quarta-feira, 4 de julho de 2012

O Espetacular Homem-Aranha, conheça tudo de novo


Os filmes live-action do Homem-Aranha eram um dos melhores filmes de super-heróis que tinha, na época inclusive (antes de explodirem filmes de quadrinhos), era o melhor. Até que em 2007 ocorreu uma desgraça, lançou Homem-Aranha 3, o cara conseguiu cagar tudo. 2 namoradas + 3 vilões=Péssimo filme, ainda mais se você somar a equação Peter Parker dançando no meio da rua e deixando o seu cabelo "emotizado". Agora, tudo recomeçou, eu assisti ao filme ontem e... no que deu essa merda toda, meu filho?! Bem, o filme foi legal, mas longe de ser o começo perfeito para uma série cinematográfica do Homem-Aranha. Mas como diria Carnificina, vamos por partes!

A história que eu já conheço


Bem, se você vai ver um reboot você tem que colocar na sua cabeça que você vai ter que até certo ponto aguentar a mesma história de novo, a não ser que seja um reinício mais radical como em Batman Begins, por exemplo. Peter Parker é o menino gênio do colegial, não tem uma pessoa do sexo oposto que ligue pra ele e ele mora com os seus tios. A grande diferença aqui é que eles procuraram explorar o mistério dos pais do Peter, como o diretor anunciou faz tempo. Com esses detalhes a mais, se torna interessante a ideia de ver a mesma história de novo como sempre fazemos, na verdade é até agoniante já saber que tio Ben morrerá tristemente. O único problema da história é abrir tanto espaço para o mistério dos pais do Peter e não esclarecer! No fim do filme (depois dos créditos inclusive), ainda vai ter segredinhos dos srs. Parker que não foram esclarecidos, os mais importantes na verdade! Bem, o principal problema não se encontra na história, mas sim em outros fatores.

Eu já vi essa história mas não esses personagens


Apesar de ter uns lances relacionados às HQs como o lançador de teias, eu me impressionei constantemente em como esse filme inventou demais! Aqui não falo da qualidade como o filme em si, mas como algo relacionado ao Homem-Aranha. Nem Peter Parker se salva, ele tá bobocão! Eu sei que Peter é nerd, mas ele é idiota nesse filme! Peter Parker nunca foi assim, todo mundo tava preocupado porque Andrew Garfield faz o tipo "gatinho", mas no filme ele conseguiu interpretar um nerd bobão perfeitamente! Mas isso ficou extremamente estranho, não lembra o Peter Parker, ficou distorcido, ele é muito idiotão o tempo inteiro. Gwen Stacy também não é a Gwen Stacy desde das primeiras palavras que ela diz no filme, Dr. Curt Connors, o já popular Lagarto também está esquisitíssimo, não vemos os laços que ele tem com a família dele e também está muito distorcido, esse Connors é sério, frio, um pouco reservado, o dos quadrinhos é um cara extremamente bonzinho, chega até a ser aqueles personagens "felizes", nesse filme ele fica um puta psicótico! O único personagem fiel desse filme é o Stan Lee, que fez sua melhor aparição especial até hoje, sauhsauhsauhsauhsauhsauhsauhsa

WTH?!


Ainda falando das invenções, elas não terminam pelas personalidades estranhas dos personagens. Aqui Gwen Stacy é uma cientista, não só uma cientista, mas também aprendiz do Dr. Connors nas empresas Oscorp! O Tio Ben sabe quem é o Dr. Connors! Tipo que ele deve ter todo mundo adicionado no facebook... ele é extremamente íntimo da família Parker e sabe segredos sobre o passado dos pais de Peter... segredos que, repito, não ficam esclarecidos.

Mais valor a origem


Infelizmente isso também ficou mal encaixado. Os caras deram um enorme valor a origem do Peter, tendo várias cenas dedicadas aos pais dele, mas acabaram não cuidando disso, quero dizer, não é um assunto bom o suficiente pra durar mais de um filme, não concorda comigo? Peter demora um tempo tremendo para virar Homem-Aranha e Connors mais ainda para virar o Lagarto. Enquanto isso eles ficam mostrando a origem de Peter, o emocional dele e depois ele descobrindo os poderes. Com grandes ideias, vem más utilizações. Primeiro o emocional, mal-feito, tem cenas que lembram Crepúsculo, não dá pra pegar carisma pelo casal Gwen e Peter, um grande problema caso eles queiram executar aquele clássico momento que marcou a personagem... e é claro, um problema também porque o casal aparece o tempo inteiro no filme. Peter descobrindo os poderes consegue ser a coisa mais cansativa do mundo, devia ter simplesmente sido de outro jeito, ele descobre todas as habilidades em uma briga no trem! E o pior, Aranha aqui é ninja desde do início, é como se ele não tivesse tido necessidade de pegar um certo treino, é claro que a agilidade dele é natural do acidente radioativo, mas mesmo assim ele luta bem demais para um novato. Voltando ao emocional, é a maior desgraça quando o querido e amado Tio Ben morre, o leski fica triste, mas depois de um tempo... ele parece ter esquecido um pouco disso, é claro, eles relembram a morte do Tio Ben e a falta que ele faz diversas vezes, mas não consegue ficar tão marcado como algo trágico, é como se a sensação dele fosse e voltasse diversas vezes. Aiai, infelizmente ainda não acabou, o Homem-Aranha vai recebendo confiança da cidade, mas essas cenas mostram o lado mais infantil e inocente do filme, é legal, mas como já vimos antes e de uma forma mais marcante, esse não conseguiu superar.

O Vilão


Já vimos Duende Verde, já vimos Dr. Octopus, e nos enfiaram 3 vilões de uma vez no penúltimo filme do Spidey. Dessa vez, o já conhecido Lagarto foi atormentar a vida do Aracnídeo. Bem, eu já fiz as minhas críticas quanto ao Dr. Connors, importância demais na história Parker, personalidade estranha e falta de uma família, que ele tem nas HQs. Porém, o personagem Lagarto como vilão, o que ele simboliza de forma mais geral ficou bom. Aquele jacarézão enfrentando o Homem-Aranha por aí, isso lembrou bem o personagem clássico que eu inclusive já não via faz tempo. Com aquele avental sendo perseguido por répteis e querendo transformar todo mundo em monstro, mesmo ficando trash um lagarto gigante correndo atrás do Homem-Aranha por aí, não fugiu daquelas cenas que estamos acostumados com o vilão, então foi legal vê-lo, tudo relacionado a ele (tirando as características de Connors) ficou bem feitinho.

Os aracnoefeitos!


DEMORA MUITO pra começar a ter ação no filme, eu já tava quase rezando pro Lagarto aparecer logo.  Mas quando começa é bem legal, é uma ação mais suavizada, não há sangue e stuff, mas as lutas são legais junto aos efeitos 3D interessantes, que como mostrava no trailer, te deixa com uma visão em 1a pessoa do Homem-Aranha. Uma pena que alguns elementos que todo mundo sabe que fazem parte do Homem-Aranha passaram em branco, como o sentido de aranha (PRINCIPALMENTE O SENTIDO DE ARANHA!), os problemas financeiros da Tia May e tal. Na verdade parece que os problemas que Peter tem que carregar são "só" a morte do Tio e a perca dos pais, eu sei que não é pouco, mas nós sabemos que o peso que Peter tem que carregar costuma ser muito maior. A RESPONSABILIDADE, falando nela, a icônica frase não é dita no filme.

E depois?


O diretor nos disse que o filme estava cheio de pistas sobre outros possíveis vilões, pra mim a única pista foi Duende Verde, porque eu ouvi o nome Norman Osborn sendo repetido umas 5x e mais nada. O triste é que nos créditos temos o próximo vilão escondido, mas eu simplesmente te desafio a solucionar quem é. Se pá nem o diretor pensou nisso, só colocou um cara nas sombras e depois escolhe um vilão aí. O cara ainda fala dos pais do Parker, mas do jeito que tá tudo mudado, pode ser qualquer personagem e eles tenham mudado a história para se encaixar na trama.

Mas e aí?


Apesar de eu ter ressaltado diversas falhas o filme é bom, como um filme, porque se formos comparar com o universo do Homem-Aranha, há muitos buracos. Mas o filme consegue divertir de certa forma, não é e nunca será um top dos filmes atuais, é fraco demais para isso, mas é um filme bom. É inevitável comparar com o último e devo dizer que o outro primeiro Homem-Aranha foi muito melhor, apresentou de forma muito mais grandiosa o Homem-Aranha, tinha uma história melhor e momentos mais maduros e emocionantes. Bem, a conclusão é que este foi um filme mais juvenil, os comentários pré-lançamento deixaram claro os objetivos de grandeza do filme, mas isso ele não chega a alcançar, mesmo sendo bom. É nada muito animador, principalmente porque vimos os Vingadores a muito tempo e estamos esperando o Batman, mas vai ter continuação, um filme só do Venom e o caramba, ou seja, teremos mais. Resumindo: filme legal. Cof, cof, e só!, cof, cof.

Um comentário: