sábado, 13 de julho de 2013

Final Fantasy XV, chegou a hora de mudar?


A E3 trouxe tanta coisa que eu mal tive tempo de escrever separadamente sobre cada jogo. Um vídeo do Gametrailers que mostra meio que tudo revelado sobre Final Fantasy XV de forma simples me fez refletir. Final Fantasy XV não ia ser Final Fantasy XV, todo mundo se lembra disso. Seria um título secundário chamado Versus lançado "junto" com Final Fantasy XIII e Agito que seria para celulares. Meu, olha quanta coisa mudou, os títulos praticamente se desvencilharam, enquanto a aventura de Lightning trouxe qualidade porém bastante decepção (e duas continuações), Agito mudou de nome e plataforma e Versus XIII se tornou uma lenda quase tão polêmica quanto Kingdom Hearts III.


Pois bem, Final Fantasy XIII da Lightning até deixou de ser exclusivo do PS3 antes mesmo de lançar, e perdeu muitos dos elementos principais de Final Fantasy, os ligados a história e a imersão, o velho problema de manter o equilíbrio entre inovar e se manter fiel as raízes, principalmente sendo Final Fantasy uma das séries mais antigas que temos por aí e ao mesmo tempo inovação tecnológica sendo exigida a cada título que lança. Quem é fã de Final Fantasy conhece a animação por um título novo, é um novo universo que você vai conhecer, novos personagens e etc. Faz tempo que não somos recompensados nesse quesito, muito do que se esperava de Final Fantasy XIII não veio, e após isso houveram duas continuações repetitivas. Final Fantasy XIV... em respeito a ele vamos fingir que nunca aconteceu. O Versus XIII não lançava e o que mais tínhamos eram títulos secundários para portáteis e relançamentos. Dissidia foi muito legal e talz, mas seria o fim dos novos Final Fantasies como tínhamos antigamente? Eis que Versus XIII mostra estar vivo na E3 e vem assumir responsabilidade pela série principal.


Muito mais do que parece muda com Versus tomando o título de XV, agora ele será lembrado na linhagem de I, II, III e além. E isso é bem ousado meninos e meninas, vocês devem ter visto o gameplay, será o primeiro Final Fantasy de ação de todos os tempos!!!!!!! É claro que XII e XIII já fugiam um pouco do estilo de luta convencional, mas você ainda tinha que acionar comandos pros personagens fazerem alguma coisa, Versus XIII, agora XV, não é assim, está muito mais próximo do que Nomura criou em Kingdom Hearts, se bem que nas últimas apresentações XV já evoluiu tanto que nem tem mais cabimento comparar.


Eu me lembro da diversão que eu tive quando assisti ao filme em CG Final Fantasy VII: Advent Children. Aquilo era lindo, ninguém consegue negar, aquela computação gráfica era impressionante e aquelas lutas eram incríveis! Impressionavam muito mais visualmente e tinham mais adrenalina do que qualquer coisa já tivesse sido jogada em um Final Fantasy. E eu sabia que isso nunca seria visto em um Final Fantasy, porque a mecânica sempre foi aquela, "travada", aquele tipo de combates do filme só eram vistos em God of War e Kingdom Hearts, mas nunca em Final Fantasy (calma, não dizendo que uma série é melhor que a outra, só estou comparando o que possibilita as mecânicas).


Agora por mais diferente que seja, Final Fantasy XV terá isso, terá as batalhas de Advent Children jogáveis (que Nomura inclusive já tinha dito ser um dos objetivos da equipe há uns anos)! E isso é tão bom que nem os old schools saudosistas estão reclamando. E lembrem-se que é Tetsuya Nomura que está produzindo, é só lembrar de quantos jogos incríveis ele já fez. O cara trabalha com Final Fantasy há muitos anos, por mais que ajam diferenças tremendas, ele com certeza é o cara certo para mostrar como deve evoluir a franquia agora, por mais diferente que ela possa parecer "esteticamente". Ressalto tanto a experiência de Nomura, pois o medo sempre existe, sabe como é, não dá pra esquecer de Resident Evil 5... um jogo SEMPRE pode acabar sendo ruim, hehe, mas havendo Nomura no controle as chances diminuem consideravelmente


A impressão que eu tive é que esse jogo será a continuação espiritual de um estilo já muito antigo começado no Final Fantasy VII (se eu não me engano, o primeiro que Nomura foi o designer). O mundo onde se passa a aventura de Noctis lembra muito mais o nosso do que qualquer Final Fantasy anterior, mas ao mesmo tempo, tem todos aqueles elementos que nos fazem notar se tratar de uma Fantasia; são espadas e celulares, como em Midgar. Eu aposto alto, minha aposta é que esse será o retorno tão esperado da série desde o seu auge, provavelmente o jogo que mais será digno do título desde Final Fantasy X (2001). Adoro o XII (apesar de não ter terminado:/), mas era naquela ambientação do Tatics, creio que o conseguiremos agora será inacreditavelmente melhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário