segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Hellboy: Makoma...

...ou uma história contada por uma múmia no clube dos exploradores em 16 de agosto de 1993.  Makoma significa "aquele que é o maior e nada teme". Vamos a mais uma análise de HQ do Hellboy! o/


Assim como "O Vigarista", "Makoma" é uma história simples do Hellboy, mas genialmente divertida. Como ela consegue ser assim por razões completamente diferentes da última que eu analisei, achei que valia a pena falar dessa também. A história é escrita e ilustrada pelo eterno criador do personagem, Mike Mignola. Em agosto de 1993, na cidade de Nova York, o anti-herói encontra uma múmia africana que começa a contá-lo uma história. Essa história é a lenda de Makoma.


É bem curioso e automaticamente atraente como logo de cara a história se mostra característica como uma lenda africana. Os desenhos mudam de Mike Mignola para Richard Corben, usando um estilo parecido, mas mais limpo e detalhado de desenho. Aí você vê cenários característicos como as savanas cheias de elefantes, zebras e afins. O Makoma da história fica representado como ninguém menos que o próprio Hellboy, agora vivendo um herói forte e antigo que deve enfrentar demônios. Tudo poderia avançar como aquelas jornadas de samurai, mas "Hellboy: Makoma" é apaixonante justamente por se desenvolver como um infantil desenho animado! Mignola é extremamente criativo e acerta no ponto quando não leva a história a sério demais. Na real, toda a jornada soa significativa e importante, mas esse clima é constantemente quebrado pelo jeito do protagonista Makoma/Hellboy. Isso leva a aquele humor que parece rastejante, te cutucando um pouquinho o tempo todo.

A história se desenvolve com esse tom inocente e bem-humorado, me divertindo tanto quanto desenhos como "As Terríveis Aventuras de Billy&Mandy" faziam. Coincidência, eu ter escrito um crossover entre os dois uma vez? Rsrs. Achei pertinente fazer essa dupla de análises contando com "O Vigarista", porque enquanto "O Vigarista" ignora o tom mais descontraído e é terrivelmente sinistro, "Makoma" faz o oposto, sendo extremamente divertido e descompromissado. Na real é até meio bonitinho, mas o humor de Mignola é bem característico sendo assim "Hellboy: Makoma" uma parte isolada da essência do escritor sendo executada com muita criatividade.

Os desenhos são embasbacantes, como você pode ver, as cores e jogos de luz e sombra são muito bem executados, sendo uma história bobinha, mas muito bem feita. Nada melhor para distrair. Apesar de eu gostar das histórias, os traços feitos meio de qualquer jeito do Mignola não são lá os meus preferidos, sendo assim convidados especiais como o Richard Corben muito bem vindos, ao menos por mim, hehe. Vou deixar os links pra você poder ler as histórias online mesmo:
Parte 2: http://hqonline.com.br/leitor_online.php?hq=https://docs.google.com/file/d/0BzFXoMmZnRKxREk0OWx2dUF1Y3c/edit

P.S.: Se os links não funcionarem, você pode tentar abrir pelo Internet Explorer e escolher a opção de abrir em uma nova janela.

2 comentários:

  1. Parece legal,vou ler.
    Ps:Você leu o crossover do AOT com a Marvel?Se não já aviso que é uma bosta mas é curto então da para ler de boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é uma merda passo longe, kk. Vlw por avisar. Tenho mais de 10 livros pra ler e infinitas coisas pra escrever aqui.

      Excluir