quinta-feira, 12 de julho de 2012

Top 10 Melhores Vilões do Homem-Aranha


Quantos heróis tem uma lista de vilões tão extensa quanto a do Homem-Aranha? Batman, X-Men, Superman? Talvez só esses. É pela fama dos inimigos do Homem-Aranha que eu conclui que valia a pena fazer um top com os melhores. Muitos, inclusive alguns dos mais famosos se resumem a personagens com pouca exploração emocional, que sofreram acidentes científicos e se tornaram mutantes de algum tipo. Porém, há alguns grandes clássicos que tomaram diferença em todo o Universo Marvel, como Venom e Duende Verde, e também há alguns mais desconhecidos porém muito interessantes que tomaram parte em fases mais específicas da história do Homem-Aranha. Com um universo tão grande, tantos desenhos, filmes, quadrinhos e videogames, fica até difícil lembrar de tudo da história dos vilões, portanto sem biografias, só vou dizer do que se trata cada um. Algumas identidades (na verdade várias) de vilões do Homem-Aranha já foram assumidas por mais de uma identidade secreta, portanto eu sempre vou deixar claro de qual versão do vilão se trata, afinal algumas são facilmente melhores que outras. E por último também vale a pena deixar claro que eu praticamente ignoro o atual e confuso estado das histórias do Homem-Aranha, então às vezes eu farei uma citação ou outra as bizarrices que aconteceram com o herói dos anos 90 em diante.


10-Duende Macabro/Halloween


Norman Osborn, Harry Osborn, o psiquiatra, Duende Cinza e mais uma meia dúzia de outros desconhecidos forma a lista de personagens que resolveram assumir uma identidade de Duende e se utilizar dos equipamentos do original Norman Osborn. Além dos diversos Duendes Verdes, já houveram uns 2 ou 3 Duendes Macabros (isso é o que eu chamo de criatividade...). Mas, eu dedico o décimo lugar ao vilão Halloween, Jason Phillip Macendale, que assumiu a identidade de Duende Macabro após a morte do mesmo. O que o torna diferente? Nada, até a saga Inferno, onde o cara faz um pacto com o demônio (aí as coisas sempre começam a ficar interessantes, não é mesmo?), ganhando super-força em troca de sua ALMA. Dessa forma ele ficou esquisitão como dá pra ver na imagem acima. O homem ficou louco, e apesar do pacto ser com o demônio ele passou a acreditar que foi enviado por Deus (?) para limpar a Terra de pecadores, tipo o Homem-Aranha. Bem, acho esse o mais interessante dos Duendes Macabros, pois ele chegou inclusive a enfrentar outros caras como o Venom e o Motoqueiro Fantasma, que eu saiba ele permanece morto após o último combate contra o Homem-Aranha...

9-Lagarto


Esse é o nosso clássico amigo Curt Connors. Apesar de eu ter evitado colocar vilões que eram resultados de acidentes de laboratório, Lagarto merece a sua posição. O carisma que o réptil gigante alcançou é bem grande, sua histórias sempre trazem um certo interesse graças às suas habilidades mesmo e ao seu alter ego como Curt Connors, que é um bom homem e uma vítima, já que diversas vezes, ele e o Aranha se unem para vencerem o seu problema. Histórias que se destacam dele são em momentos como quando ele tenta transformar a cidade toda em mutantes lagartos, como pudemos ver no último filme.

8-Chacal


A Saga do Clone


É bom eu deixar bem claro que eu ODEIO com todas as letras e em todas as línguas possíveis essa saga, portanto se você é um grande fã dela (caso exista um grande fã dela), espero que não se sinta mal pelo Chacal ser o único vilão relacionado a ela nesse top. Coloquei ele pois na minha opinião ele é da época q essa história ainda estava boa, antes de se tornar uma grande bagunça, antes de se tornar o marco inicial da deterioração das histórias do Aranha.

Chacal era Miles Warren, um cientista que curtia brincar de clonagem. Ele era apaixonado pela jovem Gwen Stacy (namorada de Peter), após a trágica morte da garota, Warren resolveu cloná-la e descobriu os segredos do Homem-Aranha, que era relacionado a ela. Assim, fazendo clones e mais clones, ele quis se vingar do Homem-Aranha. Apesar de ser uma péssima saga, Chacal causou sérios problemas para o Homem-Aranha nela. Da última vez que ouvi falar... esse estava morto.

7-Camaleão


Camaleão é um espião profissional, e após diversos conflitos acabou se tornando um dos maiores inimigos do Homem-Aranha. O cara no início era um espião criminoso (estranhamente branquelo), usava máscaras e outros artifícios de agentes, depois ele começou a usar um soro que permitiu a ele modificar a própria aparência com incrível velocidade. Some isso com o cinto dele que permite alterar as roupas e você tem aí um inimigo difícil de se localizar, não acha? Ele já foi responsável por grandes histórias, como trazer falsos pais do Homem-Aranha de volta, se fingir de J. Jameson e Arranjador para dominar o mundo do crime em Manhattan e etc. Ele também era irmão de Kraven, ambos são russos, e ficou louco após o suicídio de Kraven, chegando a ser internado num sanatório.

6-Mystério


Mystério também é um vilão que mesmo tendo um lado emocional que é pouco interessante, atrai o público pelas suas características. Mystério usa para cometer os seus crimes ilusões de último nível, sendo muitas vezes quase que intocável pelo Homem-Aranha, que tem que se esforçar muito para descobrir o que Mistério está tramando. Algumas histórias clássicas do famoso vilão que já foram trazidas para outras mídias como desenhos e games são se fingir de Homem-Aranha, tentar tomar o lugar dele como herói e enganá-lo de diversas formas, inclusive o fazendo ver uma triste morte da Tia May. O primeiro Mystério se chamava Quentin Beck, mas como comum, depois surgiram vários outros, o 6o lugar é dedicado ao original.


5-Carnificina


Imagina se juntassem o Venom com o Coringa, sairia perfeitamente o Carnificina. Cletus Kasady era um serial killer que dividia a sua cela com Venom e certa vez quando simbionte foi libertar Eddie Brock, parte dela acabou ficando com Kasady, assim ele se tornou o Carnificna, um novo nível de serial killer poderosíssimo. A diferença do perigo entre Carnificina e Venom é grande. A simbionte de Kasady está no sangue dele, assim fazendo meio que parte dele, dificilmente pode ser separada, Carnificina é muito mais forte que Venom por ter sido criado na Terra em um ambiente muito diferenciado. O único objetivo dele é matar e depois matar mais... como já disse, ele é extremamente forte, na minha opinião o vilão mais perigoso do Homem-Aranha, ele pode encarar Aranha e Venom com extrema facilidade, para vencê-lo Parker SEMPRE precisa de uma ajudinha externa, sozinho rola de jeito nenhum. Uma característica interessante do Carnificina é que a simbionte dele não é lá muito confiável, já tentando trocar Kasady por diversos outros hospedeiros mais poderosos, como o Surfista Prateado por exemplo, afinal a simbionte absorve as características do hospedeiro.

4-Morbius


Esse bicho feio foi o primeiro vampiro da Marvel e valoroso vilão do Homem-Aranha. Morbius era um ótimo cientista, porém tinha uma rara doença sanguínea que ele tentou curar por si mesmo (como eu disse antes, vários vilões do Homem-Aranha seguem uma ideia em comum). Ele para isso utilizou sangue de morcegos vampiros e choques elétricos. TADA! Fórmula para virar um vampiro. Mas a saga de Morbius é muito bacana, na minha opinião deviam lançar uma coletânea com as histórias principais... Morbius passou a necessitar de sangue para sobreviver e sendo a sua área Manhattan, ele passou a ser perseguido pelo Homem-Aranha. Ele era um bom oponente, com suas presas de vampiro e força sobre humana. Morbius entrou em conflito com diversos outros personagens, como Tocha Humana, Dr. Estranho, X-Men, Carnifica, Lagarto e é claro, Blade. Já participando de diversas histórias importantes, Morbius foi muitas vezes andando mais para o lado do heroísmo, inclusive passando a se alimentar apenas de criminosos em uma época. Assim como o Lagarto ele muitas vezes luta junto ao Homem-Aranha para tentar se livrar de seu próprio problema. Não é tão famoso, mais um dos melhores vilões do Homem-Aranha.


3-Rei do Crime


O gorducho é um grande problema para o Homem-Aranha. Já tendo sido perseguido por caras como Elektra, Demolidor, Justiceiro e Irmãos Lobo, Rei do Crime é um criminoso perigosíssimo. Quem alguma vez já começou a ler as primeiras histórias do Homem-Aranha em The Amazing Spider-Man, deve ter visto um Rei do Crime, mas não Wilson Fisk. O gordão bolotado era segurança de Don Rigoletto, que era o Rei do Crime antes dele. Como você deve imaginar, Fisk traiu o seu chefe e se tornou o novo Rei do Crime, cargo que ele consegue manter por muuuito tempo. Fisk tem habilidades de luta, que mesmo não sendo suficientes para derrotar o Homem-Aranha, causam bastante problema para ele. Apesar de perder algumas vezes para outros criminosos como Cabeça-de-Martelo, Coruja e outros, ele sempre consegue se vingar, cedo ou tarde. Flw gordão! Vamos para o 2o lugar!


2-Venom


Poucos vilões alcançam a fama de Venom, ele se encaixou como um perfeito nêmesis do Homem-Aranha.

A Simbionte

A roupa alienígena se tornou aliada do Homem-Aranha o tornando mais forte durante as Guerras Secretas mas acabou indo para a Terra com ele. A roupa apresentava diversos atributos para o Homem-Aranha. Porque não usá-la? Tinha benefícios e todo mundo gosta de roupas pretas. A questão é que a simbionte era uma entidade ruim, tentando Peter a constantemente agir de formas ruins. Notando o perigo, Parker foi se livrar dela, pedindo ajuda para o Quarteto Fantástico que a manteve presa. Sendo as fraquezas dela sons altos e calor, eles deram um jeito. Porém, com isso ela tomou um desejo de vingança contra Parker e conseguindo fugir ela se uniu a...


Eddie Brock

Eddie é o humano que foi achado pela simbionte. Porque ela o escolheu? Por ele ter o mesmo ódio pelo Homem-Aranha, ou melhor por Peter Parker. Brock era um fotógrafo do Clarim Diário que foi demitido, após uma matéria que era uma farsa ter sido revelada por Parker. O carinha ficou puto contra Parker e portanto, a simbionte achou um bom amigo, se unindo a ele e criando VENOM! Um dos maiores e mais icônicos vilões das HQs. Venom é violentíssimo, suas habilidades são únicas (ao menos até fazerem mais um monte de personagens parecidos com o Venom) e ele de forma alguma perde o seu ódio contra o Homem-Aranha por ter estragado a carreira de Brock e abandonado a simbionte alienígena. Venom é um vilão constante e foi explorado até não dar mais pela Marvel, ganhou até gibi solo, que explora mais a sua vida pessoal.


Venom, o super-herói?

Venom tem na sua cabeça um lance com inocentes, que eles tem que ser preservados, de tal forma, mesmo tendo centenas de assassinatos na sua lista ele se considera um homem bom, algo que ele vai se tornando com o tempo e em seu gibi ele é o tempo inteiro mostrado como um protetor dos inocentes; um protetor dos inocentes que quer desmembrar o Homem-Aranha violentamente...






Venom pode ser o vilão mais famoso do Homem-Aranha, mas fiquei em dúvida se ele deveria estar em primeiro lugar. Quero dizer, ele é um vilão violentíssimo e imparável, mas porém é um pouco contraditório, pois é contra derramamento desnecessário de sangue, só tem uma grande sede de vingança contra Peter Parker. Ele é muito radical e pouco objetivo para o 1o lugar, então quem seria quase tão próximo do Venom de ser um nêmesis do Homem-Aranha, frio e inteligente? Esse lugar cabe extremamente bem para Norman Osborn, o...
















1-Duende Verde


Norman Osborn é um dos maiores inimigos do Homem-Aranha, antes de ter morrido queria enlouquecidamente vencê-lo, um criminoso psicótico, com quase uma ausência de super poderes, apenas força superior, ele se virava com os seus apetrechos para enfrentar o Homem-Aranha. O milionário Norman Osborn ainda era pai de Harry, um grande amigo de Peter, o que complicava (e melhorava) a inimizade. Duende Verde não achava limite em destruir Peter Parker por dentro, ele não só queria cometer os seus crimes, queria matá-lo mesmo. Como fica dito no próprio primeiro filme do Homem-Aranha "vamos destruí-lo pelo coração". O homem ficou insano depois de usar o seu soro para ficar mais forte, e os seus feitios levaram quase que a uma maldição, problemas que se espalharam por várias gerações da família Osborn (o neto dele inclusive virou o Duende Cinza).


Duende Verde se tornou tão popular que fizeram milhares de outras versões dele, como eu disse logo no início do top, mas o primeiro Osborn é imbatível como vilão, inclusive foi o responsável pela triste e eternamente marcada morte de Gwen Stacy. Infelizmente Norman Osborn ressuscitou anos depois na Saga do Clone, onde disseram que ele tinha poder de regeneração e mais um monte de merdas... mas o lado bom é que hoje ele é ainda mais influente, estando sempre presente em histórias do Universo Marvel, agora o nome dele significa algo para vários outros heróis ficarem espertos, como Homem de Ferro e o Quarteto Fantástico. Sem dúvidas, merece o seu primeiro lugar como vilão do Homem-Aranha, ele é um dos mais terríveis de toda a Marvel, Spidey que se cuide... ele continua sendo o "preferido" de Norman Osborn...














Outros inimigos interessantes

J. Jonah Jameson


Aqui vou citar alguns inimigos que são muito interessantes, mas não importantes ou presentes o suficiente para o Homem-Aranha ao ponto de entrarem no top. J. Jonah Jameson tem um extremo complexo contra o Homem-Aranha, sendo contra mascarados que se acham acima da lei. O personagem tem uma grande história sobre como se tornou o poderoso dono do Clarim Diário, mas infelizmente o rabugento é extremamente ignorante e pega no pé do Homem-Aranha o máximo possível, conseguindo colocar toda a sociedade contra ele não importa o que faça. Bem, é um personagem muito carismático, senti falta dele no último filme.

O Bandido


O cara que matou Tio Ben causou uma das maiores desgraças na vida de Peter Parker. Após deixá-lo fugir por uma questão de boba vingança, Parker descobre que ele matou o seu amado Tio Ben, como um pai pra ele e símbolo para muitas pessoas que acompanharam as histórias do Aranha independente da mídia. Esse criminoso foi liberto muitas e muitas edições depois da triste morte de Ben Parker, e queria roubar dinheiro dos Parker. O Homem-Aranha foi contra ele e se disse sobrinho de Ben Parker, o fdp, chocado, morreu de ataque cardíaco. O curioso é que resolveram explorar também a filha dele que virou fotógrafa, Jessica Carradine. Ela se relacionou com o Aranha Escarlate, clone do Homem-Aranha; tinha que ser, né? Nessas histórias geradas pela Saga do Clone você vê tudo de ruim e exploração exagerada e estúpida de personagens, mil e um clones, os mais inesperadas versões do Duende Verde, versões femininas de Dr. Octopus e Venom, diferentes simbiontes e etc.

Gata Negra


Felicia Hardy antes de se tornar namorada do Homem-Aranha era uma criminosa, inclusive enfrentou o herói diversas vezes. Até que um dia ela se deixou capturar apenas para revelar a ele que estava apaixonada, assim se tornando uma semi-heroína por assim dizer, lutando ao lado do Homem-Aranha, bem quem não aceitaria ela também, não é mesmo? Quem nunca quis ser o Homem-Aranha para namorar com Felicia Hardy, am? kkkkkk. Qualquer semelhança com a Mulher-Gato é pura coincidência, com o tempo, Hardy se separou de Peter, mas continua nos quadrinhos como a mesma ladra extremaaltaabsurdamente sexy de sempre.

Caveira Vermelha


O que Caveira Vermelha está fazendo aqui? Bem, apesar de se manter em segredo durante vários anos, a história dos Parker já foi revelada uma vez. Em certo momento, Peter foi realmente atrás da verdade sobre os seus pais em várias histórias, após descobrir um documento (falso) dizendo que os seus pais eram traidores dos EUA. Então ele parte para descobrir a verdade. O que acontece é que a aventura estava no sangue dele, já que os seus pais eram agentes do governo dos EUA. Com isso, uma vez em missão, o Caveira Vermelha mandou que colocassem uma bomba no avião onde eles estavam, levando ao misterioso acidente que causou morte dos pais do Homem-Aranha. Peter descobre isso após entrar em conflito com o próprio nazista vermelho.

Menções honrosas:

Dr. Octopus- Boas histórias, mas um vilão meio estranho.
Electro
Shocker
Abutre??? Bem, é um velho que voa, mas mesmo assim tá na fama.
Homem-Areia, poderes legais
Escorpião, pouco cérebro mas bastante força
O tempo, que foi tirando a magia do Homem-Aranha, uma das melhores coisas que você pode fazer é pegar um bem energizado gibi dele, assistir aos filmes mais antigos ou assistir ao desenho dos anos 90, tudo lá continua bom, o que piorou foram os caras que trabalham com ele agora. De qualquer forma, o Homem-Aranha não deixa de ser um símbolo de herói, servindo de exemplo para os seus leitores e com a sua extensa lista de vilões prontos para enfrentá-lo até o fim.

10 comentários:

  1. Sabem o que dizem de Norman Osborn: passou de Coringa para Lex Luthor.

    Cara, isso soou tão sinistro que eu vou conferir se o bicho-papão não tá la fora com as Hordas das Trevas soltando o terror.

    ResponderExcluir
  2. Sabe o que dizem do Bane: é o Venom do Batman.

    ResponderExcluir
  3. Quanto ao Norman Osborn, faz sentido mesmo, mas não posso falar mto já q ñ leio os gibis do Aranha dos últimos 10 anos. Quanto ao Bane ser o Venom, já ouvi isso direto também e não consigo entender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Por fim, não há como citar o Bane sem citar o personagem que ele plagiou: Venom. Pra começo de conversa, a substância que o Bane usa pra ficar “bombadinho” chama-se Venom. Em aparência física, o Bane é inegávelmente parecido com o Venom e eles tem motivações muito parecidas e ambos querem se vingar a todo custo do seu inimigo super-herói."

      Origem:http://bignadaquasar.wordpress.com/2011/06/12/na-teia-do-porco-aranha-bane-kane-jason-spawn-sub-zero-venom-aquele-cara-de-mascara-la/

      Excluir
    2. Em aparência física, o Bane é inegávelmente parecido com o Venom e eles tem motivações muito parecidas e ambos querem se vingar a todo custo do seu inimigo super-herói."

      Eu continuo não conseguindo concordar, eu simplesmente não concordo com o que é dito. Eu não gosto do Bane, acho um personagem ruim, tenho A Queda do Morcego e sinceramente pra mim é um personagem que não precisaria ter sido feito, mas pra mim tem nada a ver com o Venom. Venom é extremamente fictício, et e o caralho, Bane é um cara extremamente forte graças à drogas. Venom se torna um inimigo constante do Aranha, Bane não, Venom tem uma história pessoal com o Homem-Aranha, já o Bane brota do nada simplesmente pra aposentar o Batman, já que a DC tava matando o Superman, aposentando a Mulher-Maravilha, vilanizando o Lanterna Verde, de tudo pra aumentar as vendas. Ou seja, não consigo ligar o Bane com o Venom, mesmo já tendo visto gente tentando fazer isso milhares de vezes; várias mesmo, talvez eu que esteja errado, mas de qualquer maneira, não concordo, principalmente dizer que é um plágio do Venom.

      Excluir
  4. menções honrosas:CADÊ O RHINO?E dr. octopos não é estranho, ele é um dos melhores vilões do homem-aranha.E o kraven?

    ResponderExcluir
  5. Apesar de Norman ser um vilão formidável para o Amigo da Vizinhança, é Harry que realmente se destaca como Duende Verde. Harry é , sempre foi e sempre será melhor como Duende Verde do que como Filho da Pátria. Uma prova de que Harry é o cara, foi que escolheram ele como o primeiro Duende Verde no Espetacular Homem Aranha 2:A Ameaça de Electro.

    ResponderExcluir
  6. Verdade, lembraram do Chacal e esqueceram o Doutor Octopus, cadê o Electro?

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente com o Duende Verde em primeiro,sempre foi e sempre será o maior vilão do Aranha,muito melhor que o Venom...
    Vou falar de cada posição:
    10:Duende Maccaabro/Haloween-Não sabia que o Halloween virava o Duende Macabro,realmente parece interessante.

    9:Lagarto-Facilmente o meu segundo vilão favorito do Aranha,ele é simplismente fantastico,toda a sua história e relação com o Aranha são muito bons.Não sei se ele devia ficar entre os 3 primeiros mas pelo menos em quinto eu acho que dava para colocar ele.

    8:Chacal-Não conheço muito bem,não li essa tal saga do clone(e ninguém me incentivou para isso), só conheço ele por umas histórias em que ele ficava usando outros personagens(como o Justiceiro) para atacar o Aranha.

    7:Camaleão-Acho um bom vilão, bem desconhecido mas querido entre os fãs.

    6:Mysterio-Eu gosto bastante dele, é o que você disse ele chama mais atenção pela aparencia e coisas que faz do que construção do personagem em si.

    5:Carnificina-Aturo mas não gosto,queria que o Deadpool tivesse chutado mais a bunda dele.Entendo quem gosta mas eu não consigo curtir.

    4:Moribus-Esse ai é muito foda, bem pouco conhecido apesar de aparecer(no passado ele aparecia pelo menos) bastante em histórias da Marvel.Um ótimo vilão apesar de subestimado, queria saber por onde ele tem andado.

    3:Rei do Crime-Um dos melhores vilões da Marvel,não me entenda mal,mas considero ele um inimigo do Demolidor apesar de enfrentar o Aranha bastante também.

    2:Venom-Eu gosto mais dele do que do Carnage.Eu gosto dele,mas acho superestimado até de mais, ele não é isso tudo.Admito que a relação dele com o Aranha é empatado com a do Lagarto a segunda melhor(A do Duende é a melhor) mas mesmo assim, tem gente que acha ele um personagem melhor que Magneto,Destino,Luthor,etc...

    1:Duende Verde-Foda,foda,foda,foda.Um dos meus vilões favoritos da Marvel e o meu favorito do Aranha.Arqui inimigo e nemesis do Aranha também.

    Ps:Duende Verde>Lagarto>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Venom
    Ps2:Octopus e Abutre são bem legais cara,coitados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Abutre, assim como o Rino, só serviu pra eu tirar sarro até hoje, kkkk. E o Stan Lee criou o Rei do Crime pra ser o principal vilão do Homem-Aranha, mas por fim ele acabou colando mais c/ o Demolidor.

      Excluir