quarta-feira, 4 de abril de 2012

Batman 3: Heath Ledger


Todos nós sabemos que o terceiro e último filme da nova franquia Batman não terá Heath Ledger, já que o homem morreu, mas será que esse aspecto não vale a pena de ser pensado? Tive essa ideia pois conheço pelo menos umas 4 pessoas que ao eu falar do terceiro filme que está por vir e a expectativa dele, se mostraram um tanto desanimadas com a ideia de que "acho que não vai ser tão legal, porque o ator que fez o Coringa morreu". Caso você viva lá na puta que pariu e não tenha um mínimo de cultura considerável, Heath morreu em 2008, antes mesmo que o filme Batman: O Cavaleiro das Trevas fosse lançado, mas ganhou mais de 30 premiações póstumas, incluindo BAFTA, Oscar e o Globo de Ouro. Resolvi pensar nessa questão de não haver o personagem do Coringa neste novo filme, pois mesmo tendo a ideia, ainda não refleti sobre ela durante os meus momentos de descanso que eu passo no mundo da Lua. Além deles serem poucos já tenho os ocupado pensando em um jogo de luta crossover entre vários games que eu conheço, como pode ser o próximo filme do Sin City, o meu futuro, se o mundo já não está acabando e a mídia está escondendo isso de nós, os shows de música que estão por vir, como será que são os Kingdom Hearts que eu nunca vou jogar e... bem, vamos logo ao conteúdo do post, certo?

O Papel Que Ficou Marcado



Bem, eu não vou rever toda a carreira do Heath Ledger aqui, já que estamos falando da importância dele pra franquia dos filmes do Batman. Depois do Batman Begins demorou bastante até termos alguma informação sobre uma continuação, mais ou menos que nem ficou entre o 2 e o 3 há pouco tempo atrás. Nunca esqueço dos boatos de que o Coringa seria o marido da Brittney Spears... pois bem, a escolha parecia estranha tipo: Heath Ledger? Mas que ator mais esquisito pra fazer o Coringa, ele nunca fez um papel similar a esse... acho que não vai ficar legal. Pois bem, se você já assistiu ao filme deve ter notado como não havia escolha melhor para o papel. O filme lançou, o cara tinha morrido, e uma grande sensação de tristeza assolou as pessoas que assistiram o filme, já que o homem nem pôde ser prestigiado enquanto ainda estava na Terra. Batman CDT na época foi o 2o filme com maior bilheteria da história e é considerado por sites como o IMDb como o 7o melhor filme da história. Mais bonito não poderia ter ficado. Ledger ainda deixou incompleto o filme O Mundo de Dr Parnassus, mas as partes que ele deixou sem serem filmadas puderam ser feitas por outros atores graças ao contexto do filme.

Continuação, também de qualidade



O novo filme fechará a trilogia, de uma forma que mostre como termina a carreira do Batman dos filmes. Ainda temos que esperar pra ver e ter certeza, mas tudo indica que será um grande filme. "Mas e o Coringa?" as pessoas se perguntam. Bem, ele está morto, mas isso você já sabe, o personagem do filme ficou vivo, e ele era inegavelmente um dos elementos mais importantes e brilhantes do último filme, mas será que a falta dele poderia tornar o filme pior? É claro que todos adoraríamos ver mais uma cena qualquer que fosse com aquele personagem sendo interpretado por Ledger, mas dessa forma, vamos à  outra questão...

2o Filme Com o Coringa?



E se Ledger estivesse vivo? Riquíssimo, respeitado, abarrotado de ofertas de trabalho e não conseguindo tomar café da manhã direito de tantos fãs batendo na sua porta? Ele sem dúvidas compareceria no novo filme, mas já pensou se fosse mais um filme com o Coringa como vilão principal? Podia até ser legal, mas será que seria "tão" legal? Pensa bem, já vimos isso antes, esse novo filme trará algo que nunca vimos ser mostrado sobre Batman antes no cinema, o "valeu a pena fazer tudo isso?", mas um filme com o Coringa com certeza não traria a essa sensação, provavelmente se focando mais no relacionamento entre os antagonistas, após a extrema popularidade do personagem, creio que a ideia ficaria similar a das continuações de Silêncio dos Inocente, o relacionamento entre os dois personagens principais. E eu sinceramente, eu não acho que isso seria melhor do que a história com Bane que estamos para ver.

Outro ator?



Não, ninguém quer. É como se fosse uma opinião unânime de todos os fãs. O trabalho de Ledger foi tão perfeito que chegou a um nível sagrado, as pessoas querem que ele fique intocado, e eu concordo com isso, em respeito a memória do último filme, seria melhor que o vilão realmente não desse as caras no novo filme, já que isso infelizmente teria que ser pelas mãos de outro ator, que NUNCA que faria algo com 100% de jus ao papel original.

Ele é mesmo tão essencial?


Sejamos sinceros e imparciais? No primeiro filme tinha o Coringa? Am... no, mas isso não é uma boa comparação, já que o primeiro filme não foi tão bom assim. De qualquer forma, o Coringa é o único vilão do Batman? Mas não mesmo! Ele pode ser o principal, mas nunca foi o único, é um baralho (hehe) muito grande de personagens, muitos de grande qualidade, como Duas-Caras e Ras Al Ghul que já apareceram em outros filmes, como eu já disse antes, pra que colocar o Coringa de novo? Este filme hipotético seria o oposto do que Dark Knight Rises será se você parar pra pensar. Não seria original, nem surpreendente, indo direto para o que todo mundo está esperando. Conclusão: É claro que seria algo extremamente arrepiante, poder ver Heath Ledger fazendo uma cena de 10 minutos no último filme da saga (quem vai esquecer daquela cena do interrogatório?), mas isso infelizmente não é possível. Mas também não vejo porque de não ficarmos felizes com a chegada do novo filme, como já disse, a falta do Coringa não crucifica o filme, já que o universo de Batman não é feito só desse personagem, ele é apenas um precioso complemento, que graças a Deus, foi usado no segundo filme, pois ruim mesmo seria uma série de filmes do Batman terminar sem que o Coringa sequer existisse nos filmes. Creio que podemos continuar brindando a interpretação de Ledger até o fim dos tempos (rsrs) e aproveitar também o próximo filme, que tem de tudo para também ser uma obra de arte. OBS: Hoje (4 de abril), Heath Ledger estaria fazendo aniversário, se não tivesse morrido há 4 anos, por isso também, achei que valia a pena lembrar do papel dele no blog.

2 comentários:

  1. Antes de tudo, ele morreu pela pressão do papel. Isso é uma coisa que você percebe quando sabe das preparações que ele fez para o papel. E depois.

    ResponderExcluir