sábado, 20 de agosto de 2011

Entrevista com produtores de Final Fantasy XIII-2


Uma entrevista com o diretor Motomu Toriyama e o produtor Yoshinori Kitase, revelam mais informações sobre Final Fantasy XIII-2. A entrevista foi feita na revista digital da Square-Enix.


Square Enix Magazine: Por que desenvolver uma sequência de Final Fantasy XIII?
Yoshinori Kitase: Em Final Fantasy XIII, nós gastamos muito tempo e esforço com a criação do universo e dos personagens, e sentimos que o potencial do jogo tinha aumentado, e que não daria para espremer tudo em um único jogo. Então decidimos fazer a sequência, a fim de estender o universo de Final Fantasy XIII e descrever o que aconteceu com a vida dos personagens após o fim do jogo original.

Square Enix Magazine: Como você descreveria Final Fantasy XIII-2? Uma sequência direta? Um spin-off? Por quê?
Yoshinori Kitase: Em resumo, é uma continuação legítima de Final Fantasy XIII. Dito isto, a história faz muito mais do que simplesmente mostrar o dia após a conclusão de FFXIII. Sem estragar a surpresa, FFXIII-2 começa em circunstâncias incomuns.
Square Enix Magazine: Você poderia resumir a filosofia de desenvolvimento deste jogo?
Yoshinori Kitase: Queríamos pegar os pontos bons de FFXIII e desenvolvê-los ainda mais, melhorando os aspectos que poderiam ter sido melhores no jogo anterior.
Square Enix Magazine: Um monte de jogadores deram feedback sobre o gameplay de FFXIII. Esse feedback foi implementado em FFXIII-2?
Motomu Toriyama: FFXIII ofereceu uma experiência de jogo "linear". Ele foi desenvolvido para ser uma ”story-driven”. FFXIII-2, entretanto, pretende ser mais "”player-driven”", introduzindo novos elementos de interação e de escolha. Nós criamos um sistema de progressão do jogo que encoraja o jogador a tomar uma atitude mais ativa para explorar o mundo e os vários desafios oferecidos.

Square Enix Magazine: Por favor, você poderia nos dizer mais sobre a atmosfera do mundo do FFXIII-2 e sobre o enredo?
Motomu Toriyama: A vida dos personagens passou de Cocoon, que foi destruída em FFXIII, para o vasto e inexplorado mundo de Gran Pulse. De acordo com este ambiente novo, o cenário tem um tom mais sombrio.
Square Enix Magazine: Você acha que FFXIII-2 vai ajudar os jogadores a entender toda a mitologia da Fabula Nova Crystallis? E se sim, como?
Yoshinori Kitase: Nem FFXIII nem FFXIII-2 foram criados com o intuito de desvendar os mistérios da mitologia. Na verdade é o contrário. A mitologia existe para ajudar o jogador a entender a história e o universo dos títulos da compilação.
Square Enix Magazine: Sobre o combate: cada novo Final Fantasy apresenta algumas variações para o sistema de batalha. FFXIII-2 vai seguir o mesmo padrão? E se for, o que você pode revelar sobre isso?
Motomu Toriyama: O sistema de batalha do jogo anterior foi bem recebido e desde então tem sofrido uma espécie de evolução. Elementos populares do sistema de batalha, e as mudanças dos Paradigm Shifts foram mantidos. Um bom exemplo da mudança é o sistema que permite colocar um monstro para te ajudar. Dependendo da sua estratégia, você pode escolher e misturar vários monstros diferentes, quando se prepara para uma batalha.



Square Enix Magazine: De acordo com o primeiro trailer, um novo personagem aparecerá em FFXIII-2. O que você pode nos dizer sobre ele?
Motomu Toriyama: O personagem em questão é o homem que fica ao lado de Lightning no logotipo do título, mas não posso revelar mais detalhes sobre ele ainda. Ele compartilha um relacionamento com outro novo personagem, Noel Kreiss, sobre os quais temos lançado recentemente algumas informações. Por favor, espere por futuras novidades sobre esse cara!

Square Enix Magazine: E sobre os personagens de FFXIII? Eles vão retornar em FFXIII-2?
Motomu Toriyama: Os personagens de FFXIII vão naturalmente voltar em FFXIII-2. Cada um deles vai ter algum envolvimento com a história - ainda que de forma inesperada. Por favor, espere mais atualizações para descobrir qual o papel que eles desempenham.
Square Enix Magazine: Por favor, conte-nos mais sobre Noel, o personagem revelado recentemente. Você pode nos dar qualquer informação especial / secreta sobre ele?
Motomu Toriyama: Vindo de Gran Pulse, Noel cresceu em um ambiente muito diferente do de Lightning e Serah, e é consequentemente pouco destacado de sua realidade, não conhecendo a vida em Cocoon. Ele tem sobrevivido em condições extremamente duras. De onde ele vem, você tem que ser forte o suficiente para caçar monstros se você quiser apoiar seu clã. Sua determinação para proteger seus entes queridos é um de suas principais características. Noel é retratado como um jovem corajoso que carrega um destino pesado - um tipo diferente da protagonista Lightning.
Square Enix Magazine: O primeiro trailer  mostra Lightning usando uma armadura e  empunhando uma espada e um escudo. Ela  usará esse equipamento o jogo todo, ou apenas em certas áreas?
Motomu Toriyama: A nova roupa e equipamento de Lightning - sua armadura, escudo e assim por diante - faz parte do design ”fantasy esque”, e isso reflete à situação em que ela se encontra. No início da história, ela estará usando esse traje. Espero que gostem.
Square Enix Magazine: No trailer, vemos penas flutuando em volta de Lightning. O que elas significam? Estamos inferindo que Lightning é uma espécie de anjo, enquanto o outro personagem é o seu lado escuro - Uma espécie de demônio?
Motomu Toriyama: As penas flutuando ao seu redor simbolizam Etro, uma deusa da mitologia do cristal. A história de FFXIII apresentou dois deuses, Lindzei e Pulse, mas é Etro que desempenha um papel importante na trama de FFXIII-2. Já o outro personagem que você mencionou, ele é um predestinado rival de Lightning, ao invés de simplesmente ser um demônio.

Square Enix Magazine: Foi insinuado que você teve que deixar de fora algumas de suas idéias de FFXIII, a fim de não adiar o lançamento do jogo. Será que alguns destes elementos descartados estarão em FFXIII-2, e se sim, você pode nos dizer mais sobre eles?
Yoshinori Kitase: FFXIII-2 tem uma história totalmente nova que foi escrita exclusivamente pensando no novo título. Sendo assim, nenhum dos "elementos descartados" de FFXIII teria funcionalidade sem uma modificação significativa. Então, você pode esperar muitas idéias totalmente novas, assim como melhorias imaginadas especificamente para atender a história e a jogabilidade do jogo novo.


Fala sério, o pessoal tá esperando bem mais pelo Versus XIII do que por esse daí, que na verdade, nem tá chamando muita atenção.

Um comentário:

  1. Desde que não tenhamos que aguentar a voz irritante de Vanille...

    ResponderExcluir