sábado, 30 de novembro de 2013

Qual seria o Coringa definitivo?


Não é por nada que eu já começo com uma foto do Heath Ledger. O ator foi o que fez a versão de maior sucesso do Palhaço. Em 2008, assim como o Batman, o personagem que já era bem famoso ficou ainda mais e se tornou provavelmente o vilão mais popular de todos os tempos até aquela época. Já houveram tantos e tantos, mas o personagem continua o mesmo: o Coringa. Esse não é um luxo dele, quase todo personagem de histórias em quadrinhos tem suas quinhentas versões diferentes, tanto nos gibis quanto nos cinemas e afins. Mas o Coringa é complicado, ele tem sérios problemas mentais, incluindo troca de personalidade (seja por querer ou não), sendo assim, em uma versão ele está jogando tortas e na outra está fazendo coisas que te impedem de dormir à noite.


Se formos ver pelo lado da originalidade, Ledger nem deveria ter sido mencionado, já que o personagem foi criado nos quadrinhos então a sua versão definitiva seria alguma de seus milhares de quadrinhos. Mas essas não ficam tão lembradas quanto nos filmes. Nos filmes você ouve a voz deles, vê eles se moverem, respirarem, realmente estão vivos, mesmo sendo uma fantasia. Portanto, nem vale considerar o Coringa de algum gibi u.u Não é essa a ideia.

"Afinal, você é tão bom nisso!"
E... se fosse pra escolher dos quadrinhos já nos poupávamos de qualquer leitura e elegeríamos o Joker do Alex Ross (acima). Ele é meio que o mestre em definir qualquer personagem...


Vamo falar desse cara ae! Ele não fazia o bigode antes de passar a maquiagem. Aquela série toda na verdade era uma porcaria! O Batman era gordo! O Bat-móvel chegava quase caindo, não tem como levar isso a sério, tá aí a foto dele só pra não dizerem que eu não mencionei. Então vamos logo para o Luke Skywalker, também conhecido como...

Mark Hamil

Esse rapaz bonzinho, sorridente e de olhos azuis que salvou a galáxia introduziu o grande Joker pra muita gente. Enquanto os filmes do Batman estavam uma porcaria a Série Animada ia muito bem, com o talentoso Paul Dini fazendo o roteiro do desenho animado e Mark Hamil dublando o seu mais icônico vilão... Coringa. A dublagem de Hamil levava a um personagem cômico, mas que não deixa de ser um vilão.


Hamil voltou várias vezes, até mesmo em Batman do Futuro. As versões não eram muito diferentes, mas conforme as séries eram menos infantis assim também era o Coringa. Mesmo assim os desenhos tem os seus limites, e o Coringa desses nem sempre era tão mal, então vamos logo aos filmes, onde se gladiam Heath Ledger e... Jack Nicholson!


O filme "Batman" era legal artisticamente, como quase todos do Tim Burton, mas tinha pouca coisa que realmente prestava por lá. O Harvey Dent não virava Duas Caras e o Batman não era tão badass quanto nos quadrinhos... ele "apenas" era o Batman. Mas a razão por eu ter visto o filme várias vezes na minha infância foi o Coringa. Não sendo um personagem que se baseia em seus super-poderes ou técnicas de luta, o Coringa roubava as cenas muito bem com as suas loucurinhas e teatros. O outro que temos é Heath Ledger, apesar de sua origem ser diferente da clássica, ele também é super vilão louco de pedra que quer matar todo mundo. Mas... eu assisti esse primeiro filme do Batman outro dia e... a impressão que eu tenho é que meio que o Jack Nicholson não vale porque... ELE JÁ É O CORINGA!


É sério, pode ver os outros filmes do Nicholson! Ele nem precisou interpretar.

O Iluminado
Coringa de férias

Chinatown
Coringa investigando um crime

Um Estranho No Ninho
Coringa em um manicômio ordinário

Melhor É Impossível
Coringa e seu cachorro

Antes de Partir
Coringa curtindo a aposentadoria com Lucius Fox

E daí em diante... acho que deu pra entender. Se o cara já é o Coringa naturalmente... acho que não é muito justo ele competir! Afinal... ele já é o personagem! Já tendo Romero sido chutado por ser ruim demais e Nicholson por ser bom demais, vamos aos dois que sobraram.

Heath Ledger

Ele fez um Coringa inacreditável. Longe daquele mais bobo e retardado de alguns desenhos e gibis antigos, mas extremamente frio e calculista, ao mesmo tempo que psico e engraçado. Pra mim foi a melhor representação que na sua insanidade ele é genial, você realmente dá o braço a torcer que ele é um gênio no filme, ele seduziu o público todo com a sua maldade. Christopher Nolan fez cenas com atos cruéis que os fãs nunca vão esquecer. Em um filme só ele se tornou um dos personagens mais carismáticos do cinema, assim como Nicholson. Bem... o cara morreu pelo papel o que mais eu posso dizer?


Ledger até ganhou um Oscar póstumo. Após superar a sombra de Jack Nicholson, Ledger por enquanto colocou uma macumba no posto de Coringa dos cinemas, já que nem se fala em uma próxima representação do personagem, por mais que eu não ache impossível...

O próximo Batman que encontrará o Superman será mais velho disse Zack Snyder. Então o Coringa também deve ser...

Maaaas, eu disse que tinha mais dois depois de Nicholson, eu não esqueci do outro que não poderia deixar de integrar uma lista dos Coringas mais memoráveis de todos os tempos. Senhoras e senhores, mais uma vez... MARK HAMIL!


Não tem como deixar passar esse. Assim como Ledger chamou toda a atenção no filme O Cavaleiro das Trevas, Hamil também é o ponto alto como antagonista do épico game Batman: Arkham Asylum. Ele tem todos os seus truques dos quadrinhos: balões, dentaduras falsas, capangas de cara pintada e óculos de raio-x coloridos. Ele se opõe como caos contra o Batman de forma definitiva para mim. Além de ser loucaço, dançando e pulando enquanto luta, esse Coringa também tem bastante de Heath Ledger, ele é sombrio pra caramba, é violentíssimo e brinca com a vida das pessoas da melhor maneira que ele sempre fez. Aterrorizante e perigosíssimo.


Provavelmente o Coringa mais equilibrado que eu já vi. Além da sua personalidade e aparência ter sido bem moldada, a história do game também é muito boa com o Coringa trollando todo mundo com poucas e boas (quantos policiais ele não matou em Asylum?). Se mantendo fiel às origens dos gibis pra mim ele consegue ser muito mais equilibrado do que o Heath Ledger, que apesar de perfeito se ajusta ao universo realista da trilogia dos cinemas. Mas mesmo assim, quando eu lembro do Coringa de Ledger, é algo muito imbatível, o personagem chega no ponto máximo que um personagem pode chegar num filme, se tornou eterno... então pra realmente considerar definitivo... qual das duas versões? Deixei uma enquete aí do lado no topo da página, vocês tem até o Natal (2013) pra votar no preferido de vocês.

VS

4 comentários:

  1. "Aquela série era retardada".

    Alguém perdeu o ponto de que era uma comédia.
    E antes que alguém diga que os quadrinhos não eram assim:

    http://i.crackedcdn.com/phpimages/article/1/9/2/122192.jpg?v=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É claro que era comédia, isso fica claro, mas está longe (bem longe) de ser uma versão bacana do Bat-Universo. Ficou popular por ser divertida na época, o Tananana saiu de lá XD mas não dá pra levar aquilo a sério comparando com outras interpretações.

      Excluir
  2. Eu prefiro o coringa do universo arkham , pra mim ele foi o que mais me marcou

    ResponderExcluir