sábado, 23 de junho de 2012

Sombras da Noite- Impressiona pela decepção


Após toda a expectativa em torno do filme, e a boa produção que estava cuidando dele, dá vontade de procurar motivos do porque Sombras da Noite foi um filme chato. Infelizmente (para mim que estava há muito esperando para o filme) não há desculpa, o filme teve um enredo ruim, e mesmo tendo muitos pontos bons e diferentes no filme, algo que dá pra notar facilmente, o enredo é sempre a base, sendo assim há nada que possa curar o ritmo chato do filme.


O filme Sombras da Noite é baseado na antiga série de TV onde Barnabas Collins, um vampiro, voltava para sua família após quase 200 anos de espera, e queria mudar a situação de sua família, que já estava aos pedaços, a fazendo voltar ao auge com o seu negócio de pesca. O filme não foge muito da ideia da série, não dá pra dizer que não é fiel. Mas talvez esse seja um dos problemas, eu nunca cheguei a assistir a essa série, mas o filme fica com um clima enorme de novela diversas vezes, dessa forma várias cenas acabam não tendo grandiosidade o suficiente para o tipo de filme que este poderia ter sido. O clima consegue ser várias vezes quebrado, tirando as partes em que isso ocorre por querer é claro, há cenas de terror que não conseguem manter o clima certo, de comédia e de drama. O filme até tem umas tiradas engraçadas, relacionadas à Barnabas tendo que se acostumar com a vida dos anos 70, mas como eu já disse, o filme quase não tem força, devo dizer que mais pro fim ainda ficou mais legal, mas a maior parte não anima muito.


Ele não é o Jack Sparrow


Claramente muitas moedas do filme foram apostadas no carisma de Johnny Depp como Barnabas Collins, mas isso TAMBÉM não consegue segurar o filme, e várias cenas focadas no dia a dia dele não conseguem ser suficientemente divertidas, dessa forma, o filme vai assim: introdução longa e pouco animadora, porém aceitável, já que o protagonista também demora a atuar no filme, e estamos contando com ele, depois você começa a notar que o filme não é tão engraçado quanto você esperava e o enredo parece não ter pretensões de grandiosidade, chega no fim você já nota que está desapontado com Tim Burton, mas o fim do filme ainda se salva um pouco. Toda a edição é meio ruim, várias frases não causam efeito, cara já tô quase cansando, na boa, parece às vezes aqueles filmes legaizinhos dos anos 90 que passavam na sessão da tarde, e isso até que foi um pouco legal de ver, afinal gosto desses filmes, mas como já disse a história é fraca demais! Provavelmente por causa da vontade de se manter fiel a série não fazendo um enredo mais grandioso.


O elenco é bom, Depp conseguiu fazer um personagem legal, mesmo não salvando o filme, Eva Green faz uma excelente vilã, uma das melhores personagens. Michelle Pfeiffer (ex-Mulher Gato) também fez um bom papel, a personagem de Bonham Carter é bem construída e surpreende, mas cara não tem jeito! O enredo estraga todas as ideias boas do filme! Chega a ser frustrante! Chloë Grace Moretz também faz uma personagem difícil de não gostar, também construindo mais um dos fatores legais do filme que são os personagens, repito não são o suficiente pra tornar o filme inteiramente legal, mas são legais. Tem outros caras, mas pra que ficar falando do elenco inteiro?!


Dando continuidade ao enredo fraco, ele evolui em certos pontos muito distantes se tornando melhor, então não se preocupe com a história ser ruim, ela não é, no final bastante coisa vai sendo revelada, mas demora demais, aja paciência. Alice Cooper está lá no filme, e a aparição dele ficou bem legal até, divertida eu diria, mas como nada lá se salva da má construção do filme, Alice também não impede a decepção que é o filme, mas toca duas músicas. E falando da trilha sonora, tá aí algo a elogiar, os anos 70 foram muito bem aproveitados na parte musical do filme, na verdade a trilha sonora é a melhor coisa do filme. Há músicas disco (que já tocavam no trailer) dos anos 70 como Get It On e You're the First You're the Best e também várias músicas ótimas de bandas de rock como Alice Cooper, Black Sabbath e Iggy Pop. Bem, os cenários ficaram bons, a mansão dos Collins, a aparência dos personagens e a própria cidade dos anos 70.


Conclusão:


Não é o primeiro desapontamento que Depp causa nos últimos tempos, é bom ele voltar a fazer Jack Sparrow se quer salvar algum personagem de sucesso dele, porque depois de Rango, O Turista (que eu gostei mas a maioria não) e isso, ele devia se cuidar. A dupla Depp e Burton pisou na bola, aparenta até que o filme não visava ter a grandiosidade esperada pelo público, chega inclusive a lembrar bastante aqueles filmes trashes de terror antigo, no que se trata da construção do enredo. Tem umas revelações, nada que presta acontece, mais algumas revelações, nada que preste, revelações finais e no final tem umas sequências bem legais, como se os roteiristas tivessem resolvido começar a trabalhar com afinco só no fim. E porque dessa repetição Depp e Burton? Bem, Depp foi um dos produtores do filme, e os frutos de Johnny com Burton costumam ser muitos bons, mas tristemente, Sombras da Noite não entraria em uma boa lista sobre a dupla. Tenho certeza que se tivessem feito o filme com mais calma e de um jeito diferente, Tim Burton tinha potencial o suficiente para que ele fosse 10x melhor. "Mas Douglas, você puta puxa-saco desse cara, am?!" Não, não é isso não, é que dá pra notar a inteligência e diferenciação do diretor em diversos momentos do filme, mas sem ser o suficiente, é um filme mal-trabalhado, dá pra se divertir assistindo, mas dá pra dormir bem mais, uma pena. É esperarmos por Frankweenie e Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros, para vermos se Burton não perdeu o jeito, e quem sabe Os Fantasmas Se Divertem 2 em um futuro breve.


E eu não tinha esquecido dessa imagem! Não há essa cena no filme Sombras da Noite! Eu fiquei meio WTH na hora, mas depois entendi, existe outro filme em que Alice Cooper é um vampiro... o filme se chama Suck, como um fã árduo de Alice eu vou a caça pessoal, se o filme prestar eu falo dele aqui, shuashsauhahusa.


Engraçado, o Alice Cooper é um daqueles artistas que eu já tenho pena que morra antes mesmo que morra, sei lá vou sentir tanta falta.. Bem! MIB 3, Dark Shadows, só filminho meia-boca! Só o Prometheus que por enquanto tá salvando essa parte do ano, chega de filminhos mais ou menos, que venha logo Batman 3!

Um comentário:

  1. Suck? Hum, é um filme que satiriza a Saga Crepuscúlo. Acho que tem mais algumas coisas que ele satiriza.......É, nunca assisti.

    ResponderExcluir