, roteiro, cenas de grande tensão e ótimas lutas.
Pro futuro: Nada XD

6-Liga da Justiça: Ponto de Ignição (2013)



"Você quebrou a barreira crônica, voltou no tempo, impediu o assassinato de sua mãe e alterou completamente a linha do tempo?"

Flash.

Amado nos gibis.

Uma série que o levou a ser conhecido por anos com dois artigos diretos idênticos em línguas diferentes.

O...
The...
Flash!

"O The Flash!"

E nada mais -_-


Ponto de Ignição foi a primeira coisa digna do personagem produzida em outra mídia. E MUITO DIGNA! Assim como o desenho do "Capuz Vermelho", trouxe em forma de animação temas dos quadrinhos inexplorados em outras mídias, no caso uma versão paralela-apocalíptica do Universo DC. E é tudo bem radical, como o Bruce Wayne ter levado o tiro no beco, e seu pai em busca de vingança ter virado o Batman. Superman e Abin Sur (Lanterna Verde) terem sido escondidos pelo governo e o mago Shazam ter escolhido várias crianças para ocupar o cargo de Capitão Marvel.


Todas as versões paralelas são interessantes e o teor também é bem pesado. Bem melhor que a média de filmes de heróis.


Pontos fortes: Roteiro único e belas animações.
Pro futuro: Aparentemente, nada. As outras animações são desconexas.

E ah é, lembrei que tem uma série nova do Flash. Ah é, lembrei que é uma droga... Quem sabe com os filmes vejamos mais do Flash além dos quadrinhos. Se bem que escolheram um atorzinho extremamente nada a ver, mesmo trabalhando bem...

5-Superman: O Homem de Aço (2013)


"E se uma criança sonha se tornar algo mais do que a sociedade pretendia? E se a criança aspira algo maior?"

Finalmente um filme digno do Superman, ou melhor da DC, que soltava nada que preste. Na real eu tava cagando pra esse filme até que saiu o trailer. Aí comecei a aguardar com uma super-ansiedade que foi super-recompensada nesse filme que se deu ao trabalho de finalmente trazer outro personagem das HQs ao cinema usando ideias diferentes relacionadas ao Mundo Real. Apesar de ter dividido opiniões, todas as críticas negativas foram irrelevantes e mirrentas. Dizer que o Superman não pode ser mais sério, matar o General Zod, quase destruir uma cidade lutando... Tudo fail. Ele faz isso em um monte de gibis. Aliás, nos melhores gibis. Já era hora e finalmente conseguimos um filme muito bem feito, com toneladas de ação e uma boa estória de origem que fugiu da fôrma de pregos.


"Fôrma de pregos" é uma expressão que uma professora minha usava quando eu estudava Jornalismo. Ela queria dizer que os textos não precisavam ser feitos todos iguais, por exemplo, umas 3 linhas de introdução, então 5 discutindo o tema, mais 5 em outro parágrafo e mais 3 pra concluir. Ela se referia aos iguais como se fosse uma "fôrma de pregos", e "O Homem de Aço" definitivamente fugiu da fôrma de pregos, aliás de duas fôrmas! Tanto dos filmes de herói em geral quanto dos filmes com estória de origem. Convenhamos que após o sucesso do "Homem de Ferro" a Marvel apostou pelo menos mais umas duas ou 3x no exato mesmo formato. Me apaixonei pelo filme do Superman por ter a cena do pesadelo em que se afoga nas caveiras de krypton, pela morte do General Zod ter sido mais impactante do que nos quadrinhos e a luta ter alcançado escalas que eu realmente não esperava pra um filme solo. E finalmente... o Superman saiu na porrada em movimento. A única vez que tínhamos visto isso foi no trailer do DC Universe Online, já era hora, hehe.


Pontos fortes: Enredo, vilão, efeitos especiais e as melhores lutas já vistas em um filme live-action.
Pro futuro: Batman Vs Superman. Hu hu hu hu...

4-Os Vingadores (2012)


"Eu tenho um exército."
"Nós temos um Hulk."

Você simplesmente olha pra imagem acima e vê os Vingadores. Eles nos deram duas horas disso. Sem economizar nada! Tudo que queríamos era que funcionasse. Só isso... Tínhamos tanto medo que desse errado. Já tinham feito tanta merda com essas ideias que podiam dar ótimos filmes, mas foi além da expectativa. Há mais lutas do que se imaginaria e até a Viúva Negra e o Gavião Arqueiro conseguem ter bastante presença e importância equilibrada no filme. Foi uma ótima adaptação do primeiro encontro do grupo para os cinemas.


Houveram cinco filmes de prólogo, para depois todos se encontrarem nesse. Foi um hype imenso e nada saiu errado. Tudo bem que não houveram surpresas. Eu esperava que o Caveira Vermelha surgisse em algum momento, mas ver o Hulk lutando com Thor, Homem de Ferro, Capitão América, com todos aqueles efeitos... É o tipo de coisa que muita gente nem sonhava. Era até engraçado assistir o filme e ir vendo tudo "dando certo", sem nada de absurdo como um Galactus que é uma bola de fogo, um Peter Parker emo ou um Mandarim mendigo drogado. Sem dúvida alguma foi até o momento a maior vitória no time dos nerds. Aliás, o filme ficou tão popular que todo mundo entrou na onda.


Pontos fortes: Todos os personagens finalmente unidos e bem interpretados e as grandes lutas(grandes).
Pro futuro: Thanos e (quase) todo o resto do Universo Marvel. Foi só o início!

3-Guardiões da Galáxia (2014)


"Nós já estabelecemos que vocês destruírem a nave não era salvação."
"Quando isso foi estabelecido?"
"HÁ TRÊS SEGUNDOS ATRÁS!"
"Não prestei atenção, estava pensando em outra coisa."

Ainda estranho um pouco rankear Guardiões da Galáxia tão alto, mas ano passado já fui me adaptando com a ideia. Gostei dele pelas mesmas razões que o "Homem de Ferro", que está em oitavo lugar, mas tudo foi ainda maior. Em Guardiões da Galáxia há mais personagens apaixonantes, mais cenas engraçadas, eles encontraram um equilíbrio que todos os outros produtores de cinema pareciam ter esquecido em filmes de aventura meio descompromissados. Os personagens são meio maníacos e eu amo personagens maníacos. Como com uns oito filmes do Batman eles ainda não mostraram o Asilo Arkham, os Guardiões ficam como os melhores birutas, hehe.


Mesmo sendo sarrista, há cenas mais profundas e emocionantes, achei surpreendentemente completo. O melhor mesmo foi a impressão de que se eles conseguiram algo tão bom com os Guardiões da Galáxia, conseguem com qualquer personagem. Só não é oficializado como o Star Wars da nova geração porque a Disney já vai trazer o Star Wars de volta no final do ano.



Tem gente que tenta diminuir o filme argumentando que é só um filme de aventura divertido, mas não tem sido tão comum assim sair um desses hoje em dia.

Pontos fortes: Personagens e humor.
Pro futuro: Potencial melhor franquia da Marvel, em competição com o Capitão América que terá a Guerra Civil.

2-Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)


"Tudo que vocês se importam é com dinheiro. Essa cidade merece uma classe melhor de criminosos.  E eu darei isso a ela. Diga aos seus homens que eles trabalham pra mim agora."

Acho que como todo mundo eu não esperava que esse filme fosse metade do que vimos. O Nolan havia criado uma nova versão dos personagens de Gotham e discutiu uma centena de temas com um filme que não para por um segundo, desde do surpreendente assalto ao banco até o discurso final do Comissário Gordon. Tudo que ele fez saiu tão bom que parecia uma versão definitiva dos personagens de Batman no cinema. Eu particularmente saí satisfeito, mas como colocaram ele pra bater no Superman agora, tá valendo...



Diferente do Begins, que como você pode notar, nem entrou no top, esse filme revoluciona sem cometer qualquer atrocidade com os personagens (aquele Espantalho enfrentando a... Rachel no final -_-). Tudo é muito bem feito, não é por nada que se tornou um dos filmes mais aclamados da História. Já diziam que a perfeição está nos detalhes, e CDT comprova a veracidade desse dizer. Como na Piada Mortal o Coringa lembra do seu passado de formas diferentes e quer provar ao Batman que qualquer um pode ficar tão louco quanto ele, Harvey Dent aparece de perfil em vários momentos antes de sua transformação, os mafioso que estão ficando sem espaço na cidade não são esquecidos durante a estória inteira. Tudo simplesmente foi feito da forma que tem que ser feito.



A interpretação do Heath Ledger foi bem arriscada, mas o tiro foi certeiro. Ele conseguiu redefinir um personagem que já havia sido definido pelo menos umas duas vezes no passado. Se havia qualquer dúvida, o Coringa ficou totalmente estabelecido como melhor vilão de todos os tempos em CDT. Todas as interpretações são ótimas, até secundários como o Alfred de Michael Caine brilha. Uma pena que com a morte do ator a frase "Acho que estamos destinados a fazer isso pra sempre..." perdeu o sentido, mas Nolan esculachou, certas partes simplesmente ficam na sua cabeça pra sempre depois que você assiste. É um filme que depois de te envolver, te assusta, choca e alivia. Se ele terminasse na metade já teria tirado todo o seu fôlego e deixado esperando por mais. Se eu fosse o Scumacher não saía mais de casa, hahahaha.


Pontos fortes: Cavaleiro das Trevas não tem ponto forte; Cavaleiro das Trevas é o ponto forte u.u
Pro futuro: A visão mais atraente do universo do Batman no cinema. Provavelmente insuperável.

1-Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)



"Eu te costurei, concertei seus ossos, mas basta. Eu não vou enterrar você. Eu já enterrei membros demais da família Wayne."

Os que não foram pegos pela teia de hype do Cavaleiro das Trevas (que admitamos, foi bem grande e monstruosa) derreteram pela voadora de arte e narrativa que foi sua sequência. O início lento diferente do seu antecessor deu a impressão que seria um filme paia, mas quando as engrenagens começam a rodar se inicia uma sequência de eventos usados pela primeira vez em um filme de super-heróis.


Depois que o Bane quebra o Batman (de forma melhor mostrada do que nos quadrinhos), a escala aumenta dramaticamente, com toda a cidade sendo tomada pelos criminosos, tipo de situação comum nas HQs, mas inédita no filme. O que fazer agora que o vilão realmente venceu? A gente sempre tenta concordar mais com as outras pessoas, mas eu penso e penso e o terceiro me surpreendeu ainda mais que o segundo. Um filme assim realista extremamente compromissado com o material original, cheio de menções, algumas cenas e frases idênticas a HQs que jamais esperaríamos ver adaptadas em um filme, como "Terra de Ninguém". Goyer foi muito esperto de mesclá-las com o livro "Um Conto de Duas Cidades", o que combinou muito bem com a oposição entre o Bane e o Batman. É chato ver quando eles ignoram completamente as HQs, ver que o filme foi entregue justamente pra quem era fã das HQs foi incomparável.


Algumas coisas não se encaixam tão bem quanto no último, mas acho que é porque sem o Heath Ledger, se o Nolan fosse ser perfeccionista o filme simplesmente não teria saído; o que deixaria um buraco horroroso no que podia ser, e foi, uma trilogia tão boa. Sei que é polêmico deixar o Rises na frente, e concordo que como um filme sozinho, o CDT é realmente superior, mas não se trata de um filme sozinho! O último representa a trilogia inteira amarrando tudo que havia sido discutido e apresentado (só faltou o Coringa, snif...)! E essa trilogia é MONSTRUOSA! A série que mais gostei de acompanhar no cinema. Acho difícil de superarem, por enquanto não superaram... Um fechamento muito bom e definitivo, raro de achar melhor.







Pontos fortes: Trama ousada e surpreendente, fechamento épico da trilogia
Para o futuro: Apenas lágrimas, lágrimas e recordações, hehe.


Menção honrosa

Homem-Aranha 3


Zuera, eu odeio esse filme.

7 comentários:

  1. Ué,eu gosto do Magneto dos filmes originais do X-men.Mesmo com aquelas orelhas ele é foda(deve ser pelo excelente ator).
    A lista esta muito boa,se u fizesse uma minha ficaria só um pouco diferente.
    E sabe de uma coisa?A trilogia do Nolan tem um GRANDE problema!Obviamente eu estou falando do Duas Caras,quando ele vira um dos maiores vilões da ficção e ele morre.Vacilo.
    E discordo do Coringa ser o maior vilão da ficção,com certeza é um dos mas para mim o melhor sempre vai se o Darth Vader!
    Ps:Sem Ps de novo porque eu ainda estou pensando em como comprar Pokemon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tmb gosto desse Magneto, é que uma vez tava passando na TV eu "Esse Magneto ficou bom, né? Gostei da forma que deixaram ele. Acho que é um dos melhores--"

      Meu tio: "É, ficou bom. Pra um Magneto anão. Cabeçudo, com orelha de abano" aí ele começou a esculhambar e eu fiquei chocado ao mesmo tempo que dava risada, sahusahuauhsauh.

      P.S.: Larga logo do Pokémon

      Excluir
    2. Acredite em mim,não da para largar do Pokemon.
      Ps:Na verdade eu não sei como você não gosta mas cada um tem seu gosto.

      Excluir
  2. Esse post foi foda, nem mesmo imaginei que leria ele todo, só sairia rolando a página pelo tamanho, mas como o da Mulher-Maravilha, o texto está muito bem feito, penso em fazer um texto semelhante e mencionar o seu, temos alguns filme de pontos em comum, em especial quase todos da DC que o sr mencionou. Vamos lá:

    10. Hellboy -- Concordo que foi bem melhor que o primeiro (que eu achei um pouco canastrão e não empolga muito), não li muito do Hellboy, o pouco que li, eu vejo que o personagem se destaca mais pela arte do Mignola que casa perfeita com ele, do que por possuir um enredo muito bem escrito.

    09. A relação do Magneto com o Xavier melhorou bastante, mas até ai ela era o que tinha de melhor na trilogia dos X-Men, arrisco a dizer que uma das coisas mais fieis. Até mesmo em X-Men 3, quando Xavier é assassinado e o Pyro vem esculachar, o próprio Magneto diz algo como "Cale-se, moleque. Xavier fez mais pelos mutantes do que qualquer um, e já fazia isso antes de você nascer". Porém do resto, não achei um filme muito interessante, gostei mesmo foi de Dias de Um Futuro Esquecido, o filme vai além de fazer adaptações no arco para consertar a cronlogia, ele faz uma análise sincera do impacto que a existência dos mutantes com os humanos representa, bem como o conflito de ambos. Acho brilhante o final com o Wolverine sendo resgatado do mar para ir para a Arma X;

    08. Homem de Ferro eu achei um filme bacana, só que nada demais na época, com excessão do Nick Fury, naquela época, acho que eu tinha 14, eu tava vendendo tudo que eu tinha, e quase todo trocado que pegava (inclusive a passagem para ir pro trabalho, entrava de grátis para ganhar 4 reais e comprar um gibi nos sebos) para comprar números da Marvel Millenium Homem-Aranha, até conseguir todas. Foi foda aquele Nick Fury, embora ele seja bem mais faca na caveira como mostrado no universo Ultimate em sí, bem como acho bem interessante mesmo a relação que ele tem de "Tio" ou mesmo "Pai substituto" com o Peter Parker.

    07. Não vi. Na época eu achava o Batman ridículo.

    06. Ponto de Ignição foi muito bom, até mesmo me surpreende ter sido um roteiro do Geoff Johns, quem sabe eu reconheça ele como escritor depois do Lanterna que o sr mencionou. O discursos do Dr. Zoom com o Flash que o citou é uma das melhores partes, sem falar que as animações mostram a violência normalmente, ao contrário de muito seriado por ai que fica cortando.

    05. Homem de Aço foi de certeza o melhor filme que eu assisti no cinema em 2013. O filme é brilhante, e inspirador, concordo com tudo o que o sr disse. O filme mescla referências entre o Homem de Aço do Byrne, Lex- Luthor o Homem de Aço, Grandes Astros, "Por que o Mundo Precisa de um Super-Homem" (não lembro o autor), sem falar de mostrar reais consequências para a existência de um Super-Homem, ao contrário dos filmes com o Reeves que eram mais comédias para a família. Boa parte dos que criticam o filme, são os marvetes que acham que só a Marvel Studius sabe fazer as coisas, e engolem facilmente Homem de Ferro 3, criticando o filme do Super-Homem mais pela falta de leitura de material do mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 04. Vingadores foi um filme que eu assiti na pré-estreia, e logo depois fiz a loucura de caminhar por 3 horas e pouca de madrugada até a minha casa com um amigo que assistiu comigo, e digo, de primeira o filme empolgou, eu mesmo disse alto "Cacete, eles reinventaram o modo de fazer filmes da Marvel", só que na segunda vez, as piadinhas já não tinham a mesma graça. Na terceira, as coisas não empolgavam, e eu começava a sentir os erros de roteiro, bem como excesso de piadinhas, incluindo a famosa cena entra o Hulk e o Loki, e na quarta vez, que foi esse ano, vi como um filme maçante, cheio de erros, que ficou mais como uma comédia do que como um filme com algum conteúdo discutível. Em outras palavras: superestimado. Se eu tivesse visto esse filme, aos 14, quando só lia Marvel e via a DC como uma concorrente que nada prestava, de certeza o filme teria sido um dos grandes que eu vi na vida, hoje em dia, nem numa lista dos meus 10 eu colocaria ele. Não foi totalmente ruim, mas poderia ter desenvolvido bem melhor, ficou mais um filme Disney do que Marvel. Um filme Marvel para mim por exemplo é Homem-Aranha 2.

      03. Guardiões por outro lado funcionou bem melhor, só que só assisti uma vez até agora. Mas até ai, como eu já disse em um texto, ele não se contém a ser um filme da Marvel Studius, nem mesmo tem tanto estilo Marvel Studius, poderia ser da DC, Dark House ou o que fosse e ainda seria bom do mesmo jeito, o filme é uma declaração de amor aos anos 80, isso sim foi bastante interessante, a única coisa que achei fraca foi a resolução com dancinha no final, tirando isso, o filme é muito bem filmado, eu incluiria na minha lista dos 10.

      02. Cavaleiro das Trevas é o melhor de todos, eu colocaria ele tranquilamente como primeiro em qualquer lista, até mesmo de melhor filme da década passada. É mais do que um confronto entre o Batman e o Coringa, é uma analise sociopolitica da situação do vigilantismo e o abrandamento e acomodação da sociedade perante o crime, Nolan conseguiu fazer a versão dele da obra de Frank Miller, criando um confronto entre Batman e Coringa ainda mais interessante do que o da obra do Miller, e são raras as pessoas que conseguem adaptar um material clássico assim, mudando fatores para fazer funcionar dentro de uma realidade que criou. Nolan é um gênio.

      01. A trilogia do Cavaleiro das Trevas entraria inteira na minha lista. Foi depois de Cavaleiro das Trevas que comecei a ler mesmo o Batman, e ver a figura inspiradora que ele é. Cenas como ele treinando dentro da prisão e escalando o poço foram brilhantes. Eu assisti 3 vezes no cinema, na verdade, acho que foi o filme que mais revi no cinema. Via uma vez por semana e sempre via algo a mais. O começo não empolgou com o Bane a principio, mas já a partir da segunda vez que vi, já comecei a gostar até dessa cena. Claramente, o que fui vendo, lá pela 8° vez que vi (porra, esse filme foi foda) foi uma falta de perfeccionismo do Sr. Nolan em algumas cenas de ação, mesmo quando se leva um tiro, não sai sangue, bem como algumas cenas eu tiraria fácil. Mas a análise sobre o poder de ação que a policia tem, bem como a lei é feita de maneira a reduzir isso, continua lá, a metáfora com o Bane é muito boa (embora eles estraguem um pouco com a Tália), e a cena em que ele disse para o Gordon em que qualquer um pode ser um heroí foi uma das mais belas filmadas, sem falar das dimensões mais realistas e críveis que o Alfred toma aqui, algo que supera as HQs. Tanto que o Snyder com o Capullo emulam isso no começo do Ano Zero, fazendo um Alfred mais ousado, que realmente questiona a sanidade de algumas coisas.

      Excelente lista Joker, vou ver se consigo baixar os filmes e upar eles para download para eu poder fazer a minha. No mais, obrigado pela inspiração da lista.

      Força e honra.

      Excluir
    2. Concordo com o que você falou dos Vingadores, é um grande jogo de futebol da Marvel, mas acho que isso era exatamente o que os fãs precisavam, razão pela qual acredito que o segundo tem de tudo pra ser melhor. E obrigado pela tamanha dedicação no comentário, fico feliz de ter te inspirado, hehe.

      Mais uma parte curiosa, é as lutas nos filmes do Nolan. Elas são horríveis em tds na verdade. O Begins não tem luta, as poucas que tem quase não aparecem. O CDT se salva porque as principais sequências não são na mão, como o interrogatório e a perseguição. Já o Rises é o que ainda ficou melhor, mas a equipe nunca foi muito boa nisso.

      Por isso que acho que uma boa chance do Ben Affleck se destacar como Batman é fazendo o que ele provavelmente vai fazer: sair na porrada com um monte de personagens.

      Excluir
  3. O legal de ser fã de quadrinhos é sempre poder montar uma lista. Não importa a época que nos encontramos, ela pode modificar ou permanecer a mesma.
    eu ia colocar menção honrosa para Hellboy, pois gosto do filme, mas terminou que Watchmen falou mais alto.
    Parabéns pela lista Joker. Chegando em casa vou incluir seu blog na minha lista de blogs que sigo ;)

    ResponderExcluir