quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Meus 10 Filmes Preferidos de 2014


Eu disse que ia fazer...

Eu fiz... BITCH!

Keep calm...

Vou chamar de "Meus 10 Filmes Preferidos" mesmo e não "Os Melhores", afinal teve um monte como aquele "A Culpa É das Estrelas" e "A Menina Que Roubava Livros" que foram bem avaliados e eu não assisti. Então... fazer o quê? Falando nisso, acho interessante escrever a

História de Douglas Joker e o Cinema!!!

Você deve ter notado que eu gosto de cinema. Quando eu era mais novo (acho que dos 14 aos 16 anos) não era raro eu ir no cinema todo final de semana. Às vezes duas vezes no mesmo final de semana! Sem falar de um monte de filmes que já aluguei, vi na tv e talz, como quase todo ser humano "normal". Acontece que comecei a notar que nem todos os filmes eram tão bons quanto pareciam, depois que assisti Homem-Aranha 3, e conforme amadurecia isso foi ficando mais claro. Mas eu moro do lado do cinema então, foda-se, não dá tanto trabalho e não é tanto tempo que eu perco. Maaaaas... o cinema tem ficado cada vez mais caro... e com filmes nem sempre tão bons... Aí mais ou menos há uns dois anos recebi um update anual dos meus pais.

Bzzt. Você agora comece a pagar o cinema com seu dinheiro. Bzzt.

Comecei a ir ainda menos, focando mais em coisas que era certeza ou quase certeza que eu gostaria. Mas, especificamente agora no final de 2014, vi que tava meio que me enganando, pois na real eu gostaria de ver todos esses filmes, pois não me importo de escrever sobre todos eles (deixei de ver, por exemplo, "Como Treinar Seu Dragão 2"). Só que isso provavelmente vai continuar assim, talvez até piore. Primeiro que a polícia internacional naufragou o PirateBay, segundo que ontem eu fui tentar salvar o atraso indo assistir o "Operação Big Hero" e recebi a novidade que agora nos cinemas da minha cidade o ingresso pro filme em 3D é 26 reais(meia 13), mais o óculos 3D que agora você tem que comprar a parte por... 5 reais. Eles ainda tentam te convencer que isso é bom porque o óculos vira seu.

Aí você tá dando uma volta, resolve ir no cinema, tem que comprar outro óculos de 5 reais, porque não dá tempo de voltar na sua casa pra pegar o seu.


Dessa forma, nos próximos anos vou acabar assistindo só as adaptações dos heróis da Marvel e da DC pra poder comer no outro dia. E isso, é claro, excluindo as que eu já sei que serão ruins, como o próximo Quarteto Fantástico com seu "Dr. 'Técnico de Computador Anti-Social' Destino". Bem, pelo menos esse ano vi o bastante pra poder fazer um top 10.

10-O Espetacular Homem-Aranha 2


Assisti quase que por coincidência, só porque o meu irmão baixou e foi assistir quando eu tava por perto. Foi sem dúvidas melhor que o primeiro e me surpreendeu um pouco com coisas que eu não esperava como os vilões se unindo. Adoro quando os vilões se unem. Mas ainda não achei melhor que os primeiros do Raimi (só em um ponto ou outro) e o que eu talvez gostaria de ver com o Homem-Aranha já foi tudo feito. Os caminhos em que parecem querer colocar o personagem hoje em dia, independente da mídia, nunca me cativam.



Relembrar é viver...

9-Interstellar


Acabei não fazendo análise, se eu não me engano porque tive problemas com a Internet. Eu não gosto muito dos filmes do Nolan anteriores ao do Batman, mas como adorei os do Batman, resolvi conferir o que vinha depois. Interstellar simplesmente entrega tudo o que promete, com mais vários pontos extras de coisas que, creio eu, nenhum ser humano já esperava no roteiro. Foi bom o suficiente ao ponto de ter trazido Quentin Tarantino a comentar sobre uma vontade de trabalhar com algo similar na área da ficção científica. Os personagens são realmente muito bons, todos carregam coisas que você não espera e filosofias próprias. Só fiquei com dó da Anne Hathway no final. Mas ela continua bonitinha. Mesmo se ferrando.


8-Ela


Quando descobri que esse filme existia já afirmei em voz alta que nunca o assistiria. Era um sujeito com mó carinha de coitado com um fundo rosa. E o nome do filme? 'Ela'. Deus me livre e guarde. Na hora pensei que era o maior drama, mas ao invés de ser com uma menininha, com o Joaquin Phoenix. Isso está fora da minha área de bizarrices e não pensei mais nisso. Mas aí quando eu tava na faculdade um cara falou na aula que pra ele tinha sido tranquilamente o melhor filme do ano e o elogiou pra caramba. Então coloquei assistir o filme na minha lista de objetivos, porque esse cara gostava quase exatamente das mesmas coisas que eu (e lia o blog na época, não sei se ainda lê, perdi o contato). Eis que... dia 30 de dezembro... antes do ano acabar, eu assisti.

Minha primeira impressão estava correta, o filme é um draminha com o Joaquin Phoenix no lugar de uma menina. Mas vai além disso, sendo uma análise muito pertinente da emoção e sentimentalidade, que tem se definido melhor como falta de emoção e sentimentalidade, da sociedade atual. É um daqueles filmes que eu assisti e pensei "Esse é um filme sobre o Mundo Real" e não se faz tantos filmes assim quanto gostaríamos de acreditar. É que nem Música, tá cheio de musiquinha sobre "#feliz#feliz#curtir#curtir", aí você para pra interpretar a realidade por um segundo e se pergunta de que mundo aquela cantora tá falando...? "Ela" fala sobre as futilidades como futilidades e o que elas realmente significam dentro de nós. E a melhor parte, envolvendo a tecnologia, caso contrário, como poderia estar falando do nosso atual Mundo Real? Bem, assisti ontem, então não dá pra fazer análise, senão vai ocupar muito espaço do top. Não cheguei a achar o melhor filme do ano, mas é profundo e perspicaz, muito bom.



Essa foi minha cena preferida.

7-Capitão América: Soldado Invernal


Simplesmente muito melhor e mais intenso do que eu jamais esperaria de um filme do Capitão América. Um dos melhores filmes que a Marvel fez. Eu particularmente não acho que o universo do Capitão América tenha elementos tão atraentes quanto o dos Vingadores, mas ainda fizeram um perfeito filme de ação com Ossos Cruzados, Viúva Negra, Falcão, Maria Hill e os outros principais. Eles realmente conseguiram pegar o nível de "WOW!" dos Vingadores e migrar pro filme solo de um herói. Perfeito.

Post do filme: http://douglasjoker.blogspot.com.br/2014/04/capitao-america-2-ponto-para-marvel.html


6-Frozen


Esse eu também assisti em cima da hora (aliás, faz mais ou menos uma hora que eu assisti). É um dos filmes que sacrifiquei pelo preço alto do cinema (o que inclui quase todas as animações). Difícil uma animação da Disney falhar (só quando é aquelas continuações sempre pior desenhadas do que o último) e Frozen também foi muito bom. É uma animação digital de princesa, mas não é muito 'princesiiiiiiinha', tem um clima mais divertido daqueles que nem "Hércules" e "Nova Onda do Imperador". A personagem Ana por exemplo é bem descontraída(ela vira um soco na cara do vilão!), eles com certeza seguiram nenhum estereótipo de contos de princesinha. Na real a Elza tem super-poderes...



É

É muito bom.

E não, você não precisa cantar junto.

Assim como o "ela" eu julguei mal pelo cartaz pra economizar meu dinheiro e achava que era um filme de Natal! o.O Pensei isso por causa do boneco de neve e o alce, e minha paciência já deu com filmes de Natal, hehe. Além de que por alguma razão aquele alce age que nem cachorro...


Acho que depois do "Shrek" veio uma série grande demais de pseudo plágios, usando personagens com o mesmo tipo de perfil do Burro e da Fiona, formando um cenário nada criativo. Eu NUNCA esquecerei pôsteres de filmes escrito 'um conto de fadas bem ao estilo Shrek' e 'dos produtores que assistiram Shrek'. Parece até brincadeira... O que eu mais gostei do Frozen foram os personagens diferentes na historinha simples. O filme é mais um comprovando que o mundo das animações infantis está muito bem. A Disney não falha em, assim como foi o Shrek, continuar fazendo filmes engraçados e descontraídos, mas levando os seus personagens e suas histórias a sério. O que pelo visto não entenderam na hora de fazer o terceiro Homem de Ferro -_-


Deixo aqui como menção honrosa o "Operação Big Hero" que fui assistir ontem. Também é muito bom, mas não entrou no Top por ter algumas partes muito previsíveis (incluindo a cena pós-créditos). De qualquer forma, me lembrou Os Incríveis, também foi uma ótima animação. Me perguntei como seria se pudessem fazer com o Homem-Aranha e o... Quarteto Fantástico...

5-O Juíz


Filme que eu não esperava assistir, também vi na coincidência. É um drama muito bom com Robert Downey Jr e Robert Duvall. É um filme sobre pessoas simples e normais que são nada mais do que pessoas simples e normais. Com o excelente roteiro, isso é o suficiente. A coincidência foi uma tremenda sorte, pois gostei tanto que acabei indo ver o filme de novo, no cinema mesmo. Não dá pra explicar a história sem contar spoiler, pois ela vai aumentando e se revelando conforme o filme passa.



4-Sin City 2: A Dama Fatal


Eu já sabia que Frank Miller e Robert Rodriguez eram mestres de fazer histórias estranhas e malucas, mas não esperava que os dois juntos iam meter um filme desses de novo. São os personagens irados do Miller; Nancy, Marv... Perfeitamente adaptados pro cinema. Deve ter dado certo justamente porque algumas obras do Miller são bem cinematográficas, assim como acredito que alguns gibis do Azzarello dariam ótimas séries de TV sem dificuldade.



EVA GREEN! NOSSA DEUSA!



MARV! NOSSO DEUS!

Post do filme: http://douglasjoker.blogspot.com.br/2014/09/sin-city-2-movie-to-die-for.html



3-Uma Aventura LEGO


Quem disse que não teve filme com o Batman em 2014? Assisti esse filme em fevereiro e tive certeza que ia ser o melhor do ano, certeza absoluta. Acontece que houveram outros dois que me surpreenderam ainda mais. Mas a animação do LEGO conseguiu ser hilária e tranquilamente um dos melhores filmes que vi na minha vida. Pecinhas LEGO criticando o Sistema? Você disse pecinhas LEGO criticando o Sistema?! Tô dentro. O quê?! Também tem o Batman? Você disse que tam--

Post do filme: http://douglasjoker.blogspot.com.br/2014/02/uma-aventura-louca.html



-Vamos em uma nave espacial!
-Ótima ideia! Uma Bat-Nave espacial.
-Não, eles estarão esperando que nós apareçamos em uma Bat-Nave, ou uma Nave Pirata, ou uma Nave de 'arco-íris brilhante'.
-Uma dessas soa irada pra mim.


2-Guardiões da Galáxia


Nunca imaginei que daria um valor tão grande ao filme dos Guardiões da Galáxia. Aliás, nem tinha como eu imaginar, pois eu não conhecia eles. Eu... não consigo dizer algo que eu não tenha gostado nesse filme, simplesmente não consigo. Portanto... posso dizer que achei ele perfeito O.O


É tudo bom. Há detalhes particulares e brilhantes; como o valor do Starlord às músicas que ele ouvia quando estava na Terra, a origem do Rocket ser revelada parcialmente apenas com breves frases e a forma que é transmitida a sentimentalidade do Groot mesmo sendo uma árvore. Eu não reclamo das piadinhas desse filme como esculhambei as do HF 3(que eu já devia ter parado de mencionar nesse top), pois assim como Frozen, "Guardiões da Galáxia" sabe ser divertido e descontraído ao mesmo tempo que não deixa de levar seus personagens a sério. Mas não é só isso não.


Pra mim esse foi um marco inesquecível na história dos filmes de aventura. Fazia quanto tempo que não víamos um filme de aventura assim divertido? O último que eu lembro foi o "Piratas do Caribe", mas tem bastante gente que não curte. Se conseguirmos ter um filme a la Guardiões da Galáxia a cada dois anos, estaremos muito bem. Além de se passar no grandioso Universo Marvel, ele bebe quase tudo que dá da fonte do Star Wars e consegue ser AINDA MELHOR que a última trilogia que tivemos. Eu não teria como deixá-lo na base do top.

Post do filme: http://douglasjoker.blogspot.com.br/2014/08/uma-das-adaptacoes-mais-surpreendentes.html




Não dava pra ter feito uma introdução melhor pro, provavelmente antológico, Vingadores 2.

1-Planeta dos Macacos: O Confronto


Me pareceu uma grandiosa mistura entre o melhor do cinema antigo e o melhor do cinema atual. Também é um dos melhores filmes que eu já vi, com imensa tranquilidade. Adoro quando pegam histórias de ficção e executam com tamanha maestria artística, tendo que obrigar o público todo a elogiar, como Star Wars V. Eu sou muito mais fã de Marvel, LEGO, Eva Green e músicas da Disney do que de Planeta dos Macacos, mas quem não abaixa a cabeça pra esse filme... sei lá, acho que só estando com o nariz muito pra cima. Como eu fazia com os tops antigos, vou procurar não explicar muito o primeiro lugar, pois afinal... ele já é o primeiro lugar.



Post do filme: http://douglasjoker.blogspot.com.br/2014/07/planeta-dos-macacos-o-confronto.html



Menção honrosa

X-Men: Dias De Um Futuro Esquecido - apesar de ter gostado bastante do filme, eu havia gostado bem mais do "Primeira Classe" e amado a ideia dele se tratar de um reboot da franquia cinematográfica X-Men. Aí resolveram misturar com a outra trilogia mais esburacada que queijo suíço. Já fiquei meio bravo. No final ainda fizeram aquele "felizes para sempre, todo mundo tá vivo", odeio isso. Até entendi a ideia de manter a franquia viva, mas preferia que tivesse sido dando continuidade apenas a história do passado.

Menção desonrosa

O Hobbit 3 - Sei que muita gente aqui adora O Hobbit, mas eu nem fui assistir o 3, porque já acho difícil engolir a existência de um Hobbit 2, imagina um 3. O 2 foi tão enrolado, mas tão enrolado... prometi pra mim mesmo que assistiria o 3 de jeito nenhum. Pelo o que ouvi falar foi tão bom quanto os últimos: só pra quem é fanático mesmo (eu curti muito o livro do Hobbit, inclusive li antes do filme sair, mas não gosto o suficiente pra ficar aturando aquele romance chato entre o anão e a elfa, nem f...).

3 comentários:

  1. Uoooooou , eu gostei mt desse post cara, nossa ñ sei oq exatamente, mas adorei ele. Bom, eu concordo com você em muitos aspectos, mas acho que guardiões está em uma posição muito alta, eu sei que o filme foi foda mas acho que outros filmes podiam ta no lugar dele, bom , sei lá , mas ótimo post!
    Ps1: eu ñ sei se vc viu ou vai gostar mas assisti No Limite do Amanhã, eu achei mt bom, se ñ tiver oque assistir , é uma dica
    Ps2: tem um lugar q assisto Mts coisas, o site é mega filmes online, talvez goste
    Ps3: feliz ano novo pra todos os senhores e senhoras

    ResponderExcluir
  2. A lista esta bem legal,muitos que estão ai eu não vi mas parecem realmente interessante.Só não curto esse Frozen,acho um filme horrível chegou a me dar dor de cabeça.Eu tentei assistir mas cara,muito ruim.Não consegui suportar.De qualquer maneira ótimo post.
    Ps:Feliz ano novo para os senhores,senhoras e incógnitas.

    ResponderExcluir
  3. Leopoldo: Vlw cara. E não assisti esse Limite do Amanhã, n tenho usado o Tom Cruise como referência ultimamente, mas posso acabar conseguindo ver. E vou procurar esse Mega Filmes sim, vlw.

    ANT: Vlw cara. Quanto ao Frozen, só posso dizer que você tente assistir em inglês caso n tenha feito isso. As vozes em português são muito irritantes mesmo, bastante, mesmo as músicas sendo ótimas. Eu vi em português, no meu caso n me incomodou. Sei lá. E gostei desse senhoras e incógnitas, hue.

    ResponderExcluir