sábado, 28 de abril de 2012

Os Vingadores, a espera acabou


Após tantos anos de expectativa para que lançasse o filme dos Vingadores, finalmente, como se fosse irreal, o filme foi lançado e assisti-lo e ainda chegar a conclusão de foi um filme muito bom chega a ser quase surreal, mas normal seria se fosse ruim, não acha? O resultado foi um filme intenso que até agora, não vi alguém que tivesse se desapontado depois de assistir. Agora vou te mostrar a minha análise.


Mike esse é John, John esse é Mike


Tá vendo esse gibi aí? Talvez você já o conheça, se você for geek forte com certeza já conhece (caso contrário, pode começar a se considerar um geek em fortalecimento), de qualquer maneira, vou apresentá-lo a ele. Esse é o primeiro gibi dos Vingadores, quando a Marvel decidiu fazer histórias que unissem seus super-heróis mais populares. Resumindo, nessa história Loki domina o Hulk e seu objetivo é colocá-lo contra os outros heróis da Marvel para que eles se destruam. Obviamente, deu errado, e os heróis acabaram se unindo para vencer Loki e resolveram formar o super-grupo Vingadores: Homem de Ferro, Hulk, Thor, Homem Formiga, Rick Jones (amigo do Hulk) e Vespa. Legal, né? Décadas depois e a ideia do grupo está lotando salas de cinema com uma geração de pessoas completamente diferente da antiga (ou será que nem tão diferentes?). De qualquer maneira, acho importante eu ressaltar essa revistinha e apresentá-la, pela visão que eu tive do filme.

Avante com essa análise


O filme se trata exatamente do que você espera, exatamente como dito nos trailers. Loki que traiu Asgard se uniu a uma raça alienígena inédita para dominar a Terra e fazer de lá o seu reino, já que não conseguiu dominar Asgard. Para combater isso, Nick Fury, o líder da S.H.I.E.L.D. voltou com a ideia da iniciativa Vingadores para combater essa ameaça, assim recrutando personagens dos últimos filmes da Marvel para o super-grupo. De forma já previsível, a história se desenrola, do início ao fim, você já espera praticamente tudo que vai rolar. Mas afinal, não detestamos quando fogem das histórias das HQ's? Sim, odiamos, queremos matar o fdp que resolveu pirar na batatinha ao invés de seguir uma história já perfeita. Portanto aí está, eu acho que é nisso que se baseia o que deu certo no filme dos Vingadores.

O que eles fizeram foi justamente atualizar o primeiro conto dos Vingadores, moderniza-lo, já que a ideia básica da história é a mesma, e isso é algo que eles fizeram muito bem. Pouco vai te surpreender a história do filme, mas ele vale a pena por como a história é contada, é exatamente nesse ponto. Tudo foi trazido para os nossos tempos e para a nossa visão de histórias (leia um gibi antigo, vai soar como um filme velho) sem desrespeitar a essência dos personagens e de seus universos, fazendo uma ótima nova versão da aventura, e em filme.


Tantos personagens


Quem é o líder no filme? Quem é o herói principal? Nenhum, de forma maravilhosamente surpreendente, a importância de todos os personagens ficou equilibrada. Inclusive, algo que me surpreendeu muito, Viúva Negra e Gavião Arqueiro realmente foram levados a sério no filme, tendo tanta importância quanto o Capitão América ou qualquer outro herói mais popular que quebrou alienígenas no filme. Todos os heróis são apresentados, começando pelos menos "explosivos", como Nick Fury e Gavião Arqueiro, depois vamos vendo um por um, até que eles se reúnem e começam a participar de cenas que vão sendo cada vez mais impressionantes umas que as outras.


Quebra Pau


Conflitos não faltam no filme, na verdade a última luta deve ser mais ou menos 1/3 do filme. Tem muita luta mesmo! Você vai ver todo mundo se quebrando, e realmente todos os personagens lutam bastante. Nick Fury, Loki, Viúva Negra, Gavião Arqueiro, cada faz a sua parte nas cenas de ação do filme, você vai sair do cinema sem sentir falta de um personagem que podia ter lutado mais, como é meio comum em alguns filmes de ação que tem personagens com habilidades diferentes. Mas afinal, uma luta final assim TÃÃÃÃÕ grande (realmente, é muito grande mesmo, eu não exagerei), isso não fica ruim? Fico feliz em dizer que não, ao contrário do que acontece em Transformers, os combates são inteligentes, fazendo com que junto da ação se desenvolva os conflitos emocionais e a própria trama do filme, assim não ficando uma inacabável batalha sem sentido. Pode se dizer que o filme todo se desenvolve dessa forma.

Grandes Estrelas


Bem, eu falei que os caras se quebravam, mas isso é uma coisa, vamos lembrar de quem se quebra! Thor é o 3o herói mais forte do universo Marvel e Hulk o 2o. As coisas ficam feias, ninguém segura esses caras, e as sequências dessa forma não irão lhe decepcionar, foi uma honra assistir a combates desse calibre. Homem de Ferro obviamente também rouba cenas com as habilidades de sua armadura. Algo que o filme não economiza é em efeitos especiais, eles pouparam em nada os prédios explodindo, Hulk em ação e habilidades de outros heróis, saiu exatamente como um filme dos Vingadores deveria aparecer no cinema. E bem, há os mais fracos, mas tudo ficou muito bem colocado. Capitão América e Gavião Arqueiro enfrentam caras à altura deles, há nada que fuja do alcance de cada herói, mas nem por isso fazem feio, todas as sequências de ação foram memoráveis.


Conflitos psicológicos


Se você brigava com o zézinho na hora de fazer o trabalho da escola, imagina os heróis na hora de se unirem pra salvar o mundo. Obviamente eles não se dão bem, mas o relacionamento entre os personagens ficou muito bem explorado, já que assim como as lutas, a personalidade de cada personagem também foi explorada igualmente. Tony Stark e Bruce Banner se dão muito bem porque ambos são cientistas, Steve Rogers se sente deslocado, já que ficou congelado por muuuuitos anos, e Thor veio de outra dimensão, é um deus. Desde que isso ficou obrigatório com Piratas do Caribe, o filme de ação também está cheio de piadinhas, várias delas naquele estilo de fails e fuck yeahs, inclusive entre os próprios heróis, é incansável quando começa a "hora da luta livre de tiradas de sarro" e Homem de Ferro começa a desferir piadinhas como uma metralhadora contra os outros heróis, que inevitavelmente sempre acabam se alfinetando em algum ponto.




Além dos heróis, Loki também se destaca muito como vilão, agora melhor do que em Thor. Aqui Loki já é um vilão definitivo e tá puro mal, um personagem ainda mais forte e desprezível do que vimos no último filme que ele apareceu, é como se o cara estivesse mais à vontade agora que todo mundo já sabe que ele é mal. Além de demonstrarem seus poderes, o filme também destaca habilidades de inteligência em diálogos e estratégias de Loki, Viúva Negra e Homem de Ferro.

Elenco


Não há novidades, certo? Já conhecemos os caras. Samuel L. Jackson dessa vez teve mais espaço e ficou muito bem como Nick Fury, Tom Hiddleston como eu já disse, também teve mais espaço para destacar o Loki, algo que ele fez bem. Scarlett Johansson já tinha feito a Viúva Negra antes em Homem de Ferro, mas ela só deve ter dito umas 15 palavras no filme... agora ela continuou sendo a gostosa do filme, o colírio para os olhos, mas ficou com mais espaço para ser melhor interpretada, inclusive, ficando mais fiel à personagem dos quadrinhos do que a tosca Natasha que vimos em Homem de Ferro 2. Infelizmente Edward Norton não continuou fazendo Buce Banner... mas ele que se dane! Se ele não quis interpretar o Hulk o azar é só dele, Mark Rufallo se encaixou bem no papel, muito bem, obrigado. É claro que queríamos Norton no papel, mas se ele não tava afim, fazer o que? Mark não fez feio de qualquer maneira.


Expectativas


Tudo comprido, filme bem feito, ou seja, saímos felizes. Você pode ir assistir ao filme sossegado, tudo respeita aos personagens e a ambientação do filme, a raça de e.t.'s é meio Power Rangers, principalmente na primeira cena do filme, mas nada muito trsite de se ver. O filme é muito bom, é emocionante, como eu já disse e repito, não há poupanças, você verá Homem de Ferro, Hulk, Thor e etc. desferindo seus poderes pela tela incansavelmente. Vai ter mais? Sim, como eu já disse, o filme é extremamente bem feito, mas totalmente previsível no enredo básico, então o que caras como eu esperavam realmente aconteceu.


Não gostei da cameo do Stan Lee, não mesmo, me desapontei. Antes de dormir fiquei imaginando maneiras melhores que tinha dele aparecer, mas tudo bem, essa deixa passar. Se você é um fã de heróis, faça-me um favor e assista ao filme. Na verdade esse filme tá meio Rock in Rio, mesmo quem nunca gostou resolveu assistir, tá todo "popzinho", mas o que importa somos nós, certo? Só me faça um favor e não comente como as pessoas que eu tive que ouvir falando que o Capitão América era um merda no filme... me dá um tempo. Quando você assistir vai concordar comigo.


Um post com teorias do que pode vir depois é só uma questão de tempo, afinal este filme está bem-vindo a receber continuações que sigam ao seu exemplo. Talvez você estranhe, mas eu ainda ia escrever outras coisas, mas achei melhor deixar pra lá, isso já tá bom, outras coisas podem ficar pra outros posts separados, não acha? E caso você seja retardado e ainda não saiba disso, fique até a cena secreta dos créditos! Ela é previsível, mas ainda é uma cena secreta, você não vai querer perder certo?


Não não, não tem a Viúva Negra pelada na cena pós-créditos, essa última imagem foi só uma coincidência ok? Não quero que você se mate de frustração ao estar esperando por isso e topar com a cara feia do T.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário