segunda-feira, 9 de junho de 2014

Trailer novo de Metal Gear Solid V mostra que o drama não será brincadeira


Agora que é época de E3 vocês já estão acostumados, só notícias de games. O trailer está sendo upado e apagado e upado e apagado a manhã inteira. Eu dei a sorte de conseguir ver de primeira (o dia começou bem...MAN!), hehe. Então, enquanto eles não lançam oficialmente vou deixar umas imagens e comentar como o trailer é.


No quesito de revelações o trailer é fraquíssimo, já que não tem nenhum personagem inédito nos quase 6 minutos. Mas do que se trata então? Se trata do "tabu" que Kojima há muitos anos disse que queria quebrar nos videogames e se não conseguisse se aposentaria. Violência. O trailer me lembrou "Breaking Bad", primeiro porque Metal Gear e Breaking Bad são fodas e segundo que vai tocando uma música daquelas meio alternativas que tinha na série enquanto mostra cenas pesadas do game em que o protagonista vai se tornando realmente mal (como rola com Walter do Breaking Bad).

Apesar de não surpreender como o trailer do ano passado, que foi cheio de surpresas e cenas viscerais, esse mostra como Kojima está pronto para trazer a realidade dramática da guerra pra dentro da sua casa. Será sem dúvidas o jogo mais polêmico de todos, o que me deixa muito feliz. "Por que? Você é louco?". Acho que sim, mas não é essa a questão. Fico feliz porque acho que o entretenimento no seu melhor tem a responsabilidade de nos revelar a realidade do mundo, seja nas nossas próprias vidas pessoais ou em situações muito piores que queremos nunca estar, como na guerra.


O trailer deixou claro que o jogo tratará explicitamente de temas como torturas, violência contra crianças e perda de companheiros e até membros no campo de batalha. No outro trailer Miller (que perde um braço e uma perna) diz "Eu acordo todas as noites o sentindo, formigando", não é por nada que o título do jogo é "Dor Fantasma". E isso são coisas que ninguém te conta quando você vai jurar a bandeira. Ninguém mostra exatamente porque guerra é uma coisa tão egoísta. Portanto, esse jogo sem dúvidas será único e traçará novos parâmetros de educação e entretenimento como todos os seus anteriores.

Quem jogou GTA V não esqueceu dessa cena

Outro dia desses eu estava conversando com uma parente minha mais velha, uma pessoa pela qual eu tenho muito respeito, mas como seu sucessor eu sinto que tenho a responsabilidade de ser melhor do que ela, então me dou a liberdade de questionar o que ela diz. Ela tava falando sobre os jogos violentos (um dos temas preferidos da minha família) e como deviam proibir jogos de videogame de maneira geral porque é um "BANG-BANG-BANG, uma violência" e aí teve um caso de um garoto nos EUA (não quero ser cruel, mas vira e mexe tem um desses) que pediu um jogo, os pais não compraram porque era violento, ele foi e matou os dois.


Você deve imaginar que a minha ancestral disse que ele matou por causa do jogo. Sim. 
A-Os pais dele não compraram o jogo. 
B-Consequentemente ele não jogou o jogo. 
C-Ele não teve envolvimento com o jogo. 
D-Ele não foi influenciado a assassiná-los pelo jogo.

Fim. Mas ela argumentava como esse tipo de coisa não existia na mente da pessoa, era o videogame que colocava dentro. Por acaso os videogames não são criados por monstros enviados a serviço do capiroto, são criados por pessoas. Pessoas como as que compram e jogam os games. Então sim, isso está na nossa mente. As pessoas não podem simplesmente inventar isso, então existe sim.

A-O jogo não é pra criança e ponto, não deixa ela jogar. Com filme pornô ninguém implica.
B-Tenho certeza que absolutamente ninguém na produção de um GTA da vida tem em mente crianças de 10, 12, 14, 15 anos como público alvo. Não é por nada que os games são cheios de piadas adultas. E falando em GTA...

Eu sempre fui o único cara que não jogava GTA, mas os últimos foram tão bem produzidos que até eu curti. É provavelmente o game mais polêmico de todos, tirando "Manhunt", mas esse no caso se trata de psicopatias e não crimes, o que é muito mais obscuro. Hoje, como um adulto, joguei o game que tanto já causou nervosismo entre políticos e foi proibido ao redor do mundo. Notei que além de divertido, GTA V é um jogo extremamente moral, com personagens sacanas, que simplesmente divulga as falhas da sociedade norte-americana. Ele é extremamente crítico.


Há momentos geniais no jogo como depois que você tortura um suspeito a serviço de uma organização obscura do governo, você tem que levá-lo para um aeroporto onde ele será deportado para um fim de mundo, assim não podendo abrir o bico. Você vê o outro personagem desesperado falando sobre a sua família que ele não pode abandonar e o outro o fazendo como se fosse uma parte normal da rotina "Não, não, sem contato com a família, você vai começar uma vida nova. Tchau, tchau, boa viagem." O "perigosíssimo" GTA tem críticas claras desde reality shows estúpidos e trolls da internet até homofobia, racismo e corrupção política. Um monte de personagens usam drogas, mas a maioria se fode. Você vê os chefões do crime tendo consequências de uso de drogas o tempo todo, como crises de nervos e dependência exagerada. Se você acha que GTA inventa tudo isso e o mundo não tem essas coisas, você deveria olhar pela janela. Na verdade a realidade é bem pior, os games só mostram uma parte.


Se os políticos se focassem mais em terminar com os crimes e as guerras e não os videogames, eu aposto que em menos de um século já teríamos nenhum game relacionado a esses temas, afinal eles já estariam muito distantes para que nós conseguíssemos nos identificar. É o velho costume de não querer se livrar do problema real, afinal proibir um joguinho com coisas que não deveriam existir é fácil, difícil é acabar com o tráfico e os roubos de carro da vida real.

É claro que existem filmes como "Nascido Para Matar" e até "Forrest Gump", que mostra aquele cara que perdeu as pernas na guerra, mas parece que Phantom Pain será muito mais escuro. Tudo indica que não haverá tanta esperança e otimismo enquanto o drama da guerra transforma os personagens em pessoas realmente más. No que se trata de novidade só deu pra perceber que a personagem "Quiet" tem super-habilidades e o Skull Face trabalhará junto com Big Boss, além de ter ficado mais claro Outer Heaven, cenário do primeiríssimo game da série.


Ainda não temos o game pra conferir o resultado, mas é certo que será altamente diferenciado. Hideo Kojima tem trabalhado na série já há 25 anos e fica claro como ele está se tornando um artista cada vez melhor. No aguardo! O jogo sairá tanto para os consoles da nova geração quanto PS3 e Xbox 360.

E voltando a comparar, acho que Breaking Bad ainda é melhor que Metal Gear... sabe porquê? No novo jogo Snake não terá mais a habilidade de bater na parede para distrair os guardas, já o Walter...

Pa-ba-ta-ra-da-ta-ta-pa-pa-ra (SUPER SOLO DE BATERIA) ba-dum-tss.......

3 comentários:

  1. Ótimo post, concordo com tudo oq vc disse, e ótima piada do breaking bed
    Eheheheheehneheheh

    ResponderExcluir
  2. Realmente está excelente, ótima explicação e comparação. Também concordo com sua opinião sobre os jogos violentos. Difícil não concordar. Difícil não ler , e mais ainda, impossível não viciar.....

    ResponderExcluir
  3. Vlw, vlw, vlwwwwwwwwwww. Ninguém reclamou da violência desse jogo ainda, mas é pq ainda ñ lançou. Já tô adiantando os meus argumentos, kkk

    ResponderExcluir