sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Morrison diz que Coringa morreu no final da Piada Mortal

Eu poderia dizer que Morrison destruiu, mas na verdade ele tornou algo da minha infância ainda mais genial.
Já faz 27 anos que Batman: A Piada Mortal marcou o universo dos super-heróis, mas mesmo assim a história continua misteriosa e cheia de pontos de vista diferentes. Agora Grant Morrison (roteirista de histórias de super-heróis) afirmou em um podcast com Kevin Smith (outro cara que trabalha com quadrinhos, também é diretor de uns filmes) que é evidente que no final da Piada Mortal, Batman quando estende a sua mão contra o pescoço do Coringa, o mata. Alan Moore e Brian Bolland nunca explicaram decentemente o final da história ao público, mas Morrison faz com que você se sinta estúpido (ou melhor, mostra que A Piada Mortal é ainda mais genial do que imaginávamos) explicando o final da história (que é a página acima).

"O que eu amo na HQ é que ninguém percebe, 20 anos depois, que Batman matou o Coringa. É por isso que se chama The Killing Joke! Quando o Batman chega no pescoço do Coringa e o quebra, a risada para, simplesmente para. É realmente óbvio, se você prestar atenção. Esta é a última piada, este é o fim inevitável, esta é a piada mortal - está no título! É a história definitiva, qualquer coisa que veio depois é um eco dessa HQ. Brian Bolland mesmo diz: 'Ele vai direto no pescoço e quebra!'"

Bem, isso traça um paralelo, claramente Moore e Bolland não deixaram a morte do Coringa clara pois não publicariam uma história em que ele morresse, não é por nada que A Piada Mortal consta na cronologia do Batman, não é por nada que a Batgirl continuou sendo a Oráculo e o Coringa continuou vivinho da silva e dando bastante risada. Com isso, dá pra afirmar que a história tem duas interpretações, e na visão de seus criadores foi o último encontro entre o Batman e o Coringa (calafrios...)... e só fomos notar isso hoje! Você pode ouvir o áudio da conversa entre Morrison e Kevin Smith no vídeo abaixo.


Imagino o sorrisinho do Alan Moore ao deixar o verdadeiro significado da história escondido de todos.

Um comentário: