quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Skyfall


Inesperadamente, eu fui assistir à 007 Skyfall no cinema nesse último final de semana. Por que inesperadamente? Porque eu não sou fã de 007, já assisti vários mas só gostei de alguns, mas cara! Eu não imaginava que ia gostar tanto do filme, é extremamente inteligente, eu não esperava que fosse dar em algo tão bom, e seria muito injusto da minha parte não recomendá-lo agora. Enquanto Django Livre não lançar (para download), 007 será meu segundo filme preferido de 2012. Bem, não chegou a passar o Batman, mas é muito foda.

Excelência do início ao fim


As minhas críticas quanto aos filmes do 007 é que na grande maioria ele beija mais que atira, são umas 7 vadiazinhas que ele fica e umas 2 ou 3 cenas de ação, essa minha crítica já não vale para o novo filme, ele começa com ação e o enredo é muito mais elaborado do que eu esperava, na verdade sendo um filme bem longo, com 2h23 de duração. Eu não vejo porque poupar elogios, se o filme terminasse na metade, eu continuaria dizendo como ele é perfeito, mas ainda tem muito mais depois, vale comparar com O Cavaleiro das Trevas de 2008, outro filme que não dá pra achar defeitos. Eu gostaria de fazer uma análise mais complexa, analisando a história do James Bond, os últimos filmes com Daniel Craig para comparar a esse, mas não posso fazer isso porque não os assisti, mas não tem problema, se você não tem Ph de James Bond, dá pra entender a história na boa.


Esse filme se situa em uma época que James Bond já não é mais o mesmo, eles deixam claro o peso da idade do agente e como talvez ele não esteja mais apto para o serviço. Após ser dado como morto em uma missão, 007 volta dos mortos agora que sua agência está sofrendo terrível perigo, com agentes morrendo e incapazes de descobrir o culpado. Enquanto Bond tem que lidar com a sua idade para completar a missão, ele questiona a lealdade que deve ter a sua chefe M, que está com os dias de trabalho, que duraram tantos filmes, contados. Assim filme explora os ideais de confiança entre Bond e sua já antiga chefe, M, excelentemente interpretada em cenas de pressão por Judi Dench, me pergunto se em algum outro filme a personagem recebeu tanta atenção. Há alguns personagens novos, uma delas é interpretada por Naomi Harris, que muito demorei para lembrar que era a Tia Dalma, de Piratas do Caribe... ela é Eve uma das novas ajudantes de 007, junto com Ben Wishaw, que faz Q, o clássico "nerd", cara que cuida da parte tecnológica da missão.


A maior atenção fica para Judi Dench e Daniel Craig que mostra muito bem protagonista em suas situações extremas, tanto físicas quanto emocionais, já que o personagem já está velho. Mas os dois veteranos tem que dividir espaço com Javier Bardem, provável melhor vilão de toda a história de 007. Mas o cara é incrível! Depois de Coringa e Hans Landa, temos Silva, é daqueles vilões inteligentíssimos e com carisma infinito na sua maldade. O cara já é famoso por filmes como Onde Os Fracos Não Tem Vez, mas fiquei feliz por ele ter feito mais uma vez um dos personagens mais notáveis do cinema. Além da capacidade intelectual do vilão e certa insanidade, ele ainda tem uma boa história passada, que obviamente não ire contar, mas o cara vai te surpreender. Te contando o meu lado pessoal, eu tava cagando e andando pra esse filme tanto que nem vi o trailer, então tive mais surpresa ainda, nem as imagens eram familiares para mim, caso você confie no meu veredicto que o filme é foda, porque você não deixa de assistir também? rsrs. Bem, TODOS os outros atores são impressionantes, é sério, alguém vai sair com um Oscar disso, estou torcendo principalmente por Barden que fez o vilão e o diretor, Sam Mendes.


Gostaria de relembrar de só mais uma atriz, Bérénice Marlohe, aquele sorriso... impressionante, ela não apareceu tanto quanto os outros, mas também divide espaço na interpretação incrível junto com os 3 que eu citei acima. Logo após a primeira cena do filme, vem a nova música do filme, feita por Adele, Skyfall. Te juro que no final eu cheguei a me arrepiar. A impecabilidade da introdução passa por diversas outras cenas, sempre mostrando cenários diferentes, prédios de negócios, bares criminosos e ilhas abandonadas, tendo cenas intermediárias marcantes, até o final, que consegue ter a melhor cena de todas, deixando de lado todos os tiros de antes para um combate emocional pesado.


E NÃO DÁ PRA DEIXAR DE FALAR DA CÂMERA! Que filmagem excelente! Irada! Genial! Como você pode ver o filme não é só perfeito na interpretação e no enredo mas também em questões mais simples como direção de câmera e trilha sonora. Os ângulos impressionam a cada momento, explorando diversas técnicas diferentes, como manter a imagem no mesmo ponto enquanto os seus elementos se movem, até a grande cena final, que tem incríveis efeitos de fogo com escuridão. Maquiagem também é nota 10, quando Bond parece doente, e quanto ao segredinho do Silva, já que você só vai entender o porque da maquiagem dele ser incrível quando descobri-lo. Há cenas de ação mentirosas, mas isso não pode faltar num filme de 007, mas também chega a ser nada que ofenda a credibilidade não.


E Skyfall? O que significa afinal? É mais uma surpresa do enredo, há um mistério relacionado ao passado de Bond que é explorado no filme, algo que o espião órfão não gosta de se lembrar, mas vai ter que encarar no filme, como eu te disse, vá assistir ao filme esperando por mais! Porque você será compensado! Fique com a excelente música de introdução da Adele aí para você ouvir!



Te juro que fiquei com vontade de assistir esses últimos com o Daniel Craig para ver se são tão bons (ou quase que já tá de bom tamanho) como Skyfall. O filme comemora os 50 anos de existência do 007, não sei se é só no cinema ou desde dos livros, mas sem dúvidas, foi uma data bem celebrada, o filme inclui algumas menções aos antigos que você provavelmente vai entender, afinal eu não assisti todos os 22 filmes dele mas saquei, e foi muito legal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário