sábado, 14 de janeiro de 2012

Sherlock Holmes: A Game of Shadows - Análise


A continuação do filme Sherlock Holmes atrasou um mês para chegar no Brasil, ao menos a espera valeu a pena. Sem trailer e nem prévia de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge(na verdade não teve um trailer que prestasse), o filme foi muito divertido, com Holmes, Watson e alguns personagens novos.


O último filme deixou Sherlock Holmes bem carismático, com direção de Guy Ritchie e boa interpretação de Robert Downey Jr como Holmes, ambos voltaram neste filme. Esse novo Sherlock Holmes que conhecemos foi bem diferente, pois agora sua extrema inteligência é representada diretamente de sua mente, tanto em cenas de ação quanto de investigação. A inteligência do Holmes é absurda, a minha conclusão ao fim é que ele deve ter 2 cérebros... neste filme, a questão da inteligência dele ficou inclusive um pouco forçada demais, no outro filme, ele vencia um sujeito com o seu estilo de luta, agora ele quebra 4 caras sozinho! Virou ninja?!


Vamos falar da história. Ela vai enrolar a tua cabeça! Você tem que prestar atenção na sequência de acontecimentos pra manjar o filme, ou seja, é aqueles enredos de qualidade que (eu espero que) você adora. Eu gostei muito dos temas explorados no roteiro. A história segue a ideia que foi deixada ao final do último filme, Holmes está perseguindo o Professor Moriarty, que aparecia apenas nas sombras no último filme. Moriarty é o desafio supremo para Holmes, pois é tão inteligente quanto ele, porém várias vezes mais influente. Holmes diz que seu objetivo total é vencer Moriarty, nem que isso traga a sua própria morte, afinal Holmes é um personagem sem família ou qualquer instituição que ele tenha criado, tudo na sua vida, é resolver os crimes. Junto a essa difícil missão, Holmes ainda tem que encarar que o seu velho amigo, Watson(interpretado por Jude Law), vai se casar, assim o deixando sozinho. Como no último filme, Holmes não sabe como lidar com a situação de perder o seu melhor amigo, ficando apenas com Gladstone, o cachorro...


Falando dos personagens, Robert continua carismático como o detetive Holmes, o mesmo quanto aos outros personagens, Watson, Irene, Gladstone e Mary. Eu só achei que Holmes pareceu um tanto afeminado nesse filme, e não por consequência dele star com ciúmes do amigo que vai se casar, eu realmente achei que ele ficou meio Jack Sparrow agora que está meio insandecido. Bem, vamos falar dos novos personagens.


O Professor Moriarty foi a escolha perfeita para um vilão da continuação, pois ao contrário de Blackwood, ficou perfeito como antagonista pessoal de Holmes, afinal os dois são bem similares, só estão em lados diferentes, um é bom e o outro é mal. A antagonização ficou perfeita, o combate entre os dois é constantemente tanto físico quanto psicológico, já que os dois são grandes gênios(fora da realidade como eu já disse anteriormente), eu creio que seria difícil encontrar um oponente superior a esse para Holmes caso outro filme viesse a ser feito. Simza é a cigana, interpretada por Noomi Rapace, que se une aos heróis durante a história. A personagem luta muito bem, se unindo as cenas de ação com Holmes e Watson, porém a personagem não consegue atrair ao público, não no sentido hormonal, é claro, mas estou falando da personalidade mesmo. Mesmo personagens ciganos sempre sendo carismáticos(vide Snatch e o Corcunda de Notre Dame XD), é como se Simza não tivesse espaço para isso no filme, assim, a nova personagem não chama atenção. Também se unindo ao time dos heróis, está Mycroft, personagem dos livros, o "outro Holmes", o irmão de Sherlock, é tão um sujeito tão "diferente" quanto ele, e se enturma rapidamente no grupo do filme, com isso quero dizer que você se acostuma rápido com a presença do novo personagem. A trama é sem dúvida baseada no combate entre Holmes e Moriarty, e na amizade entre Holmes e Watson, e isso, ficou muito bem-feito, se tem algo que não falta no filme é história.


A mente do Holmes, e a proximidade do público em como ela funciona, como eu já disse, é o ponto alto dessa série que estão fazendo com o personagem no cinema, mas para mim isso ficou melhor no último filme do que nesse. Porque? Por que eu achei que ficava muito confuso às vezes, no outro filme você notava como Holmes era genial, mas conseguia acompanhá-lo na velocidade que as coisas eram mostradas, neste nem sempre. E como eu já disse, os combates também ficaram meio forçados com ele vencendo 4 caras às vezes.


O filme não erra na sua essência, que é a mesma de muitos filmes atuais, um bom roteiro, com bastante ação, e boas doses de comédia. As sequências de ação são muito boas, apostando nas habilidades dos personagens. A comédia se encontra no conflito dos personagens e a personalidade excêntrica de alguns, como os irmãos Holmes. Um dos métodos de Holmes no último filme era disfarces rápidos, isso é usado diversas vezes nesse filme, como forma cômica, beira ficar chato, mas não fica, porque cá entre nós, usar roupas diferentes pra causar comicidade é coisa do Pernalonga, não acha? Dessa vez, não ficaram pontas soltas para uma continuação, mas quem sabe? Te digo algo, o final deste, foi o melhor final que eu vi em um filme em bastante tempo. Eu preferi o primeiro filme, pois achei melhor, fluía melhor e me chamava mais atenção, mas esse também é muito bom. Superar um filme como Sherlock Holmes foi, é difícil também, foi o meu filme predileto daquele ano, eu diria que dou um 10 para o primeiro, e 8 para o segundo. Na minha opinião, duas notas muito boas(principalmente a primeira, sauhsauhsauhsua).

Um comentário: