domingo, 23 de novembro de 2014

Motoqueiro Fantasma: Desista do Fantasma - Análise

Essa série do Motoqueiro foi lançada em 2011, escrita por Rob Williams naquela época da série "Fear Itself". A ideia é o Motoqueiro justamente se livrando da maldição, depois de tantos anos atuando como justiceiro livrando as pessoas dos pecados usando seu olhar da penitência.

A série começa com o motoqueiro em combate contra um grande demônio em uma cidade estilo Velho Oeste. Tudo bem clássico, há uma maldição e o personagem está lá fazendo o seu trabalho. Vamos combinar, um gibi do Ghost Rider sem ilustrações alucinantes perde metade da graça. Desde a primeira edição Matthew Clark cuida disso fazendo um trabalho explosivo mostrando como graficamente o Espírito da Vingança é tranquilamente um dos personagens mais atraentes dos quadrinhos.


O que muda na história é depois da ação quando um estranho chamado Adam o oferece a possibilidade de se livrar da maldição. Mas ser o Motoqueiro Fantasma é um cargo, como a maioria sabe, a maldição do anjo Zarathos tem que passar para outra pessoa. E é o que realmente acontece, de repente Johnny Blaze pode tentar ser uma pessoa normal, ele não é mais o Motoqueiro Fantasma.

E quem é o protagonista?
"Eu sou o Motoqueiro Fantasma! Eu sou a arma na guerra pelas almas da humanidade! E eu eliminarei todo o pecado!"
Você quis dizer a protagonista! Não há problema de confundir os personagens, já que a nova Motoqueira endiabrada é justamente uma mulher! Alejandra abraça o batismo incendiário e sai pronta pra sacanear pecadores. Mas é claro que não é assim simples, o personagem original não pode simplesmente ser esquecido! É aí que Blaze descobre que não vai poder tirar férias, já que na verdade havia uma tramóia muito maior por trás da retirada do poder de Zarathos. E quem vai resolver isso? Exatamente, Johnny Blaze, o cansado e acabado Johnny Blaze. Ele ainda sabe andar de moto e usa sua jaqueta de couro, mas sem as habilidades infernais não será tão fácil assim enfrentar o poder que já foi dele, o poder do Motoqueiro Fantasma.


Johnny não chega a sumir por uma edição, mas é bacana como ambos os personagens são interessantes. Blaze sabe o que fazer, enquanto a jovem garota está inegavelmente em um período de surpresas e revelações. Outros personagens do Universo Marvel acabam aparecendo e durante as 10 edições acontecem incidentes o suficiente de forma que fica parecendo mais uma fase do personagem do que uma história só. É interessante ver os dois personagens avançarem em proporções equilibradas.


A personagem é interessante, as tramas legais e as capas iradas, assim as mudanças ficam sendo bem vindas, não se tratando de uma "Motoqueiro Fantasma Girl". Além de não ser o Blaze, ela também não é algum membro dos Vingadores ou do Quarteto Fantástico, ela quer torrar geral os pecadores e tirar o rabo do seu antecessor que fica entrando no caminho dela. As narrativas pessoais dos personagens trazem umas filosofias bem interessantes enquanto Alejandra vai descobrindo mistérios de sua vida junto ao leitor e Johnny Blaze começa a refletir o peso de ser o Motoqueiro Fantasma.


Com ótimos desenhos e reviravoltas a história logo no início passa pelo multi-evento "Fear Itself" que tava se desenrolando na época, mas não perde o foco. Por fim a Alejandra se encaixa bem como personagem "nova" que nem o Hulk Vermelho fez, creio eu quase na mesma época (inclusive em 2012 os dois participaram do "Círculo dos Quatro"). Há alguns momentos menos interessantes que quebram um pouco o ritmo, mas a conclusão vale a pena. Por fim há presença de vários personagens bacanas como Gavião Arqueiro, Adam e Mefisto e uma conclusão bem recompensadora, mesmo não sendo uma fase tão extensa. Apesar de uma história do Motoqueiro poder ser extremamente bem legal, porque bem, inclui tudo que você quer em uma tatuagem...

1-Caveira
2-Fogo
3-Motocicleta

..."Desista do Fantasma" tem além de cenas explosivas algumas questões relacionadas à escolhas que dão uma certa identidade para toda a trama, que consegue manter Blaze como um personagem relevante, ao mesmo tempo que trás Alejandra com honra para fazer parte do Universo Marvel.

"Eu não sou amaldiçoado. Você não é amaldiçoada, não importa o que tenha acontecido no seu passado. Nós dois podemos ser bons se escolhermos esse caminho."


Mas Douglas, onde eu leio? ONDE EU LEIO?! Aqui, aqui, calma:


Não conta pra ninguém. Zuera, pode contar sim, faz propaganda do Blog que é bom. E se quiser comentar precisa ter vergonha também não, vai deixar o tio aqui feliz.

É pessoal, o jeito foi fazer análise, teve mais nada pra escrever. A fic pelo visto vai ficar pra depois. Tenham uma boa semana e sonhe com o Motoqueiro Fantasma, se te agradar.

2 comentários: