domingo, 10 de junho de 2012

Prometheus=tenso...


Fazia tempo que eu não assistia um filme focado em alienígenas novo. Você não conta os e.t.'s de Vingadores, conta? Prometheus se passa antes de toda a saga Alien, aquele monstro com duas bocas que fez sucesso. A ideia é que o filme procura responder coisas que você nunca se perguntou quanto a história de Alien. Bem, na verdade fica claro que eles estão fazendo uma história totalmente nova. Nada de Ripley (protagonista dos outros filmes), uma história bem mais complexa, uma dose mais forte de ficção científica no que se trata da ambientação, explicações mais intelectuais; não é por nada que o nome do filme não é Alien, é Prometheus.


O enredo do filme é extremamente bem bolado, lhe levando a pensar em diversas coisas diferentes, dando pouco descanso pro seu raciocínio científico e filosófico. Já vou avisando que o ritmo do filme começa meio lento e fica assim por um bom tempo, mas há diversos momentos tensos que junto com a história, te mantém ligado no filme, aliás, em Prometheus, "tenso" é a palavra. Dando um breve resumo, o filme se trata de cientistas que se perguntam quem criou o homem, após diversas pesquisas que NÃO ficam pouco explicadas no filme, eles descobrem que há um planeta muito distante (o filme se passa em 2097, então a tecnologia já é avançada o suficiente para isso) de onde provavelmente veio o suposto criador, e é para esse misterioso planeta que a nave Prometheus vai fazer a sua pesquisa. Só pra falar mais um pouco sobre como a base dos caras é interessante, qualquer pessoa inteligente aceita o fato de que nações como o Egito já receberam visitas de outro planeta, e pesquisando sobre isso eles acham semelhanças entre os desenhos feitos em paredes de diferentes partes do globo por essas diferentes nações, indicando o tal sistema para onde eles viajam. A pergunta é: Por que eles nos criaram?

Como isso chega a Alien? Como já te expliquei, esse é o de menos no filme, ele parte para uma temática e uma abordagem praticamente inédita, apenas se passando no mesmo universo.


Mesmo não havendo muita exploração do estranho planeta (afinal é um filme, não um videogame), já dá pra notar que não é um lugar para se brincar. As raças alienígenas causam as cenas nojentas e assustadoras, se provando os maiores pesadelos que aqueles astronautas poderiam ter. É claro que como sempre eu não me assustei no filme, mas o mesmo não pode ser dito das pessoas ao meu redor. Você consegue sentir do que se trata a situação profissional do filme, desde os trabalhos dos cientistas até quando a situação sai de controle e eles começam a descobrir que na verdade estão sempre a um passo de estarem fodidos!


Elenco


Vale a pena falar do elenco. Noomi Rapace ficou completamente personalizada como Elizabeth Shaw, a protagonista do filme, assim como todo o resto do elenco, ela tem as suas questões pessoais que são exploradas, no caso dela, tanto as humanas quanto as de cientista. Charlize Theron, linda no seu traje espacial (ou com um pouco menos que isso às vezes...), faz a chefona da nave, Meredith Vickers, pouco interessada nas visões dos cientistas, é uma pessoa ruim e não se preocupa em esconder a sua escrotice e insensibilidade; mulher bonita, fria e má = o filme já valeu a pena. Como último que citarei, o mais impressionante, Michael Fassbender, vive um androide que também está na aventura. De longe e a melhor representação de um androide no cinema, digna de ser lembrada. Androides sempre tem toda aquela crise de existência, e isso conseguiu não ficar repetitivo com o robô David, tendo ideias bem boladas, como a comparação entre o homem que cria o robô e a criatura desconhecida que criou o homem. Dentro da nave e no perigo fora dela as características desses e vários outros personagens são notavelmente exploradas.



Ridley Scott, diretor de Alien, fez bem em conseguir inovar com mais um filme de suspense no espaço, fazendo com que ele não seja, apenas MAIS UM filme desse tipo. Eu ainda poderia ficar falando sobre os efeitos e trilha sonora, lutas, maquiagem e etc, só que mais nenhum filme falha nesse tipo de coisa.


Continuação?

O filme deixa várias perguntas sem respostas e praticamente não tem um final, de tão em aberto que fica. Ou seja, a continuação é iminente, mas partindo para a palavra da própria produção Ridley disse o seguinte:

"Se tivermos sorte, haverá uma segunda parte. Ela não irá deixá-lo com algumas perguntas abertas ".

Levando em conta a boa recepção do público, afinal conseguiu ser um filme inteligente, inovador e bem tenso, eu acho bem capaz que tenha uma continuação, e mesmo com o diretor dizendo que se houvesse, se afastaria ainda mais do Alien original, sem dúvidas teria alguns aliens que já conhecemos, não é? Mesmo não se aproximando da história deles. Bem, em 17 de maio Scott afirmou que pretende fazer a continuação logo depois que terminar The Counselor. Bem, pretensão+vai dar dinheiro=vai rolar.




Hum, deixa eu adivinhar. Você não quer ver o Ridley Scott ou o Alien, certo? Você quer é ver a Charlize Theron com um pouco menos do traje espacial fazendo flexões toda suada como eu disse, né? Bem, é tudo pelo leitor, certo?


Eu disse tudo pelo leitor... am e pelas leitoras? Ok, eu lhe mando um beijinho e uma garantia de valorização por você estar lendo um post sobre ficção científica, porque eu nunca conheci uma garota que goste de coisas desse tipo...

3 comentários:

  1. We've dancing in fire
    Trapped in this machine
    Don't how long we've waited
    As the Engineer's watching

    We all dancing in fire
    Looking through the screen
    Don't know how long we've waited
    As the Alien sleeps

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre me perguntei....Como é a vida do Alien depois de le injetar os ovos da espécie em uma pessoa? Quero dizer, eles geralmente morrem depois disso, mas nunca de forma natural. O quão longa é a vida de um Alien? E, principalmente, o que aconteceria se eles não tivessem mais ninguém para desovar? Entrariam em estado de hibernação?Pararia de fazer isso e viveriam como predadores? Eles se alimentam de algo além de carne humana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, acho que a resposta é simples, praticamente todos os animais vivem assim, até o homem. O negócio é apenas reproduzir para dar continuidade a espécie, garantir a sobrevivência dela. Os Aliens também vão fazendo isso, é um universo bem sem-graça se pararmos para pensar...

      Excluir