segunda-feira, 23 de junho de 2014

Música Que Eu Gostaria Que Você Conhecesse #10


Estou sem o que fazer... fui andar na praia e uma abelha ferroou o meu dedo do pé. Hoje é dia de copa (feriado) então a família toda está unida dentro de casa. Com o "silêncio" que eles fazem eu não consigo ler gibi então resolvi escrever post. Essa é a segunda música do Rammstein que coloco assim, a última foi "Amerika". "Spring" traduzido do alemão significa "Pule". A música se trata de um tema bem tabu, o suicídio.

Eu adoro essa música pois tenho bastante fascínio pelo tema do suicídio. E é algo que você pouco encontra. Na verdade a mídia brasileira tem medo e muitas vezes não é permitida a expor dados sobre o assunto, aquele cúmulo de sempre. Como se fingir que um algo não existe fosse apagá-lo. A maior parte das tentativas de suicídio não são noticiadas. O sociólogo Émile Durkheim estudou e escreveu sobre o tema, o que me deixou meio preocupado porque ele disse que quem pensa muito em suicídio dificilmente não o comete. Mas já vi que não é o meu caso. Bem, é claro que estudos ainda existem, mas com o assunto sempre sendo tratado com muita cautela. Há uma crença que perguntar se alguém quer se matar pode levá-la a faze-lo. Então, entre toda essa polêmica, uma das bandas mais polêmicas que existe tem uma excelente música sobre o assunto: "Spring!". Além de falar de um homem que vai se matar mostra a visão pessimista que ele tem de onde vai se jogar, jurando que pode ouvir as pessoas pedindo para ele pular, que é o refrão da música. Ótima ambientação do tormento. Acho bem pesado e extremamente bem feito. O vídeo abaixo creio que não é clipe oficial (não existe) mas é um vídeo muito bom que fizeram para ilustrar a letra.

Música: Spring
Banda: Rammstein
Álbum: Rosenrot (2005)



Numa ponte, muito alta
Um homem mantém seus braços abertos
Alí ele permanece e ainda hesita
Logo as pessoas se aglomeram em multidões
Eu também não vou perder isso
Eu quero ver isso de perto
Eu chego na primeira fila
E gritam

O homem quer subir da ponte
As pessoas começam a odiar
Elas formam um público denso
E não querem deixá-lo descer
Então ele sobe de volta
E a multidão começa a se enfurecer
Eles querem suas vísceras
E gritam

Pule
Me redima
Pule
Não me desaponte
Pule para mim
Pule para a luz
Pule

Agora o homem começa a chorar
Uma nuvem se move em segredo
Perguntando a si mesmo "o que eu fiz"
Na frente do sol, fica frio
"Eu apenas queria apreciar a vista"
As pessoas se desorganizam
E olhar para o céu da noite
E eles gritam

Pule
Eles gritam
Pule
Me redima
Pule
Não me desaponte
Pule para mim
Pule para a luz
Pule

Uma nuvem se move em segredo
Na frente do sol, fica frio
Mas mil sóis queimam apenas para você
Eu rastejo para a ponte em segredo
E chuto ele nas costas por trás
Eu o redimo dessa vergonha
E eu grito para ele

Pule

Pule
Se redima
Pule
Não me desaponte
Pule para mim
Pule
Não me desaponte

Nenhum comentário:

Postar um comentário